Peixes (guppys) a morrerem


Tomas Faria

Recommended Posts

Tenho um aquario de cerca de 180-200 litros.

A agua esta a 26 º com o ph a 7.2

Recentemente adquiri 3 tipos de plantas através de vendedores privados.

Comprei musgo de java, uma planta verde que adaptou-se bem no aquário e uma grandita com um tom rosado na parte de baixo das pétalas e um verde pálido de cima ao qual o vendedor disse que seria preciso um difusor de dióxido de carbono para que a planta sobrevivesse. 

O que acontece e que ultimamente de um certo em certo tempo nomeadamente nos guppys ja me morreram 2 e tenho 1 encostado na boxes que entretanto também devera morrer ... 

Nao sei o que deverei fazer para corrigir este problema , não sei se poderá ser da agua .... limpei a 2 semanas o motor ...

Obs: com as plantas deveram ter vindo um tipo de caracóis com uma carapaça meio castanha ... que entretanto começaram-se a desenvolver muito rápido passando de 2 para uns 13 ou 14... 

Obrigado desde ja a quem responder e caso seja preciso alguma foto e só dizer. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Tomas já tem o CO2 ligado? pode estar a debitar em demasia e isso mata os peixes.

Quanto aos caracois aconsenho uns botia palhaço que fazem deles petisco, e ir tirando á mão tambem ajuda pois são praga ou usar o eSHa gastropex.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os caracóis podem prejudicar o bem estar dos peixes/aquário? e nao cheguei a por a bomba difusora de co2 ... dai não estar a perceber o que poderá estar a acontecer

Editado por Tomas Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro Costa

Peço desculpa mas mas tu dizes ao Tomas Faria,para colocar uma Botia

Palhaço,quando a mesma pode chegar aos 30 ou 40cm,e quando ele pode

muito bem resolver o seu problema com uma Helena,outra coisa os caracóis

não come plantas novas,mas sim plantas velhas,e podres,e ate algas,e restos

de comida dos peixes,não leves a mal de eu te estar a chamar a atenção,digo

isto para não haver um erro,para colmatar outro erro.

Cump: Álvaro Silva

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tomás

Tens que descobrir qual é o problema! Aconselho-te a comprares um kit de testes para verificares os parametros da água.

Há quanto tempo tens o aquário a funcionar? E há quanto tempo tens os peixes nele?

 

cumps

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja la tenho os peixes a imenso tempo. Limpei o motor a pouco tempo e pus uns litros de agua nova (porque ja tinha baixo nivel de agua devido a temperatura da agua) e pus um bocado daquele produto para o cloro 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há qualquer coisa na água que não está bem, tens que fazer os testes. E depois é fazer uma Tpa grande, e acondicionas a água com esse produto antes de pôr a água no aquário.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até pode ter sido das plantas que puseste. Disseste e não raparei bem á bocado quando li, que tinha sido de vendedores privados??

Mas faz como te disse. Testes, para ver o que está mal, identifcado o problema- TPA grande e no dia a seguir volta a medir os parametros.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tomas Faria

Em primeiro lugar deixa lá o Sr,e tu para a frente,eu especificamente não

te disse nada sobre o teu problema,pelo aquilo que eu li do teu poste,e que

tu não fazes TPA,s semanais,tu não dizes que filtro é que tens,apenas dizes

que lavastes o motor há duas semanas,o que é que tu queres dizer,lavei o

motor,o que é isso,acho que devias fazeres TPA,s semanalmente,entre 30 ou

40%,não acho que tenha sido das plantas,haverá para ai no teu aquário outros

problemas,que a malta para te ajudar terá que saber que filtro tens,que luz usas,

que termo tens,se tens co2,saber tudo,para te poderem ajudar melhor.

Cump:Álvaro Silva

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro e um eheim que boleia 440l/h e com lavar digo que tirei os materiais (esponjas/as bolas pretas que foi comprado em loja de aquarios) e o saco com pedras tambem comprado em loja . Quanto às luzes deixarei link de como fica com elas ligadas. E nao tenho difusor de CO2

 

https://1drv.ms/i/s!AlK4qCsEgRuThmEhdMycj-iNF061

Editado por Tomas Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Tomas Faria said:

O filtro e um eheim que boleia 440l/h e com lavar digo que tirei os materiais (esponjas/as bolas pretas que foi comprado em loja de aquarios) e o saco com pedras tambem comprado em loja .

Quando dizes que lavaste o filtro?

Tiraste as materias filtrantes e lavaste o filtro correcto?

Quais destes fizeste?

Tiraste as materias filtrantes e substituiste por materias novas? O que e errado.

Tiraste as materias filtrantes e lavaste o filtro e material filtrante em agua da torneira antes de colocares no filtro de novo? O que e errado

Ou tiraste o material filtrante, limpaste o filtro, lavaste o material filtrante em agua do aquario e voltaste a meter o material filtrante no filtro. O que seria a maneira correcta?

Tou a tentar perceber se ao limpares o teu filtro nao fizeste algo que tivesse afectado o ciclo do teu aquario porque se sim entao os teus peixes estao a ser envenenados porque o aquario nao esta ciclado. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Receio ter feito o errado :/ lavei os materiais filtrantes com agua da torneira

Pelo que depois também enchi cerca de 15 com agua da torneira e pus aquele produt o para a agua

Editado por Tomas Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Tomas Faria said:

Receio ter feito o errado :/ lavei os materiais filtrantes com agua da torneira

Pelo que depois também enchi cerca de 15 com agua da torneira e pus aquele produt o para a agua

O produto para agua e para remover o cloro, que mata as bacterias no filtro. Mas ao lavares os materiais filtrantes com agua da torneira mataste todas as bacterias e o aquario esta de novo a fazer o ciclo do azoto. 

Ou seja os destritos e dejectos dos peixes estao a decompor-se em amonia que e extremamente toxico para os peixes. Para por em termos simples o sistema biologico do teu aquario esta comprometido e isso e mau para os peixes. 

Vais ter que ciclar o aquario de novo, leva a volta de 6 semanas. Como tens peixes no aquario sugiro que facas TPA's regulares, para tentar impedir que os animais morram envenenados. 
Podes tambem comprar um activador biologico, basicamente e um frasco com bacterias que podes dosear no aquario para tentar acelerar o ciclo. 

Para monitorizares se o ciclo esta feito vais precisar de testar a agua para amonia, nitritos e nitratos. 
Sugiro que pesquises aqui no forum o ciclo do azoto, vais encontrar bastante informacao util. 

Os materiais filtrantes so se lavam com agua do aquario, senao vais ter sempre este problema. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tomas Faria

Como o Bruno Carvalho te disse,terás que fazer novamente o 

ciclo do azoto,para saberes como se faz,e como vai correr o

ciclo,e como a mim me parece que não estas muito seguro de 

como se faz o ciclo deixo-te aqui o linky do ciclo do azoto,deves

ler com muita atenção,e ao que não perceberes pergunta aqui

há malta que alguém te irá esclarecer,

terás que ter muita calma,e muita paciência,para que as coisa comessem a correr

melhor.

Cump: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto a mudança de agua como deve ser feita? E quanto ao peixe que está encostado as boxes haverá algo a fazer?
Boas Tomás li muito transversalmente o tópico deixo a minha opinião: as tpa deves substituir cerca de 20 a 40% da água, a água nova deve ser introduzida lentamente para evitar choque nos peixes.
Os caracóis são benéficos num aquário eles estarem a multiplicarem se rapidamente pode significar que estás a dar alimentos a mais.
Que significa o peixe encostado às boxes?
Cmps

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente ta deitado no chão a respirar apenas... 

E quanto a quantidade de alimento?como saberei se estou a dar em excesso ou em pouca quantidade? Só dou comida uma vez por dia 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tomas Faria

Para fazeres a mudança da água,basta teres uns garrafões que enches,e deixas

a água a descansar,para sair o cloro,quando fazes a TPa,volta a encher para a

próxima tpa,se cada garrafão leva 5l,tornasse fácil de saberes quanta água mudas,

e que tornas a colocares no aqua,sobre o alimento,em vez de dares uma vez,dás duas

vezes,ou três ao dia,mas quantidades muito pequenas.

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E para tirar a agua? Meto os garrafões la dentro certo? E quanto tempo deixo os garrafões "quietos" a espera que o cloro desaparessa ?

E quanto aos neons ? Eles nunca ca vem a superfície comer...

Editado por Tomas Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tomas Faria

E a sim,por exemplo tens dois ou três garrafões,enches de água da torneira,

e deixas ficar a descansar durante a semana,e tens por exemplo um balde

que leva 10l de água,se tu tirares um balde de água do aquário,terás que deitar

no aquário dois garrafões de água,dá para entenderes?podes comprares uma

coisa destas que te vai ajudar e muito a tirares a água do aquário,e ate sugar

lixo no substrato,    Resultado de imagem para Sugadores de agua para aquarios acho que respondi há tua

pergunta.

Cump. Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 1/15/2018 at 12:03 AM, Alvaro Silva said:

Boas Tomas Faria

Para fazeres a mudança da água,basta teres uns garrafões que enches,e deixas

a água a descansar,para sair o cloro,quando fazes a TPa,volta a encher para a

Alvaro uma pergunta, aqui em Portugal nao se usa cloramina na agua da torneira?

Eu como cheguei aqui recentemente nao sei ao certo. Eu digo isto porque a agua de rede inglesa nao so usa cloro, como usa cloramina. E ao contrario do cloro, a cloramina nao da para tirar da agua so deixando a agua em repouso um tempo. Temos mesmo que usar um declorinador para neutraliza-la. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais