Primeiros PEixes - Duvidas


Luis Lança

Recommended Posts

Olá Pessoal, sou novo nestas andanças e adicionei os primeiros peixes na semana passada. Até agora parecem estar felizes da vida, como eu :) Amanhã quero fazer uma limpeza ao substrato ( pois têm caido alguns, poucos, restos de comida) e TPA e tou com alguns receios.

As minhas perguntas são:

- Qual a quantidade de água que devo trocar? Pretendo fazer trocas semanais. Quinzenais é melhor?

- Faço a troca com água da torneira ou metade água destilada?

- Como faço para evitar um choque térmico?

- Posso adicionar o anti-cloro diretamente no aquário ou adiciono á agua antes?

 

- Quero adicionar mais uma espécie pelo menos. O que eu gostava mesmo são apistogramas mas já percebi que com o substrato fértil espalhado por todo o aquario pode dar problema pois eles escavam e vai levantar o substrato. Estou a inclinar-me para os Ramirezis. Que acham? E quantos poderia pôr? Aceito sugestões de peixes do mesmo género mais de fundo com personalidade. 

 Obrigado pela paciência. Abraço

Material

Aquário Juwel 110l 81 cm * 36 cm * 45 cm - 

Filtro Bioflow 

Eccoflow 500 

Termostato AquaHeat 100 watts - 26,5 - 27

Iluminação - Led NovoLux 80

Parametros da água

PH - 7

KH - entre 6 e 10

cloro 0 

No's 0

 

Hardscape

Substrato  - JBL manado 10l (espalhado por todo o aquário)

Cascalho

Tronco

Pedras

1 Casca de Coco

Plantas

Anubia "nana"

Musgo de Java

 Myriophyllum

Ludwigia

Cryptocoryne

Higrophila

Peixes

11 Cardinais Tetra

5 Arlequins Rasbora

Editado por Luis Lança
Parametros da Agua
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Luis Lança

Benvindo ao fórum! 

Antes de mais, quando montaste o aquário? Fizeste o ciclo ou colocaste logo os peixes lá dentro? 

Coloca uma foto do aquário que a malta gosta de ver :) 

Cumps, 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi questionado quando montaste o aquário? O ciclo é muito importante.

Quanto às tuas questões:

- Qual a quantidade de água que devo trocar? Pretendo fazer trocas semanais. Quinzenais é melhor?

A quantidade é período depende das necessidades do aquário. Amónia e nitritos tem de estar sempre a zero e nitratos abaixo de 30 ou por aí. Dependendo da acumulação de nitratos podes fazer semanal ou mais espaçadas e em percentagem menor ou maior.

- Faço a troca com água da torneira ou metade água destilada?

Para quê a água destilada? Só em águas da torneira muito duras com necessidade de espécies de águas muito ácidas deves moldar a água. O melhor é manter a estabilidade dos parâmetros a cada TPA.

- Como faço para evitar um choque térmico?

Tempera com água quente. Se baixar ou subir 2 graus na TPA não te preocupes.

- Posso adicionar o anti-cloro diretamente no aquário ou adiciono á agua antes?

Podes adicionar no aquário quando começas a despejar a água nova na zona em que fazes a descarga para o produto se espalhar bem.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Luis Lança disse:

Quero adicionar mais uma espécie pelo menos. O que eu gostava mesmo são apistogramas mas já percebi que com o substrato fértil espalhado por todo o aquario pode dar problema pois eles escavam e vai levantar o substrato. Estou a inclinar-me para os Ramirezis. Que acham? E quantos poderia pôr? Aceito sugestões de peixes do mesmo género mais de fundo com personalidade. 

Falas em substrato fértil mas no teu setup só aparece o JBL Manado e cascalho... Se é só isso que tens não vejo problema pois nenhum deles é fértil!

Quanto á escolha de fauna para o fundo, a opção  por um casal de ramirezi é boa. Eles vão fazer bom uso do côco ;)

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Miguel Simões disse:

Boas @Luis Lança

Benvindo ao fórum! 

Antes de mais, quando montaste o aquário? Fizeste o ciclo ou colocaste logo os peixes lá dentro? 

Coloca uma foto do aquário que a malta gosta de ver :) 

Cumps, 

Boas @Miguel Simões montei já há 1 mês e meio...adicionei logo plantas e esperei que começassem a crescer. Por fim adicionei o cardume de cardinais e os 5 arlequins (autênticos terroristas estes 5, não param 1 segundo). É curioso que li muito acerca do ciclo mas os parâmetros da água nunca alteraram durante esse mÊs e meio. Percebi que tinha de  ter um pico de amonia e depois estabilizar antes de meter os peixes mas não dei detetei diferença nos parametros. Tudo a 0. :/

@S.S.

Fiz hoje a limpeza e tpa e correu tudo bem. Optei por fazer o tratamento da água antes de meter no aqua. E acho que vou continuar a fazer todas as semanas cerca de 20%. Obrigado pela resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Tozé Nunes disse:

Falas em substrato fértil mas no teu setup só aparece o JBL Manado e cascalho... Se é só isso que tens não vejo problema pois nenhum deles é fértil!

Quanto á escolha de fauna para o fundo, a opção  por um casal de ramirezi é boa. Eles vão fazer bom uso do côco ;)

Pois...provavelmente alguma dificuldade na comunicação com o vendedor em relação ao substrato. De qualquer das formas tenho medo que os apistogramas a escavar levantem o substrato. A água vai ficar turva. Tou a ponderar também Kribensis, um casal. Os Ramirezis parecem muito sensíveis pelo que tenho lido. Obrigado pela resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A percentagem é frequência da tpa deve ser adequada às necessidades do aquário. No meu caso (ciclideos grandes) mesmo com sobrefiltragem faço 60 a 70% semanal. É mais vale a mais que a menos.

Podes fazer os 20% semanal e ir testando os nitratos antes de cada TPA. Se os mantiveres sempre abaixo dos 20ppm antes da tpa então eu não mudava o esquema. Não penses é em facilitar e baldar-te uma ou outra semana porque senão acumula e pode desestabilizar.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.