Ajuda com substrato


Recommended Posts

Boa Tarde

Vou criar o meu primeiro aquário plantado e tenho algumas dúvidas em relação ao substrato.

Já vi em alguns sítios que existem substratos para ser usados por baixo de areia e outros são usados como o fundo do aquário. 

Eu queria um que desse para usar sem precisar de areia, só usar o substrato onde vou por as plantas mas quero ter no fundo corydoras paleatus, e tenho receio que lhes possa fazer mal.

 

Alguém me recomenda um bom substrato para usar como fundo, para plantar, sem fazer mal às corydoras?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantado, substrato próprio para plantas e corydoras não costumam ser uma boa combinação. Não porque façam mal às corydoras mas sim porque vais ter as plantas a flutuar várias vezes. Não precisas de usar um substrato fértil, pode ser um substrato normal, mas vais ter que fertilizar a coluna de água ou então colocar cápsulas de fertilizante. Tens várias marcas, é uma questão de saber quanto queres gastar. Tens por exemplo o neo soil, seachem fluorite, ada amazonia, manado da jbl, aquarium soil da tropica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Inácio Sanches disse:

Plantado, substrato próprio para plantas e corydoras não costumam ser uma boa combinação. Não porque façam mal às corydoras mas sim porque vais ter as plantas a flutuar várias vezes. Não precisas de usar um substrato fértil, pode ser um substrato normal, mas vais ter que fertilizar a coluna de água ou então colocar cápsulas de fertilizante. Tens várias marcas, é uma questão de saber quanto queres gastar. Tens por exemplo o neo soil, seachem fluorite, ada amazonia, manado da jbl, aquarium soil da tropica.

Muito obrigado.

 

Entretanto encontrei dois produtos que podem ser usados como camada única, já alguém usou? Algum feedback?

Compact neo soil e Advanced Soil Plants

soilplants.jpgphoto_4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres ter coridoras tens que ter um pouco de areia fina no fundo, podes na mesma ter uma parte plantada com substrato próprio. Tens já bastantes opções no mercado no que toca a substratos "únicos" como os que mencionasse acima - Neo, Help- mas também Ada, Dennerle,  Elos, Glasgarten, JBL, Tropica, entre outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Destes todos mencionados em cima só não sei se o Flourite é boa ideia, porque parece meio afiado e estraga as barbichas das corys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver um pouco mais e a perguntar noutros grupos e ao que parece são substratos um pouco duros para as cory...

 

Parece-me que a melhor opção que tenho será por 1.5cm de JBL AquaBasis plus por baixo com 4cm de JBL Sansibar(cor ainda a decidir) por cima.

Assim tenho substrato para as plantas, podendo usar na mesmo algum fertilizante e eu areia fina por cima que me mantem as cory felizes e seguras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eduardo, cuidado com essa solução, se as corys andarem a escavar o solo podem libertar para a coluna de água o Aquabasis  e com isso um surto de algas...

Das duas uma: ou optas por um fundo apenas com areia fina e nas pedras e troncos prendes plantas de rizoma que necessitam apenas de fertilização líquida ou metes uma ilha com substratos próprios para plantados e colocas plantas que retiram os nutrientes sobretudo pelo sistema de raízes e à volta metes areia fininha para elas andarem a remexer. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Tozé Nunes disse:

Eduardo, cuidado com essa solução, se as corys andarem a escavar o solo podem libertar para a coluna de água o Aquabasis  e com isso um surto de algas...

Das duas uma: ou optas por um fundo apenas com areia fina e nas pedras e troncos prendes plantas de rizoma que necessitam apenas de fertilização líquida ou metes uma ilha com substratos próprios para plantados e colocas plantas que retiram os nutrientes sobretudo pelo sistema de raízes e à volta metes areia fininha para elas andarem a remexer. 

 

Por isso é que a minha ideia inicial era usar um substrato de camada única, como o Neo, que no meu aquário um saco de 8L já me dava ± 4.7cm de altura de substrato, e como penso plantar no fim deste mês é só introduzir os peixes no fim de agosto dava tempo para as plantas estabelecer raízes mais fundas.

 

O meu receio com o Neo, que tem granulado de 2-3mm, é que seja demasiado agrecivo para os bigodes das corydoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Gonçalo84 disse:

Não creio. O NEO é redondinho.

sendo assim, apesar de ser um pouco caro poderia ser uma boa solução para o meu problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.