IV Encontro de Aqua Aficionados


Recommended Posts

No próximo dia 19 de Maio (Sábado) decorrerá a 4ª edição dos Encontros de Aqua Aficionados. À semelhança da 3ª edição, este evento vai decorrer no auditório do Centro de Interpretação de Monsanto (perto do Estádio do Pina Manique e Parque Infantil da Serafina) e entre as 09h00 e as 18h00 muito se falará sobre Aquariofilia!

 

Cartaz do Evento

image.jpeg

 

Editado por TTiago
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

COMO SURGIRAM OS ENCONTROS DE AQUA AFICIONADOS (EAA)?!

Antes de se pensar em realizar os EAA surgiu primeiramente um outro Projecto...o PARAÍSO PLECO.

logo-pleco-2.png

Este projecto nasceu de uma paixão pelos Loricarídeos e cresceu após o sucesso tido na reprodução dos comuns bristlenose (Ancistrus sp.), antes de existir divulgação sobre a reprodução destes bichos espalhada pelas redes sociais.

Após a reprodução desta espécie, a vontade de explorar a reprodução de outras espécies foi o desafio e assim iniciou-se o estudo da família LORICARIIDAE.

received_10216100873532472.jpeg

Estabeleceram-se assim objectivos para o Projecto e iniciou-se a sua divulgação.

Objectivos.jpg

A aceitação e partilha de ideias e experiências foi imediata até que, e para fortalecer o objectivo PARTILHA, surgiu em conversa com um amigo (Pol Nadal) a possibilidade de se realizarem Encontros para se discutir, mais e melhor, sobre as espécies que mantínhamos (Loricarídeos e Corydoras).

Esta ideia foi passando de "boca em boca" até à sua divulgação nas redes sociais e cuja aceitação foi estrondosa.

A 1ª edição foi dedicada em exclusivo aos plecos e corys, falando inclusive sobre a alimentação (palestra da SPAROS), mas perante os pedidos de alguns participantes e interessados em abranger outros temas foi assim que as diversas temáticas foram sendo introduzidas.

Estamos hoje a 19 dias da 4ª edição e com a 5ª edição em projecto. A evolução dos ENCONTROS DE AQUA AFICIONADOS dependerá da aceitação dos Aquariofilistas e evolui no sentido das solicitações que vão sendo feitas.

Faz hoje a tua inscrição e ajuda no crescimento deste projecto!

FB_IMG_1519463672620.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IV ENCONTRO DE AQUA AFICIONADOS

1ª PALESTRA | 10h00 | CORYDORADINAE: Manutenção, reprodução e saúde | Joana Reis

Será um privilégio contar com a presença da Joana Reis nestes Encontros, podendo assim partilhar a sua experiência e ter acesso a algumas informações e imagens que dificilmente seria possível para a maioria de nós.

A Joana é formada em Medicina Veterinária e com as suas diversas especializações conseguiu aprofundar alguns assuntos relacionados com a saúde dos nossos peixes, algo que vamos ter oportunidade de presenciar nesta 4ª edição.

Aventura-te e faz a tua inscrição :my_shy: aquaaficionados@gmail.com

FB_IMG_1525169667708.jpg

Editado por Tiago Ralha
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje falo um pouco do que foi a 1ª edição dos EAA!

Na ideia original até se falou da possibilidade destes eventos se realizarem na própria casa de alguns aficionados, uma vez que se pensou que iriamos apenas reunir 15 a 20 pessoas, próximas, e fazer um género de debate!

Quando verificamos que temos 50 inscritos e a antever um forte crescimento em edições futuras, a questão da localização teve de ser reavaliada.

received_10216122140664137.jpeg

received_10216121827656312.jpeg

Foi um evento muito interessante, que superou as expectativas e que nos lançou um desafio: continuar a "alimentar" os conteúdos e continuar a criar interesse!

Reunimos aficionados de Norte a Sul do País, lojistas, marcas, em torno de um interesse comum, de um hobby partilhado.

Nesta 1ª edição realizámos 3 palestras (sobre Plecos, Corys e Alimentação) e uma visita a uma loja (Aquastudio) e rapidamente se percebeu que um dia inteiro é curto quando falamos de algo que gostamos. A partilha de ideias, o convívio e as "caras" que conhecemos marcaram este Encontro, que se percebeu ser uma das mais valias em estar presente!

Assim se iniciou uma Jornada, uma aventura com muito a explorar...

Vemo-nos assim no próximo dia 19 de Maio para a 4ª edição :default_dance:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos rever hoje o II EAA!

Foi logo na 2a edição que nos deslocámos ao Porto e que contámos com a ajuda preciosa do Ricardo Gonçalves (fundador do grupo Aquariofilia no Facebook) na organização desta edição.

Aventurámo-nos num conceito diferente, ou seja, optámos pela realização do evento num restaurante de eleição no cento do Porto (Porto e Vírgula).

FB_IMG_1525366850019.jpg

Crescemos em número de participantes e nas parcerias estabelecidas.

FB_IMG_1525368564113.jpg

O acolhimento na invicta não poderia ter sido melhor e os aficionados responderam ao desafio com uma participação muito interactiva. Voltámos a ter participantes de norte a sul do País, recebendo inclusivé amigos de Vigo, Espanha.

Nesta edição os temas foram os apistogrammas, corydoras e os loricarídeos, sendo que ainda existiu tempo para receber o representante da Twinstar Iberica em Portugal (Ricardo Romão) para nos falar um pouco sobre os produtos comercializados.

FB_IMG_1525366957531.jpg

Voltou a ser uma edição de emoções fortes com muita partilha de informação e conhecimento, inclusivé  com Aquariofilistas Espanhóis de vasta experiência na manutenção e reprodução de plecos.

Do que esperas para fazer parte desta corrente, deste grupo de aficionados que marca a sua presença :default_dance:faz a tua inscrição no IV EAA!

Editado por Tiago Ralha
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As ofertas dos EAA! :default_jcb_cool:

É verdade, ninguém sai sem levar algo!

Já é "tradição" as ofertas que são proporcionadas pelos parceiros e patrocinadores, que possibilitam a entrega de brindes a todos os participantes e sorteio de artigos fabulosos!

Uma amostra do que foi a última oferta, anunciada recentemente e relativa à 3ª edição realizada a 16 de Dezembro de 2017. Oferta do nosso parceiro gold, GAD.

Aquário 100x50x50 em vidro extra claro + móvel

image.jpeg

Do que estás à espera para ser o próximo premiado da 4ª edição?!

É já no próximo dia 19 de Maio...Inscreve-te :my_cool:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IV EAA - 19 MAI 2018 - PALESTRA DE FÁBIO SILVA

Será durante a 4ª edição dos EAA que vamos ter a oportunidade de ouvir o Fábio Silva a falar sobre a montagem de aquários para camarões e algo mais.

Para quem é apaixonado por estes pequenos bichos ou para quem gostaria de perceber um pouco melhor sobre os mesmos ou até montar um aquário para eles, este é o Encontro para ti. Nada melhor do que um dos melhores especialistas da Europa em camarões para abordar a temática.

Em Monsanto lá te esperamos...faz a tua inscrição!

aquaaficionados@gmail.com

FB_IMG_1525635190292.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IV EAA - 19 MAIO 2018

As ofertas continuam :my_biggrin:

7 tocas de reprodução para loricarídeos!

Oferta do nosso parceiro ORNAQUA.

Sorteio exclusivo aos participantes do IV Encontro de Aqua Aficionados.

FB_IMG_1525897558521.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IV ENCONTRO DE AQUA AFICIONADOS

3ª PALESTRA | 15h15 | CARPAS KOI: Conhecê-las melhor | José Elvas

Mais um tema exclusivo e pouco falado pelo nosso Portugal. A oportunidade de ouvir um especialista na matéria, alguém com uma experiência única.

As Carpas Koi serão um dos temas muito esperados e que irão captar a atenção de todos os participantes!

José Elvas é o fundador do Koi Park e vai contagiar-nos com o seu tema!

Faz hoje a tua inscrição: aquaaficionados@gmail.com

FB_IMG_1525897568608.jpg.c3596ec0b87b1eb

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

III EAA - UMA EDIÇÃO ESPECIAL DEDICADA AOS DISCUS

Foi a 16 de Dezembro de 2017 que se realizou a primeira edição especial dos Encontros de Aqua Aficionados. Um longo planeamento para proporcionar a todos os participantes a oportunidade de presenciar uma palestra do Vítor Hugo Quaresma (Santarem Discus) e de absorver a sua experiência contada na 1ª pessoa.

Foi uma manhã única repleta de imagens e vídeos exclusivos, histórias contagiantes e um ambiente fabuloso!

received_10216245272942367.jpeg

Esta edição contou inclusive com o trabalho fotográfico desenvolvido por um dos melhores fotógrafos portugueses (João Palmeiro), amplamente premiado no nosso País e internacionalmente. Uma viagem pela Selva Amazónia relatada pela lente e perspectiva do João. Lugares que apenas permaneciam na nossa imaginação.

received_10216245278182498.jpeg

Esta edição marcou igualmente estes eventos pelo lugar privilegiado de realização, no pulmão de Lisboa, em contacto directo com a natureza e num auditório com excelentes condições (Monsanto).

Inevitavelmente a sala esteve cheia de aficionados e a despedida foi difícil.

received_10216245274182398.jpeg

received_10216245271622334.jpeg

received_10216245275382428.jpeg

Do que esperas para viver algo assim! :default_dance:

A 4ª edição é já este Sábado (19 de Maio) e a inscrição é feita através do seguinte e-mail:

aquaaficionados@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A poucas horas de começar mais um encontro de aquaaficionados, desta vez com o apoio também do aquariofilia.net, aproveito para desejar ao Tiago Ralha e a todos envolvidos neste evento que tudo corra pelo melhor e que boa encontramos todos amanhã. Se ainda não te inscreveste, ainda o podes fazer. E que com o sucesso destes eventos apareçam mais iniciativas que promovam o conhecimento de aquariofilia e ao mesmo tempo o convívio saudável entre todos.  Até amanhã!

P.s. além de todo o resto podes trazer para casa alguns brindes e excelentes ofertas da parte dos patrocinadores e parceiros. E o fórum também vai sortear uma t-shirt entre os presentes ;)

selfish.jpg.08dd74487a2b8a20c37f78aa7875

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive presente de manhã e foi um prazer assistir quer á palestra da Joana Reis quer do Fábio Silva. E poder conversar com muitos amigos presentes, pena não ter podido ficar para o almoço e restante evento realizado de tarde. Dar os parabéns ao Tiago Ralha pela organização, esperando que haja mais eventos dedicados á aquariofilia. 

E dar os parabéns ao senhor que ganhou a camisola do fórum, espero que sirva :)

received_10216279831486309.jpeg

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais