1º Nano


Pedro “Pedro”

Recommended Posts

Boas pessoal,

Depois de ter mantido um aquário de 60L e outro de 200L, venho aqui apresentar o meu novo desafio, que se trata de um nano de 30L.

Será a minha 1ª partilha aqui no fórum, pois apesar de dar algum trabalho reconheço que é muito bom partilhar com o pessoal porque é interessante para todos termos novas ideias e aprendermos, e também para receber o vosso feedback.

Quero ter aqui um aquário low-tech (sem co2) com muitas plantinhas para um betta, camarões e talvez 2 ou 3 ottos.

Já à partida tenho algumas dúvidas quanto ao equilibrio do sistema, e quantidade de plantas que devo introduzir, pois quero evitar ao máximo ter algas. A calha que tenho é bastante potente (2800 lumens), mas tem um DIM com 7 posições e para já vou colocá-la na 3ª (cerca de 1200lumens? c/ vidro de aquario tapado).

 

Composição:
Aquário:30x30x35 Scalare 30L 
Iluminação: Calha Chihiros a301
Substrato: Aqua Gro Soil 8L
Filtragem: Eheim Liberty 130
Aquecimento: Eheim 50W thermopreset
Tronco médio Red Moor + Pedra ryohu?!

 

IMG_20180211_005838.jpgIMG_20180211_014154.jpgIMG_20180211_203505.jpgIMG_20180211_203526.jpgIMG_20180211_204009.jpg

 

 

Já enchi o aquário com 15L de água ciclada de outro aquário, e os restantes litros del cano. Vou aguardar uns dias para o tronco começar a descer, e devo começar a comprar umas plantinhas! Se o tronco n descer em breve, leva com um calhau em cima para n ser teimoso.

Aconselham meter já plantas ou devo dar mais tempo? Depois tenho 2 camarões japonicas noutro aquario, meto-os daqui a uns 4 ou 5 dias ou é cedo? Quanto às plantas que vou colocar, anúbias é certo, depois as outras ainda estou na duvida, mas tudo low-tech, talvez algumas de crescimento rápido agora.

Cumprimentos e dêm feedback!

Pedro Sequeira

 

Editado por Pedro “Pedro”
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

Tens todo o equipamento para que tudo corra bem, em relação às plantas, sim deves colocar logo tudo aquando a montagem só facilita. As caridinas japónicas mete-as só na 3ª ou 4ª semana.

Nota que as anúbias não gostam muito de luz, mais tarde com esses 2800lm vão-se transformar em autências "prateleiras" de algas :) não puxes muito pela calha deixa-a no mínimo e vai vendo a evolução da massa vegetal.

Esse tronco tem muito potencial, eu atava-o a um calhau e deixava estar.

Vai actualizando que eu vou acompanhando :my_biggrin:

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ! Eu teria colocado um pouco de silicone no tronco agarrado a uma rocha e era o suficiente para ele afundar. Bem disfarçado com umas plantas e fica top.

Só não aconselhava bettas e camarões mas como cada caso é um caso até pode resultar...

Força nisso!

Cumps

Daniel 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera umas semanas para adicionares os camaroes como foi sugerido. O tronco podes colar com silicone a uma rocha como foi sugerido, atar a uma rocha com bracadeiras ou simplesmente colocar uma rocha encima dele de maneira a que nao levante, ao fim de um tempo o tronco vai deixar de levantar e se kizeres podes remover a rocha. Ou podes mesmo colocar a rocha de maneira a fazer parte do layout e assim nao tens que remove-la.

Em relacao a plantas colocas logo aquando da montagem, se queres um low-tech sem co2 tens que usar plantas pouco exigentes, tipo anubias, fetos de javas, bucephalandras ou cryptocorynes, Sao plantas que se dao bem num ambiente low-tech. 

Ao mesmo tempo a tua calha parece-me uma chihiros serie E como te disseram essa calha e potente demais para um low-tech por isso tens que usar o dimmer para reduzir a potencia da calha, senao vai ser um festival de algas por todo o lado. 

Tirando isso pareces estar no bom caminho, vai postanto updates e alguma duvida e so perguntares. 

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Desde já muito obrigado pelo vosso feedback ;)

Sim, comprei esta calha no ebay de hong-kong e ficou ao preço de LED's baratos, assim tenho potencial para mais tarde poder montar um aquario com CO2. A ideia agora é mesmo usar o dimmer e colocar a calha na posição 3 de 7, visto ter também os vidros a tapar o aquario, mas secalhar até posso mesmo começar na 2ª posição.

Quanto ao tronco, vou colocar então uma pedra atada em cima, para poder começar a trabalhar o layout com plantas já, pois com o tronco a boias é chato eheh. 

Tinha no entanto 2 dúvidas só para começar ahah:

1- Ao mexer no substrato ele liberta muitas bolhas (algo normal acho), mas também parece largar pó / químicos na agua eheh. Relembro que é o substrato Aqua Gro Soil, que diz na propria embalagem que não necessita de pré-lavagem. Devo remexer bem no fundo ou deixar as bolhas sairem ao longo do tempo? E devo fazer mudar nestes primeiros dias/semanas ou deixar o tudo paradinho a ciclar?

2- A minha 2ª dúvida é relativa à quantidade de plantas que devo por para começar. Li que devia deixar apenas 10/15% do substrato sem plantas, sendo 50% delas de crescimento rápido, concordam? Para já não tenho fertilizantes liquidos, depois se vir que as plantas se queixam logo vejo.

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 hours ago, Pedro “Pedro” said:

 

1- Ao mexer no substrato ele liberta muitas bolhas (algo normal acho), mas também parece largar pó / químicos na agua eheh. Relembro que é o substrato Aqua Gro Soil, que diz na propria embalagem que não necessita de pré-lavagem. Devo remexer bem no fundo ou deixar as bolhas sairem ao longo do tempo? E devo fazer mudar nestes primeiros dias/semanas ou deixar o tudo paradinho a ciclar?

2- A minha 2ª dúvida é relativa à quantidade de plantas que devo por para começar. Li que devia deixar apenas 10/15% do substrato sem plantas, sendo 50% delas de crescimento rápido, concordam? Para já não tenho fertilizantes liquidos, depois se vir que as plantas se queixam logo vejo.

Cumprimentos!

Ha sempre algum po nos substratos, hoje em dia nao lavamos porque esses substratos tambem trazem nutrientes que ajudam a crescer as plantas, nutrientes esses que em parte se perderiam no processo de lavagem. Isso nao tem problemas, as bolhas nos primeiros dias normalmente e oxigenio que ficou preso debaixo do substrato. As vezes ha o risco de se formarem areas anaerobicas debaixo do substrato e dar a origem a libertacao de gases que sao nocivos para os peixes e para as plantas. Mas isso nao e muito comum e nao me parece ser to teu caso visto que acabaste de montar o aquario. 

Em relacao a quantidade de plantas, deves usar a maior quantidade possivel. Quanto maior for a massa vegetal dentro do aquario mais facil e de evitares as algas, visto que nos primeiros tempos do aquario o substrato liberta uma quantidade consideravel de nutrientes para a coluna de agua, quanto mais plantas para consumirem esses nutrientes melhor. Se usares menos plantas tens que fazer mais TPA's para removeres naturalmente esses nutrientes e evitares o aparecimento de algas. 

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

Passados 2 dias de ter apenas hardscape e àgua a correr, ontem foi dia de jardinagem :)

Na loja não me recomendaram Anubias, pois dizem que com a minha calha seria má aposta. Recomendaram-me a lista de plantas que vou colocar na foto em baixo:

IMG_20180215_215852.jpg

E o aspecto final, que me agrada bastante eheh.

IMG_20180215_215416.jpgIMG_20180215_215335.jpgIMG_20180215_215405.jpg

 

Apesar de estar muito satisfeito com o layout, tenho mesmo muitas dúvidas se as 2 plantas de fundo se vão aguentar. São elas "ludwigia super red mini" e "ludwigia arcuata". Reforcei a ideia que não tinha intenção de usar CO2, apenas alguns poucos fertilizantes, sendo que queria mesmo low-tech, mas foi-me recomendado.

Gostava de ouvir opiniões sobre estas 2 plantas, e depois opinião de que nivel devo colocar o dimmer. De momento está na posição 3 em 7, ligeiramente mais sobre a parte de trás do aquario visto ter as 2 plantas à partida mais exigentes, devo colocar no 4?

On 2/12/2018 at 21:26, Miguel Simões disse:

Nota que as anúbias não gostam muito de luz, mais tarde com esses 2800lm vão-se transformar em autências "prateleiras" de algas :) não puxes muito pela calha deixa-a no mínimo e vai vendo a evolução da massa vegetal.

Amigo Miguel, acha que para este jardim o 4 (1500lumens +-) era o ideal?

Tks pessoal e espero que gostem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Pedro “Pedro” disse:

......

Amigo Miguel, acha que para este jardim o 4 (1500lumens +-) era o ideal?

...

Sim, coloca no 4, e vai estando atento ao mínimo sinal de algas nas plantas, se for o caso, sobe apenas a calha até encontrares o equilíbrio entre toda a massa vegetal.

Cumps,

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu cá acho que as anúbias, mesmo com essa intensidade toda, se estivessem colocadas nas zonas de sombra dos troncos não haveria problema de maior, mas compreendo o conselho. Se for necessário reduz no dimmer para o mínimo visto ainda teres dois níveis para baixar. Ficou porreira a composição.

Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Dannigs10 disse:

Boas, eu cá acho que as anúbias, mesmo com essa intensidade toda, se estivessem colocadas nas zonas de sombra dos troncos não haveria problema de maior, mas compreendo o conselho. Se for necessário reduz no dimmer para o mínimo visto ainda teres dois níveis para baixar. Ficou porreira a composição.

Boas, ai é? Até tenho 3 niveis para baixar. Estas tais "ludwigia super red mini" e "ludwigia arcuata" aguentam-se bem se baixar 1 nivel para cerca de 1000 lumens?

De qualquer maneira para já vou manter esta intensidade no 4 nos primeiros dias, com 6,5 horas de luz diária. Ao minimo sinal de algas desço para o 3.

Obrigado!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas malta,

Um pequeno update ao meu aqua. Introduzi logo depois das plantas duas Caridinas Japonicas para começarem o serviço de limpeza, e depois passado 2 semaninhas comprei o Betta para o paraíso eheh. Parecem-me ambos muito satisfeitos.

Tinha a luz no dim 4 e passados 4/5 dias comecei a notar umas alguitas nas folhas das plantas, como podem ver nas imagens que coloquei em baixo. Desci imediatamente para o 3, sendo que as alguitas castanhas se mantiveram nas folhas. Não sei se seria normal dos primeiros tempos, de ter muitos nutrientes do fundo ou por outro motivo, mas desci para o nivel 2 do DIM, e fiz uma muda de água de cerca de 40% do aquario.

O aquário está agora bem mais limpinho, as algas que havia parecem ter desaparecido, em breve vou fazer outra muda de água e talvez testar voltar a colocar a luz no nivel 3 a ver o que acontece :P

Em baixo as imagens por links, para poderem ver com uma qualidade melhorzita.

 https://ibb.co/n4JT07
https://ibb.co/mkkK7n
https://ibb.co/gomsSn
https://ibb.co/hqGsSn

Cumprimentos!

p.s- ainda n percebi qual a soluçao mais simples para colocar fotos aqui no forum :(

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relacao as fotos podes arrasta-las directamente para o post.

Em relacao ao aquario parece que tens tudo sobre controlo, com o tempo o aquario vai estabilizar e se quizeres podes ir aumentando a luz lentamente, depois quando voltares a ver algas. desces para o nivel anterior e deixas ficar.

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ponderar acrescentar uns Ottocinclus para mais limpeza do aquário. Relembro que de momento tenho o Betta e 2 Caridinas Japonicas.

Pelo que li são peixes excelentes, e dava-me jeito a limpeza especialmente dos vidros. Estes peixes vão-se dar bem no meu aquario? Tenho receio que sejam muito sensiveis e que neste aquario tão pequeno se possam dar mal com mudanças bruscar nas TPA's.

Estava a pensar comprar 2, que vos parece?

Tks!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas @Pedro “Pedro”, peço desculpa "desenterrar" este tópico. Se calhar já desmontaste este aqua mas, se fosse possível, queria saber o teu feedback sobre as plantas que colocaste no teu aqua e qual a intensidade de iluminação usaste.

Eu tenho um aqua Scalare também de 30 L com as dimensões 40x25x30 e também com uma Calha Chihiros A-Series  e também sem CO2. Estou a pensar comprar a ludwigia super red mini ou a ludwigia palustris e gostava de saber o teu feedback dessa planta num aqua low-tech. As plantas ganharam aguentaram-se e ganharam cores bonitas? A qual nível colocaste o dim? Ou seja a intensidade de iluminação?

Desde já agradeço a tua ajuda. 😉

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.