Sorte madrasta


Dock Mokacino

Recommended Posts

Comprei 2 casais de Ramirezi para um aquário de 60cm

Dois dias depois um dos casais pôs ovos no areão mas comeram-nos...

Há alguma maneira de salvar e incubar os ovos sem os pais? Irão continuar a repetir?

Tenho poucas plantas.

6 japonicas

4 ramirezi; 2 casais.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É normal os ramirezis comerem os ovos, principalmente se for a primeira postura. Inexperiência e stress são causas normais para que isso aconteça.

Uma luz de presença, de forma a que eles continuem a ver os ovos quando as luzes do aquário apagam, costuma ajudar. Um aquário bastante plantado também ajuda a reduzir o stress... até porque é natural eles de vez em quando chatearem-se e se não tiverem algum sitio onde possam ficar escondidos um do outro, a coisa pode complicar.

Ainda assim... um aquário de 60cm é, na minha opinião, o mínimo para manter um casal. Colocar dois casais é o primeiro passo para teres muitas desilusões com eles.

Quanto ao incubar os ovos sem os pais, sim, é possível. Eu costumava aspirar alguns dos ovos para outro aquário ou para uma maternidade daquelas de pendurar por fora (as de rede eles vão lá morder e estragam os ovos), com uma bomba de ar e umas gotinhas de azul de metileno por causa dos fungos. Depois, caso ecludam, tens o grande problema de alimentar os alevins... para mim, eclodir artémia sempre foi a melhor solução.

Boa sorte com eles.

  • Gosto 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais