Do!aqua 60cm


maxir5

Recommended Posts

há 9 horas, maxir5 disse:

Boas 

O móvel e do Ikea modelo besta com tudo tudo incluído móvel, porta, prateleira e pés ficou em 70€ 

E Aqua de 60 de será peso excessivo ? pergunto porque para o preço é realmente óptima opção 

PS.desculpa o off-topic , visto que não estamos a falar bem do aqua

 

desde já quero dar-te os parabéns pela evolução 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Gonçalo84 disse:

Não faz mal, uma semana ou menos e fica tudo verde.

Eu não vejo o Aqua desde a poda agora estou ansioso para ver a evolução do mesmo com a poda 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Ricardo Alexandre disse:

E Aqua de 60 de será peso excessivo ? pergunto porque para o preço é realmente óptima opção 

PS.desculpa o off-topic , visto que não estamos a falar bem do aqua

 

desde já quero dar-te os parabéns pela evolução 

Não tem mal fazer perguntas nós estamos aqui para nos ajudar uns aos outros, obrigado eu tento fazer o melhor que posso com o Aqua.

Em relação ao móvel, eu também estava com essa dúvida antes de comprar o móvel e após o adquirir e montar decidi reforçar o mesmo com uns “L’s” de ferro mas há quem faça até uma estrutura dentro do próprio móvel eu só com o reforço que fiz fiquei satisfeito, mas e óbvio que se tem que ter sempre um cuidado redobrado quando de muda a água pois não me posso esquecer que o móvel não e de madeira maciça e sendo assim tento sempre que não caia água no mesmo para que dure muito tempo mas lá está convém que o móvel esteja num sítio onde não leve encontrões e afins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/10/2018 at 21:01, PepePepe disse:

Brutal!sem palavras!

Boas 

obrigado, eu neste momento só quero acertar o tapete e ali um canto que me está a fazer confusão 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui uma foto depois da tpa semanal que incluiu uma poda muito a pressa.

large.1B76CC0F-7FEB-4DE4-B922-3D11E9FE61D1.jpeg

Preciso de uma opinião vossa.

large.902239F6-5ABF-455B-AA93-EA6F22835A72.jpeg

Naquele canto do lado direito no buraco  do tronco acho que falta ali algo para tapar aquele buraco podem me dar ideias em relação a plantas para colocar ali para compor o buraco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, maxir5 disse:

large.1B76CC0F-7FEB-4DE4-B922-3D11E9FE61D1.jpeg

 

Boas

Quando olho para o aquario, sinto que falta cor. Na Moita, na parte posterior, podias mudar de Rotalas e puxar pelos laranjas ou mesmo vermelhos. Ficavas com um resultado muito interessante... O tapete com o verde vivo, o castanho do tronco e laranjas atrás, salpicado com os verdes e outros vermelhos... 

Na parte da frente, nesse buraco tens varias opções, dependendo tambem da cor que queiras... 

Outra sugestão que dava era na altura das moitas:

Quem vê de frente, o lado esquerdo da moita podia baixar e o lado direito subir mais, mesmo quase até ao topo da coluna de água... Com o lado esquerdo tão alto, vê-se muito os caules e raizes e faz com que perca a suavidade do declive da moita...

Gosto muito do aquário!!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Eu acho o mesmo em relação às cores, na parte de trás no canto direito tenho Rotala rotundifolia mas não consigo com que ela fique com aquele laranja avermelhado não sei o que fazer para ajudar já pensei em colocar ADA Eca a ver se ajudava mas não sei se irá resolver, também estou a pensar em adquirir uma twinstar 600e mas não sei se será memso da calha ou não.

Em relação ao buraco queria algo que não desse muito nas vistas algo verde ou até meso mais avermelhado mas não sei porque também não tenho muito onde plantar  pois naquela parte tenho tronco da parte de trás e pouco substrato daí a minha dúvida sobre o que utilizar, não tenho muito conhecimento em relação a enorme variedade de plantas que há no mercado.

Nunca tinha pensado nisso em relação a moita já imagino o efeito vou tentar fazer o que sugeriste, em relação ao caule eu na parte esquerda plantei bonsai para esconder o máximo possível mas a Rotala cresce sempre mais alto que a Bonsai.

Obrigado pela ajuda 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, cada cabeça sua sentença e tu é que tens de sentir o que é que gostas...

Em primeiro, concordo com a observação do Ricardo Gil relativamente à poda da moita traseira. A questão "cor" é primariamente uma questão de gosto pessoal Há regras e técnicas, mas isso é muito pretencioso, avançado e desnecessário para poderes ter um aquário de que te orgulhes e que nos dê prazer a todos! Contudo, há um principio básico que é inevitável: A ESCALA!

Na minha leitura, as Anúbias que aí tens rebentam com a escala no sítio onde estão. Uma folha larga deve estar à frente, para enfatizar a sensação de profundidade  tendo folhas menores por detrás. Se tivesses apenas uma poderíamos julgar que seria uma aberração natural, (uma provocação intencional), mas para mim, duas são demais! Julgo que as podes ainda mover e colocá-las mais abaixo e mais à frente... só ganharás em escala e profundidade.

O buraco! Se removeres as Anubias do sítio onde estão terás vários espaços livres (atenção, não estou a dizer que  tens de descartar as Anubias, apenas tens de procurar o sítio delas). Se procurares com calma tens uma série de epífitas que poderão ficar muito bem nesse espaço. Eu neste momento para aí penso em Bucelaphandras, mas isso sou eu a sonhar (mas sempre com a tal noção de escala que é dependente do tamanho das folhas... e penso em Buces porquê? Porque com elas podes definir uma "linha/ mancha" contrária às linhas de organização da tua composição, jogando com uma cor distinta. No início não se nota a ligação, mas à medida que elas crescem acabam por se fundir e definir essa mancha... (as Buces não costumam ter aquele verdinho vivo da maioria das plantas). Seria como uma pincelada ao contrário, para acordar o observador! (há quem goste e há quem deteste ser "incomodado" com este tipo de atitude). Tens desde a BUCEPHALANDRA SPEC. ´MINI NEEDLE LEAF´ com folha muito pequenina à BUCEPHALANDRA SPEC. ´WAVY LEAF´ com folha mais larga e ambas com uma cor que poderiam fazer a transição para a tua "ilha colorida" na moita lá atrás... (sim, exsitem outra muito mais interessantes, mas estas que eu refiro são mais fáceis de encontrar).

Enfim, ideias todos as temos, sensações idem... tu tens é de estudar muito bem os catálogo de plantas e pondera o que é que tu imaginas para essa montagem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço minhas as palavras do Carlos, complementando que realmente essa anubia não enquadra aí. Está demasiado grande e retira a completamente a escala do aquário, quase como ter um mini (dos antigos) e um Monster Truck lado a lado.

Umas buces nesses espaços laterais vão trazer textura e vão ser uma mais valia na visão global do aquário.

A visão do Ricardo também está correta, o segredo? Tesoura!

 

As tua dúvidas relativamente à luz, podem de facto fazer sentido. Com uma calha RGB com certeza notarás ma melhoria a nivel de cores das plantas e até mesmo dos peixes, resta saber se queres ou não fazer o investimento.

Para além disso, tens aí uma calha potente. Como estamos de intensidade nessa calha? Está no máximo? Podes sempre puxar pela luz mas tens de ter noção dos problemas que podem surgir por estares a meter o pé no acelerador...

 

Pontos a favor, as plantas estão com um aspecto bastante saudável e isso já é meio caminho andado para o sucesso do teu aquário.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado pela ajuda dos dois.

Em relação às anubias ainda ontem quando estava a podar fiquei a olhar para elas e estive mesmo para as tirar e colocar de forma a tapar aquele tal buraco mas depois pensei que iria fazer mal, quando as meti lá até estavam pequenas mas agora todas as semana tenho que cortar uma ou duas folhas porque está a crescer muito depressa e com folhas gigantes sendo assim irei seguir o vosso conselho e tentar desamarrar as raízes do tronco e mudá-las de sítio, também vou ver essas buces que me falam e vou ver o que farei.

Em relação a calha ela já está a muito tempo na potência máxima e nunca tive problemas, eu estou mesmo na ideia de investir na RGB derivado as cores fantásticas que elas têm mas isso só daqui a um tempo agora também está na altura de mudar de fertilização pois estou a usar a fertilização ADA e acho que já era na hora de passar para o outro frasco neste momento meto o bright k e o mineral acho que vou ter que começar a meter o iron não tenho a certeza.

Uma questão eu gostaria de adquirir um casal de apistogramas mas acho que já tenho bastantes peixes no Aqua vou deixar aqui a lista pois acho que já tenho o aquário na sua capacidade máxima.

Neste momento tenho 

14 neons verdes 

4 boraras Brigitte 

3 ottos

E uma quantidade enorme de red cherry acham que poderia ficar com peixes a mais ? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema de meteres aí uns apistos, talvez nem seja a necessidade de espaço mas sim o que eles poderão vir a fazer à fauna que já tens, principalmente os red cherry são literalmente marisco para eles.

 

Neste momento não estou familiarizado com a nova gama de fertilizantes da ADA mas seguindo a mesma lógica do step 1/2/3 creio que o vem a seguir ao mineral é o iron, este por sua vez mais rico em ferro.

 

Sem dúvida de uma RGB será um bom investimento, existem actualmente no mercado soluções muito boas face aos "convencionais" leds brancos. 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois também já tinha pensado nisso sendo assim e melhor deixar como está, mas ao mesmo tempo gostava de ter um peixe que fosse o principal do Aqua. 

Em relação a calha rgb e o caminho a seguir, se comprar irei adquirir uma 600e acho que ser suficiente para este Aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal 

Deixo aqui mais uma foto para atualizar, o aquário sofreu algumas alterações mas poucas, neste momento estou a tentar que a planta cresça até ao limite da água para depois a moldar como sugeriram.

large.FFF2B533-AF59-4D12-AC63-AD7CDD8DFA52.jpeg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já aqui não passava à algum tempo. Concordo com as últimas sugestões que te fizeram, e as anubias realmente ficam muito melhor onde estão agora, embora a espécie escolhida não tenha sido a melhor, por causa do tamanho da folha. Fora essa, gosto da escolha de plantas, acho que foi adequada. 

As moitas lá trás já não falta muito para as puderes podar, vão ficar bonitas e o todo mais preenchido, de certeza que vais gostar. 

As bonsai é que devem ficar um pouco mais baixas que as Rotalas e devem fazer uma pequena moita, neste momento parecem estar em linha/cortina não consigo ver bem...

Por outro lado, acho que a evolução do aqua está a decorrer muito bem, de forma harmoniosa, as plantas transpiram saúde, sem algas, estou a gostar muito do resultado. 

A acompanhar 😎

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/11/2018 at 13:19, Vera Santos disse:

Já aqui não passava à algum tempo. Concordo com as últimas sugestões que te fizeram, e as anubias realmente ficam muito melhor onde estão agora, embora a espécie escolhida não tenha sido a melhor, por causa do tamanho da folha. Fora essa, gosto da escolha de plantas, acho que foi adequada. 

As moitas lá trás já não falta muito para as puderes podar, vão ficar bonitas e o todo mais preenchido, de certeza que vais gostar. 

As bonsai é que devem ficar um pouco mais baixas que as Rotalas e devem fazer uma pequena moita, neste momento parecem estar em linha/cortina não consigo ver bem...

Por outro lado, acho que a evolução do aqua está a decorrer muito bem, de forma harmoniosa, as plantas transpiram saúde, sem algas, estou a gostar muito do resultado. 

A acompanhar 😎

 

Boas 

Antes de mais obrigado pelo comentário, em relação às anubias também não fiquei muito contente com o resultado dessa forma mais dia menos dia irei trocar até já pensei em fazer uma “ parede” de musgo naquela parte mas não sei se irá ficar bem.

As moitas neste momento já estou ao nível da água estou a tentar moldar as mesmas da melhor forma só estou a ter dificuldade não moita do lado direto e difícil conseguir colocar lá a tesoura como deve de ser.

A bonsai já foi aparada está mais baixa que a rotala, neste momento está a tapar as raízes e depois está a altura onde rebenta a rotala mas mesmo assim ainda não estou contente com o resultado.

Neste momento só estou a tentar que o tapete feche  mesmo por completo mas está a ser difícil ali numa parte por debaixo do tronco não consigo perceber o porquê da planta não se expandir para aquele local.

Esta semana ama ver se posto mais fotos para verem como se encontra neste momento 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, maxir5 disse:

Neste momento só estou a tentar que o tapete feche  mesmo por completo mas está a ser difícil ali numa parte por debaixo do tronco não consigo perceber o porquê da planta não se expandir para aquele local.

 

Acho que a solução será mesmo cortar uns pés de outro sítio e replantar para ajudar a fechar qualquer espaço que possas ter vazio, ou com menos planta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas maxir5,

Parabéns pela evolução da montagem, está muito bem tratado e tu estás no bom caminho!

Cumps,

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas 

Obrigado a todos pelos comentários: sugestões. Neste momento o aquário encontrasse a espera de uma poda esteve cerca de duas semanas ao “abandono”.

Agora só me encontro com um problema que é o  co2 eu a uns meses comprei uma garrafa de dois litros e para meu espanto hoje quando chego a casa deparo me com uma quantidade exorbitante de bolhas por segundo no conta bolhas quando fui ver os manómetros da garrafa a garrafa já se encontra praticamente vazia o que é muito estranho pois  aquela garafa deveria de durar pelo menos um ano neste momento não sei qual será o motivo deste problema pois já troquei de garrafa e o problema permanece se alguém me poder ajudar gostaria de saber a opinião.

 

Abraco Ângelo 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.