Filtro biobox


Recommended Posts

Boa noite 

Tenho guppys no meu aquário e Teem andado muito a tona da água  é um pouco parados...tenho um filtro biobox com cerca de 9 anos...será que o filtro já nao cria oxigénio suficiente? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tempo que o filtro tem não é nada significativo, desde que a bomba funcione...

Que manutenção fazes ao filtro e que manutenção fazes ao aquário? Tens as mesmas médias dentro do filtro há nove anos? De quanto em quanto tempo é que o limpas? Fazes TPA de quanto em quanto tempo? Qual é a capacidade de circulação da bomba e qual é a litragem do aquário?

A funçao do filtro seja interno ou seja externo não é oxigenar, mas sim melhorar a qualidade da agua (sobretudo transformar a amónia proveniente dos dejetos dos peixe em nitratos menos nocivos que possam ser assimilados pelas plantas). Se não tiveres plantas as TPA permitem-te reduzir a concentração de elementos nocivos para os peixes... Para aumentar o oxigénio podes aumentar a circulação da superfície ou instalar uma bomba de ar. Mas suspeito que o teu problema não deva ser a oxigenação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro80

Olha para a malta te poder ajudar com mais acerto era conveniente que colocasses aqui o teu Setup, ora vê aqui

e só seguires as instruções.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia 

O meu aquário e um aquatlantis de 60cms leva 50l de água. .tem um filtro biobbox 1 com um termóstato 70watts a iluminação e a que vinha com o aquário(fluorescente) 

A decoração. Tem o fundo com pedras brancas ,duas anuvias e outra planta que n sei o nome..

O PH 7.5 e a temperatura 27 graus ...tenho feito Tpa de 10 em 10 dias...

Montei o aquário de novo no dia 11/04/18 e deixei a fazer a ciclagem ate dia 07/05/18 ...

Nesse dia comprei 3guppy mas nestes últimos dias já morreram dois..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar estás a limpar o filtro com água da torneira, o que mata as bactérias (o Filtro lava-se com água do aquário).

Também podes estar a mudar muito as caracteŗísticas da água durante as tpa, podes passar a fazer 30% todas as semanas, tens poucos peixes, e o filtro podes limpar menos vezes se vires que não está muito sujo. Já agora, o que tens dentro do filtro?

A água acho que também podes baixar para 25°, sempre poupas na luz, mas nunca tive guppies...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois lavo o filtro com água da torneira...fiz tpa de 20% ...dentro do filtro tenho uma esponja numa caixa ...na outra tenho tipo uma espuma branca...n sei os nomes exatos das coisas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, se calhar aí tens o problema. Para o filtro deves comprar cerâmicas ou algo estilo seachem matrix para a filtração biológica, obrigatoriamente! Só metes esta media e a lã branca e fica bom, as esponjas tiras porque em princípio só te roubam espaço para pôr as cerâmicas (quanto mais melhor).

A lã filtrante lavas em água da torneira corrente e as cerâmicas enxaguas mais ou menos em água tirada do aqua. Não deixes as cerâmicas ao ar muito tempo, sempre dentro de água.

Tpas certinhas com água descansada ou com anticloro, pelo menos 25% semanalmente. De certeza que vai correr bem daqui para a frente :-)

Ps: cuidado também com a quantidade de comida, se for muita para o fundo sem ser comida, estás a dar muita, o que vai degradar muito a água envenenando os peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes bem, não podes ter peixes sem as cerâmicas, vão acabar por morrer! Há de todas as marcas, escolhe a que tiver maior superfície para a fixação de bactérias, diz na caixa. Meio litro já deve dar para os gastos, entre 10 a 20 euro e a lã é barata. Em qualquer loja minimamente decente encontras as duas, compra sem dúvida obrigatória em qualquer aquário antes dos peixes :-p

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ajudar, não limpes o filtro com tanta frequência.

Quanto tiveres a cerâmica não as laves regularmente. As esponjas lava-as uma vez por mês que chega e sobra. As esponjas e a lã faz filtração mecânica, ou seja fixam as partículas em suspensão, as cerâmicas fazem filtração biológica (química), as bactérias que lá se alojam decompõem produtos tóxicos em outros não tóxicos.  

Se tiveres espaço o ideal é teres cerâmicas, esponja e lã!

Tens é de ser certo nas TPAS.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Pelas dicas..fui a uma loja de peixes e Sr disse me exatamente o que me estão a dizer aqui..comprei umas cerâmica da marca sera e lá da mm marca...

E coloquei no filtro cerâmica em baixo dps a lá em cima a esponja. ..

Agora espero n perder mais peixes

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

excelente pedro! Agora é só esperarares umas semanas antes de acŗescentares mais fauna e tudo vai correr bem. E nao te esqueças das tpa semanais certinhas, aproveitando para sifonar bem o fundo do aqua, sao vitais para o sucesso.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal seria colocares a esponja junto à entrada do filtro (filtração mecânica), seguida das cerâmicas (filtração biológica) e a lã junto à saída (filtração mecânica fina, opcional). Mas verifica o fluxo, que eventualmente com muita coisa dentro da biobox podes chegar a uma situação em que o caudal de saída é mais forte que o de entrada e a bomba começa a trabalhar em seco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro 

O melhor mesmo e começares a pensar num filtro exterior,que leve bastantes cerâmicas, os filtros Biobox não são lá grande coisa.

Cump: Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Quanto tempo terei de espetar para poder comprar mais peixes? O tenho lá ja esta muito mais movimentado e n anda tanto a superfície. ...parece estar mais saudável. ..

Obrigado 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua de 50litros não podes meter nem muitos peixes nem demasiados. De qualquer maneira tens de esperar umas 2 semanas para juntar os poucos primeiros, tenta manter esse que tens vivo para te habituares à espera :-p

Os dejectos dos peixes e restos de comida transformam-se em amónia, que se acumula com o tempo acabando por envenar os peixes. Se a colónia de bactérias for nova e ainda pequena isto acontece mais depressa. Foi o que te aconteceu...

Aproveita é para seguir o conselho do álvaro, e começa a poupar para um filtro externo, para evitares mais dissabores e dares qualidade de vida aos bichos! Com um eheim 2213 já ficas bem servido nesse aqua, coisa para uns 60 euro bem procurado em online :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo dito...

Venham daí umas um tópico novo, com umas fotos para o pessoal continuar a ajudar. ;)

 

Abraço e força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

O guppy ganhou uma nova vida :) ate as cores estão muito mais vivas :) 

obrigado a todos pelas excelentes dicas

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais