Iniciação


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Vou entrar nesta comunidade a partir dos próximos dias, o meu irmão vai-me ajudar nesse sentido e fornecer-me alguns materiais para começar.

 

Tenho algumas duvidas mas vou começar primeiro com a minha ideia e corrigam-me se puder melhorar ou estiver a dizer alguma barbaridade:

A minha ideia era fazer um aquário com as medidas : 60 x 30 x 40 (comprimento x profundidade x altura)

Com o seguinte: guppies e camarões.

Tendo em conta que não percebo nada disto, estive a informar-me que os guppies podem comer os camarões bebes, a não ser que eu meta musgo e bons esconderijos.

A minha ideia era fazer o meu próprio aquário, devido a níveis de custo, que (vou deduzir) que fica mais barato fazer, mas vou já amanha começar a fazer uma pesquisa, mas se o fizer, com as seguintes medidas, um de 6MM de espessura será suficiente?

Em relação a tampa, como será o mais indicado tendo em conta que sou eu que vou fazer?

Não tenho ideia que tipo de areia deva meter, e se devo meter decoração ou optar por ramos ou troncos?

Que tipo de comida devo usar? Existe alguma que tanto os guppies e os camarões comam?

Em relação a agua, agua da torneira serve ou tem de ser de garrafão? Vou deduzir que depois tenho que fazer todos os testes necessários e garantir que o PH e a temperatura está boa correcto?

Em relação a limpeza, que produtos devo ter comigo e de quanto em quanto devo fazer?

Obrigado, por agora é tudo, eu entretanto vou lendo os sticky posts!

 

 

Editado por Fábio Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites Fabio

As medidas que tu dizes ate são boas,sobre a espessura do vidro eu penso que esta boa, leva mais ou menos 72 litros,não e mau para começar,agora terás que comprar um filtro que faça pelo menos sete vezes o volume do aquário,se for mais melhor,pois um bom filtro e meio caminho para as coisa correrem bem,depois tens a luz,também um termostato,sobre substratos pois haverá aqui no Fórum outras pessoas mais dentro do assunto para te poder dar umas dicas,para a decoração podes teres rochas,troncos,vende-se em lojas de aquáriofilia,também podes arranjar na natureza para isso tens que tratares os troncos,aqui no Fórum a tópicos sobre tratar de troncos,os troncos não podem e ser de pinheiro,eucalipto,ou seija de árvores resinosas,sobre a água,e da torneira,tens é que deixar a água de um dia para o outro num recipiente destapado para sair o cloro,agora em quanto não fazes o aquário deixo-te aqui,para leres com atenção sobre o ciclo do azoto,também quero-te dizer que penses muito bem,e teres muita calma,para que corra tudo bem.

Cump: Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Em relação ao substrato, eu decidi comecar com areia, agora, que tipo de areia?

Ouvi falar nesta: Black diamond blasting sand 

Mas não obtive uma boa tradução para o português.

Existe alguma boa areia que seja escura?

E já agora, eu começar já com fertilizantes e plantas naturais é uma má ideia?

Que fertilizante é bom e não faça mal aos camarões e gupies?

tenho medo de sobrecarregar isto, mas gostava de ter tudo ao natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio Carvalho

Olha aqui se e isto que tu falas   http://www.gruposarlo.com.br/catalogo/default/seachem/seachem-13/seachem/substrato/flouriter-black-sand.html   

Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era isso obrigado.

Mas relativamente aos preços são puxados, por isso decidi optar pelo JBL manado 25L.

Também já decidi optar antes por um de 100L.

 

Agora ando a procura dum móvel barato e daquelas rochas e madeiras para enfeitar, mas a realidade é que estes pormenores ainda ficam caros!

Mas aos poucos estou a chegar a um consenso.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Fábio Carvalho 

Fazes bem em teres calma e pensares bem cada passo que vais dar,no final vais sentir que valeu a pena demorar um pouco mais tempo a conseguires teres tudo,

quando olhares para o teu aquário montado,com certeza vais sentir orgulho de todo o teu trabalho,para fazeres uma ideia das plantas que poderás vir a teres no

teu aquário deixo-te aqui para veres,e poderes escolheres com calma, http://tropica.com/en/plants/ 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para iniciar aconselho plantas de baixa manutenção, as mais comuns são as anubias, fetos, foxtail. Tens também as bucephalandras, mais caras mas bem bonitas e com muitas variedades, fáceis de manter, muito semelhantes às anubias.
Para iniciar com camarões e peixes convém teres bastantes sítios onde os camarões se possam esconder, tens musgos de baixa manutenção também (java, christmas por exemplo). Para já, o melhor seria começares com neocaridinas, são mais resistentes e adaptáveis que as caridinas. A maior parte dos peixes irão comer os camarões, desde que caiba na boca. Ancistrus, corydoras e ottos são dos poucos que não.
É mesmo muito importante fazeres bem o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, o que me está a causar impressão é acerca das pedras e da "driftwood" aquela madeira decorativa que acho que fica excelente no aquário, mas acho os preços bastante inacessíveis, ainda continuo a procura.

Em relação ao substrato também já escolhi, o JBL Manado 25L.

O meu irmão vai-me fornecer um filtro e um termoestato, mas tenho que ainda ver se são os indicados para um aquário de 100L. 

Também queria dar menos de 50L por um móvel, mas não estou a encontrar boas soluções, tirando a estante kallax do IKEA, mas tenho duvida se aguenta com o aquário.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.