Discos com problemas


Janito1

Recommended Posts

INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :

Dimensões do aquário:

150 x 50 x 60

Volume:

450l

Filtro(s):

JBL CristalProfi e901 greenline ( vou comprar o segundo na proxima semana)

Matérias filtrantes:

Esponja, cerâmicas, lã, filtro UV 9W

Iluminação:

1xHiLite Day 1047 mm/54 Watt

1xHiLite Nature 1047 mm/54 Watt

PARÂMETROS DA ÁGUA:

Temperatura da água (ºC):

30°C

pH:

7.4

Amônia:

0,1

Nitrito:

0

Nitrato:

Não tenho como testar vou tentar arranjar para amanha

TPA's (Trocas Parciais de Água):

80l 1x por semana

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

Fauna:

8 Discus stendker ( 1 casal de snake skin leopard blue 16 cm + 1 de 12cm ( muito magro e escuro)/ 1 Alenquer 18cm/ 1 Marlboro red (?? nao tenho a certeza) 18cm/ 1 kobalt 12cm (lindo parece de veludo)/ 2 Red turquoise de 10cm (com sinais de stress e muito escuros)

Hospital : Com fezes Brancas e muito magros. Estou a tratar com flagyl

Pigeon blood 8cm

Blue diamond 10cm

Desde a duas semanas tenho mais :

1 escalar de 6cm

1 neon cardinal

1 ottocinclus

6 espadas

1 guppy

 

Aspecto físico:

- O casal tem as cores vivas e não apresenta qualquer deformação.

- O Leopard esta muito escuro, sempre escondido e as barbatanas por baixo da barriga estas cortadas pelo meio, so tem a parte mais grossa.

- Alenquer sem qualquer sinal de deformações mas quase sempre consigo aperceber as riscas que se associam ao stress e um pouco escuro.

- Marlboro tem uma mancha branca na barriga mas desde sempre, parece-me uma ferida cicatrizada, mas não posso confirmar, tenho a sensação que já esteve maior.

- Kobalt cores perfeitas e sem deformações.

- Red turquoise os dois sem deformações mas um pouco escuros e um sempre com as riscas.

 

Aspecto comportamental:

- O casal teve uma postura no dia 19, um pouco territoriais/agressivos, comem bem e estão gordos, mas a femea ontem deu um arranque pelo aquario e depois voltou para junto dos ovos como se de nada se tratasse.

-- O Marlboro hoje deu um arranque pelo aquario e foi com toda a força contra o vidro.

- o alenquer é uma femea, é um pouco agressivo na hora de comer, mas so com o casal.

- o kobalt nao vejo nada de especial esta bastante normal.

- o leopard esta sempre parado e escuro e magro, mas na hora de comer faz sempre guerra com um dos red turquoise.

- os red turquoise estão mais magros penso que por serem mais pequenos e não os deixarem chegar a comida, tendem a ficar mais parados no aquario.

     

    No Hospital estão um pouco melhor, as cores e já não vejo as fezes brancas mas ainda não comem muito bem.

     

    Aspecto das fezes:

    no aquario principal neste momento não consigo dizer, mas quando tirei os outros para o hopital tinham as fezes brancas longas.

    No aquario principal não consigo ver.

     

    Alimentação:

    2 ou 3 vezes ao dia

    Discus Life basic

    papa caseira

     

    desde a postura apenas uma vez

     

    Flora:

    Nada

     

    OBSERVAÇÕES:

    Eu já tive experiencias com discos antes a cerca de 10 anos parei, e no mês de novembro de 2017 voltei a começar. os peixes entraram 4 na primeira semana de janeiro e 6 na segunda. Desde o segundo dia os peixes começaram a comer a parte o Marlboro que ainda não come muito bem mas todos os outros comem.

    Desde há duas semanas, mais ou menos quando vi e tirei os que tinham fezes brancas começaram a stressar muito sempre que me aproximava do aquario, por isso desliguei as luzes e agora sempre que tento ligar ficam assim, mais stressados, tenho apenas uma luz indireta, fora do aquario. Com a luz apagada esta tudo bem.

    Desde ontem que começaram a dar arranques e hoje um foi contra o vidro, as vezes estremecem como se estivessem a sacudir qualquer coisa.

    Não sei o que fazer, devo tratar todo o aquario? o Tratamento por flagyl e o mais adequado?

     

    Preciso de ajuda.

     

     

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Fiz uma TPA de 80l, 40 agua de osmose e 40 diretamente da torneira, para que os parametros se mantenham semelhantes. o kh subiu de 3 para 5, pode ser isso que esta a afetar os peixes? o que pode fazer subir o kh? Os ovos começaram a desaparecer depois da TPA, mas por enquanto acho que foram so os que estavam brancos mas não tenho a certeza. O ph acham que devia baixar? A agua da torneira sai a 8-8.2 se usar turfa e folhas de amendoeira deve baixar, o que acham?

     

    Flavio Januario

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Vou actualizando no caso de alguem aparecer.

    Neste momento os discos andam todos na metade superior do aquario, o leopardo esta sozinho muito quieto num canto, e um red turquoise também muito parado, os outros andam mais ativos, mas ainda apresentam muitos sinais de stress (cores escuras e riscas).

    A femea abandonou os ovos, neste momento so o macho e que tenta salvar a postura, mas penso que não vai ter muito sucesso, esta muito violento mesmo com a femea. 

    Ja perdi a postura, mesmo não estando muito confiante em conseguir criar, mas esperava pelo menos conseguir que nascessem.

    Agora so espero não perder nenhum peixe.

    Amanha vou comprar um teste de nitrato para ter mais dados, e vou fazer mais uma TPA de manha, e talvez a noite. Se não houver melhorias até sexta-feira, vou passar ao medicamento.

    Ja vi alguns videos em que dão banhos de sal aos peixes acham que se deve fazer? Alguém já fez? Que resultados teve?

     

     

    Flavio Januario

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Parece que não há muitos interessados em ajudar, será que estou no sitio errado ou fiz alguma coisa mal? Se sim, digam que eu tento corrigir.

    De qualquer forma hoje comprei o teste de Nitrato e está entre 25 a 30 mg/l, pelo que li é um valor aceitável, ou estou enganado?

    Amanha vou comprar um segundo filtro, para ver se melhora alguma coisa, também juntei 2 bombas de circulação, uma coisa entrada de ar para oxigenar mais o aquário.

    Os peixes têm uma respiração um pouco acelerada, e hoje vi o Marlboro a roçar num tronco com a parte da guelra, poderá ser parasitas? Como devo tratar?

    Alguém pode ajudar, por favor?

    Obrigado,

    Flavio Januario

    • Votar + 1

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas, 

    Lamento que ninguém especializado te esteja a ajudar. A minha experiência com os discus é curta, pelo que apenas falarei do que sei:

    1. A água da tua torneira tem um pH elevadíssimo para ambientares os discus. São peixes de pH até 7 (o ideal será próximo do 6). As folhas de amendoeira devem ter o efeito que pretendes.
    2. Tens 0,1 de amoníaco (amônia)?! Ambiente para discus deve estar a 0. O amoníaco é tóxico e é responsáveis por malformações em peixes em crescimento.
    3. Quando fazes as TPA's, podes deixar a água da torneira a repousar 1/2 dias para perder parte dos desinfetantes (como o cloro), tóxicos para os peixes. Assim, ainda tens um efeito melhor com a água de osmose.
    4. Nitrato é pouco tóxico, mas para os peixes sensíveis que manuseias deve estar a 0. (nada que com um par de TPA's não resolvas).
    5. Pelo que sei, o teu KH não é preocupante.

    Espero ter ajudado alguma coisa.

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Luiji obrigado pela resposta estava difícil de alguém dizer alguma coisa. 

    De onde achas que pode vir a amónia, será só a comida, eu costuma sinfonar todos os dias á noite, penso que o filtro não é suficiente, então vou juntar mais 1, achas que estas coisas como o ph e amónia pode estar a afetar o comportamento dos peixes e stressa-los, ou pode haver mesmo qualquer tipo de parasita? Achas que devo fazer o tratamento dos banhos de sal, ou outro qualquer?

    Nas TPA's costumo deixar a agua entrar tipo chuveiro li em qualquer lado que ajuda a eliminar o cloro, mas vou tentar encontrar um recipiente onde posso por ate 100l de agua e fazer como disseste.

    Em relação ao comportamento dos peixes como não poder ligar as luzes, achas que faço bem em deixar desligado ao devia ligar?( li em algum lado que a luz ajuda a combater algumas doenças)

    Desculpa todas as perguntas mas como foste o único a responder.

    Não posso sequer pensar em perder os peixes, para além do desgosto, foi um grande investimento.

     

    Obrigado,

    Flavio Januario

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Bem deixo aqui os videos, talvez assim alguem queira ajudar. 

    Alguma coisa que vejam de anormal por favor digam.

     

    Flavio Januario

    • Gosto 1

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Boas. Tive experiência com discus durante uns 3 anos e depois desisti. Também passei por vários problemas apesar de ter mais água que tu e muito melhor filtragem. O meu ph de base acima de 8 era complicado.

     

    Não sei como um 901 dá para esse volume de água e tanto discu.

     

    As TPAS também parecem muito curtas para esse volume de água e peixes.

     

    Tentares moldar isso ainda é pior pois a cada TPA os valores oscilam. Acredita que se não forem selvagens a maioria vem de criadores que os criam em ph de 7 a 7.5. Eu vi isso na ficha do importador dos meus.

     

    Carrega nas TPAS. Eu faria no mínimo 50% semanal verificando os nitratos que devem estar sempre abaixo de 20ppm. Se nem com 50% tiveres menos de 20ppm de nitratos faz maior ou mais vezes por semana. Quanto menos nitratos melhor além de teres de zerar amónia e nitritos sempre.

     

    Tens urgentemente de meter outro filtro em condições. Algo tipo fx6 pois o 901 como segundo filtro é bom em biológico mas fraco em circulação (podes ter falta de oxigenação também) e falta-te filtragem mecânica.

     

    Sem boa qualidade de água não adianta tratares seja o que for pois eles andarão sempre em stress.

     

    Só um aparte em jeito de desabafo. Custa-me ver estes pedidos de ajuda sem ajuda especializada. Onde andam os experts dos discus?

     

    Boa sorte.

     

    "Tapatalking"

     

     

     

     

    • Votar + 1
    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    S.S. obrigado por responderes, o filtro tens toda a razão eu pensei que conseguia aguentar com as TPA's mas nem pensar, já comprei, um hydor Pro 600 com os dois fico com um caudal de 2000 a 2200 l/h. 

    Em relação á amónia, achas que pode ser comida a mais ou o filtro a precisar de ser limpo? 

    Tenho ainda duas bombas de circulação uma delas com entrada de ar para oxigenar a agua e a saída do filtro tipo chuveiro, começo um pouco a perder o animo, não pensei que fosse ter todos estes problemas, pensei que estava a fazer tudo bem (filtro à parte), erro meu.

    Mas ainda não estou pronto para desistir, uma vez que os peixes do hospital hoje já estão um pouco melhor (mesmo sem comerem como é habito nos discus), vou muda-los de novo para o aquário principal e tirar todos os intrusos, colocar um fundo no aquário, porque li algures que ajuda a acalmar os peixes. Provavelmente juntar algumas coisas para lhes oferecer esconderijos talvez plantas e troncos (mas vai ter de ser aos poucos).

    Não sei se conseguiste ver, mas parece-me que alguns discus estão com a barriga um pouco maior que o normal, será porque comeu muito ou obstipação? Vi que algumas pessoas dão ervilhas cozidas como laxante, por enquanto vou parar com a comida dois ou três dias para ver a diferença.

    O casal de vez em quando já andam outra vez a namoriscar, e pareceu-me que andam a limpar o cone, mas com todos os problemas não sei se voltam a por os ovos.

    Vou metendo aqui as novidades, em algum momento acho que deve começar a melhorar.

    Se alguém tiver comentário/criticas por favor não hesitem em partilhar, toda a ajuda é bem vinda.

     

    Flavio Januario

     

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Estabiliza a qualidade da água. Entre ter o ph um pouco elevado ou oscilações no ph por andar a moldar a água eu preferia a estabilidade. Cheguei a fazer osmose e usar turfa também mas os problemas mantinham-se. Quando mantive a rotina de TPAS grandes e frequentes direto da torneira apenas com o condicionador seachem prime por causa de algum problema da água da companhia as coisas melhoraram.

     

    O fundo pode ajudar a diminuir o stress eles não gostam de reflexos nem muita luz.

     

    Limpa as esponjas do filtro e as cerâmicas apenas se estiverem muito sujas e sempre na água do aquário que tirares da tpa. Nunca deixes o filtro desligado muito tempo nem as matérias fora de água.

     

    Evita stressar os peixes com mexidas a mais no aquário. Já basta as TPAS que são essenciais.

     

    Reparei agirá que tens UV. Está ligado?

     

    Eu não disse nada antes porque não me considero um perito. Sei um pouco porque também passei por isso.

     

    "Tapatalking"

     

     

     

     

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Vou fazer isso, em relação ás TPA's achas que devo fazer 50% uma vez ou 25-30% duas vezes por semana?

    Tenho habito de sinfonar quase todos os dias à noite, devo fazer menos vezes?

    A luz eu não consigo ter ligada a calha do aquário sem que eles se metam todos num canto, já juntei uns refletores e virei ao contrario, assim não há luz direta mas mesmo assim sem grande resultado, tenho de ter sempre uma luz fora do aquário. Mas estou convencido que depois de tudo o resto estar bem resolvido o problema da luz também vou conseguir superar.

    Sim tenho UV 24h, tinha desligado mas quando começaram a ficar doentes liguei, pensei que mesmo não resolvendo o problema evita-se que se desenvolve-se ainda mais, achas que devo tirar?

    Em relação ao ph acho que vou tentar como dizes, também já tinha pensado em começar a fazer TPA's com água engarrafada mas 200 a 250l por semana não é fácil.

    condicionador seachem prime devo meter directo no aquário ou fazer a preparação antes? 

    Obrigado pelas dicas.

    Flavio Januario

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Vou fazer isso, em relação ás TPA's achas que devo fazer 50% uma vez ou 25-30% duas vezes por semana?
    Tenho habito de sinfonar quase todos os dias à noite, devo fazer menos vezes?
    A luz eu não consigo ter ligada a calha do aquário sem que eles se metam todos num canto, já juntei uns refletores e virei ao contrario, assim não há luz direta mas mesmo assim sem grande resultado, tenho de ter sempre uma luz fora do aquário. Mas estou convencido que depois de tudo o resto estar bem resolvido o problema da luz também vou conseguir superar.
    Sim tenho UV 24h, tinha desligado mas quando começaram a ficar doentes liguei, pensei que mesmo não resolvendo o problema evita-se que se desenvolve-se ainda mais, achas que devo tirar?
    Em relação ao ph acho que vou tentar como dizes, também já tinha pensado em começar a fazer TPA's com água engarrafada mas 200 a 250l por semana não é fácil.
    O condicionador seachem prime devo meter directo no aquário ou fazer a preparação antes? 
    Obrigado pelas dicas.
    Flavio Januario
    A percentagem da tpa deve ser adequada a que os nitratos se mantenham baixos. Até podes precisar de mais de 50%. Além dos nitratos baixos é um facto que os discus gostam de muitas mudanças de água. Isso influi no seu crescimento.

    Não ligues a luz por agora. Tudo o que os stresse deixa de fazer menos as TPAS. Eu procurava um tratamento que pudesse fazer no aquario todo mas o Flagyl mata as bactérias do filtro por isso não será adequado. Há tratamentos mais adequados.

    Moras onde?

    Liga-me à tarde se quiseres falar melhor. De manhã não dá vou treinar.

    918757016.
    Sergio.

    "Tapatalking"

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    S.S. Eu tenho um fim de semana super ocupado, mas se não te importares ligo-te na Segunda ou na terça à tarde, se der para ti pode ser por Messenger ou WhatsApp assim podes ver o Aqua e dar umas ideias de como posso fazer.

    Moro na Suíça.

    Tive mais uma postura com provavelmente mais de 100 ovos, tentei fazer um vídeo mas começam a ficar agitados e desisti.

    Vou deixá-los bem tranqui-los nos próximos dias, a não ser que seja obrigado a mexer, não que pense em conseguir criar mas pelo menos gostava que eclodissem desta vez.

    Descobri que todas as pedras que tenho no aquário são calcárias, e penso que isso pode fazer subir o ph, será melhor tirar?

    A última TPA foi de cerca de 250 litros sem osmose com água diretamente da torneira devidamente temperada depois adicionei um conditionador da jbl, não encontrei o que aconselhas-te. Depois tento procurar melhor ou encomendar on-line.

    Os medicamentos o que aconselhas, acho que pelo menos um dos discus do aquário principal está com as fezes brancas e compridas.

    Na sexta feira falaram-me do Voogle da easy-life. Não conheço mas parece-me que é mais para prevenir.

    De qualquer forma o tratamento no aquário hospital com o flagyl já acabou, em relação às fezes brancas desapareceram mas os discus não me parecem ainda a 100%. Vou deixá-los mais alguns dias com tpa todos os dias de 50%.

    Flavio Januario

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Sim deves tirar essas pedras. Mantém a água o melhor possível. E evita incomodar demasiado os peixes. Mexe o menos possível e mantém isso sem luz forte.

     

    O voogle também já usei e sim é mais um preventivo tipo reforço do sistema imunitário.

     

    Tratamentos há muitos eu usei com algum sucesso o Flagyl combinado com o fluvermal mas as doses e esquema de tratamento não me lembro só procurando. O problema dos tratamentos é que normalmente só tratam algumas doenças e debilitam os peixes e se o diagnóstico não for bem feito, bem como o tratamento, o resultado pode ser pior.

     

    Havia um desparasitante de uma marca que não me lembro e era em pó algo com o nome tipo qualquer coisa worm. Também era eficaz. Vou ver se recupero essa informação.

     

    Mas reitero, mais que tratamentos a qualidade da água e a estabilidade dos parâmetros da mesma são essênciais. Sem isso não terás sossego e irás ter sempre perdas.

     

    "Tapatalking"

     

     

     

     

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Ok, vou so esperar até á próxima tpa para retirar as pedras vai depender dos testes, até estabilizar como deve ser vou fazer testes todos os dias de PH, Amonia, Nitritos e Nitratos.

    Tenho os dois filtros a trabalhar, mas tive que tirar o UV-C tive uma pequena fuga e vinha daí, agora tenho de ver o que era, talvez juntar uma anilha de vedação.

    Os tratamentos vou ter que fazer a pelo menos mais dois peixes, com fezes brancas, mas vou separar para o hospital, tenho o flagyl mas o fluvermal não sei se consigo arranjar, já vi um VERMOX que penso ter os mesmos efeitos, mas o principio ativo e diferente, ao invés de ser Flubendazole é Mebendazole.

    Os ovos comeram tudo, esta manhã não havia nada. Mas já estão outra vez a dançar, "parecem coelhos".

    Por enquanto tenho-os sem luz direta vou tentar arranjar uma daquelas que imita o percurso do sol, até lá talvez deixo desligado ou vou tentar com os refletores virados ao contrario, não sei bem.

     

     

    Flavio Januario

     

    Editado por Janito1

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Bom dia os testes do dia;

    PH - 7,5

    KH - 5

    Amónia - 0 (ou muito perto)

    Nitrito - 0

    Nitrato - 8 a 10 mg/l

    Ultima TPA sábado aproximadamente 250l. Ia voltar a fazer hoje mas parece-me que a água ainda está razoavelmente boa, e assim ainda posso ter uma ideia da poluição e colonia de bactérias quando voltar a fazer os testes. 

    Ontem e hoje só dei artémia e larvas vermelhas (vivas), mas hoje vou dar ainda papa caseira, em quantidade reduzida. Amanhã vou dar Artémia viva, para caseira e artémia congelada. Tenho de comprar os flocos para tentar introduzir, a minha ideia será dar comida 4 vezes, duas vezes seca, uma vez viva, e uma vez caseira.

    Provavelmente (vamos ver com o tempo) vou fazer TPA duas vezes por semana, com uma limpeza de vidros e substrato uma vez por semana. Dependendo da qualidade da água e eventuais algas ou sujidades.

    O que acham? Alguma sugestão? 

     

    Sergio se estiveres de acordo tento ligar-te hoje a tarde, por volta das 5. 

     

    Flávio Januário

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Bom dia os testes do dia;

    PH - 7,5

    KH - 5

    Amónia - 0 (ou muito perto)

    Nitrito - 0

    Nitrato - 8 a 10 mg/l

    Ultima TPA sábado aproximadamente 250l. Ia voltar a fazer hoje mas parece-me que a água ainda está razoavelmente boa, e assim ainda posso ter uma ideia da poluição e colonia de bactérias quando voltar a fazer os testes. 

    Ontem e hoje só dei artémia e larvas vermelhas (vivas), mas hoje vou dar ainda papa caseira, em quantidade reduzida. Amanhã vou dar Artémia viva, para caseira e artémia congelada. Tenho de comprar os flocos para tentar introduzir, a minha ideia será dar comida 4 vezes, duas vezes seca, uma vez viva, e uma vez caseira.

    Provavelmente (vamos ver com o tempo) vou fazer TPA duas vezes por semana, com uma limpeza de vidros e substrato uma vez por semana. Dependendo da qualidade da água e eventuais algas ou sujidades.

    O que acham? Alguma sugestão? 

     

    Sergio se estiveres de acordo tento ligar-te hoje a tarde, por volta das 5. 

     

    Flávio Januário

    Depois deles se habituarem a papas congeladas dificilmente vão pegar em flocos ou granulado. Eu prefiro sempre granulado e tens o da Hikari discus que é muito bom se arranjares.

     

    Se não pegarem em comida seca agora depois de eles estarem estáveis e fortes fazes um jejum de uns dias que pode ser que peguem no granulado ou flocos. Também podes desfazer estes em pó e misturar nas papás descongeladas fazendo pequenas bolas para se habituarem ao sabor da comida seca.

     

    A comida congelada também segundo alguns entendidos pode trazer parasitas.

     

    Quanto às TPAS mais é sempre melhor que menos. Nos discus há quem faça todos os dias para os ajudar a crescer e manter saudáveis.

     

    Liga quando quiseres de dia à hora de cá até às 23h pelo menos costumo estar acordado.

     

    "Tapatalking"

     

     

     

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Hoje antes de jantar, com as luzes ligadas.
     
    A água parece demasiado parada. Terás falta de oxigenação? O discu escuro no canto direito parece ofegante.

    O aquário também parece muito nú o que não lhes dá abrigo quando em stress.

    Que areao é esse?

    "Tapatalking"

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    A água tens razão está muito parada á superficie, mas tive o azar de partir os reforços superiores do aquário, e agora tenho o nível da água uns dez centímetros mais baixa, o que faz montes de barulho e a minha esposa já começava a reclamar, então tive de meter dois tubos nas saídas dos filtros para entrar diretamente na água e abafar o barulho, vai ter de ficar assim até chegarem os novos reforços, já encomendei mas só devem chegar na próxima semana, tenho uma bomba de circulação, a segunda tinha tirado para o hospital, amanhã volto a colocar porque tem uma entrada de ar. 

    Há algum teste para saber a quantidade de Oxigénio dissolvido, tipo os do CO2? Talvez não fosse má ideia ter um para ir controlando.

    Amanhã faço um novo vídeo com algumas pequenas alterações para ver o que achas.

    Normalmente os peixes ficam quase todos assim quando ligo a luz, mas já vão aceitando melhor.

    Não faço ideia que areão é já vinha com o aquário e eu aproveitei. Mas como descobri que as pedras são calcárias, tenho de testar também o areão e talvez substitui-lo.

    Eu queria de facto algo mais composto, mas agora não posso adicionar nada enquanto não estabilizarem um pouco, o que achas?

    A minha ideia era mais uma raiz XXL, areia branca (quartzo), depois algumas anubias, lotus RED (se conseguir), valisnerias, e plantas flutuantes com grandes raizes (não sei o nome).

    Tirar os espadas, o guppy e o escalar, e adicionar os discus que estão no hospital, com um enorme cardume de neons cardinais, a volta de 50 ou mais  e ainda ottocinclus, um grande cardume também, mas estou aberto a opiniões, e claro tudo isto será feito pouco a pouco.

    Flávio Januário

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais



    A água tens razão está muito parada á superficie, mas tive o azar de partir os reforços superiores do aquário, e agora tenho o nível da água uns dez centímetros mais baixa, o que faz montes de barulho e a minha esposa já começava a reclamar, então tive de meter dois tubos nas saídas dos filtros para entrar diretamente na água e abafar o barulho, vai ter de ficar assim até chegarem os novos reforços, já encomendei mas só devem chegar na próxima semana, tenho uma bomba de circulação, a segunda tinha tirado para o hospital, amanhã volto a colocar porque tem uma entrada de ar. 
    Há algum teste para saber a quantidade de Oxigénio dissolvido, tipo os do CO2? Talvez não fosse má ideia ter um para ir controlando.
    Amanhã faço um novo vídeo com algumas pequenas alterações para ver o que achas.
    Normalmente os peixes ficam quase todos assim quando ligo a luz, mas já vão aceitando melhor.
    Não faço ideia que areão é já vinha com o aquário e eu aproveitei. Mas como descobri que as pedras são calcárias, tenho de testar também o areão e talvez substitui-lo.
    Eu queria de facto algo mais composto, mas agora não posso adicionar nada enquanto não estabilizarem um pouco, o que achas?
    A minha ideia era mais uma raiz XXL, areia branca (quartzo), depois algumas anubias, lotus RED (se conseguir), valisnerias, e plantas flutuantes com grandes raizes (não sei o nome).
    Tirar os espadas, o guppy e o escalar, e adicionar os discus que estão no hospital, com um enorme cardume de neons cardinais, a volta de 50 ou mais  e ainda ottocinclus, um grande cardume também, mas estou aberto a opiniões, e claro tudo isto será feito pouco a pouco.
    Flávio Januário


    OK. Vê se o areao também não é problema mas vai com calma nas mudanças. Teste de oxigénio nunca fiz. Havendo movimento à superfície é suficiente e os discus nem gostam de muita agitação mas parada demais pode haver falta.

