Little Nature


ismael_figueira

Recommended Posts

 

 

1 - Nome do Aquário
Little Nature 

2 - Data da montagem
Algures em Outubro de 2017

3 - Dimensões do aquário 
600*300*400mm 

3.1 - Volumes bruto
72L

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
HOB Marina S20
Filtro DIY 600 l/h 

4.2 - Termostato
Tetra 100W

4.3 - Iluminação/Foto-período
Led 4W 8h
 
5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato inerte
Areia de Silica 

5.2 - Decorações (pedras, troncos, etc)
Red Moor Wood 
Basalto

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)
Tropica Specialized (2 push quando me lembro que tem ali plantas)

7 - Fauna
2 Escalares 
5 Crossocheillus Siamensis 
2 Botia Loachata 

8 - Plantas
Microssorum Pteropus Trident 
Bucephalandra sp Red 
Anubia Nana 
Valisneria Nana 
Anubia barteri var. barteri


9 – Observações
Ph - 7.2
NO3 - 15/20 ppm
kH - 4º
gH - 5º
 
10 - Manutenção
TPA quinzenal cerca de 40/50%
 
 
Bem sobre este aquário há pouco a dizer, era um comunitário que estava montado apenas com uns Guppys e pouco mais, com a necessidade de retirar os escalares do aquário de 300L devido ás limitações que os mesmos estavam a trazer na manutenção da equipa de limpeza decidimos fazer um reestruturação deste. 
Este aquário estava apenas com uns calhaus e areão de cascalho, simples sem nada demais... 
Agora continua simples mas com um aspeto bem mais natural. 
A mim deixou-me muito mais tranquilo poder dar um lar as estes peixes que gosto tanto sem ter que me desfazer deles. 
 
 
PS - A montagem foi quase que inteiramente do sexo feminino cá de casa, só dei algumas dicas no que diz respeito ás plantas. 
 
Espero que gostem. 
 
large.IMG_3554.jpg
 
Abraço 
 
 
Editado por ismael_figueira
  • Gosto 5
  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

há 2 horas, buedamau disse:

Bem bonito ismael! Se puseres aí mais umas buces ainda vai ficar melhor :-)

Sim com o tempo vai levar mais umas plantas. ;) As buces são plantas excelentes e com grande personalidade, ficam sempre bem e nunca são demais.  

 

há 1 hora, AACC disse:

Perfeito!! Nada mais, nada menos. :default_dance:

Parabéns! Bom trabalho das Senhoras aí de casa! :my_shy:

Cumprimentos!

Neste caso a senhora daqui de casa até o tronco escolheu! Bom gosto o dela! 


Obrigado a ambos pelos comentários

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ismael

Os parabéns a ti,mas os maiores parabéns e a cara metade,sim senhor,bom gosto no tronco,e na

montagem,agora cuidado com as tuas futuras montagens,porque tens ai a primeira palavra da cara

metade a dizer se está bom,ou se não gosta,   :default_dance:

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, 

 

há 8 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Ismael

Os parabéns a ti,mas os maiores parabéns e a cara metade,sim senhor,bom gosto no tronco,e na

montagem,agora cuidado com as tuas futuras montagens,porque tens ai a primeira palavra da cara

metade a dizer se está bom,ou se não gosta,   :default_dance:

Cump: Álvaro Silva

 

Amigo Álvaro, o bom disto tudo é poder ter massa critica mais perto de nós, e deixa de ser alguém que diz que tá bonito mesmo que aquilo esteja uma grande salganhada! 

Ela já tem a noção de profundidade e detalhe o que é uma grande ajuda no momento de uma montagem, já a parte das plantas ela deixa isso para mim :my_biggrin:

Obrigado pelas suas palavras. 

 

Abraço 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Luis, 

há 1 hora, Luís Cardoso disse:

Setup bastante harmonioso.
Parabéns.
Não sei se não ganhavas mais com um fundo opaco emoji3.png

 

Obrigado pelas tuas palavras! 

O fundo está preto porque era o que tinha de momento, mas também é fácil de tirar (é uma cartolina) :my_biggrin:

Tenho por lá um acrílico fosco, não sei é se tenho que chegue. Não custa nada experimentar.

 

Abraço  

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde a todos, 

Por aqui nada demais a assinalar, sendo um aquário de pouca exigência e manutenção tudo permanece dentro do normal. 

Alterei o método de filtragem, mudei de um filtro de mochila para um filtro externo. Tinha o meu 2217 parado a um canto e pensei em dar-lhe uso e tirar melhor proveito desta montagem sem que tenha muita preocupação. 

Penso que em breve possa vir a adicionar mais umas plantas e compor um pouco mais o ambiente. 

 

Este video já tem uma semana mas achei por bem deixar aqui o registo, e desta forma poderem ver como estão as coisas neste pequeno aquário. 

 

 

Um abraço 

Bom fim de semana

 

 

  • Gosto 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ismael 

Essa joia de aquário esta super natural,ate parece o fundo dum rio ou lago na natureza,lindo,esta um 

BOM trabalho,parabéns mais uma vez,nunca e demais.

Abraços   Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite meus caros, 

há 23 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Ismael 

Essa joia de aquário esta super natural,ate parece o fundo dum rio ou lago na natureza,lindo,esta um 

BOM trabalho,parabéns mais uma vez,nunca e demais.

Abraços   Álvaro Silva

 

há 11 horas, buedamau disse:

É mesmo, uma pequena jóia cheia de vida!


Obrigado pelas vossas palavras! 
O aquário de facto apesar de bastante simples, consegue prender-me a olhar para ele sempre que chego a casa! Ora não fosse o aquário estar estrategicamente colocado na entrada, podia simplesmente passar e continuar a minha vida mas não consigo. É isto que torna fascinante o hobby, poder observar um aquário e conseguir absorver a calmia e tranquilidade que o mesmo nos transmite. 

Bem haja
Abraço  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ismael 

Ismael e isso,quando olho para um aquário e ele me acalma e me da tranquilidade,eu gosto,não e preciso ser um aquário muito

elaborado,ou poder ser,mas se me transmite este sentimento eu fico a olhar ate mais não.

Abraços Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ismael, muito natural esta montagem, os parabéns á tua menina.

Só não gosto de ver aí os dois escalares, retiram escala ao aquário. Sim, eu sei como é dificil de largar os nossos peixes, ainda para mais quando são tão sociáveis connosco como são os escalares. Á parte isso eu tinha apostado num cardume de tetras e num casal de apistogrammas por exemplo. 

A pedra em cima dos troncos é para ficar?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé! 

há 1 hora, Tozé Nunes disse:

Olá Ismael, muito natural esta montagem, os parabéns á tua menina.

Só não gosto de ver aí os dois escalares, retiram escala ao aquário. Sim, eu sei como é dificil de largar os nossos peixes, ainda para mais quando são tão sociáveis connosco como são os escalares. Á parte isso eu tinha apostado num cardume de tetras e num casal de apistogrammas por exemplo. 

A pedra em cima dos troncos é para ficar?


Obrigado pelas tuas palavras, a menina agradece e eu também! 

Acredita, é muito difícil "livrar-me" deste peixe e com muita pena minha o outro morreu devido a erro meu... Durante a manutenção desliguei o termostato e quando terminei esqueci-me de o ligar. Resultado... queda abrupta da temperatura durante uns dois dias e os peixes ressentiram-se, só reparei por causa de ver todos os peixes completamente apáticos e inclusive o escalar branco estava deitado na areia...  Ainda tentei que ele recuperasse mas por algum motivo ele já estava debilitado. 
Sem saber muito bem o que fazer, simplesmente liguei o termostato de forma a não provocar um choque muito grande na temperatura e coloquei-o numa maternidade improvisada para que ele tivesse descansado sem que os outros peixes o incomodassem.  Ainda aguentou por alguns dias, mas infelizmente não resistiu...

Quanto ao aquário, ainda vai sofrer algumas alterações, vou meter mais umas anubias nanas e umas anubias barteri que estão num outro aquário provisório que albergou os peixes da montagem anterior.  

large.IMG_0385.jpg

 

Quanto à pedra!! Até já a autora do layout me perguntou, o que raio está ali aquela pedra a fazer?? Simples, está a segurar o tronco que devido à sua forma na base tem uma tendência natural a encostar-se ao vidro da frente. Mas é com certeza um aspecto a rever. 

As sugestões de fauna agradam-me bastante! Acho que vou meter ali os hemmigramus bleheri, dos apistos gosto bastante do Viejita. Ahh também gosto muito das cory Sterbai, era um prazer poder vê-las neste layout.

O senão é não querer sobrepovoar o aquário.


Abraço 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite, 

 

Houve aqui algumas alterações, tal como já tinha anunciado. Tinha por aqui uns excedentes de plantas vindas da anterior montagem e como tal achei por bem encaixá-las neste aquário. Claro que foi com consentimento! 

Fiz também troca da areia de sílica branca por sílica normal, para dar um aspecto mais natural. 

Por fim troquei o fundo preto por translucido e acho que isto ganhou outra dimensão!

Ora vamos lá às fotos que é o que interessa!

large.20180425_115118759_iOS.jpg

 

large.20180425_115024040_iOS.jpg

 

large.20180425_114958174_iOS.jpg

 

Abraço 

  • Gosto 4

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aqua que se quer simples em tudo, está mesmo bem esgalhado ismael, gosto muito!

Não sou muito fã de fundos pretos, mas no teu acho que ficava melhor. Com esse translúcido parece ter muita dimensão, talvez demasiada?

O escalar realmente fica fora de escala, mas é lindo e o aqua é mesmo para ele :-)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @buedamau,

há 5 horas, buedamau disse:

Para um aqua que se quer simples em tudo, está mesmo bem esgalhado ismael, gosto muito!

Não sou muito fã de fundos pretos, mas no teu acho que ficava melhor. Com esse translúcido parece ter muita dimensão, talvez demasiada?

O escalar realmente fica fora de escala, mas é lindo e o aqua é mesmo para ele :-)

 

Obrigado pelas tuas palavras, de facto este aquário transmite-me uma enorme tranquilidade. Ao menos com este não tenho chatisses nenhumas e só me resta desfrutar dele. 

Isto dos fundos pretos e translucidos é bastante discutível, não consigo efectivamente dizer de qual eu gosto mais. O preto dá um ar mais místico ao cenário criado, contudo o fundo fosco transmite uma enorme sensação de liberdade. 

 

Abraço 
  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Bom dia Filipa, 

Obrigado pelas tuas palavras.

Infelizmente este aquário já se encontra desmontado, ainda foi mantido durante um bom tempo mas com o 1º desafio de aquascaping do fórum precisei de espaço para o novo aquário. 

Foi um aquário relativamente simples de manter, apenas com trocas periódicas de água e habitual limpeza.

Bastante natural e sem grande trabalho envolvido.  

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada, achei um máximo mesmo! Já não tens nenhum aquário agora?

tenho um de dimensões parecidas e a ideia é ter também uma manutenção baixa, etc. para já está simples e vai continuar 🙂 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Filipa Branco disse:

Já não tens nenhum aquário agora?

Mantenho dois, um de 45L do 1º Desafio que veio ocupar o lugar do Little Nature, o Ephemeris

Estou agora a criar o tópico da montagem mais recente no aquário de 300L que veio substituir o Woods Stream.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Podes deixar o linik desse novo tópico?
https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259853-wind-of-change/?tab=comments#comment-1425773

Podes ver aqui

Cumprimentos
Ismael Figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.