Nano Cubo Fluval Chi


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

Boas 

Aqui vai mais uma montagem. 

Desta vez temos um pequeno Fluval Chi que eu montei para ter na cozinha. Como se eu resistisse a ter um aquario para olhar a hora do jantar.

A montagem deste aquario nao foi planeada, fiz recentemente um rescape a um aquario e o dono deu-me as podas. Entao decidi montar este aquario para aproveita-las. 

O objectivo deste scape era ser simples e levar camaroes red cherry. 

Setup 
 

Aquario : Fluval Chi 25.4 cm x 25.4 cm x 31.2 cm 

Filtro: Nao vai levar filtro, vai levar so um fluval skimmer, o aquario e para camaroes apenas por isso a carga biologica e minima

Termostato : Interpet 10 watts

Iluminacao: Aquael plant leddy 6 watts

Co2: Tropica plant growth system 60

Substrato: Neo compact + area de filtro de piscina

Hardscape: Maple leaf rock

Plantas: 

Monte carlo

Marsilea crenata 

Alternanthera reneckii mini

Stauregeyne reppens

O aquario e um fluval Chi que tinha aqui por casa mas nao tem a iluminacao e filtragem comum a este aquario, comprei isto por 10 libras num evento em londres e eles estavam a vender so mesmo o vidro. Como luz escolhi a Aquael plant leddy 6 watts, e uma luz que em termos de qualidade preco e muito boa e serve muito bem para nanos pois e perfeitamente capaz de crescer nanos, vi esta luz  ser usada pela primeira vez um evento do George Farmer em 2016. 

Como filtragem decidi usar so um skimmer eheim, vou usar o aquario apenas para camaroes e por isso a carga biologica e minima, ja vi nanos bem sucedidos usarem apenas o skimmer. Tenho e que arranjar um pouco de rede para colocar no skimer para evitar os camaroes saltarem la para dentro. 

O termostato e um interpet, tem 10 watts, e pequeno e discreto, tem a desvantagem de vir programado para a temperatura, por isso nao da para regular. 

O co2 neste aquario vai ser um tropica plant growth system 60, isto e aquele sistema da tropica que usa uma lata de aerosol. Eu ganhei este numas rifas no evento do George em 2016 referido acima. Como o aquario e pequeno e estou a evitar meter uma botija de co2 no meio da cozinha pensei porque nao tentar. Se nao resultar depois logo vejo.

O substrato e o neo soil compact que me foi recomendado pelo Ivo Soares da solucoes aquaticas, eu comprei isto para um layout de montanha que estou a montar, como tinha restos usei aqui. Para acentuar o caminho usei areia de filtro de piscina do aki. 

As rochas sao maple leaf rock, esta e uma rocha muito bonita, facil de partir, a rocha e basicamente composta de folhas de arvores fossilizadas e tem uma cor amarelo alaranjada com linhas brancas de minerais. O segredo quando se usa esta rocha e fazer com as linhas brancas encaixem umas nas outras e formem uma composicao uniforme. 

Originalmente eu tinha pensado num design simples com uma rocha grande e duas pequenas para aproveitar a altura do aquario, mas nao demorei muito a mudar de ideias. A unica rocha grande que tinha aqui tinha um look que nao gostei, entao optei por fazer uma composicao com rochas mais pequenas, o design forma um macico rochoso puxado para o lado esquerdo, com a altura aumentar para as traseiras. Pode-se dizer que o design e um iwagumi mas como o aquario e um cubo nao e propriamente nada de especial. 

As plantas usadas foram monte carlo e marsilea crenata como tapete e a reneckii mais a stauregeyne colocadas entre as rochas. 

Aqui vai umas fotos do layout. 

Espero que gostem. 

DSC_0708.JPG

DSC_0705.JPG

DSC_0704.JPG

DSC_0703.JPG

Aqui vai tambem o video da montagem.

 

  • Gosto 2
  • Votar + 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Aqui vai um pequeno update deste aquario.

Este aquario teve alguns problemas iniciais, em primeiro tive cianobacterias, que eu suspeito que se deve ao facto que usei plantas que veio de outro aquario. 

Normalmente e comum ter-se este problema em aquarios que nao tem manutencao cuidada, que estao sujos por assim dizer. Ou tambem e comum as vezes ver-se esta bacteria crescer debaixo do substrato, algo que nao e problema desde que nao se perturbe o dito cujo e se permita que as bacterias passem para o nivel da coluna de agua, onde depois comecam a crescem nas plantas e hardscape.

No meu caso o aquario tinha sido acabado de montar, por isso e obvio que nao tinha sido um problema de limpeza, no entanto o aquario de onde as plantas vieram tinha algumas ciano debaixo da areia cosmetica. 

E para eu aprender a ter mais atencao.

As ciano nunca chegaram a tomar conta do aquario, visto que o crescimento e lento neste aquario, por isso durante muito tempo fui so gerindo o problema com remocao manual ate que a tres semanas me decidi a fazer um blackout de 4 dias e desde ai nao voltaram a aparecer. 

As ciano nao sao propriamente algas, sao bacterias que detem a propriedade de crescerem por meio de fotosintese, por isso os tratamentos que normalmente usamos para as algas nao resultam e nao existe, que eu saiba, fauna nenhuma que se alimente desta substancia.

Aquarios com cianobacterias podem apresentar um cheiro um pouco desagradavel, e tendem a ter falta de nitratos visto que as ciano sao gulosas por nitrogenio, sendo que ha quem recomende como metodo de combater esta alga aumentar a dose de nitratos.

Mas para mim o blackout e a maneira mais facil de combater este problema, no entanto as vezes nao funciona, e quando isso e podem sempre recorrer a erythromicina (Erythromycin).

Esta substancia e um antibiotico, e nem sei se e possivel se arranjar em portugal. Em inglaterra, nao era, a dose que tenho aqui em casa veio dos estados unidos.

Eu nunca cheguei a usar o que tenho aqui, mas como as ciano sao bacterias, como e obvio sao vulneraveis a antibioticos dai alguns aquariofilistas usarem esta substancia com bastante sucesso na erradicao.

Eu no entanto sempre que possivel ainda prefiro o blackout, a razao e que o antibiotico nao mata so as bacterias mas, ou seja as ciano. Mata tambem as bacterias do filtro, o que por sua vez pode levar a outros problemas. Sem contar que se nao resultar o tratamento com o antibiotico, correm o risco e desenvolverem uma versao da ciano resistente que depois se torna muito dificil de se livrarem. 

Durante os problemas com as ciano, outros problemas surgiram com este aquario, tive um surto de algas castanhas que durou semanas. No entanto isso e normal em setups acabados de montar, a medida que o aquario vai-se estabelecendo as algas desaparecem, e foi exactamente o que aconteceu aqui. Especialmente depois que deixei de usar o skimmer como filtro e adicionei um filtro de mochila com mais capacidade.

Este aquario e para camaroes, e como tal queria um setup simples, quando estive na alemanha para a festa do EAPLC, eles tinham la alguns nanos com camaroes, que nao usavam filtro, apenas usavam um skimmer para criar movimento. Segundo me disseram com camaroes o impacto biologico e minimo por isso conseguem manter os nanos so desta maneira.

Eu sei que nao consegui, ainda nem tinha camaroes e as algas castanhas nao se iam embora, assim que adicionei o filtro de mochila com media ciclada de outro aquario comecei logo a ver diferencas e as algas lentamente foram desaparecendo. 

Outro problema que durou semanas foi que as plantas nao cresciam de todo, o que me deixou confuso, a luz que o aquario tinha era uma AQUAEL 6 watts plant leddy, ja usei esta luz ate em nanos maiores que este com bons resultados. Mas aqui a plantas nao descolavam.

Ja em desespero de causa removi a AQUAEL e troquei por uma Dennerle scapers light the 24 watts, em vez de leds esta calha uma lampada fluorescente. Aos poucos as plantas comecaram a mostrar sinais de crescimento. 

Tambem tive alguns sinais de hair algae a crescer na stauregeyne e na alternanthera reneckii mini, isto foi resolvido com uma doses de excel. 

Tudo isto se foi passando durante os primeiros dois meses do aquario pelo que fui adiando a adicao de camaroes. 

O co2 deste aquario e daqueles de aerosol da tropica, e creio que tambem tenha tido algum papel em alguns problemas de algas que tive, pelo menos a air algae. Com este sistema temos que ir la fisicamente todos os dias antes de a luz acender reencher o reservatorio. O problema e que durante os meses de janeiro e fevereiro eu estive a trabalhar na autoeuropa por turnos o que tornou muito complicado gerir isto e muitas vezes o co2 so era adicionado horas depois de a luz acender ou as vezes nem o era de todo.

Por isso este foi um aquario que me demorou um meses a encontrar uma rotina que se adapta-se.

Actualmente a rotina de manutencao deste aquario e:

50% TPA sabados

limpeza do substrato semanal

Limpeza dos vidros semanal

Dose semanal de ferts, inicialmente usei o tropica specialized, depois quando acabou usei o aquascaper complete plant food e desde este fim de semana estou a usar uma solucao extimative index que preparei. Doseio os macros sabado, e os micros domingo (Dose semanal)

Limpeza das esponjas do filtro semanal

Dose de co2 diaria todos os dias as 7 da manha antes de ir trabalhar

Luz liga as 8 horas e funciona 7 horas por dia

Durante o mes passado adicionei 12 camaroes red cherry, mas eles sao um pouco timidos e passam a vida escondidos atras das plantas vermelhas o que torna dificil ve-los. 

Em relacao as plantas o crescimento e lento mas saudavel, demorou devido aos problemas com as algas mas aos poucos os aquario comecou a compor-se. As plantas ainda sao todas as originais com excepcao de ludwigia super red mini que adicionei umas podas de outro aquario e cresceu muito bem neste aquario. 

Em relacao ao sistema de co2 da tropica que eu estava a usar este aquario para testar, desde que se mantenha a rotina de dosear uma vez por dia a horas certas ate da bons resultados, uma maneira barata de dosear co2 em nanos para quem nao quer investir em algo mais caro.  Nao serve na minha opiniao para aquarios acima dos 50 litros. 

Bom o post ja vai longo e provavelmente um pouco confuso, e o que da quando nao se faz updates regulares mas aqui vai uma foto do menino. 30264248_1916058915085610_3402411257247039488_n.jpg30264411_1916058855085616_1513004278438952960_n.jpg

Espero que gostem.

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, que enciclopédia de algas que aqui vai! Ainda bem que tens resolvido os problemas que vão aparecendo.

Este nano está muito bom, a acompanhar ;)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

44 minutes ago, Tozé Nunes said:

Bem, que enciclopédia de algas que aqui vai! Ainda bem que tens resolvido os problemas que vão aparecendo.

Este nano está muito bom, a acompanhar ;)

Obrigado toze. 

Os problemas nao me surpreendem, e quase um ritual, eu tenho sempre algas nos meus primeiros meses, ja e tradicao aqui por casa. 

Depois com o tempo eu encaixo na rotina e os problemas vao-se resolvendo.  O aquario das arvores tambem esta agora a ficar bastante bonito, mas levou tempo. 

E provavelmente o aquario que mais gosto de ver em casa, talvez pela sua simplicidade, nao houve planos ou ideias grandiosas, so mesmo ter uns camaroes e um aquario bonito. 

Tambem em parte porque e o mais facil de manter dos quatro que por ca andam. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Aqui vai um pequeno update deste aquário.
Troquei as Ludwigia super red mini por hemianthus michrantemoides.
Perdi o vermelho mas esta é uma planta que encaixa mais no design do aquário.
Tirando isso as plantas estão saudáveis, crescem compactas mas o crescimento e lento. Nunca fiz uma poda na monte carlo deste aquário, no entanto ela está linda.
Cresce muito mãos compacta e as folhas mais pequenas que nos meus outros aquarios, até parece Cuba.
Não sei se é porque a lâmpada e forte ou porque o co2 da tropica não é tão abundante como um sistema pressurizado.
Aliás estou bastante contente com este sistema, tirando o facto de ter que encher o reservatório todos os dias para um aquário deste tamanho é adequado.
Tou a ponderar tornar este aquário um double scape, adicionar um segundo aquário a este que complete um layout maior.
Em relação à vivos este aquário mantém - se só para red cherry, mas agora eles andam por todos os lados.
Espero que gostem da foto. Peço desculpa mas foi tirada como o tele. d14a89a620a78966cd7f3106d49e046c.jpg

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante da composição, a acompanhar. Faltaram foi fotos dos camarões.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Aqui vai mais duas fotos deste aquario. Este já está montado há quase 9 meses, não dá trabalho nenhum. E apesar de ter o Co2 da tropica, posso quase classificá-lo de low tech. Porque muitas vezes me esqueço de encher o reservatório de amanhã antes de sair.
Os camarões continuam a multiplicar-se e já têm uma colónia decente.
Isto leva Tpa semanal, fertilizacao semanal e 7 horas diárias de luz.
Tenho andado a ver se consigo dar forma ao arbusto nas traseiras.
Espero que gostem. ef191cb70f240eb23033fc26b0079eb1.jpgdff816808238aaee9f7765fac909490f.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas aqui vai uma foto de update deste aquario tirada hoje após a manutencao semanal.

Este aquario continua a não me dar problemas nenhuns e aos poucos vai ficando cada vez mais bonito.

Ultimamente tenho-me focado em conseguir um bom arbusto com a HM. Não a muito a acrescentar, 10 minutos de manutenção semanal, o ritual de encher o reservatório de Co2 todas as manhãs (quando me lembro), dou um pouco de fertilizante uma vez por semana e nada mais. Para um aquario que teve um início atribulado estou bastante contente com o resultado.
Espero que gostem 64edbe849890368433b213047ed44141.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno Carvalho

Este aquário esta muito natural,esta um espetáculo,as rochas a sim verdes dá um aspecto de muito natural,parabéns.

Abraço Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos

Venho anunciar o fim deste projecto. Infelizmente hoje ao acordar encontrei o aquario quase vazio e o vidro lateral estalado de alto a baixo.
Não sei o que se passou, mas desconfio que uma das gatas se emploleirou na calha que fez pressão no vidro.
A foto que tirei ontem acaba por ser a foto final deste aquario.


Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Triste 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tudo se reaproveitar por aqui. As plantas, Rochas e substrato deste aquario deram vida a um novo projecto. Desta vez um wabikusa. 74bea97883144062137c690be740daa9.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, tapa isso ou provavelmente as plantas secarão! 

convem arranjares algo transparente mas que conserve a humidade das folhas. É muito violento para a planta passar de uma fase submersa para totalmente fora de agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, tapa isso ou provavelmente as plantas secarão! 

convem arranjares algo transparente mas que conserve a humidade das folhas. É muito violento para a planta passar de uma fase submersa para totalmente fora de agua.
Por agora está assim. d795dc2ea52eed4d48d91b71f2e286ff.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.