    "Tapatalking"

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais



    A água tens razão está muito parada á superficie, mas tive o azar de partir os reforços superiores do aquário, e agora tenho o nível da água uns dez centímetros mais baixa, o que faz montes de barulho e a minha esposa já começava a reclamar, então tive de meter dois tubos nas saídas dos filtros para entrar diretamente na água e abafar o barulho, vai ter de ficar assim até chegarem os novos reforços, já encomendei mas só devem chegar na próxima semana, tenho uma bomba de circulação, a segunda tinha tirado para o hospital, amanhã volto a colocar porque tem uma entrada de ar. 
    Há algum teste para saber a quantidade de Oxigénio dissolvido, tipo os do CO2? Talvez não fosse má ideia ter um para ir controlando.
    Amanhã faço um novo vídeo com algumas pequenas alterações para ver o que achas.
    Normalmente os peixes ficam quase todos assim quando ligo a luz, mas já vão aceitando melhor.
    Não faço ideia que areão é já vinha com o aquário e eu aproveitei. Mas como descobri que as pedras são calcárias, tenho de testar também o areão e talvez substitui-lo.
    Eu queria de facto algo mais composto, mas agora não posso adicionar nada enquanto não estabilizarem um pouco, o que achas?
    A minha ideia era mais uma raiz XXL, areia branca (quartzo), depois algumas anubias, lotus RED (se conseguir), valisnerias, e plantas flutuantes com grandes raizes (não sei o nome).
    Tirar os espadas, o guppy e o escalar, e adicionar os discus que estão no hospital, com um enorme cardume de neons cardinais, a volta de 50 ou mais  e ainda ottocinclus, um grande cardume também, mas estou aberto a opiniões, e claro tudo isto será feito pouco a pouco.
    Flávio Januário


    OK. Vê se o areao também não é problema mas vai com calma nas mudanças. Teste de oxigénio nunca fiz. Havendo movimento à superfície é suficiente e os discus nem gostam de muita agitação mas parada demais pode haver falta.

    "Tapatalking"

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Resultados do dia:

    PH - 7,5

    KH - 7

    Amónia - 0

    Nitrato - 10

    O KH subiu, é preocupante? O que poderá fazer isso?

    A areia não é calcária fiz um teste com anti-calcário para as máquinas do café e não ouve reação.

    Aqui está um vídeo de hoje com algumas alterações.

    Inseri um dos que estava no Hospital, parece-me muito melhor por isso arrisquei, o outro vou deixar mais algum tempo. 

    O Leopardo que estava doente foi para o Hospital, mas só vou começar o tratamento quando tirar o outro, ou devo fazer já, mesmo com o outro?

    Tirei as pedras, e adicionei uma bomba de circulação com entrada de ar, a ver se muda alguma coisa.

    Com as luzes apagadas é uma festa dentro do aquário não param, algumas lutas também, penso que é normal.

    Agora só volto a meter as mãos lá dentro no domingo.

     

    Flávio Januário

     

    • Votar + 1

    Flávio Januário

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais

    Se antes fazias TPAS com água normal misturada com osmose é natural que agora só com água da torneira o kh tenha subido.

    O kh não interfere em nada com a fauna serve apenas de tampão para o ph evitando alterações bruscas nesse. Quanto mais kh menos possibilidade há de flutuações no ph.

    Quanto ao tratamento se tens um peixe no aqua hospital já em tratamento e se esse aqua é pequeno eu não os juntava. Não tens uma caixa de plástico grande? Um aquecedor é algo que faça movimentar a superfície para dar oxigenação e já tens um segundo hospital.

    Já agora qual o gh? Esse valor sim é importante saber. Os discus gostam de águas mais ácidas e pouco duras.

    "Tapatalking"

    Link to comment
    Partilhar nas redes sociais