Substrato Camarões


Raquel Castro

Recommended Posts

Boas 

Quero começar um aquário só para neocaridinas e quero manter o ph entre os 6,0-7,0 e ando à procura de um bom substrato para o efeito. 

Já vi o Jbl shrimp soil e vi no fórum referirem-se ao Ada e ao shrimp soil da aquatic nature. 

Alguém sabe dizer qual o melhor em termos de qualidade/preço e onde posso encontrar, na zona do Porto, uma loja que me consiga orientar este tipo de substratos? 

Desde já, obrigada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Raquel, para neocaridinas não necessitas de um substrato que mantenha o pH ácido a não ser que a água que tenhas aí seja muito alcalina. Dito isto, eu aconselho na mesma o uso de um substrato próprio que mantenha a água ácida e mole, ou seja com o kH abaixo dos 2°. Pode ser um substrato dedicado aos camarões ou um para plantados pois ambos fazem o mesmo efeito. A diferença é que os dedicados aos plantados podem libertar de início muita amonia, obrigando a fazer um ciclo do azoto completo.

Lojas no Porto só conheço a Ecoarium em V.N. de Gaia mas podes ver aqui no mapa mais lojas:

http://www.aquariofilia.net/forum/membermap/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 minutes ago, Tozé Nunes said:

Olá Raquel, para neocaridinas não necessitas de um substrato que mantenha o pH ácido a não ser que a água que tenhas aí seja muito alcalina. Dito isto, eu aconselho na mesma o uso de um substrato próprio que mantenha a água ácida e mole, ou seja com o kH abaixo dos 2°. Pode ser um substrato dedicado aos camarões ou um para plantados pois ambos fazem o mesmo efeito. A diferença é que os dedicados aos plantados podem libertar de início muita amonia, obrigando a fazer um ciclo do azoto completo.

Lojas no Porto só conheço a Ecoarium em V.N. de Gaia mas podes ver aqui no mapa mais lojas:

http://www.aquariofilia.net/forum/membermap/

Obrigada! 

Vi também que a akadama pode ser um bom substrato para o efeito, mas não sei se compensa porque akadama pura, em termos de preço/kg não me parece muito competitiva comparativamente com substratos próprios para aquário, somente as terras para bonsai que têm na sua constituição akadama é que têm um preço muito mais atrativo e o meu receio é que a sua restante composição possa ser nociva. Compensará arriscar? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Akadama é argila cozida, se não tiver mais nada adicionado serve perfeitamente. Antes de haver os substratos próprios era muito usado para os aquários, especialmente um que tinha duas riscas vermelhas, pesquisa por   double red line akadama. Já as terras para bonsai que tem akadama e mais qualquer coisa não aconselho! 

 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 minutes ago, Tozé Nunes said:

Akadama é argila cozida, se não tiver mais nada adicionado serve perfeitamente. Antes de haver os substratos próprios era muito usado para os aquários, especialmente um que tinha duas riscas vermelhas, pesquisa por   double red line akadama. Já as terras para bonsai que tem akadama e mais qualquer coisa não aconselho! 

 

 

 

Muito obrigada, então vou comparar preços e ver qual a opção que me fica mais em conta. 

Aconselha algum substrato em especial? 

Eu só tenho aquários com manado Jbl e a água mantém-se sempre nos 7,tal, o que é bom para os meus peixes "alcalinos", mas não para este novo aqua. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu deu-me muito bem com o ADA Amazônia, liberta muita amonia de início por isso implica um ciclo do azoto muito bem feito! De resto já usei desde akadama a substratos próprios para camarões e todos funcionam bem. 

Mas espera por mais feedback de mais malta.

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.