Diz que é uma espécie de aquascape


brunofasoares

Recommended Posts

1 - Nome do Aquário – Diz que é uma espécie de aquascape.

 

2 - Data da montagem – 29 de Março de 2018

 

3 - Dimensões do aquário:

70x40x40 (aproveitar ao máximo o espaço no topo da estrutura)

3.1 - Volume bruto – 112 litros brutos

3.2 – Volume útil – vai depender muito do layout, mas deve andar pelos 90 litros.


4 - Equipamentos Instalados
 

4.1 – Filtro – Eheim Ecco Pro 300

4.2 – Termóstato - Eheim 100W

4.3 - Iluminação/Foto-período – Chihiros A-601 RGB

4.4 - Sistema de CO2

 - Sistema profissional com extintor de 5kg (a pensar em trocar por botija ou extintor de 2 kg)

- Injecção do CO2 através de reactor

4.5 - Outros equipamentos adicionais

Lily Pipes em vidro


5 - Substratos & decorações:
 

5.1 - Substrato fértil – Tropica Plant Growth (de longe o meu preferido por ser dos mais completos, excelente relação qualidade/preço)

5.2 - Substrato inerte – Neo Soil (a utilizar pela primeira vez, montagem de longa duração)

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) –

Dragon Stone

Driftwood/Bogwood 


6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) -

Ainda tenho alguns fertilizantes que vou aproveitar, mas depois vou comprar os sais e fazer os meus próprios.

 

7 – Fauna:

- 6 Corydoras Pigmeu;

- 20 Cardume de Rasbora Galaxy;

- Ottocinclus Affinis;

- Neocaridina ???

 

8 – Plantas

 

As plantas abaixo são as que já estão na montagem, como podem confirmar pelas fotos:

Staurogyne Repens;

Alternanthera Reinickii Mini;

Ludwigia Super Mini Red;

Ludwigia Arcuata;

Echinodorus Tenellus Green;

Valisnéria Nana;

Anubia Petite;

Lilaeopsis Nova Zelandae;

Micranthenum Montecarlo;

Glossostigma Elatinoides;

Rotala Vietnam H´ra;

Bucephalandra Mini Belindae;

Bucephalandra Biblis Mini;

Fissidens Miroshaki (adição no dia 5 de Abril de 2018);

Proserpinaca Palustris Cuba (adição no dia 5 de Abril de 2018);

Feto de Java Petit (adição no dia 11 de Abril de 2018).

 

Estas são possíveis adições: 

Bucephalandra Deep Purple;

Bucephalandra Theia;

Hygrophila Pinnatifida;

Cryptocoryne Pigmaea;

Glossostigma Elatinoides;

Pogostemon Helferi;

Fontinalis Antipyretica Gigantea;

Hygrophila Compact;

Anubia Nana.


9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água - Vou utilizar água da torneira por isso os valores terão de ser ajustados para a fauna em questão.

9.2 - Frequência das TPA's – TPA´s semanais de entre 35% e 50% com água da torneira ou de osmose conforme esteja a montagem. 

 

"Diz que é uma espécie de aquascape" é mais um plantado que um scape. Segue algumas das regras de scaping, mas não quer nem vai ser...

A montagem vai ter de ser rápida porque já tenho algumas plantas num balde à espera que serem plantadas. Pus umas fotos em baixo e digam-me o que acham e o que alteravam em termos de disposição dos troncos e pedras.

O aquário foi feito à medida do topo de uma estrutura portanto ocupa todo o espaço a preto. É um tapete antiderrapante onde vai assentar o aquário.

Os equipamentos foram todos comprados para esta montagem, porque já não há equipamentos de sobra cá em casa. Tenho "poucos" aquários montados. Com este são "apenas" 6.

Iluminação com a calha Chihiros A-601 RGB, 7 horas de luz com os LEDs todos ligados e com a intensidade no grau 5 de 7. Acho que tem muito azul e pouco branco, daí estar a ponderar trocar para a versão Plus.

Injecção de CO2 através de reactor, uma escolha que já vem da dificuldade em difundir o CO2 num dos meus outros aquários, e que desta vez ficou logo de início a ideia de utilizar este método. Um pouco mais de 1 bolha por segundo, cerca de 11 bolhas a cada 10 segundos.

Substrato Tropica Plant Growth porque sempre usei e com bons resultados, além disso a relação preço/qualidade justifica o investimento. Já utilizei outros mas o Tropica deixa-me sempre satisfeito. O Neo Soil é a primeira vez que vou utilizar, como a montagem vai ser de longa duração, optei por um inerte mais rijo mas fácil de manusear (espero eu) e com uma cor que gosto de ver. Liberta bastante pó, podia ter passado por água antes de colocar no aquário e evitava estar agora a apanhar o pó que se acumulou nos vidros. Aconselho a quem for utilizar pelo menos uma passagem por água. Mesmo a plantar deixa sempre escapar bastantes resíduos. Agora já é tarde e tem de se resolver como se pode. Inventei um skimmer para ajudar a apanhar e já fica para as podas e TPA que ai vêm.

Em relação à fauna apenas vou utilizar vivos com dimensões reduzidos daí ter optado por Rasbora Galaxy, Corydoras Pigmeu, Ottocinclus Affinis e talvez alguns descartes de alguma das minhas colónias de camarões. Talvez mais um cardume seja o ideal, mas só com o tempo é que vou perceber se vai fazer falta ou não.

Plantas são sempre a gosto e por isso vão estar nesta montagem algumas das minhas preferidas. Staurogyne Repens, Alternanthera Reinickii Mini, Echinodorus Tenellus, Anubias, Ludwigia Super Mini Red, depois quem sabe umas Buces. Tenho quase todas as plantas que quero utilizar noutros aquários cá de casa e assim é sempre mais fácil saber o que já vou utilizar. Mesmo assim ainda vou acrescentar algumas espécies que gosto de ver e utilizar para esconder algumas falhas nas pedras e troncos.

TPA´s com água da torneira ou água de osmose conforme esteja o aquário e as necessidades da fauna. Outros factores têm de ser considerados, mas de momento a preocupação é mesmo acelerar a montagem para não perder algumas plantas que estão fora dos aquários.

Digam de vossa justiça.large.DSC_0186.JPGlarge.DSC_0181.JPGlarge.DSC_0180.JPGlarge.DSC_0177.JPGlarge.DSC_0176.JPGlarge.DSC_0175.JPGlarge.DSC_0174.JPG

 

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À primeira vista tudo ok...com tudo para dar certo

Tlv necessites de umas rochas mais pequenas para dar algum detalhe e textura.

Monta o layout no aquário e coloca fotos, assim sp se pode dar uma contribuição! Não enchas logo. mais dois ou três dias também n vão fazer morrer as plantas.

Fora isso é dar aso à criatividade e colocares por aqui o resultado.

PS - Cabem todas essas espécies de plantas? ;) :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tinha mesmo aquelas pedras por isso é dificl conjugar melhor. Mas sim, concordo que umas mais pequenas seria porreiro. A questão é que acho que estas são pequenos para poder fazer uns declives mais acentuados. Vai ter de ficar menos elevado do que eu queria, mas é o que há de momento. Paciência.

Realmente não vão caber todas as espécies, mas as que estão a escuro quero mesmo colocá-las. Eu sou um pouco mais de estilo Wild, mais tudo ao molho do que tudo arranjadinho e separado. Se quiseres espreitar tenho num dos albuns umas fotos de um pequeno plantado onde foram caindo umas plantas e saindo outras. É mais isso que eu gosto.Ao princípio tudo mais direito e depois descamba...

Fiz uma pausa agora porque já estava a precisar de "um kit-kat", mas assim que possível coloco umas fotos do layout final. Amanhã então logo se planta. São mesmo plantas a mais, pelo menos pés a mais são de certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco, entretanto encontrei uma mais pequena aqui por casa e alterei um pouco a posição das pedras. A pedra pequena tem um corte bastante recto dos 2 lados e escondei o que era mais óbvio. Achei que o layout fica mais completo, mas talvez não consiga esconder essa falha na pedra. Pus umas "poucas" fotos em baixo. O que achas?

 

large.DSC_0203.JPGlarge.DSC_0201.JPGlarge.DSC_0199.JPGlarge.DSC_0198.JPGlarge.DSC_0192.JPGlarge.DSC_0194.JPGlarge.DSC_0197.JPGlarge.DSC_0195.JPGlarge.DSC_0191.JPGlarge.DSC_0190.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Honestamente apenas com esse material de hardscape apenas fazia  "um monte" e fazia uma layout triangular. O lado esquerdo ia agrupar com o direito, tendo o tronco grande (que está bem posicionado) ficar como ponto focal.

Assim, devido a teres pouco material, está tudo meio perdido.

Ps - mais declive nisso...à frente tens muito substrato.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão Vasco, mas já fiz muitos layouts parecidos. Um layout central ficava mais vistoso, porque neste momento não tenho muito material disponível. Ter 6 aquários montados tem destas coisas. Desta vez também queria mesmo algo mais aberto. Não acho que tenha ficado um layout por aí além, mas até gosto de ver. Sempre é diferente dos plantados que fiz. Além disso tenho mais solo para plantar. 

Ficam umas fotos para os curiosos. Ainda faltam algumas plantas que quero acrescentar para dar mais alguns pormenores. Talvez mais algumas Buces e Anubias. A Montecarlo, como tinha acabado de chegar à loja, ainda vai demorar até se adaptar, porque como sabemos as plantas da Tropica são cultivadas da forma emersa. Assim que se fixar bem corto e replanta para ajudar a preencher mais a frente do aquário. Uma parte da Staurogyne Repens vai ter o mesmo problema, mas entretanto um amigo enviou-me uma boa quantidade de pés já na forma submersa para ficar mais preenchido. A ideia não era encher a parte central de Staurogyne e posteriormente vai ser alterado, mas para já foi o que deu para fazer até ter mais alguma espécie diferente e que encaixe bem naquela zona. Se tiverem alguma ideia...

Alterei no início do post as espécies que estão já presentes na montagem e vou ainda deixar uma parte da lista das que gostava ainda de introduzir. Existe sempre um espacinho para mais alguma coisa diferente. Espero que gostem, pelo menos cor não lhe falta. 

large.DSC_0236.JPGlarge.DSC_0240.JPGlarge.DSC_0241.JPGlarge.DSC_0237.JPGlarge.DSC_0230.JPGlarge.DSC_0240.JPG

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar por no tronco da esquerda Feto de Java Narrow. Ainda não encontrei ninguém que tivesse para venda e o que tenho no outro aquário é pouco e não está grande coisa. Ainda vou ter de usar esse e esperar que cresça bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão Vasco, mas já fiz muitos layouts parecidos. Um layout central ficava mais vistoso, porque neste momento não tenho muito material disponível. Ter 6 aquários montados tem destas coisas. Desta vez também queria mesmo algo mais aberto. Não acho que tenha ficado um layout por aí além, mas até gosto de ver. Sempre é diferente dos plantados que fiz. Além disso tenho mais solo para plantar. 
Ficam umas fotos para os curiosos. Ainda faltam algumas plantas que quero acrescentar para dar mais alguns pormenores. Talvez mais algumas Buces e Anubias. A Montecarlo, como tinha acabado de chegar à loja, ainda vai demorar até se adaptar, porque como sabemos as plantas da Tropica são cultivadas da forma emersa. Assim que se fixar bem corto e replanta para ajudar a preencher mais a frente do aquário. Uma parte da Staurogyne Repens vai ter o mesmo problema, mas entretanto um amigo enviou-me uma boa quantidade de pés já na forma submersa para ficar mais preenchido. A ideia não era encher a parte central de Staurogyne e posteriormente vai ser alterado, mas para já foi o que deu para fazer até ter mais alguma espécie diferente e que encaixe bem naquela zona. Se tiverem alguma ideia...
Alterei no início do post as espécies que estão já presentes na montagem e vou ainda deixar uma parte da lista das que gostava ainda de introduzir. Existe sempre um espacinho para mais alguma coisa diferente. Espero que gostem, pelo menos cor não lhe falta. 
large.DSC_0236.JPG.8ca58a5ba633bb8c22036678177a8a13.JPGlarge.DSC_0240.JPG.7200a4319a24c4e2b58b791adfb6c950.JPGlarge.DSC_0241.JPG.a97115347b8b82bbe04cb5a63f8b193d.JPGlarge.DSC_0237.JPG.a3b04c5587592ad67e9e91cb2f8d1fb0.JPGlarge.DSC_0230.JPG.caecb746111ac06a09744a3263ec42e3.JPGlarge.DSC_0240.JPG.7200a4319a24c4e2b58b791adfb6c950.JPG
 

Bruno, dou-te os parabéns! A flora fez toda a diferença e com todo o espaço que tens para plantar acho que esse aquário tem um futuro muito promissor


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Lara. Relamente é dificil explicar o que nos vai na cabeça, por vezes só mesmo vendo é que se pode entender. Além de que ainda vou acrescentar mais algumas plantas para conseguir fechar mais um pouco o espaço, e espero que com bom desenvolvimento destas espécies.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já se nota algum crescimento ao fim de 7 dias. Preciso podar a montecarlo e replantar essas podas, vai ajudar a rebentar melhor e baixar um pouco a altura na frente do aquário. Está a tapar a visão para o meio-centro do aquário. Como está com muitos novos rebentos penso que vai ser bom para fechar o espaço mais depressa. 

Introdução de 2 novas espécies à montagem. Estou mesmo com vontade de colocar feto de java narrow no tronco da esquerda, mas receio que altere muito o aspecto geral do aquário.

large.DSC_0247.JPG

large.DSC_0251.JPG

large.DSC_0252.JPG

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então a Proserpinaca Palustris Cuba, que tem feito um grande sucesso no aquário, 4 dias depois da entrada no aquário está a recuperar a cor vermelha. Ontem após se ter desligado o CO2 verifiquei um pearling um pouco por todo o aquário, Sábado aconteceu o mesmo mas menos perceptível.

Porquê apenas depois de se ter desligado o CO2?

large.DSC_0274.JPGlarge.DSC_0275.JPG

large.DSC_0291.JPGlarge.DSC_0293.JPGlarge.DSC_0294.JPG

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão bonitas as tuas plantas, essa palmeirinha é qualquer coisa :-)

Isso do pearling deve ter mais a ver com o acumular de horas de luz do que com o co2 desligar, aqui sempre acontece o mesmo, mas com o desenvolvimento começa a vir cada vez mais cedo, após passar o meio do fotoperiodo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, buedamau disse:

Estão bonitas as tuas plantas, essa palmeirinha é qualquer coisa :-)

Proserpinaca Palustris Cuba, é mesmo uma planta lindissima e muito diferente das plantas que costumamos manter nos nossos aquários. Uma pérola, ainda por cima está em vias de extinção na zona nativa. Que pena...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem fui às comprar e trouxe Feto de Java Narrow para colocar no tronco pequeno. Vou plantar hoje. No tronco maior queria colocar um musgo ao longo dele todo.

Qual musgo aconselham? Apenas na parte inclinada, a base, que por acaso é outro tronco, quero deixar como está.

large.DSC_0237.JPG

O aquário vai bem e depois de plantar o feto tiro fotos para mostrar algum desenvolvimento.

large.DSC_0299.JPG

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No fim vai ficar uma belo plantado!!!

Conseguiste suprir muito bem as limitações do hardscape.

6 aquas? Granda maluco!!!

Eu tem sido um mal e porcamente!

Parabéns pela dedicação

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Vasco Ferreira disse:

No fim vai ficar uma belo plantado!!!

Conseguiste suprir muito bem as limitações do hardscape.

6 aquas? Granda maluco!!!

Eu tem sido um mal e porcamente!

Parabéns pela dedicação

Obrigado Vasco, é tudo aquários pequenos, 1 de 30L, 3 de 45L, 1 de 60L e este. Fora a rotina diária, no Domingo são pelo menos 4 horas, entre TPA´s, limpezas de filtros, manutenção, etc.... são 3 de camarões, um de planorbis plantado, mas muito low-tech, apenas para crescimento de algumas plantas como Bucephalandras, outro plantado pequeno, já com injecção de CO2, fertilização e por aí fora, e este que espero que siga um bom caminho.

Mesmo assim ainda não está como eu queria... só com o tempo.

 

há 25 minutos, Dannigs10 disse:

Grande Bruno, então e a calha RGB tem dado conta disso? Agora é só deixar crescer que isso fica top !

Abraço

Amigo Daniel, a calha tem muito azul e a principio fiquei um pouco desiludido, emite uma luz muito azulada e que não estou habituado a ter nos outros aquários, pelo menos com esta intensidade. Mas sim, estou satisfeito com ela, já me habituei ao tipo de luz e as plantas parece-me que estão a adorar. Tenho rebentos em todas as espécies, incluindo nas mais lentas como as buces e as anubias, noto um bom crescimento nas plantas mais altas, e as cores estão brutais. Apenas a Rotala H´ra que vinha alaranjada, as folhas novas são todas verdes. Como é uma espécie que nunca tive , não sei como se vai portar daqui para a frente, mas é uma planta bastante bonita quando fica com as suas cores vivas. Acho que foi uma boa aposta e quero mantê-la, mas talvez reduza o espaço onde está e coloque mais uma espécie na parte de trás. Mas uma coisa de cada vez, para já estou muito satisfeito com o aspecto geral, como referi antes falta ainda uma espécie diferente no meio centro, um verde mais escuro para fazer um maior contraste naquela zona.

 

A montagem faz hoje 15 dias, logo já ponho umas fotos com os fetos... obrigado pelos vossos comentários. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois acredito que seja uma mudança grande em termos de visual, no entanto na minha opinião acho que peca um pouco na intensidade, acho que os lumens que dizem ter devem ser metade e apens no pico máximo. Mas se as plantas estão a dar-se bem isso é que importa!

Sim põe umas fotos para o pessoal acompanhar ;)

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, Dannigs10 disse:

Pois acredito que seja uma mudança grande em termos de visual, no entanto na minha opinião acho que peca um pouco na intensidade, acho que os lumens que dizem ter devem ser metade e apens no pico máximo. Mas se as plantas estão a dar-se bem isso é que importa!

 

Mesmo assim tenho apenas no grau 5 de 7. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno, 

 

As plantas estão com bom aspecto e com saúde, essa proserpinaca palustris é bastante procurada e infelizmente é raro encontrar essa menina à venda...

No que toca ao hardscape, tendo em conta o material disponível teria feito algo mais central, disponhas na mesma de bastante espaço para plantar e continuava agradável à vista.

O que importa é que corresponda ás tuas expectativas e que tenhas o maior sucesso. 

 

Essa calha tem bastantes leds azuis, tinha ideia de que tinha tinha um aspecto mais neutro... ainda assim as plantas estão com muito boas cores. A rotala h'ra é mesmo assim, está a adaptar-se ao ecossistema novo, não tarda nada volta a mostar as suas cores. 


Abraço  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, ismael_figueira disse:

Boas Bruno, 

 

As plantas estão com bom aspecto e com saúde, essa proserpinaca palustris é bastante procurada e infelizmente é raro encontrar essa menina à venda...

No que toca ao hardscape, tendo em conta o material disponível teria feito algo mais central, disponhas na mesma de bastante espaço para plantar e continuava agradável à vista.

O que importa é que corresponda ás tuas expectativas e que tenhas o maior sucesso. 

 

Essa calha tem bastantes leds azuis, tinha ideia de que tinha tinha um aspecto mais neutro... ainda assim as plantas estão com muito boas cores. A rotala h'ra é mesmo assim, está a adaptar-se ao ecossistema novo, não tarda nada volta a mostar as suas cores. 


Abraço  

Obrigado Ismael.

A Proserpinaca Palustris Cuba, pelo que já percebi, está em vias de extinção no habitat natural. Penso que esteja proibida a venda.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não foi ontem, mas aqui vai...

16 dias de montagem, rebentos novos, bom crescimento e adicionei o Feto de Java Petit.

Sim, a Montecarlo precisa de uma poda, replante para preencher melhor o espaço que quero que ocupe.

large.DSC_0311.JPG

Especialmente porque tem rebentos e já adaptados à forma submersa. 

large.DSC_0313.JPG

 

Echinodorus Tenellus Green também com rebentos. É uma planta que tive numa das minhas montagens anteriores e cheguei a ter plantas mãe com mais de 10 cm de diâmetro. Gosto muito do efeito.

large.DSC_0316.JPG

 

Magnífica.

large.DSC_0309.JPG

 

Que absurdo de planta.large.DSC_0322.JPG

large.DSC_0321.JPG

 

Para quem é lento já cresceu um pouco em menos de uma semana.

large.DSC_0320.JPG

 

Rebentos da Lilaeopsis...

large.DSC_0324.JPG

 

Feto de Java Petit, também ainda vai ter de se adaptar à forma submersa, apesar de já ter algumas folhas nesse estado.

large.DSC_0318.JPG

 

Zona central do aquário. Quero alterar, retirar uma parte da Staurogyne Repens e acrescentar outra planta de plano intermédio.

large.DSC_0317.JPG

 

E pronto, uma actualização da evolução do aquário. Até ao fim do ciclo ainda falta um pouco e por norma é a altura em que costumo ter alguma dificuldade com algas. Espero que não haja nenhum boom repentino. Para isso vou fazer uma TPA já este fim de semana, tentar evitar que haja muita acumulação dos nutrientes que entretanto não foram consumidos pelas plantas. Aproveito e faço a poda na Montecarlo. Depois actualizo. Espero que gostem.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão com bom aspecto sim senhor! Para uma espécie de aquascaping acho que vai ficar muito bem jardinado :-)

Essas fotos com uma edição rápida no lightroom  fariam muito mais justiça ao teu tanque...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.