Começar pelo início... Help


vibe

Recommended Posts

Desde já agradeço a todos os que começam a perder tempo comigo.

 

Embora já pertença a este grupo a muitos anos, estive ausente do "vício" durante muito muito tempo e resolvi agora voltar.

 

Preciso da vossa ajuda para me guiarem no meu arranque, já (re)li todos os tópicos para maçaricos mas não consegui chegar a nenhuma conclusão e vai daí que apelo a vossa paciência e sabedoria. E espero que este tópico também ajude com como eu, está com dificuldade em dar o primeiro passo...

 

Ao longo do tempo, irei colocar aqui as minhas dúvidas e o resultado/motivo das minhas escolhas.

 

️Quero um aquário, grande o suficiente para fazer um bonito comunitário;

️Gostava de ver um cardume;

️De ter peixes em todas as partes do aqua.

️Peixes de fácil manutenção e baratos.

 

️Queria um plantado, com plantas de pouca exigência.

️Gostava de ter substrato "terra"

️Talvez um tronco e umas pedras

 

Isto é o q idealizo, agora as dúvidas:

Não tenho grande orçamento e não tenho nada comprado ainda, pelo que estou a procurar o móvel e o aquário.

 

️O q aconselham, procurar um aqua novo ou optar por um usado? Existe algum risco?

️Filtro interno ou externo?

️Das minhas ideias, o que não é, desde já compatível?

 

 

Obrigado

 

 

 

 

 

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

 

 

Pic_4246_29_thumb.jpg

 

Troco Guppys; Procuro comida viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acho que ainda me considero novato, mas deixo-te a minha opinião até os mais entendidos aparecerem:default_bleh:

há 8 horas, vibe disse:

O q aconselham, procurar um aqua novo ou optar por um usado? Existe algum risco?

Um aqua usado é sempre mais barato mas corres sempre algum risco de não estar nas melhores condições (silicone gasto, vidros riscados ou já enfraquecidos, verter água...). Há uns tempos andei com a idéia de arranjar um aquário maior (120x50x50) e pedi alguns orçamentos e encontrei bons preços (aquário+móvel entre os 280 e os 350€ se não me falha a memória).

há 8 horas, vibe disse:

emoji830.png️Filtro interno ou externo?

Externo sem qualquer dúvida.

há 8 horas, vibe disse:

emoji830.png️Das minhas ideias, o que não é, desde já compatível?

Não vejo inconveniente nenhum nas tuas idéias (acho que deve ser a idéia de quase toda a gente que inicia :my_shy:).

Tens muitas espécies de fauna e flora por onde escolher sem serem muito dispendiosas. A fauna tenho optado quase sempre por comprar em lojas especializadas (excepção dos meus red cherrys) já as plantas tenho comprado a particulares que anunciam no olx ou em grupos Facebook.

Rochas e troncos podes sempre recolher tu num passeio por uma área rural e ficam a custo 0€.

O substrato dependendo do que pretendas optas por marcas mais especializadas nas lojas de aquariofilia ou podes optar por exemplo por areia de silica à venda a bons preços nas lojas de bricolage ou de materiais de construção.

Espero ter-te ajudado.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aqua muito grande vai consumir muito capital em materiais, plantas e peixes, não te esqueças! Podes também construí-lo, mas só compensa se tiveres preço bom nos vidros. Acho que por +-100 euro podes comprar um novo com uns 150/200l...

Móvel, adaptas, compras(pode ser caro) ou fazes um diy..

Terra... prepara a carteira, mas vale a pena para as plantas! 30/40 euro por saco de 9 litros... precisas duns 15% do volume do aqua. podes fazer diy mas é muito mais difícil e trabalhoso, com problemas de algas se não correr muito bem.

Filtro externo claro. Luz... depende da carteira! Co2, sim se não quiseres ficar muito reduzido na escolha de plantas. Hardscape, investes os teus euros ou o teu cabedal, conforme o que pretendas. Fauna, é ver no fim de tudo o que vai ficar bem para o teu gosto... Dependendo das plantas ainda faltam os fertilizantes.

Força nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ao dois pelo tempo que dedicaram! 

Acho que quando disse que queria um aquário grande, exagerei :my_cool: 

O AQUÁRIO 

A ideia que tenho, para o meu "aquário grande", deve estar compreendido entre os 80 a 100 litros.

Tenho de ponderar entre os novo, um novo em "KITs" ou usado. 

Tenho de o enquadrar no espaço disponível na sala e pior.... na decoração que a mulher tem na sala! (Um desafio enorme) :default_chair:

Gostava de um aquário sem caixilharia, muito clean, mas precisava de ter uma tampa, não vá os legos e os carros do miúdo parar la dentro...  Isto é possível?

O móvel... aqui está o primeiro problema, nenhum móvel de aquário agradou a "designer" da sala... Todos são "desenquadrados", será que se ela encontrar alguma coisa no IKEA, pode aguentar com o aquário? Já vi aqui um tópico com várias opiniões, mas não publicaram o resultado. 

O Filtro, assim, decisão tomada. Será externo. Sugestão de alguma marca baratuxa? 

A Luz, uma certeza, vai ser LED, e não quero grande exigência, porque quero limitar o aqua a plantas de fácil manutenção. Isto no Ebay, é possível encontrar facilmente? Quais são as exigências de luz que me aconselham a estar atento? 

CO2, está fora das minhas contas. Creio que, pelo que já explorei e pela experiência que tive, vou dispensar. (As plantas que quero, para já, descartam este material) 

 

Hardscape

 Como gosto bastante do DiY, como gosto de ver o resultado do meu trabalho explanado em tudo o que faço, esta parte vai ser mesmo como o buedamau sugeriu:

A "madeira", aproveitando as videiras do sogro, acho que vou encontrar alguma coisa por lá. .

As pedras, posso colocar qualquer coisa ou tem algumas pedras que me sugiram? 

 

A FLORA

Já fiquei assustado com o substrato. Se calhar vou tentar apenas uma parte com "Terra" (um canteiro pequeno) e outra com a areia mais comum. 

As plantas, idealizo algo como Musgos de diferentes espécies, para dar um efeito diferente, umas anubias, e contarei com vocês para me guiarem até outras espécies

 

A Fauna (A parte mais fácil! )

Estou a pensar povoar com Guppies, porque acho que o movimento que dão na agua e a reprodução engraçada.

Queria colocar também um cardume engraçado, o que me sugerem?

As habituais corydoras.

Uns peixitos que se agarrem aos vidros, sugestões? 

Uns caracóis. 

Uns camarões. 

E gostava de ter um(s) peixe(s) maior(es) tipo (escalares ou discos) ou alguma sugestão diferente? 

 

Outros materiais

Quero começar já, enquanto não tenho o móvel e o aqua, a comprar "coisas" que irei precisar para a evolução e manutenção da agua, plantas, peixes e do próprio aquário. 

O que me sugerem a comprar, aquilo que, não pode faltar na mala de ferramentas do aquário? 

 

Pic_4246_29_thumb.jpg

 

Troco Guppys; Procuro comida viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já viste os kits aqui do forum? 

 

Esse do meio talvez sirva para ti, dá para ter uma ideia do básico.

Terra normal má ideia, vê os diy e substratos aqui no forum ou no ukaps. Não parece nada fácil... por alguma razão quase toda a gente compra/recicla.

Podes ver aqui no forum o último post do ismael, parece maisou menos o que pretendes... pode ver outros que gostes para saber como funcionam.

Peixes grandes ou muitas espêcies em aquário pequeno, não é preciso dizer mais pois não? Discos lol...

Raízes de videira são boa escolha. 

Móvel, podes ver diy, há muitos ikea reforçados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @vibesó te posso deixar a minha opinião com base nas escolhas que fiz e nas pesquisas que já efetuei.

Aquário e móvel vê estes que acho que a decoradora não se vai queixar:my_rolleyes:

Quanto ao filtro eu comprei um SICCE Space Eko+ 200 estou bastante satisfeito com ele e o preço foi bastante razoável. A iluminação não é complicado encontrares no ebay, no meu caso a maior complicação foi o tamanho não foi fácil encontrar led de 80 cm tive mesmo que comprar com 90 cm.

No caso da fauna espera para saberes qual os parâmetros da água para escolheres mais adequadamente mas para a equipa de limpeza tens os otocinclus affinis e a caridina japónica.

As videiras são boas e rochas tem atenção se não são calcárias. Eu gosto de ver xisto mas isso deve ser uma escolha tua.

Se queres plantas de baixa manutenção não precisas de investir em substratos muito caros (eu tenho areão no meu e foi o que coloquei por desconhecimento mas as plantas não se têm queixado, com a fertilização certa elas desenvolvem-se bem (o meu agora parece uma selva:default_dance:)

Cumprimentos

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boa noite, 

Por aqui continuo, estou ainda na fase do protejo (parece a Sagrada Família). Tive a necessidade de "parar tudo" por não conseguir chegar a acordo com o móvel e essa era mesmo a base para começar. 

Parece que agora existe consenso e vamos dar continuidade isto. 

Então com base em varias recolhas que continuei a fazer e nas vossas opiniões, vou seguir este trajecto:

O AQUÁRIO 

Andei por aí a sondar e estou inclinado para qualquer coisa próxima dos 120 litros

Termostato 

100w a 150w 

Filtro

Externo, pelo que li, seria aceitável os 600l / hora, correto?

Agora digam-me uma coisa importantíssima. Com filtro externo, como é que consigo aquele barulho de agua a correr ? (Exigências "superiores")

Iluminação 

Fiquei "seguro" nas calhas LED, só ainda não consegui perceber os RGB e se qq calha do ebay será eficaz. 

Pretendo também ter o efeito "moonlight

Substrato

Pelos valores que vi até agora, creio que sou "obrigado" a escolher Areia/areão. Mesmo tendo a consciência que ficará mais pobre esteticamente e mais pobre em nutrientes para as plantas, mas pelas contas que fiz, €50 era quase um terço do que iria precisar. (Impossível) 

Hardscape

O tronco de madeira, não vai faltar.

Estive a ver algumas coisas e reparei que em alguns casos fazem uma base no fundo em esferovite, com níveis de altura diferentes, isto é para dar elevação as pedras e troncos? 

Testes

Não estava a pensar nisto, até esbarrar de frente com o o ciclo do azoto, dos seguintes quais ou "obrigado" a ter e qual é o valor do investimento? 

PH

NH3/NH4

NO2

NO3

A FLORA

Porque quero um layout minimalista, conjugando um tronco com alguns verdes e porque não quero investimento em CO2 e substrato rico. Vou optar por estas:

Musgo de Java / Feto de Java / Anubias  

A estas, vou juntar outras, tb pouco exigentes,  que, com altura me possam dar ocupação ao fundo. (sugestões?)

Fertilizante, é obrigatório comprar? Sabem dizer-me para que preços devo olhar? Já vi coisas cara e mto baratas tb.... 

 

 

 

 

 

Pic_4246_29_thumb.jpg

 

Troco Guppys; Procuro comida viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.