Melhor tipo de substrato para um aquário


djonnybrito

Recommended Posts

Boa tarde.

Tenho um aquário com 1m, e gostava de saber qual é o melhor substrato a usar.

Nessa fase inicial irei ter só guppy's a viver no aquário, mas estou a pensar inserir mais para frente alguns molly's.

O mesmo também irá ter algumas plantas e decorações naturais (Tipo rocha e tronco de árvore).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @djonnybrito,

A resposta que pretendes vais depender do tipo de montagem que queres, ou seja, tu queres uma aquário plantado de baixa, média ou de grande exigência?

Pela tua descrição "...também irá ter algumas plantas.." deduzo que seja de baixa manutenção com plantas de baixa exigência, eu não vou aconselhar substratos inertes simplesmente pelo motivo de mais tarde quereres algo melhor e não teres substrato capaz de "sustentar" a massa vegetal mesmo contando com a fertilização líquida.

Só te posso aconselhar com grande certeza em termos de preço/qualidade os substratos que uso pela experiência e resultados que obtive, tens o NEO Soil e os da Trópica, com qualquer um deles não necessitas de usar outros substratos por cima ou por baixo, são excelentes para as raízes das plantas, a evolução é excelente.

Tens muitos outros, cabe-te a ti de analisares qual se encaixa melhor à tua carteira ;)

Em relação a plantas de baixa exigência tens montes de espécies e bonitas, uma que te aconselho ter é a limnophila sessiliflora ou a caroliniana cabomba, ambas são muito idênticas (uma ligeira diferença no espaçamento entre os anéis), o bom destas plantas é que são de crescimento rápido, vão preencher rápidamente o teu aquário, são muito boas para ajudar a consumir os nutrientes em demasia na coluna de água ajudando assim a evitar possíveis algas.

Antes de escolheres as plantas ou peixes verifica sempre a ficha técnica de cada um, analisa os parâmteros da tua água e compra peixes que se enquadrem nesses valores como o ph por exemplo, nas plantas verifica que tipo de exigências elas têm para saberes se as podes manter ou não, tudo isto evitará gastos desnecessários ;)

É obvio que não falei sobre tudo :) a tua leitura será a tua cultura!

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Miguel Simões

Estou a querer saber qual o melhor porque como será o meu primeiro aquário com plantação quero começar com pouca quantidade para poder ir aprendendo com elas para depois poder evoluir o nível do aquário.

Tenho cerca de 40 Guppys provenientes de uma criação anterior e quero lhes dar uma casa mais bonita e com um ar mais natural.

Muito obrigado pelos concelhos pois sao bem vindos e espero aprender muito aqui no fórum.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais