Mollys não crescem


Recommended Posts

Boas,

No passado mês de Setembro (2017) fiquei a tomar conta do aquário de um familiar, enquanto este partiu de férias. Durante o tempo em que me ocupei do seu aquário reparei que uma fêmea Molly estava grávida e quase a ter os alevins. Decidi aproveitar os peixes e coloquei a fêmea numa criadeira e 3 dias depois nasceram os alevins, cerca de 100, a maioria sobreviveram ao parto.

Depois que o meu familiar regressou, ele ofereceu-me os peixes que nasceram e eu coloquei-os num aquário de 60L. 

O problema é que até hoje, passados cerca de 4 meses, os peixes não cresceram mais que 1cm, estando todos nesta situação, o que não acho normal. Já aconteceu a alguém? Conhecem alguma razão para que os peixes não tenham crescido?

Obrigado pela vossa ajuda.

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é normal.

Hipóteses:

1) Parâmetros da água do aquário? Temperatura, Ph, dureza adequados? Um pouco de sal talvez. (Obviamente sal de aquário, nunca culinário). Presumo que ciclado.

2) Filtragem eficiente? Níveis de Amônia adquados?

3) Alimentação adquada e suficiente? 100 seres vivos necessitam de bastante alimento ainda que, e principalmente por, alevinos. Mollys = Spirulina. :my_dodgy:

4) Demasiada iluminação?

5) Aquário com plantas?

:default_alberteinstein:

Editado por AACC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AACC,

O aquário já tens cerca de um ano de instalação, pois é o aqua que uso para os caranguejos. Os parâmetros  estão normais para um aquário comunitário e apenas tem de flora um musgo que encontrei num tanque de uma estufa abandonada. Há umas semanas atrás coloquei alguns exemplares num outro aqua comunitário de 180l, para ver se crescem e parece-me estarem a ficar maiores, mas a uma velocidade muito lenta para esta espécie.

A hipótese que me ocorre é que esta situação posso dever-se ao facto de a fêmea ter tido uma enorme quantidade de alevins e por isso este tenham tido uma deficiência alimentar  no inicio do seu desenvolvimento, quando ainda se encontravam no ventre da mãe. Essa situação pode explicar o facto dos alevins não se desenvolverem normalmente, digo eu!

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E parece-me que estás correcto.

Creio que no contexto que descreves, pode ser uma questão de qualidade/quantidade de alimento.

Já tentaste Spirulina em pó?

E alimento vivo? :default_bs_quesexclaim:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais