Problema com pH


Sblama

Recommended Posts

Olá,

 

Estou com um problema em relação ao pH dos meus aquários e preciso tirar algumas dúvidas.

 

Atualmente possuo 2 aquários. Um de 28l que possui 2 plantas e um betta e outro de 100l que possui 20 Barbus Sumatra e algumas plantas.

 

Acontece que o pH da minha torneira é extremamente alcalino (pH 8.0 e Kh 3). Penso que isso deve afetar meu betta, então resolvi comprar o Seachem Acid e Alkaline buffer. Ajustei a água da torneira para ficar com pH de 7.0 e fiz uma tpa de 100% no Aquário.

 

Só que menos de 24h depois o pH voltou a ficar acima de 7.5

 

O Aquário não tem nenhum elemento que possa alcalinizar a água. Gostaria de saber o que eu posso fazer para deixar o meu PH o mais próximo do neutro para que meu betta não sofra com isso. Ou se seria melhor deixar o pH extremamente alcalino porém estabilizado.

 

Segunda duvida: no meu Aquário de 100l eu possuo alguns troncos e o pH está estabilizado em 7.2. Na hora de fazer a tpa, devo usar o acid e Alkaline buffer para igual o pH do meu Aquário ou isso seria prejudicial, já que esse método se mostrou ineficiente no Aquário do meu betta? O que posso fazer para acidificar minha água da torneira para que minhas TPAs não sejam tão diferentes dos parâmetros do Aquário?

 

Agradeço a ajuda. 32ee364251491cf51d578cbfdf5c8225.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,
 
Estou com um problema em relação ao pH dos meus aquários e preciso tirar algumas dúvidas.
 
Atualmente possuo 2 aquários. Um de 28l que possui 2 plantas e um betta e outro de 100l que possui 20 Barbus Sumatra e algumas plantas.
 
Acontece que o pH da minha torneira é extremamente alcalino (pH 8.0 e Kh 3). Penso que isso deve afetar meu betta, então resolvi comprar o Seachem Acid e Alkaline buffer. Ajustei a água da torneira para ficar com pH de 7.0 e fiz uma tpa de 100% no Aquário.
 
Só que menos de 24h depois o pH voltou a ficar acima de 7.5
 
O Aquário não tem nenhum elemento que possa alcalinizar a água. Gostaria de saber o que eu posso fazer para deixar o meu PH o mais próximo do neutro para que meu betta não sofra com isso. Ou se seria melhor deixar o pH extremamente alcalino porém estabilizado.
 
Segunda duvida: no meu Aquário de 100l eu possuo alguns troncos e o pH está estabilizado em 7.2. Na hora de fazer a tpa, devo usar o acid e Alkaline buffer para igual o pH do meu Aquário ou isso seria prejudicial, já que esse método se mostrou ineficiente no Aquário do meu betta? O que posso fazer para acidificar minha água da torneira para que minhas TPAs não sejam tão diferentes dos parâmetros do Aquário?
 
Agradeço a ajuda. 32ee364251491cf51d578cbfdf5c8225.jpg

Eu tive um betta em água de Londres durante três anos.
PH 8 e kh 15.

Pelo menos para o betta não vale a pena a te preocupares com o PH.
Em relação aos sumatras não vou dizer porque nunca tive.

Mas vou dizer algo que digo sempre, peixes gostam mais de um PH estável e constante do que deste ou aquele valor.
Quero com isso dizer que é preferível mantere-los no valor que tens do que andares em lutas continuas para atingir este ou aquele valor.

A maioria dos peixes que usamos são criados em cativeiro em água muito semelhante à nossa e por isso tem uma tolerância elevada a tipos diferentes de água.

Alterar o PH so se recomenda a aquariofilistas experientes e na maioria dos casos só para peixes muito sensíveis tipo discus, ou peixes que tenham sido apanhados na natureza.

Regra geral nesses casos usasse água de osmose que depois se remineraliza para o valor desejado.

Adicionar químicos a água da torneira para baixar o PH e possível mas este tem a tendência a subir com o tempo e as vezes rapidamente, o que é prejudicial aos peixes.
Mudanças bruscas de PH e algo que se deve evitar.



Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, muito obrigado pela resposta.

Apenas uma última dúvida:

No meu Aquário de 100l o pH se estabilizou em 7,2. O que eu faço no momento da minha tpa? Utilizo a água da torneira que está em quase 8,0 ou tento ajustar com os produtos químicos para que o pH pelo menos se aproxime do pH do Aquário?

Costumo trocar 20% da água a cada 15 dias. Será que caso eu adicione 20% do volume com um pH de 8,0 eu vou causar um desequilíbrio muito grande?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sblama 

Você não tem a possibilidade de comprar um garrafão de água mineral,e juntar há água do tpa,uma vez que só faz tpa,s de 15 em 15 dias,penso que

não vai sair muito caro,digo eu,não sei os presos das águas engarrafadas ai no Brasil.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sblama 
Você não tem a possibilidade de comprar um garrafão de água mineral,e juntar há água do tpa,uma vez que só faz tpa,s de 15 em 15 dias,penso que
não vai sair muito caro,digo eu,não sei os presos das águas engarrafadas ai no Brasil.
Cump: Álvaro Silva
Boas Alvaro.

Você diz água mineral comum, dessas que compramos no mercado para consumo próprio? Caso seja ela eu não teria um custo alto não. Mas fiquei curioso, qual seria a vantagem?

Neste caso eu também teria que usar o Tetra Aquasafe ou qualquer outro condicionador antes de adicional a água no Aquário, certo?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sblama

Sim era mesmo essa água que eu falava, podes fazer a sim, enches um balde,ou aquilo que e teu costume usares quando fazes a tpa,num dia antes para sair todo o cloro,no dia a seguir quando fores fazeres a tpa,juntas  x de água da torneira mais x de água mineral comum sim,e ai colocas no aquário, agora devias escolheres a água mineral com um ph mais baixo do que aquela que te sai da torneira,como o fazes na hora da tpa,como exemplo,se você faz tpa de 20l de água,então divide a água em 10l da torneira,e 10l de água mineral,não deixando de colocar o tal Tetra Aquasafe na parte da água da torneira,isto de metade,metade,foi só um exemplo,pois você e que tem que ver qual água leva mais,da torneira,ou da mineral,dentro do resultado final do ph que fica no aquário,espero que me tenha feito entender.

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sblama
Sim era mesmo essa água que eu falava, podes fazer a sim, enches um balde,ou aquilo que e teu costume usares quando fazes a tpa,num dia antes para sair todo o cloro,no dia a seguir quando fores fazeres a tpa,juntas  x de água da torneira mais x de água mineral comum sim,e ai colocas no aquário, agora devias escolheres a água mineral com um ph mais baixo do que aquela que te sai da torneira,como o fazes na hora da tpa,como exemplo,se você faz tpa de 20l de água,então divide a água em 10l da torneira,e 10l de água mineral,não deixando de colocar o tal Tetra Aquasafe na parte da água da torneira,isto de metade,metade,foi só um exemplo,pois você e que tem que ver qual água leva mais,da torneira,ou da mineral,dentro do resultado final do ph que fica no aquário,espero que me tenha feito entender.
Cump: Álvaro Silva
Faço minhas as palavras do Álvaro. Nunca tive esse problema porque o PH da água de Londres não baixava de jeito nenhum.
Mas é uma boa solução para o teu problema.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.