Peço ajuda a tirar uma dúvidas!!


Recommended Posts

Olá a todos :my_smile:

Venho de me registar e já venho dar trabalho ao pessoal.

Tenho em mente de construir um lago para carpas onde deverá ter talvez por volta de 6000 litros ou mais se a mulher me deixar esticar :my_smile:, com profundidades diferentes e a parte mais funda terá por volta de 1.20 metros , no qual é numa casa nova com jardim feito de raiz, o qual posso fazer o que quero pelo facto de não haver nada plantado ainda e, vou aproveitar os trabalhos de saneamento da casa que vão haver em breve, para pedir ao homem da máquina para me abrir o buraco para o lago :my_smile:… mas acho que é melhor começar logo pelo princípio.

Como mencionei na minha apresentação, sou emigrante, no que aqui começa o problema de manutenção e alimentação em época de férias, o que para tal sou capaz de ter uma ideia em mente, a qual falo mais à frente.

Bom, aparte deste problema, tenho algumas dúvidas que são:

- Um lago não deve estar exposto a muitas horas de sol durante o dia (segundo dizem), com isto não sei se para criar sombra terei de plantar árvores perto ou se serve colocar plantas flutuantes no lago para fazer sombra ao fundo do lago para ajudar no controlo das algas e temperatura da água. Também tenho a hipótese de construir o lago numa zona +/- a Este e, perto de uma parte da casa em que terá sol de manhã até pouco depois do início da tarde.

- Em relação à filtragem da água, não sei se opto por um filtro de gravidade e aqui faço um filtro caseiro com um bidão plástico, mas se quiser uma cascata terei de ter mais uma bomba, ou um filtro pressurizado, este já dá para utilizar para uma cascata, mas mesmo assim não sei se será melhor ter uma bomba só para a cascata. Falo em cascata devido a obter uma boa oxigenação da água, mas entre esta e bolhas de ar não sei qual a melhor para carpas.

 

Em relação à alimentação em época de férias estou a pensar usar um bidão daqueles que tem uma tampa com um fecho metalico em forma de anel que não sei como se chama :default_blush:, do mesmo género de um filtro caseiro por gravidade, mas um pouco mais pequeno, onde aplicarei um tubo e um motor de uma máquina de soprar folhas de jardim, ou um motor de um aspirador montado de forma a expelir o alimento para fora do bidão, isto ligado a um temporizador (espero que esta engenhoca funcione.. caso siga com a ideia do lago para a frente, pois prefiro isto para alimentar as bichas na minha ausência, do que confiar a alguém).

 

Estou aqui aberto a sugestões e a debates :my_biggrin:.

Desde já o meu obrigado a todos.

Entretanto vou navegando por aqui para ver se encontro alguns esclarecimentos.

Um abraço a todos com tudo de bom :my_wink:.

Editado por Carlos Morgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muita força nesse teu projecto, quanto ao resto não sou o mais indicado para te ajudar porque de filtros e bombas não te posso ajudar.

Quando o construíres manda foto aqui para o fórum :) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Rui Pimenta disse:

Muita força nesse teu projecto, quanto ao resto não sou o mais indicado para te ajudar porque de filtros e bombas não te posso ajudar.

Quando o construíres manda foto aqui para o fórum :) 

Obrigado :my_smile:.

Por agora é só uma ideia com muita vontade de realizar, mas é um projecto para segundo plano, pois devido a estar a construir casa tenho muito onde gastar dinheiro :default_blush: e o facto de deixar o lago ao "abandono" quando me deslocar a Portugal de férias assusta-me um pouco, mas pelo sim ou pelo não, o buraco vai ser aberto com a máquina quando me fizerem o saneamento da casa... depois vê-se... :my_smile:.

Um abraço com tudo de bom :my_smile:.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais