Ajuda iniciante


Recommended Posts

Recentemente deram ao meu filho 1 peixe e um aquário redondo pelos anos. Mas o pobre coitado já vinha a nadar de lado. No dia seguinte deram-lhe mais 2 e quando chegamos a casa o primeiro já estava morto. A minha esposa fazia trocas totais da água todos os dias aos 2 peixes novos. Entretanto por curiosidade achei este fórum e li muita coisa que não fazia ideia (ciclagem, trocas parciais, cloro, que os aquários redondos não são recomendados, etc). 

Devido a isso comprei um kit aquário 50l da aquatlantis. Estava para me registar neste fórum para tirar dúvidas sobre a ciclagem mas quando cheguei a casa o aquário redondo estava todo estalado e a perder água. Já não tive tempo para fazer a ciclagem, só lavei tudo, meti tudo no aqua com água da torneira e meti lá os peixes. 

Agora que devo fazer?

Trocar 20-30% da água todos os dias (deixando a água nova repousar um dia por causa do cloro)?!?

 

O kit do aquário e igual a este: https://vicioanimal.pt/produto/aquario-kit-50/

Editado por Diogo Fidalgo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://drive.google.com/file/d/1LLi8hRmxP4mXE67HS8hqisWH8-RgQKMP/view?usp=drivesdk

https://drive.google.com/file/d/1NpzdYE_FTw0gMTDwAwff67gXDhrCj8_t/view?usp=drivesdk

Acho que são um kinguio normal e um kinguio oranda, certo?

 

Tenho ido com alguma regularidade á divisão onde esta o aquário, e reparei que o mais pequeno está deitado no fundo do aquário no cantinho.

Será por estar às escuras? Pergunto isto porque se deixar a luz acesa passados alguns minutos ele volta a ficar activo.

Ou já é amónia a mais? 

Editado por Diogo Fidalgo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os peixes tamém dormem :default_new_sleeping:

É normal.

1 dia de repouso é pouco para garantir H2O sem cloro.

Se financeiramente te for possível devias comprar um acondicionador de água. Para além do Cloro e derivados elemina metais pesados e outras substâncias nocivas.

Espero que tudo corra bem, sendo certo que tiveram um início muito dificil, e que o teu filho possa usufruir de um aquário e peixes bem cuidados. :my_wink:

O início é sempre o mais difícil. Persistência é o caminho.

 

Cumprimentos.

 

AC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo, bem vindo ao fórum. 

Infelizmente foste mais uma vítima da ignorância que continua a existir em lojas de animais em relação aos peixes. Em pleno século XXI, continua a aparecer kits de aquários que são um completo desperdício de dinheiro, repletos de equipamentos que são claramente insuficientes para a fauna que lá colocam! No caso do kit que compraste faz algum sentido que ainda coloquem filtros internos e plantas de plástico??? Já nem vou mencionar os areões coloridos que ainda muitos usam e recuso-me a sequer falar do primeiro boião que vinha com o peixe!!!

Que fazer então daqui para a frente? Melhorar a qualidade da água é essencial e isso só com mudas parciais de água semanalmente não na sua totalidade mas sim 1/3 o que no teu caso será perto dos 15 litros. Adiciona um acondicionador tal e qual o Aaac sugeriu. Pensa bem se vale a pena manter uns peixes de lago dentro desse copo de agua... Há lojas de aquariofilia que aceitam ficar com esses peixes ou então se souberes de algum amigo que tenha um lago onde os possas colocar...

Não os libertes em lagos públicos, por favor, isso pode ser considerado um crime. Mais vale perguntar do que teres problemas depois. 

Em 50 litros podes perfeitamente ter um pequeno cardume de neons, por exemplo, com umas plantas naturais de fácil manutenção, o teu filho e restante família ia gostar. E eu reforçava a qualidade da água comprando um  filtro externo, vai estando atento aos classificados pois de vez em quando aparece malta a vender os seus filtros a um preço mais baixo ou pelo menos um filtro de cascata. Provavelmente terias que repensar o uso da tampa para poder passar a tubagem.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Bem aqui tá um cenário que eu teria medo se me acontecesse. 
Um aquário redondo minúsculo com seres vivos desesperados. 

Estou a pensar adquirir um kit parecido ao do Diogo e estou com algumas dúvidas.
Este Kit https://bit.ly/2o060es para iniciantes e a este preço é justo? é bom? ou é caro?
Visto que ele tem tampa é um problema para filtros? ou apenas se for um filtro externo?
Tendo o filtro que este KIT oferece ( penso que é um TC - 200) é necessário igualmente a muda de 1/3 de água com regularidade? ( Já tenho um filtro de esponja da TETRA antigo (400 a 600L/h)
Convém ter outro aquário (hospital) já de prevenção?

Fico aguardar uma ajudinha. 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas neo_2

Vê aqui,e um pouco mais caro do que aquele que tu falas,mas também muito melhor,sem comparação,

e preferível gastares um pouco no começo,do que teres que mais tarde andares a comprar novamente as coisa,porque as primeiras não deram,pensa bem.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Alvaro Silva disse:

Boas neo_2

Vê aqui,e um pouco mais caro do que aquele que tu falas,mas também muito melhor,sem comparação,

e preferível gastares um pouco no começo,do que teres que mais tarde andares a comprar novamente as coisa,porque as primeiras não deram,pensa bem.

Cump: Álvaro Silva

Nem mais. Gastar mais ao início significa logo melhores condições. É essencial começar bem para não se andar a trocar equipamentos durante a montagem. Especialmente os filtros são fundamentais.

Como disse o Tozé, algumas lojas, mesmo da especialidade, não aconselham correctamente, o que há 20 anos até se podia justificar por haver pouca coisa e pouca informação. Hoje em dia só desconhece quem quer. Informação não falta, equipamentos e vivos também não. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. 
de facto a escolha é tanta agora que ficamos na dúvida. Continuo ainda assim a achar caro. 
Que me dizem então desta kit da Eheim?

http://www.hobbypeix.com/set-acuario-completo-eheim-aquastar-54-led-4010251122402.html

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 58 minutos, neo_2 disse:

Obrigado pelas respostas. 
de facto a escolha é tanta agora que ficamos na dúvida. Continuo ainda assim a achar caro. 
Que me dizem então desta kit da Eheim?

http://www.hobbypeix.com/set-acuario-completo-eheim-aquastar-54-led-4010251122402.html

Tem os mesmos problemas que o kit que falaste anteriormente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, brunofasoares disse:

Tem os mesmos problemas que o kit que falaste anteriormente.

Mas afinal quais são os problemas que eu não percebi.

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas neo_2

O problema e em si os kites, todo o material que traz não serve para que as coisas corram bem,tu podes ate estar a pensar que te estão a meter entraves ,o que tu não percebestes e que comprar um kit que te fica mais barato,vai-te na realidade sair muito mais caro,porque aquilo que tu não percebestes e que todas as pessoas aqui no Fórum te aconselharam-te na intenção precisa de tu gastares sim na compra,mas numa coisa que fique,e não num kit que mais tarde vais ter que mudar tudo,e com isso gastares na segunda vez,o que podias gastar numa só vez,e ficares bem servido, mas como tudo cada um e que sabe de sim,e o que eu aqui deixo e só a minha opinião.

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @Alvaro Silva pelos comentários. Eu penso que fui mal interpretado. Eu disse que não entendia o porquê de não serem adequados porque realmente não sabia. Porque recebi dois comentários com opiniões mas nenhum explicava realmente porque é que não era indicados. Agora já percebi que tem a ver com a qualidade. 

Mas eu coloquei uma proposta com material da eheim. Nesse kit específico o que é mau? Qual a diferença de eu ir comprar o mesmo material individualmente?

 

Aquário: 100*40*45
Filtro: Fluval 306
Iluminação: Chihiros A901

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres comprar o kit,não sou eu que to vou impedir,mas como já te disse lá atrás,vais perceber daqui a uns tempos que o filtro que traz e muito curto,e ate quem sabe vais questionar que talvez seria melhor ter esperado mais uns tempos e teria comprado uma coisa melhor,que era aquilo que te diziam, respondendo há tua pergunta, Qual a diferença de eu ir comprar o mesmo material individualmente? que eu ache nenhuma,desde que saibas escolher bem,e se não sabes bem,pois vem aqui ao Fórum que haverá sempre que te ajude a escolheres o material que de momento tens duvidas,

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.