The Red Rockland


Lara Cunha

Recommended Posts

O que acontece é que perdeste grande parte da colônia de bactérias que tinhas que se formaram durante o ciclo.

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

  • Gosto 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias sempre ficar com uma mão cheia delas,ou trocar por algumas das novas ou entregar as velhas em uma semana :-p

Está a ficar muito bonito e a crescer muito bem! E esse equipamento começa a fazer inveja da verdadeira...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante os proximos dias está atenta aos parâmetros da água e se for necessário vai fazendo tpa

 

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

 

 

Hoje, vou voltar a fazer os testes e se calhar o melhor é voltar às TPA dia sim dia não, pelo menos esta semana.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias sempre ficar com uma mão cheia delas,ou trocar por algumas das novas ou entregar as velhas em uma semana :-p

Está a ficar muito bonito e a crescer muito bem! E esse equipamento começa a fazer inveja da verdadeira...

Pois podia, mas não fiquei. Pode ser que o estrago não seja irreversível, como tenho poucos vivos e o filtro é bom. Quanto ao equipamento, foi um esforço gigantesco (custou mais do dobro), mas quero mesmo mudar para um aquário maior e estava a custar-me comprar um filtro que depois não pudesse usar. Já resolvi o problema das lâmpadas, compro outra igual e suspendo as duas e faço o mesmo com o termostato.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro ser bom ou não, não vai fazer grande diferença imediata. Mas se não tiveres muita fauna não vai haver problema acho:-)

Hoje voltei a fazer os testes e já está tudo muito melhor. Acho que deve ter corrido qq coisa mal com o outro, as cores devem ter debutado, como faço os testes de tiras com a APP da JBL pode não ser a coisa mais fidedigna do mundo. Só tenho o teste do NH4/NH3 da Sera e esse ontem estava a 0.
De qualquer modo tenho estado especada a olhar para o aquário e os vivos estão bem. Passo a vida a fazer contagens e só as caridinas é que me dão que fazer. Estou a conter-me para não abrir o filtro para ver se não estão lá. No sábado, quando mudámos o filtro tivemos de resgatar uma


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes abrir o filtro sem problemas desde que não deixes as cerâmicas ao ar muito tempo. Se for coisa demorada podes sempre tirar água do aqua para um recipiente e pões lá as cerâmicas enquanto fazes o que tens a fazer. 

Acho que tens que pör uma guarda ou uma rede no inlet do filtro para protegeres os bichos pequeninos...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas fotos parecem bem as flores. Podes fertilizar quando vires que as cores perdem intensidade ou as folhas crescem diferentes, não sei se precisa já, mas vês logo o resultado :-p

 Podes cortar os pés mais altos e replantar no mesmo local para adensar, até perceberes melhor o que queres, se for como eu vai demorar :-)

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lara
Como ficou isso das hidras,já se foram? os camarões deram cabo delas,ou simplesmente se foram.
Cump: Álvaro Silva

Olá Álvaro, até ver desapareceram por completo. Primeiro tirei-as manualmente e os camarões devem ter tratado do resto


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lara
Como ficou isso das hidras,já se foram? os camarões deram cabo delas,ou simplesmente se foram.
Cump: Álvaro Silva

Álvaro, agora descobri este ser, mas tem um feitio diferente das outras. Achas que é uma hidra?
e6d0396922b908f51355950262c24c8a.jpg


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas fotos parecem bem as flores. Podes fertilizar quando vires que as cores perdem intensidade ou as folhas crescem diferentes, não sei se precisa já, mas vês logo o resultado :-p
 Podes cortar os pés mais altos e replantar no mesmo local para adensar, até perceberes melhor o que queres, se for como eu vai demorar :-)
 

Amanhã já vou falar com o João para combinar o próximo passo. Se elas crescessem só por eu olhar para elas, já estavam gigantes


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes abrir o filtro sem problemas desde que não deixes as cerâmicas ao ar muito tempo. Se for coisa demorada podes sempre tirar água do aqua para um recipiente e pões lá as cerâmicas enquanto fazes o que tens a fazer. 
Acho que tens que pör uma guarda ou uma rede no inlet do filtro para protegeres os bichos pequeninos...

Vou tentar encontrá-los até ao fim de semana, se não conseguir então abro o filtro e aproveito para colar os pés de borracha que ficaram de fora


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lara

Sim e uma hidra,tem cuidado ao manusear,porque elas quando são partidas por cada bocado se transforma noutra hidra,essa no local onde se encontra

colocavas uma garrafa de plástico cortada ao meio,colocavas a garrafa em cima,e com uma lamina cortar junto ao pé,mesmo rente há madeira,e a sim

retirar logo da água.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lara
Sim e uma hidra,tem cuidado ao manusear,porque elas quando são partidas por cada bocado se transforma noutra hidra,essa no local onde se encontra
colocavas uma garrafa de plástico cortada ao meio,colocavas a garrafa em cima,e com uma lamina cortar junto ao pé,mesmo rente há madeira,e a sim
retirar logo da água.
Cump: Álvaro Silva

Ok, amanhã vou tentar. O objetivo da garrafa é quando a hidra de soltar flutuar para dentro da garrafa? Devo manter a tampa certo? Vai ser uma operação difícil, porque a hidra é minúscula ( a foto foi tirada com zoom).
Obrigada


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vê se consegues segurar-la dentro da garrafa,de forma que não saia para água livre,se não e pior a emenda,que o soneto,vai continuar a aparecer mais.

Cump. Álvaro Silva     :default_new_2gunsfiring_v1: :default_jcb_chainsaw:

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Laura vim espreitar este tópico e estás com um aquário muito bonito e com um início melhor do que o meu :default_bleh:

Não sei se já sabes ver o histórico da app da jbl, mas tens que te registar e depois iniciares sessão aí na app. O histórico vê - se quando carregas nesse botão que parece um gráfico quando estás nas "minhas análises". Pela experiência que tenho os resultados não são muito fidedignos porque a qualidade da câmara e a intensidade da luz interferem com os resultados. 

Cumprimentos 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Laura vim espreitar este tópico e estás com um aquário muito bonito e com um início melhor do que o meu :default_bleh:
Não sei se já sabes ver o histórico da app da jbl, mas tens que te registar e depois iniciares sessão aí na app. O histórico vê - se quando carregas nesse botão que parece um gráfico quando estás nas "minhas análises". Pela experiência que tenho os resultados não são muito fidedignos porque a qualidade da câmara e a intensidade da luz interferem com os resultados. 
Cumprimentos 

Olá Marco, chamo-me Lara. No início andei às turras com a aplicação, mas agora já me entendi com ela. Faço sempre com a mesma câmara, a luz é que pode variar. Acho que às vezes o problema é que as cores debotam no transporte da tira do aquário até à mesa


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Semana #5

O tempo voa, o aquário entrou na semana #5 e a evolução é notável.

Em relação aos vivos, entraram mais 10 Tetra Cardinais (5 de cada vez), temos agora o nosso cardume completo e podemos passar para a próxima etapa que são os “special ones”.

8c9178669994f6263cc26a321e7fa9a6.jpg

Em relação à flora, entrou outra Bucefalandra mini red, para esconder uma anilha que tinha resistido à entrada da primeira. Estou maravilhada com esta planta e com as suas flores. Já houve uma que floriu, mas fê-lo durante as mini-férias pelo que não pude ver todas as etapas. Felizmente, há mais 3 que estão bem encaminhadas para que possa apreciar todo o processo.

2ba07559c3ac8d08352404c444d94c0f.jpg

Comecei também a fertilização na semana #4 e estou a intercalar 1 ml de micros flowgrow e 1 ml de macros ligtht, ambos da Aqua rebell, diariamente.

Noto imensa diferença no tapete e as plantas estão a ficar com melhor aspeto. Durante a nossa ausência também pus a calha mais para a frente, mesmo na direção da Monte Carlo.

Finalmente, fizemos a segunda poda e replantação e o aquário ficou assim:

Antes

a8bd6c4a546ef7f458e0b6d623e3db9b.jpg

Depois

725de13cbba2545251f78c1b0b2cd353.jpg

6c0e61c1271b88df27f6eeb3ca1af760.jpg

  826f49681eeb9145b5a037b50e935625.jpg

 Notas para a próxima poda:

Fazer uma poda invertida na Hygrophyla pinnatiffida e observar o seu desenvolvimento, porque até agora é a planta do aquário que mais me desiludiu. As folhas estão sempre com mau aspeto, começam por ficar rendilhadas, depois acastanhadas, acabando por se soltar. Se não mudarem de atitude quando já não tiver espaço para replantar saem do aquário.

0b3dd376e3bb3f2ef3b8f2ba54819812.jpg

Retirar as Cryptocoryne do meio da Ludvwigia Sp e ir adensando as respetivas moitas.

 50ac982dfc47d682c6ff9360ba7111d9.jpg

As Bucefalandras e as Anúbias têm-se portado super bem! Não passaram pela fase do melt e estão sempre frescas e fofas a cumprir o seu papel, não dando trabalho nenhum.

8f4928376046307c78cae7679a8b5954.jpg

8e1a7a7d71e329f85d4b80e70bc012ff.jpg

As Althernanthera Reineckii, as Ludvigias mini super(ambas vermelhas) e as Rotala Vietnam e a Rotala macandra que estão no plano traseiro e no lado esquerdo, também têm estado impecáveis.

6a2f774ce5df335c04b5d3398d6c5104.jpg56248d7083e8ae15c21dc0a07147c81d.jpg

As posgostemon estão a melhorar, embora ainda pareçam umas alfaces meias depenadas, mas acho que com o tempo chegam lá.

ca7cff70ef5dc8f83bfa8e17bda6b112.jpg

O tapete de Monte Carlo e Marsilea está a fechar, mas ainda tem algumas partes mais amareladas, que eu dispensava.

03faa59e867f477a49391df6e301c7d9.jpg

Ah, já me esquecia de dizer que as hidras desapareceram do aquário na TPA da semana #4 e até agora não voltaram. Tenho algumas algas no vidro daquelas que parecem manchas de bolor acastanhadas e que são praticamente impossíveis de remover, junto ao substrato, sem dar conta da Monte Carlo. Alguém tem uma dica para me dar?

f64ca80ac3229d946b8e9728f9ff91cc.jpg

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está impecável lara, então comparando com as minhas plantas nem se fala! Acho que estás a ser demasiado dura com a tua flora, a mim parece-me tudo a andar muito bem!

A pinnafittida é muito difícil, aqui morreu em menos de um mês, mas ainda nem tinha os ferts... se está viva já é bom, porque é mesmo linda!

O tapete acho que o melhor é mesmo podares ou arrancares esse amarelo e replantas umas podas verdinhas no espaço vazio resultante, tens aí algumas hastes compridas visíveis nas fotos, devem ser suficientes...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está impecável lara, então comparando com as minhas plantas nem se fala! Acho que estás a ser demasiado dura com a tua flora, a mim parece-me tudo a andar muito bem!

A pinnafittida é muito difícil, aqui morreu em menos de um mês, mas ainda nem tinha os ferts... se está viva já é bom, porque é mesmo linda!

O tapete acho que o melhor é mesmo podares ou arrancares esse amarelo e replantas umas podas verdinhas no espaço vazio resultante, tens aí algumas hastes compridas visíveis nas fotos, devem ser suficientes...

Obrigada Buedamau! Sim, acho que está a correr bastante bem. Hoje fiz a minha visita semanal, bi-semanal, vá tri-semanal à Ecoarium e o João já me acalmou. Diz-me sempre que tenho de ter paciência e tenho de lhe dar razão. Até agora não tive nenhum stress de maior e hoje até comentei com ele que a manutenção deste aquário é muito mais simples do que a do anterior.

Deu-me umas dicas para a próxima poda das rotalas. Tenho de as podar mais abaixo para, na replantação, esconder os caules das mais antigas. Disse-me para ter calma com a pinnafittida e dar tempo ao tempo. Quanto à montecarlo vou aguardar pela próxima poda (daqui a 15 dias) para seguir a tua sugestão.

Os nitritos continuam baixos, não sei se foi por causa da TPA, pois esqueci-me de os medir antes. De qualquer modo trouxe mais uns vivos para equilibrar a coisa. Continuo a seguir o mesmo esquema de fertilização.

Queria muito aumentar as horas de luz, mas fui sabiamente aconselhada a ter paciência e não fazer alterações nesta fase

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lara...
Está a ficar muito bonito parabéns.
Quanto á pinatifida não sei qual será o problema mas a minha virou praga nesta ultima alteração que fiz ao aquario tive se cortar metade. A unica diferença para a tua é que a minha está colada nos troncos e não plantada.

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

  • Gosto 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lara...
Está a ficar muito bonito parabéns.
Quanto á pinatifida não sei qual será o problema mas a minha virou praga nesta ultima alteração que fiz ao aquario tive se cortar metade. A unica diferença para a tua é que a minha está colada nos troncos e não plantada.

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk



Filipe, a pinatifida deve ter lido o meu tópico e está muito melhor . Na TPA desta semana vamos tirar as folhas velhas, que estão mais abaixo. Noto que a planta está a ficar muito alta e a parte de baixo do caule está se folhas. Que tipo de poda devo fazer para esconder essa parte? Posso cortar o caule e enterrá-lo mais abaixo? Se sim, devo remover a parte de baixo do caule ou se o deixar volta a rebentar? A outra hipótese é deixar a planta sossegada e tentar esconder a parte de baixo com podas de outras plantas.
Cumps


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes podar deixando pelo menos duas folhas na parte de baixo que ela depois lança novos rebentos. A parte de cima replantas. Quanto mais podas fizeres, menores irão ficar as folhas e irás estimular o aparecimento de mais rebentos, o que irá aumentar a densidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.