Regresso às "Origens"


Filipe Sampaio

Recommended Posts

 

Boas amigos

 

Depois de algum tempo afastado por motivos pessoais e profissionais acho que finalmente vou conseguir montar o aquario.

Como diz o título, vou tentar fazer um regresso às origens do meu primeiro plantado onde a ideia será dar mais destaque às plantas do que ao hardscape.

Será um projecto para ir fazendo uma vez que o tempo não é muito.

Para já deixo o setup provisório.

 

- Nome do Aquário

      Origens

2 - Data da montagem       01/02/2018

3 - Dimensões do aquário       80x40x40

3.1 - Volumes bruto e útil       126 litros brutos          100 litros uteis

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro     Jbl cristalprofi e1501 com lily pipes

4.2 - Termostato      Jbl protemp 300S

4.3 - Iluminação/Foto-período     Calha led diy com 6000 lumens / 8 horas dia com controlador tc420

4.4 - Sistema de CO2      Pressurizado com reactor Jbl proflora direct

5 - Substratos & decorações

5.1- Substrato fertil : Jbl aquabasis com rocha vulcânica

5.2 - Substrato inerte : Aqua gro soil

5.3 - Decorações           Basalto preto  e red moor wood

6 - Fertilização     Tropica a partir da segunda ou terceira semana

7 - Fauna      Ainda a definir

8 - Flora: 

Cryptocoryne pigmea  (http://ecoarium.com.pt/plantas-plantas/962-cryptocoryne-pigmea-in-vitro-cup-2102419.html )

Rotala Vietnam ( http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/plantfinder/details.php?id=132 )

Pogostemon erectus ( http://tropica.com/en/plants/plantdetails/4496/4496 )

Ludwigia Super Red ( http://ecoarium.com.pt/plantas-plantas/781-ludwigia-sp-mini-super-red-2101641.html )

Hygrophilia pinatifida ( http://tropica.com/en/plants/plantdetails/4486/4486 )

Fissidens Fontanus ( http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Fissidensfontanus(002F)/4390 )

Sagittaria Subulata ( http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Sagittariasubulata(079)/4530 )

Cryptocoryne beckettii 'Petchii' ( http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Cryptocorynebeckettii'Petchii'(108A)/4560 )

Anubias barteri var. nana ( http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Anubiasbarterivar.nana(101)/4545 )

Alternanthera reineckii 'Mini' ( http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Alternantherareineckii'Mini'(023CTC)/4439 )

Micranthemum 'Monte Carlo' ( http://tropica.com/en/plants/plantdetails/4442/4442 )

 

Neste momento a primeira duvida é qual das pedras usar.

Inicialmente a ideia era usar o basalto preto mas quando fui buscar vi o xisto vermelho e gostei do que vi agora estou na dúvida .8951b848af7f05b2549c3b2c00cb851b.jpg71f3ea7c099d4e98b6b470c756fcc0fe.jpg

 

Este foi o primeiro 34513b95e4a54aee6941fdebdb2220ff.jpg

 

Cumprimentos

 

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

 

 

 

Editado por Filipe Sampaio

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo de volta Filipe!

Isso é uma flauta DIY que estou a ver? :D

 

Eu ia para o basalto porque o verdete nota-se menos, e visto que o tempo não é muito é menos 30min por semana no esfrega esfrega :D 

 

Mete lá uns calhaus lá dentro para a malta dizer mal ;) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora venha de lá esse novo projecto, bem vindo de volta!

 

Eu optava pelo basalto não só pelo motivo que referiu o Gonçalo como também pelo contraste que vais ter com a red moor, e até mesmo com as plantas tens sempre destaque. 

 

Força nisso 

 

Abraço 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

Basalto também sem dúvida!

Apenas uma questão, tu não vais colocar nenhum substrato fértil? 

Começa lá a montagem que são sempre coisas boas de se acompanhar ;)

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo de volta Filipe! Isso é uma flauta DIY que estou a ver? :D   Eu ia para o basalto porque o verdete nota-se menos, e visto que o tempo não é muito é menos 30min por semana no esfrega esfrega :D 

 

Mete lá uns calhaus lá dentro para a malta dizer mal ;) 

 

 

 

Obrigado[mention=37926]Gon[/mention]çalo84 e não gozes com a minha flauta que era o ultimo grito...

 

Por acaso desde que comecei a montagem estava inclinado para o basalto preto mas quando vi o xisto gostei muito e na duvida trouxe is dois mas ainda não tinha pensado nesse aspecto da escova

Vou se hoje ou amanhã se começo a pôr uns calhaus...

 

Abraço

 

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora venha de lá esse novo projecto, bem vindo de volta!
 
Eu optava pelo basalto não só pelo motivo que referiu o Gonçalo como também pelo contraste que vais ter com a red moor, e até mesmo com as plantas tens sempre destaque. 
 
Força nisso 
 
Abraço 
Obrigado Ismael
Sim tens razão faz um contraste melhor.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,
Basalto também sem dúvida!
Apenas uma questão, tu não vais colocar nenhum substrato fértil? 
Começa lá a montagem que são sempre coisas boas de se acompanhar ;)
Cumps,
Boas Miguel
Não sei se vou usar fértil ou as pastilhas mas talvez vá usar fertil.

Vou ver se começo nos próximos dias.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, boa sorte com essa montagem. Eu iria também para o basalto.
Cumps
Daniel
Obrigado
Em principio será o que vou usar...

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para já o esboço está feito mas ainda pode mudar tudo...ou não...[mention=37926]Gon[/mention]çalo84 bora lá dizer mal...

 

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

 

 

 

f7c68631032530ec5f43109e02080cbb.jpg7a3fdec4d913aa20ab9c9aaf9388d45b.jpg

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos lá falar mal!! :my_biggrin:

Pedras (tipo gravilha) mais pequenas à frente das maiores para dar detalhe precisam-se! Toca a levantar um bocadinho mais atrás isso quer profundidade, e no meu ver acho que esse tronco é "demasiado" grande para esse aquário. Um tronco mais ramificado ía dar mais dimensão ao layout! 

É só a minha modesta opinião, daqui a nada já aparece aqui mais malta a dar ideias!

 

Mexe e remexe até encontrares o ponto ideal. 

 

Força nisso 

 

Editado por ismael_figueira
  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas@ismael_figueira
Ainda falta adicionar todos os detalhes e pormenores mas,embora as fotos não mostrem a realidade e também ainda está sem luz,também não estou convencido.
Quando dizes que o tronco é grande a qual te referes?

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Filipe Sampaio disse:

Ainda falta adicionar todos os detalhes e pormenores mas,embora as fotos não mostrem a realidade e também ainda está sem luz,também não estou convencido.

@Filipe Sampaio, sim como referes e bem isso ainda é só um esboço do que poderá sair daí, só dei umas ideias a antecipar possíveis falhas.

 

há 6 minutos, Filipe Sampaio disse:

Quando dizes que o tronco é grande a qual te referes?

Estou a falar do tronco da direita, é muito direito e acabas por perder o olhar nele. Tal como te disse acima um tronco mais ramificado assentava aí de forma mais ligeira e harmoniosa e acabaria por te dar mais dimensão ao layout. 

 

Abraço  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Continua o monta, desmonta e torna a montar...

Seguindo o conselho do amigo Ismael arranjei um tronco mais ramificado.
Depois de 2000 voltas acabou nesta posição...147da889a302382c4f553f16ebc5c47c.jpg

A saga continua...

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

  • Gosto 2

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está a levar caminho, assim já fica mais agradável. Tens mais troncos desses Filipe? E as pedras fugiram... despeja lá os calhaus aí para dentro!


Gosto da ideia do layout central, mais uns troncos a apontar para a esquerda e outros para a direita, as pedras depois compõem o resto!

ad7d62c757840d0b51054060d6a130d4.jpg

Esta é a última montagem do Rui Alves na loja, serve para exemplificar o que estou a tentar explicar, só para ficares com uma ideia.

Força nisso!




Abraço

Ismael Figueira

From Tapatalk

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Obrigado Ismael. O layout não era para ser central mas como o aquario vai ser visto da direita e da esquerda tive que optar por este mas até estou a gostar.
Troncos so arranjei este mas tenho uns mais pequenos a ver o que consigo fazer.
As pedras são a próxima fase...o tempo não é muito...

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe, gosto desta última, só trocava a pedra grande da direita pela pedra maior da esquerda, com a mesma face que estão agora, e não deixava substrato à vista à frente (presumindo que vais meter areia na frente).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe, 

 

Assim sim, tal como o Gonçalo refere aquela pedra ali do lado direito pode ser posicionada de outra forma, assim está a fazer uma barreira muito recta. Tenta outras posições, por exemplo essa face que está com sombra, mete-la virada para baixo e roda de forma a que a face maior fique do centro para o vidro lateral. Nada como experimentares e depois vês se gostas. 

Esse layout está com bastante potencial! 

 

Força nisso 

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tal assim?

As pedras de cima não devem ficar assim ainda não me virei para esse ponto.cc105c7195d8a5eed87d05a2a9086156.jpg47fa0a757d77fc49197ccf66b927808c.jpg

 

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

 

 

 

 

  • Gosto 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia está aí, agora tenta tornar a linha das pedras mais irregular, umas mais para dentro outras mais para fora, estão muito em fila e acaba por não parecer natural.

No fim com a areia e umas pedras mais pequenas e gravilha consegues um toque mais natural.  

 

Abraço 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Filipe, 

 

Ora vê lá bem o 1º layout que apresentaste e como isso esta agora. Por certo que te agrada mais agora! 

Tem atenção a um pormenor, tapa bem as fugas de substrato entre as pedras senão depois vai ser complicado manter a areia limpa, podes usar lã ou pedras mais pequenas para preencher os espaços. 

 

Já pensaste na flora que vais colocar aí?

 

Força nisso 

Abraço 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, não acham que as pedras estão um bocado espalmadas? E todas demasiado planas numa mesma linha horizontal?

A pedra da frente esquerda tem um rebordo vertical porreiro, se pusesses as outras assim mais ao alto com esse tipo de arestas ficava melhor na minha opinião e ganhavas mais espaço para plantar :-)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.