Problema com nitritos


Recommended Posts

Boas, 

Eu tenho uma aquário de 60 litros com:

3 corydora 

3 plecostomus

3 guppy

2 comedor de alga 

1 colisa

Comprei recentemente os peixes e reparei que tinha um nivel de nitritos de 0,05mg/l 

Gostaria de saber se me devo preocupar com o nível de nitritos apesar de ser baixo ou o qie devo fazer para baixar este nivel ?? 

Abraço. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais deverias-nos dar mais alguns dados, como por exemplo o setup completo do teu aquário.

Mesmo sem saber o setup, deverias dar uma vista de olhos neste tópico:

Lendo isto ficarás com uma ideia melhor de como funcionam certos valores quando iniciamos uma montagem, dá uma vista de olhos e se restarem dúvidas volta para te podermos ajudar ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Miguel Simões disse:

Boas,

Antes de mais deverias-nos dar mais alguns dados, como por exemplo o setup completo do teu aquário.

Mesmo sem saber o setup, deverias dar uma vista de olhos neste tópico:

Lendo isto ficarás com uma ideia melhor de como funcionam certos valores quando iniciamos uma montagem, dá uma vista de olhos e se restarem dúvidas volta para te podermos ajudar ;)

Cumps,

Li o post e basicamente tenho que fazer uma tpa para resolver ou atenuar os niveis de nitritos e talvez comprar um produto próprio para nitritos 

Corrija-me se estiver errado

Cumps, 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li o post e basicamente tenho que fazer uma tpa para resolver ou atenuar os niveis de nitritos e talvez comprar um produto próprio para nitritos 
Corrija-me se estiver errado
Cumps, 
Isso atenua mas não resolve se tiveres falta de filtragem ou o ciclo por fazer. Um bom filtro (dimensionado para o volume de água e carga orgânica gerado pela fauna) decompõe amónia em nitritos e esses em nitratos rapidamente, de tal forma que não devem ser registados nos testes.

Quando montaste o aqua? Qual o filtro e que matérias filtrantes tem?

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/01/2018 at 18:10, S.S. disse:

Isso atenua mas não resolve se tiveres falta de filtragem ou o ciclo por fazer. Um bom filtro (dimensionado para o volume de água e carga orgânica gerado pela fauna) decompõe amónia em nitritos e esses em nitratos rapidamente, de tal forma que não devem ser registados nos testes.

Quando montaste o aqua? Qual o filtro e que matérias filtrantes tem?

"Tapatalking"
 

O aquário tem cerca de três semanas

Tem plantas naturais 

E o filtro é um zolux nanolife 200

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário com 3 semanas não devia ter fauna. Leste sobre o ciclo do azoto? Se não leste pesquisa e vais perceber que nesta fase é normal ter nitritos e por isso não devia ter fauna no aqua ainda. Controla isso com TPAS grandes e regulares, diárias se for preciso. Só daqui a uma a duas semanas quando os nitritos desaparecerem e começares a medir nitratos é que o ciclo está completo. Aí deves estabelecer uma rotina de TPAS para manter controlados os nitratos. Nitratos abaixo dos 20 a 30ppm é uma boa medida.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais