Calha led Chihiro a-series pro vs RGB 60Cm


Hugo AP Ferreira

Recommended Posts

Boa noite,

 

tenho um aquario de 120Cm (com Co2) no qual pretendo ter plantas exigentes e tapete com urticularia graminifolia.

Ando à procura de calha led e recomendaram-me as Chihiro.

Solicitava a vossa ajuda no sentido de perceber qual a calha led da chihiro que recomendariam entre a A-serie plus 601e a RGB 601

a minha grande duvida prende-se com os lumens. A RGB tem 1/4 dos lumens da 601 plus

a 601 plus tem 14200 lumens e a RGB 601 tem 3580 lumens. Atendendo que teria de ter duas de cada, se optasse pela 601 plus ficaria com 28400 lumens. Com a RGB seriam 7160.

A 601 plus, no ebay está a 62 €, a RGB a 76 €

Atendendo ao que pretendo obter do meu aquario, qual recomendariam?

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Hugo. Quando procuramos iluminação led para um plantado não podemos apenas nos basear na questão dos lúmens quando se fala em calhas RGB e calhas "brancas" pois os leds vermelhos e azuis emitem menos lúmens que os brancos mas isso não significa que para as plantas seja menos bom pois para a fotossíntese elas usam mais o espectro vermelho/azul do que os verdes aka brancos. Por isso mesmo é que antes havia as t5/8 para plantas tipo a grolux e nos últimos anos os fabricantes de calhas optaram pelas calhas RGB. 

Sem querer lançar mais confusão :) aconselho a leitura deste tópico que o Tiago Miravent e o Nuno Matos fizeram no ukaps:

https://www.ukaps.org/forum/threads/ada-wasmas-zetlight-twinstar-chihiros-led-par-data-the-power-of-light.43178/

Se não te entendes com o inglês aperta com eles, pode ser que finalmente decidam publicar igual mas na nossa língua aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais