The Red Rockland


Lara Cunha

Recommended Posts

 

Olá, sou a Lara e em setembro de 2007 tive o meu primeiro aquário, se bem que durante os anos de namoro o meu marido tivesse mantido um pequeno aquário, para não dizer uma fábrica de verdete, em casa dos pais.

Passamos férias perto da Ria Formosa e adorávamos ir com os filhotes ͞à aventura͟, explorar aquele magnífico ecossistema. Montámos o aquário para evitar ter um cão (acabámos por ter um adorável Golden Retriver, o Buddy, que entrou nas nossas vidas há sete anos).

dd2f07458c0fcb9d397182221c4de1c1.jpg

Durante estes 10 anos, fomos mantendo sempre o nosso aquário em velocidade de cruzeiro, pontualmente podia oscilar quer para melhor quer para pior, em 2015 estava assim:

581542c376b70b08acfb294ad48ec22d.jpg

 

Nos últimos tempos foi-se degradando e estava uma lástima, até que a Ecoarium veio ͞viver͟ para o meu prédio. Posso dizer que nunca tinha visto aquários tão bonitos, nem tamanha diversidade de plantas. Já conhecia o João (que tem uma paciência de santo para me aturar) e resolvemos que estava na hora de fazer uma ͞Extreme makeover͟ no nosso aquário.

Obviamente, tentámos aproveitar ao máximo o nosso investimento inicial, por isso vamos manter o aquário, o móvel, o filtro, o areão e uma parte do hardscape. O resto foi reciclado, depois de dizimado pelo olhar do Tozé, respeitado membro do nosso fórum.

Foi isto que ele viu

ef39e8720512c8d5957227cf47b21fcb.jpg

A Ecoarium tem uma caixa de areia que dá um jeitão para construir o layout e estas foram algumas experiências que fizemos.

6f2ae083d3f13cee3be6d3643dac34c2.jpg

e27afdd468905aaa507ae7d2cf4992a6.jpg

795ecdf8dab8342d8e340715d0d5813e.jpg

Depois, em casa continuámos a brincar aos arquitetos de interiores e estas foram algumas propostas.

a89ac6cca56f10d6e371d2d0694f7944.jpg

12e2a9e8d02d019c684abef6693def15.jpg

 

O aquário será montado de amanhã a oito dias, por isso gostava de ouvir as vossas opiniões /sugestões.

1 - Nome do Aquário: “The Red Rockland”

2 - Data da montagem: 24/02/2018

3 - Dimensões do aquário: 80x40x50 (Aquatlantis)

3.1 - Volumes bruto e útil: 160 l

4 - Equipamentos Instalados

4.1 – Filtro: Eheim Pro 4+ 600

4.2 – Termostato: Aquael Easywater 150

4.3 - Iluminação/Foto-período: Twinstar Led 600 E

4.4 - Sistema de CO2: Kit CO2 da Ecoarium

4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil: 12 kg de dennerle scaper's soil

5.2 - Substrato inerte: areão recuperado do aquário antigo.

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc): Troncos Red Moor Wood e Pedra(s) vindas dos Cunqueiros na Beira baixa

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

7 – Fauna: os vivos do aquário antigo, um cardume de Tetra Cardinais, equipa de limpeza, o resto ainda está por decidir...

7.1 - Quantidade e espécie

20 Tetra cardinais

4 Otocinclus affinis

3 guppies (1 macho e 2 fêmeas)

2 Colisa (1 macho e 1 fêmea)

6 Caridinas Red bee

6 neocaridinas

 

...

8 – Plantas:…em estudo, mas já disse ao João que quero as melhores e as mais bonitas...

8.1 - Quantidade e espécie

3 Bucephalandra Lamandau Mini Red

 

2 Bucephalandra wavy

2 Anubias mini mini

3 Micranthemum species

1 Rotala macandra

1 Ludwigia sp. Mini super

1 Hygrophyla pinnatifida

1 Pogostemon helferi

2 Littorella uniflora

1 Marsilea Angustifolia

1 Alternanthera reineckii

1 Cryptocoryne mix

1 Rotala species Vietnam

  9 – Observações 9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)   Obrigada pela paciência, Lara    

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por Lara Cunha
  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lara. Não são todos que tem a sorte de ter no próprio prédio uma loja de aquariofilia, há que tirar o máximo partido ( e abusar da paciência do João :p ).

Quero dar os parabéns pelo tópico, temos toda a informação necessária e muitas fotos a acompanhar - excelente!

Aproveitem esta altura para experimentar/brincar com o hardscape e vão tentando perceber onde vão ficar as plantas e o seu crescimento no futuro. Depois de estarem completamente satisfeitos entra a fase de plantação e o enchimento. Com o acompanhamento especializado do João isto tem tudo para correr bem :) 

Vão actualizando por aqui sff

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tozé, realmente não podia pedir melhor loja para vir para o meu prédio (o João é que é capaz de estar arrependido)
Seguindo os vossos conselhos e depois da prima ter vindo carregada de pedras
0a1290fb725a918ebd63346aa7e8c323.jpg
Parece que chegámos finalmente a um consenso.
9f677149bedb845c38a182b4eeae3909.jpg432809b02ecf4994fc762c6226d334ab.jpge2173409b13ab87179a4005a2777a344.jpg
Entretanto, andamos às voltas com os lily pipes, mas ainda não percebemos a que altura deve ficar aquela peça transparente.
Finalmente, seguimos o vosso conselho e enfiámos todo o areão dentro de mini meias. Agora resta saber se os 8kg de substrato serão suficientes
2efddaf7d14c16a719bf95465a49ede4.jpg.



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes, evita pedras de tipos diferentes, fica mais natural assim.
A peça transparente irá ficar a flutuar, por isso a altura será conforme o nível da água. O intake, que é o tubo onde essa peça encaixa, tem que ficar o mais fundo e vertical possível.

Eu discordo do que vocês dizem, não gostava nada de ter uma ecoarium no prédio onde moro... A carteira não ia ficar sossegada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes, evita pedras de tipos diferentes, fica mais natural assim.

 

Eu já me apercebi, o problema é que ainda estamos muito agarrados à pedra. O Tozé até já sugeriu que fizesse um lindo centro de mesa com ela

 

A peça transparente irá ficar a flutuar, por isso a altura será conforme o nível da água. O intake, que é o tubo onde essa peça encaixa, tem que ficar o mais fundo e vertical possível.

Ah, então está explicado. A dita peça flutua. O problema vai ser pôr os tubos direitos. Eles trazem um suporte, mas como o aquário tem uma barra não os consigo pôr.

 

Eu discordo do que vocês dizem, não gostava nada de ter uma ecoarium no prédio onde moro... A carteira não ia ficar sossegada

 

 

Grande verdade, mas é um crime não aproveitar os conhecimentos e a ajuda do João (ele é que já não me pode ver)!

 

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia # 1

Chegou finalmente o dia da montagem do aquário (24 de fevereiro) e posso dizer que foi uma verdadeira odisseia! A montagem contou com 6 colaboradores ativos: eu, o meu marido e o meu filho mais velho, o Tozé e o João da #Ecoarium e não podemos esquecer o Buddy que contribuiu com a sua presença enquanto roía metodicamente um osso, durante todo o dia.

De manhã, começámos por colocar o substrato e montar o hardscape. Apesar de termos testado várias possibilidades ao longo destas duas semanas, há sempre mudanças de última hora.

Ah e a pedido de várias famílias, desistimos da Pedra Vermelha, o que nos deixa com um problema relativamente ao nome que escolhemos para o aquário. Talvez possamos sair airosamente, chamando-lhe “The ex-Red Rockland”

Depois de muitas voltas e de mais uma, de incontáveis, idas à loja, lá tivemos de comprar mais um tronco. Também mudámos algumas das pedras que tínhamos escolhido inicialmente.

d7c06c1aac6792d88bea960cdf7aae1c.jpg

Passámos finalmente à parte de jardinagem e cheguei à conclusão que o número de horas que passei a ver vídeos no YouTube sobre técnicas de plantação não me deram grandes competências e se não fosse o Tozé, ainda estaria às turras com a pinça!

91625e3133da622e178f4e90bdb19856.jpg

a70bd9aac249119a67b0a926396502b4.jpg

 Chegou finalmente, o momento de encher o aquário, usando a técnica do plástico para não fazer buracos no substrato, nem arrancar as Montecarlo que tanto custaram a plantar (falo por mim).

8dae9cad5966e85437c18920d4a516e7.jpg

c4b0a15d3fa4a53bba0748b5583ef9ec.jpg

Finalmente, e depois de outra ida à loja para comprar ainda mais plantas, este foi o resultado final.

Ups, não tenho foto das últimas que colocámos, mas amanhã também é dia.

bf65973b5423727bbfdab9cc8d0285dd.jpg

4ffcd614c431a1ac4d4ed998bbc662e7.jpg

 To be continued...

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Tens ai um aquario com muito potencial , vais ver que essa monte carlo quando formar tapete vai mudar por completo o aquario , daqui por uns tempos vem as algas que faz parte de todos os plantados por isso nao desanimes e desfruta do desenvolver do mesmo .

 

Abraço Ângelo 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 
Tens ai um aquario com muito potencial , vais ver que essa monte carlo quando formar tapete vai mudar por completo o aquario , daqui por uns tempos vem as algas que faz parte de todos os plantados por isso nao desanimes e desfruta do desenvolver do mesmo .
 
Abraço Ângelo 

Obrigada, Ângelo, tenho de me preparar mentalmente, espero conseguir dar conta delas, com afinco e paciência. Este aquário também vai ter de ser terapêutico.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia #2

Não seria uma verdadeira remodelação de aquário se não houvesse um imprevisto e ontem quando fomos montar o nosso filtro um Eheim Ecco 2236 com tivemos um grande revés. O balde e parte da tampa partiram-se e o filtro ficou inoperacional.

Agora estamos a usar um emprestado até chegar o nosso novo filtro. Ainda bem que não temos peixes senão seria catastrófico.

646242893585781c7049adbff4d5b76e.jpg

O CO2 está a correr a 3 bolhas por segundo e a minha Drop checker já está a amarelo, vamos aproveitar enquanto não temos peixes, depois teremos de reduzir o CO2

O termómetro tem vida própria e não há ventosa que o segure no seu canto Tenho pena de não ter um aquário moderno sem aquela barra em cima para poder ter um daqueles de encaixar!

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste post vou colocar toda a informação que reuni das plantas que coloquei no aquário.

Estes foram os sites que consultei e de onde retirei a descrição e grande parte das imagens, as restantes são do Google images :

http://ecoarium.com.pt

http://aquaeden-shop.net

 

2 Bucephalandra Lamandau Mini Red

910c74ea69586d96f68afe62e8858d42.jpg

Origem Ásia

Temp. Aconselhada 20º-28º

Posição no Aquário Plano Meio /Traseiro

Necessidade de Luz Baixa

Necessidade de CO2 Baixa

Crescimento Lento

“Lamandau Mini Red "é uma forma rara e atraente de Bucephalandra da região de Lamandau, no sudoeste do Bornéu. Desenvolve-se densamente Rizomas ramificados e tem um broto baixo e grosso. As folhas são curtas, alongadas e onduladas nas margens. Têm cerca de 3,5 cm de comprimento e 1 cm de largura. As folhas jovens mostram tons vermelhos agradáveis, as folhas mais velhas são verdes escuras. Tal como as outras Bucephalandras, o melhor lugar para as colocar é no hardscape (pedras ou troncos), onde ele se unirá através das suas raízes. O seu crescimento é muito lento e o fornecimento de CO2 e nutrientes, bem como uma boa filtragem, contribuem para a boa aparência da planta. É facilmente propagada por cortes dos brotos principais e laterais. Também pode ser fixada no solo, mas o rizoma não deve ser enterrado em para não apodrecer.

 

2 Bucephalandra wavy green

7de605a0626a646d35b34a12866e0011.jpg

 

Origem Asia

Temp. Aconselhada 20º-28º

Posição no Aquário Plano Meio /Traseiro

Necessidade de Luz Baixa

Necessidade de CO2 Baixa

Crescimento Lento

De cor verde ondulado, a Bucephalandra 'Wavy Green' é uma planta fácil, de crescimento lento e requer pouca luz. As folhas atingem os 2 cm de largura e 5 cm de comprimento. 

A nível de cuidados as Bucephalandras são muito semelhantes às Anúbias e o rizoma não deve ser enterrado no substrato, pois irá apodrecer e a planta morrerá.

 

2 Anubias mini mini

ea6b1d347f9eb13bfe9e33b061ef704a.jpg

Origem Africa

Temp. Aconselhada 20º-28º

Posição no Aquário Plano Meio /Traseiro

Necessidade de Luz Baixa

Necessidade de CO2 Baixa

Crescimento Lento

 

Anubias barteri var. nana é uma planta pequena, atraente, que prospera em todas as condições. Originária de Camarões pode medir até 5-10 cm de altura. O rizoma será 10-15 cm ou mais. Cresce lentamente, e as folhas sobrevivem por vários anos. O melhor resultado é obtido por meio do plantio em uma raiz de pedra ou árvore. Linha de pesca pode ser usada para fixar a planta até ganhar um porão. Se plantada na parte inferior do rizoma não deve ser coberta, pois tende a apodrecer. Floresce frequentemente sob a água.

 

3 Micranthemum species “Monte Carlo”

64aad609c85103877ea9abd68128b361.jpg

Origem Sul Americana

Temp. Aconselhada 20º-28º

Posição no Aquário Tapete

Necessidade de Luz Médio

Necessidade de CO2 Médio

Micranthemum 'Monte Carlo' é origonária da Europa e leste da Ásia. É uma planta de tapete com folhas pequenas redondas e compactas. A planta pode crescer em condições de pouca luz e sem Co2, mas é mais compacta com luz intensa e injecção de Co2.

 

1 Rotala macandra

749d30b4b0c01f98c196e84fa2a730f8.jpg

 Origem Ásia

Temp. Aconselhada 20º-28º

Posição no Aquário Plano Meio /Traseiro

Necessidade de Luz Alta

Necessidade de CO2 Alta

Crescimento Médio

Rotala macrandra é uma planta de cor única mas exigente em termos de luz e nutrientes. Luz intensa, CO2 e água ácida são essenciais para desenvolver a sua bonita cor vermelha e um crescimento saudável. Para manter a cor necessita de uma boa dose de micronutrientes.Origem:India.Altura:25-55cm. Ph:5.5-7.

 

1 Ludwigia sp. Mini super

43acc5df0b64f4b769d1b762069f8cb2.jpg

Origem Norte Americana

Temp. Aconselhada 20º-28º

Posição no Aquário Plano Meio /Traseiro

Necessidade de Luz Média

Necessidade de CO2 Média

Crescimento Médio

 

1 Hygrophyla pinnatifida

9dbc101df4954bbb2d7cdbc74e27cd52.jpg

Os rebentos horizontais que surgirem a nivel do solo podem ser fixos a troncos e a rochas. Para dar forma compacta os rebentos superiores devem ser podados regularmente. Crescimento lento a moderado. Necessita de luz média a luz intensa. Com luz intensa fica vermelha. Familia:Acanthaceae. Origem: India. Altura:15 cm - 40 cm. Largura:15 cm - 30 cm. Temperatura:20 - 28° C. pH:5.5 - 8.

 

2 Pogostemon helferi

36e29f6003522b2bbb78a5b8cb275ff5.jpg

Origem Ásia

Temp. Aconselhada 20º-28º

Posição no Aquário Tapete / Plano Meio

Necessidade de Luz Média

Necessidade de CO2 Média

Crescimento Medio

Necessita de CO2 e luz moderada a intensa.Família:Lamiaceae. Origem: Tailândia. Altura:2 cm - 10 cm. Largura:5 cm - 10 cm. Temperatura:20 - 30° C. pH: 6 - 7.5

 

2 Littorella uniflora

4cdb33a3c1896008f81c0f98ce8273db.jpg

Origem Europa

Temp. Aconselhada 26º

Posição no Aquário Plano Frente

Necessidade de Luz Média

Necessidade de CO2 alta?

Crescimento Lento

Deve ser plantada separademente em pequenas porções, com uma distância de alguns centímetros para mais tarde lançar "runners", podendo criar um tapete denso.

 

1 Marsilea Angustifolia

 26f0aab35a5c0c6e0f43c89bd27a6d95.jpg

Origem Austrália

Temp. Aconselhada 20º-28º

Posição no Aquário Tapete

Necessidade de Luz Media

Necessidade de CO2 Pouca

Crescimento Médio

 

1 Alternanthera reineckii

936cd7dff85e42eff971e272e8e87ceb.jpg

Localização Geográfica:Sul Americana

CO2:Sim

Necessidade de Luz:Média

Localização no Aquário:Plano Meio

Crescimento:Medio

Tamanho:10-15cm

Dificuldade:Fácil

É caracterizada pelo seu crescimento compacto e pelo crescimento moderado a lento. Ideal para aquários nano ou para ser usada no plano médio em aquários maiores. Com a poda correcta pode-se transformar numa moita espectacular de um intenso e único vermelho com 5 a 10 cm de altura. Luz intensa e Co2 promove o crescimento e a sua aprência geral.

 

1 Cryptocoryne mix

 8a9dfc0e1243399162071c5ffd79443f.jpg

Origem Asia

Temp. Aconselhada 20º-28º

Posição no Aquário Plano Meio /Traseiro

Necessidade de Luz Baixa

Necessidade de CO2 Baixa

Crescimento Lento

 

1 Rotala species Vietnam

 19a2f3a1b71a34822202518c70c4465e.jpg

Origem Ásia

Temp. Aconselhada 20º-28º

Posição no Aquário Plano Meio

Necessidade de Luz Alta

Necessidade de CO2 Alta

Crescimento Rápido

A Rotala 'Vietnam é proveniente da Ásia e pode atingir mais de 20 cm de altura e exige uma luz e CO2 medianos.

Uma boa fertilização e luz forte darão um crescimento mais baixo e uma coloração das folhas alaranjada.

 

 Ufa, que empreitada! Agora só me resta interiorizar toda esta informação para dar as melhores condições às minhas plantas e fazer figas para que algas se mantenham bem longe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo começo, loja perfeita para ter por perto. Precisava de fechar os olhos todos os dias nomeu caso:-)

Boom de algas é quase certo, mas também se vai embora da mesma maneira. Funciona como o cisne dos contos infantis...

Com esses ajudantes não vais ter problemas irreparáveis de certeza!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo começo, loja perfeita para ter por perto. Precisava de fechar os olhos todos os dias nomeu caso:-)
Boom de algas é quase certo, mas também se vai embora da mesma maneira. Funciona como o cisne dos contos infantis...
Com esses ajudantes não vais ter problemas irreparáveis de certeza!
 

Tens toda a razão, estou a ficar depenada, mas parece-me impossível resistir e acho que, depois do embate inicial e se tudo correr bem, é um bom investimento, é uma obra de arte que está sempre a mudar e é muito menos secante que a Monalisa
Quanto às algas, o João diz-me para ficar calma que tudo se resolve. Hoje fiz a minha primeira TPA, mas acho que foi curta, não notei alterações significativas nos testes.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia #3

Hoje fiz a minha primeira TPA, tirei 10%, penso que foi pouco, na próxima acho que devo aumentar.

Adorava este pormenor do aquário até descobrir que tenho um nó das meias onde pus o areão a emergir do substrato. Agora quero saber como é que vou resolver isto sem dar conta do resto do hardscape

 Já apanhei 2 caracóis, que não percebo de onde é que vieram. Passei horas a lavar o areão e ensaquei-o todo dentro das famosas mini meias.

A Monte Carlo já começou na fase do melt e até ver algas nem vê-las. Espero que se mantenham afastadas por muito tempo

 717f4ee86ceca665c9d0db14d7211957.jpg

PS: Minto, os meus troncos estão a ficar com uma espécie de bolor O que é isto é como é que se resolve?

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lara, muito bom tópico :)

Não te preocupes com o muco do tronco, isso com o tempo desaparece, faz parte da introdução inicial, em relação às algas, é praxe :) mas lembra-te de uma boa equipa de limpeza na terceira ou quarta semana de ciclo (dependendo dos valores nitritos/amónia existentes), uma equipa de 20 caridinas japónicas no mínimo fazem um trabalho espectacular ;)

Vou acompanhar! ;)

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lara, muito bom tópico

Não te preocupes com o muco do tronco, isso com o tempo desaparece, faz parte da introdução inicial, em relação às algas, é praxe mas lembra-te de uma boa equipa de limpeza na terceira ou quarta semana de ciclo (dependendo dos valores nitritos/amónia existentes), uma equipa de 20 caridinas japónicas no mínimo fazem um trabalho espectacular

Vou acompanhar!

Cumps,

Obrigada Miguel, quero muito que esta experiência corra bem e para isso a ajuda do fórum, para além da do João, é fundamental. Já me estava a ver com a escova de dentes a tirar aquilo tudo. Vou já investigar essa sugestão das caridinas japónicas.

Para os vivos já temos a certeza que queremos um cardume de tetra cardinais, mas gostávamos de ter outro cardume. Quando li o tópico do Marc também adorei as escolhas dele, por outro lado também gostamos dos narizes de bêbado. Há sugestões tão giras aqui no fórum que fico com vontade de ter todos, tenho de me controlar ou então tenho de arranjar um quartinho no Oceanário.

Aceitam-se e agradecem-se sugestões para este nosso cantinho.

Assim sendo:

Equipa de limpeza: Caridinas Japónicas e...

Cardumes: Tetra cardinais e...

Outros peixes: Ramirezis, ou Colisa, ou Betta, ou...

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e normal essas primeiras algas , como o Miguel disse uma boa equipa de limpeza trata disso .

Em relaçao a meia a emergir o que sugeria era colocares um pouco de sub estrato por cima ou entao com uma pinça tentares enterrar o no sem estragar nada .

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Lara Cunha disse:

......
Aceitam-se e agradecem-se sugestões para este nosso cantinho.
Assim sendo:
Equipa de limpeza: Caridinas Japónicas e...
Cardumes: Tetra cardinais e...
Outros peixes: Ramirezis, ou Colisa, ou Beta, ou...

Equipa de limpeza podes acrescentar uns camarões red chery's são resistentes e de muito fácil reprodução e para além da linda cor vermelha que dão ao aquário também são excelentes trabalhadores, o único senão é certas bocas grandes que podem adorar uma mariscada :)

Para cardumes, pesquisa rásboras espei, adoro-as..

Em relação ao betta, não o aconselhava juntamente com outras espécies, são considerados peixes de briga e isso poderá afectar o lindo efeito dos cardumes na paz do senhor :my_biggrin:

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, maxir5 disse:
Boas e normal essas primeiras algas , como o Miguel disse uma boa equipa de limpeza trata disso .
Em relaçao a meia a emergir o que sugeria era colocares um pouco de sub estrato por cima ou entao com uma pinça tentares enterrar o no sem estragar nada .
 
 
 


Ângelo, sabes quando há uma coisa que não está bem, que mais ninguém vê, mas os teus olhos não se conseguem abstrair e fixam-se naquele ponto? É esse o efeito daquele pedaço de meia em mim. Não tenho mais substrato e o meu marido já lá andou com a pinça mas não conseguiu eliminar o problema (na opinião dele não é um problema porque ninguém vê). Acho que vou aproveitar a próxima TPA para tentar dar um jeito, pode ser que corra bem.
Vou agora investigar tudo sobre essa equipa de limpeza.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Editado por Lara Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Equipa de limpeza podes acrescentar uns camarões red chery's são resistentes e de muito fácil reprodução e para além da linda cor vermelha que dão ao aquário também são excelentes trabalhadores, o único senão é certas bocas grandes que podem adorar uma mariscada :)
Para cardumes, pesquisa ráboras espei, adoro-as..
Em relação ao betta, não o aconselhava juntamente com outras espécies, são considerados peixes de briga e isso poderá afectar o lindo efeito dos cardumes na paz do senhor :my_biggrin:
Cumps,

Miguel, afinal já conhecia as Caridinas, os únicos peixes que resistiram do meu aquário anterior foram 2 Caridinas japónicas e 2 Neons e neste momento estão hospedados num aquário ️ na Ecoarium.
Não posso usar apenas camarões Red Chery, na equipa de limpeza, em vez das Caridinas que não acho tão bonitas, ou não fazem o mesmo tipo de trabalho?
Como TPC vou investigar as ráboras espei.
Obrigada pela ajuda



Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença é que as caridinas como são maiores a limpeza também é maior e mais rápida no caso de algas, os red's fazem o mesmo trabalho mas mais demorado, eu tenho ambos e gosto de ambos embora o trabalho das caridinas seja muito mais notável...de longe!

Cumps,

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Lara Cunha disse:


Ângelo, sabes quando há uma coisa que não está bem, que mais ninguém vê, mas os teus olhos não se conseguem abstrair e fixam-se naquele ponto? É esse o efeito daquele pedaço de meia em mim. Não tenho mais substrato e eu meu marido já lá andou com a pinça mas não conseguiu eliminar o problema (na opinião dele não é um problema porque ninguém vê). Acho que vou aproveitar a próxima TPA para tentar dar um jeito, pode ser que corra bem. emoji5.png
Vou agora investigar tudo sobre essa equipa de limpeza.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

sim sei o que isso é, e num aquario ainda pior porque queremos que esteja tudo em harmonia e la esta aquele defeito que para os outros não e nada mas que para nos importa bastante. Tenta dar um jeito vais ver que fica melhor .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre pôr uma pedra/pedras/bocado de tronco em cima da meia. Ou umas plantas à volta para esconder por exemplo...

Agora no início é esperar, não vale a pena andares com pressa e sempre nos testes. Guarda a pica dos testes para quando tiveres desiquilibrios depois:-p

Podes também juntar um cardume de corydoras à equipa de limpeza, estão sempre a trabalhar, mas não limpam algas...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença é que as caridinas como são maiores a limpeza também é maior e mais rápida no caso de algas, os red's fazem o mesmo trabalho mas mais demorado, eu tenho ambos e gosto de ambos embora o trabalho das caridinas seja muito mais notável...de longe!
Cumps,
 

Isto é um mundo e passear neste fórum ainda é pior do que ter no nosso prédio uma loja de aquários espetacular. Em cada tópico que vejo, fico a babar com alguma coisa. Agora fiquei de olho nas neocaridinas blue dream, que calculo serem tão eficientes como os Red cherry, mas menos do que as Japónicas. Qual será o número ideal de camarões para ter neste aquário?


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre pôr uma pedra/pedras/bocado de tronco em cima da meia. Ou umas plantas à volta para esconder por exemplo...

Agora no início é esperar, não vale a pena andares com pressa e sempre nos testes. Guarda a pica dos testes para quando tiveres desiquilibrios depois:-p

Podes também juntar um cardume de corydoras à equipa de limpeza, estão sempre a trabalhar, mas não limpam algas...

Buedamau (ainda me hás de explicar a tua inspiração para este nickname), o meu marido encheu-se de brio e depois de eu me deitar conseguiu, nem sei bem como, fazer desaparecer o bocado de meia.

Realmente, tens razão mas faço os testes para tentar resolver nem sei bem o quê. Paciência é um dos motivos pelo qual este aquário é terapêutico para mim, assim uma espécie de mr. Miyagi de trazer por casa.

Não adoro corydoras, especialmente as albinas fazem-me alguma confusão

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Lara...assim dà gosto!!!

Quanto à fauna no máximo dois cardumes, mais do que isso e torna-se confusão.

Quanto á meia, uma planta tapa isso e nunca  mais a vês, caso ela volte a aparecer

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.