Antialgas, inibe a absorção de nutrientes?


FredSilva

Recommended Posts

Boas.

Gostava de perguntar a quem tem experiência com a utilização de antialgas se o uso das mesmas inibe a absorção de co2? 

Eu tenho um aquário de 240l, nunca tive problemas com algas mas há cerca de um mês tive que usar porque a situação estava a ficar difícil de controlar, contudo as plantas cresciam. A verdade é que algas, neste momento, nem vê-las, o problema agora é que não consigo ver os "cordões" de oxigénio que as plantas produzem com a absorção do co2, apesar de estarem a crescer lentamente o processo de crescimento está muito retardado.

Já fiz 3 TPA´s de de 30% (num mês) e na ultima usei adubo liquido para ver se havia alguma reação, mas a situação mantém-se estagnada, as plantas não estão a produzir oxigénio de forma visível e o crescimento está muito lento.

Será que o uso dos antialgas aumenta a dureza da água e atrasa a absorção de nutrientes? 

Alguém me pode ajudar a resolver o problema?

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Editado por FredSilva
Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fred, antes de poder responder agradeço que sejas mais especifico sobre os seguintes termos:

  1. Que antialgas usaste e quais eram as algas que tinhas?
  2. Que fertilizante liquido adicionaste e em que quantidade? Apenas usaste na ultima tpa ou é regular?
  3. Adicionas co2? Qual e em que quantidade?
  4. Que plantas tens?

Em relação ao que chamas de "cordões" de oxigénio na verdade é aquilo que chamamos por pearling e não é nada mais do que a libertação de oxigénio em excesso por a agua já estar saturada de oxigénio resultante da fotossíntese das plantas. Ora não havendo esse excesso não significa que as plantas não estejam a fazer a fotossíntese normal! Isso normalmente acontece em aquários densamente plantados, com iluminação forte e adição de co2 qb! 

O ideal seria também adicionares fotos do teu aquário para melhor avaliação do problema. E se puderes testa o pH e o kH.

E por favor tenta não dar tantos erros no português, torna mais difícil a leitura e além disso quando usamos a pesquisa se não estiver correctamente escrito não vai aparecer, pensa nisso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais