Posição ideal do difusor


Nuno Novo

Recommended Posts

  • 1 mês depois...

Bem, aproveitando o tópico, que também estava com a mesma dúvida, tenho uma relacionada. Até agora tenho usado CO2 de eltrólise, mas acaba por ficar muito caro, de 3 em 3 meses são 30 euros. Encontrei uma promoção para um kit completo da JBL que ficou a 2/3 do preço normal e comprei. Trazia o difusor da JBL, mas por conselho de um amigo comprei também um proflora inline diffuser, que tem a vantagem de ficar fora do aquário e dizem eles que mistura melhor o CO2. Mas também já ouvi dizer que precisa de uma pressão da botija maior. Alguém tem experiência?!

 

65347.png

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso um destes in-line da JBL e estou satisfeito. Menos uma coisa para limpar e menos tubos no aquário. E faz bem a sua função. E ainda sai umas bolinhas pelo outflow. Recomendo para aquários a partir dos 100 litros desde que adaptados a um filtro potente e inseridos num bom kit de co2 engarrafado. 

há 1 hora, nunoni disse:

. Até agora tenho usado CO2 de eltrólise, mas acaba por ficar muito caro, de 3 em 3 meses são 30 euros. 

Não estou a perceber que CO2 é esse! Podes explicar melhor?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estou em erro, é o CO2 gerado por catalisador.

Eu tenho CO2 de extintor há uns 3 meses, e até agora o ponteiro continua colado no máximo. Disseram-me que dá para uns 2 anos de uso continuo.

Eu uso um destes in-line da JBL e estou satisfeito. Menos uma coisa para limpar e menos tubos no aquário. E faz bem a sua função. E ainda sai umas bolinhas pelo outflow. Recomendo para aquários a partir dos 100 litros desde que adaptados a um filtro potente e inseridos num bom kit de co2 engarrafado. 

Não estou a perceber que CO2 é esse! Podes explicar melhor?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Tozé Nunes: obrigado pelo feedback! É para usar com um Eheim eXperience 250, e um kit completo de CO2 da JBL (403, com botijas de um uso só, que na minha zona sai  ao mesmo preço que recarregar botijas). Ainda não montei porque estou a usar o CO2 de eletrólise até a placa de carbono atual esgotar.

 

CO2 por eletrólise: faz-se a eletrólise da água, que gera oxigénio livre. O elétrodo usado para fazer a eletrólise é uma placa de carbono, assim o O reage e faz CO2. Tem a vantagem de ligar e desligar consoante tem corrente ou não, portanto a temporização é com um temporizador normal, sem eletroválvulas. O investimento inicial também é bem menor que para um sistema (bom) de botija e controlo. Tem desvantagens:

- em água dura (e menos dura) acumula calcário no outro elétrodo, que se não se limpa às tantas cai e suja o aqua

- se não se tirar a placa de C a tempo, às tantas quebra e é uma grande sujeira (aconteceu-me uma vez há uns anos)

- acaba por sair caro. Em princípio pode-se mudar só a placa de C, mas na prática a sanduiche metálica corroi depressa e tem-se que mudar tudo pelo menos vez sim vez não, são ou 15 ou 40 euros de cada vez, várias vezes ao ano.

Isto:

817Q5ecPR7L._SX355_.jpg

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pressurizado gasta um bocadinho, com a válvula solenoide e o controlador, mas muito poucochinho. Este carbo plus gasta de 2 W no mínimo a 20 no máximo, ainda é alguma coisa. Ah, tem outra desvantagem: não se pode acoplar difusor, portanto há mais desperdício de CO2.

É uma ideia fixe, para aquários pequenos até é fixe, mas é limitado no que alcança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconhecia esse método de injeção de CO2! Obrigado pela explicação.

Vais ver com no o novo método de CO2 engarrafado é o melhor de todos. Pena que o sistema de botijas do kit da JBL não seja recarregável. 

há 1 hora, nunoni disse:

um kit completo de CO2 da JBL (403, com botijas de um uso só, que na minha zona sai  ao mesmo preço que recarregar botijas).

Eu consigo recargas de 2 kg de CO2 por menos de 10€ aqui em Lisboa, não sei qual o valor que praticam na tua área.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Tozé Nunes said:

Desconhecia esse método de injeção de CO2! Obrigado pela explicação.

Vais ver com no o novo método de CO2 engarrafado é o melhor de todos. Pena que o sistema de botijas do kit da JBL não seja recarregável. 

Eu consigo recargas de 2 kg de CO2 por menos de 10€ aqui em Lisboa, não sei qual o valor que praticam na tua área.

Dá para meter um adaptador para botijas recarregáveis. Mas eu moro na Áustria e o preço de recarregar é praticamente o mesmo de comprar uma botija não recarregável...

 

Uma pergunta, que pressão aplicas no difusor? E de quanto em quanto tempo tens que mudar ou limpar a cerâmica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O difusor em linha da JBL não precisa de muita pressão, aliás até precisa menos do que os difusores normais que funcionam a 3 bars normalmente. A limpeza é mais ou menos de ano a ano, não precisa de mais. Mas podes dar uma esfregadela (nada de deixar em lixivias e coisas assim) a cada limpeza de mangueiras. Até porque quanto mais velho o difusor menos bolhas vês, ou seja mais eficaz fica.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
On 6/18/2018 at 10:52 AM, Gonçalo84 said:

O difusor em linha da JBL não precisa de muita pressão, aliás até precisa menos do que os difusores normais que funcionam a 3 bars normalmente. A limpeza é mais ou menos de ano a ano, não precisa de mais. Mas podes dar uma esfregadela (nada de deixar em lixivias e coisas assim) a cada limpeza de mangueiras. Até porque quanto mais velho o difusor menos bolhas vês, ou seja mais eficaz fica.

 

Estou a usar há dois meses, e está a funcionar 5*, é excelente! Não tenho é noção do gasto de CO2, isso vou saber quando acabar a botija de 500 g 🙂

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais