Aquario plantado 100x40x60


PedroDaniel

Recommended Posts

Aquário:

Aquatlantis Fusion black 100 x 40 x 60

Iluminação:

1 - EasyLed aquatlantis RGB 44W - 3900 Lumens

2 projectores de led com um total de 60W e 4800 Lumens de 6400K para complementar a iluminação
Fotoperíodo das 11:30 até as 20:30 

Calha de led RGB com opção de cor e intensidade para utilizar fora do fotoperíodo (utilização nocturna quando os ramirezi estão com ovos)

Filtragem:

2 Filtros JBL CristalProfi e902 Greenline

  • 6 tabuleiros com cerâmicas Siporax
  • Cerâmicas JBL microMEc 
  • Cerâmicas esféricas da Fluval
  • 200mL de Purigen - Uma saqueta de 100mL em cada canister
  • Lã Filtrante no pré filtro e no primeiro tabuleiro de cerâmicas 
  • Filtro UV Vecton V2 600

Substrato:

  • Tropica Aquarium Soil (2 x 9 Litros)
  • Tropica Aquarium Soil Powder (3 Litros)
  • Vigor Plus Fertil (5 Litros)

CO2:

  • Botija de 2kg
  • Redutor de pressão e Electroválvula Aquaeden
  • Reactor inLine de CO2 JBL
  • Dropchecker com solução KH4 calibrada. 
  • 2.5 a 3 bolhas por segundo
  • Injecção das 10:30 até às 19:30

Oxigenação:

  • Bomba de ar marina 100 com introdução de ar inLine na tubagem do canister
  • Injecção de ar das 22:00 até as 01:00.
  •  

Temperatura:

  • Eheim Jager 150W a 27º C

Hardscape:

  • Troncos Red moor Wood (1Kg)
  • Seriyu stone (20kg)

Flora:

  • Tapete Eleocharis Acicularis SP Mini 
  • Alternanthera Reineckii Mini
  • Staurogene repens
  • Anubia Petit

Fauna:

  • 17 Neon Cardinal
  • 7 Ottocinclus
  • 2 Corydoras albinas
  • 3 Neritinas Zebra 
  • 6 Camarões Red Cherry 
  • 3 Ramirezi Electric Blue Machos
  • 2 Ramirezi German Blue Fêmeas

        Dos 5 Ramirezis há dois casais de machos Electric Blue com fêmeas German Blue

Alimentação

  • Tropical Spirulina
  • Tropical D-Allio Plus
  • Tropical SuperVit
  • Tropical Red Mico
  • Sera Viformo
  • Sera Guppy Gran (para os vegan)
  • Tetra Pro Colour 
  • Comida congelada Gamma Blister BloodWorm

 

Testes de agua 

  • Mala de teste JBL TestLab ProScape
  • Tiras JBL Easy Test
  • Tiras Esha Aqua Test

 

Olá a todos
Sou o Pedro Daniel, tenho 28 anos sou de Leiria e é com enorme prazer que apresento o meu aquário, apesar de ser a primeira participação, frequento MUITO o forum para consulta e felizmente tem-me trazido muito conhecimento.
Comecei nisto a muito pouco tempo, cerca de 2 anos.
Este aquário que apresento é o terceiro que tenho neste curto espaço de tempo e o PRIMEIRO plantado.
Foi iniciado no dia 7 de Dezembro de 2017, está agora com um mês.

O aquário não obedece a nenhuma regra de layout, está apenas ao meu gosto, não tinha experiência absolutamente nenhuma com aquário plantado, plantação, e CO2 pressurizado mas graças a muita pesquisa neste forum e a ajuda das lojas onde costumo de adquirir o material consegui o que vos venho apresentar.

Vamos ao que interessa, fotos e um pequeno video da evolução do aquário neste mês.

Espero que gostem e que façam criticas ao que poderei melhorar.

 

Inicio

1zhztf.jpg

2ahy3qv.jpg

 

 

 

Layout mais ou menos orientado

2sanknl.jpg

2r6lf28.jpg

 

 

Inicio da plantação

souve9.jpg

4vsneb.jpg

28thl3c.jpg

 

 

Algumas horas depois e já cheio

21bp1fo.jpg

 

Isto veio agarrado a rocha e neste momento já está a ganhar vida

2n80myx.jpg

 

Circulação de água e por sua vez de CO2, do lado esquerdo os outpipes estão virados para baixo/diagonal e do lado direito estão virados para o lado esquerdo
Pantas e o tapete de SP mini começam a fazer pearling cerca de 1H depois de iniciar o fotoperiodo
O tapete fechou por completo cerca de 15dias depois da sua plantação

20s6ddc.jpg

 

Iluminação com projectores + calha easyled da aquatlantis

70du80.jpg

 

Iluminação com calha de led RGB com regulação de intensidade e cor, ideal para quando termina o fotoperiodo e para quando os Ramirezis estão a proteger os ovos

5mmy6o.jpg

 

Ligação da bomba de ar à tubagem de saída do canister

2v9ds08.jpg

 

Casa das máquinas.
Filtro da esquerda faz a injecção de CO2 no aqua e tem um T com duas torneiras e um engate rápido para fazer TPA de forma simplificada (apenas saida de água)
Filtro da direita faz a passagem pelo filtro UV e estou a pensar colocar um engate rápido para fazer a entrada de água das TPA

dcq79u.jpg

 

Tubagem dos canisters e fios de iluminação a passar dentro de um tubo branco igual à parede deixa a montagem mais organizada e discreta.
Outra grande vantagem é deixar a tubagem protegida da luz/claridade.

devfgk.jpg

Deixo um pequeno video da evolução do aquário durante o primeiro mês de vida, foi tirada uma foto por dia.

 

 

 

 

Editado por PedroDaniel
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum, apesar de já cá vires a muito tempo.

Deixa me dar-te os parabéns, pois além de uma montagem bem bonita, que seguiu, na minha opinião, a regra de layout mais importante que é ser agradável para o dono do mesmo, és dos poucos que cria logo à partida um tópico completíssimo.

Muito bom.
Gosto também bastante dessa casa das máquinas, com muito mais material que eu e tens isso 10 X mais organizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Inácio

Tentei deixar o tópico o mais completo possível porque foi graças a bons tópicos que aprendi muita coisa, temos de caminhar no mesmo sentido e não custa nada :D

A casa das maquinas foi feita com calma e bem pensada para me facilitar as manutencoes.

 

 

Bom mais uma actualização 

Um dos casais de ramirezi que retirei de outro aquário para este não tardou em fazer postura e foi bem sucedida ate ao momento.
começaram por colocar os ovos na base do tronco abrigados pelas folhas de uma anubia.

Demoraram cerca de 70 horas até eclodir
Ontem a noite reparei que o macho estava as bicadas aos ovos e pensei que não tinha sido bem sucedido e estavam a comer os ovos fungados mas afinal estava a mudar os ovos que eclodiram para outro local. (deixo um video do trabalho do pai)

Agora estou com um problema, os ovos que eclodiram alguns estão a ir pelo solo a baixo "a ficar  enterrados" como mostra a foto com os círculos vermelhos

spvf43.jpg

 

Ovos já eclodidos 

zl9nv6.jpg

 

 

 

Editado por PedroDaniel
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei se e do meu computador, mas eu nao consigo ver as tuas fotos no primeiro post. Consigo ver o video e deixa-me desde ja dar-te os parabéns. Esse aquário esta excelente e respira saúde. E criaste um bom ambiente para os teus peixes e a prova disso e que eles se estao a reproduzir. Para um primeiro layout esta muito bom, e como disse as plantas estao muito boas, saber crescer plantas e a parte mais importante para se ter aquários plantados, o design aprende-se com o tempo. 

Vai postando updates e mais uma vez parabens pelo excelente aquario. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas palavras Bruno

Fiz o upload noutra plataforma, já consegues ver as fotografias ?

Isto para mim é um desafio enorme.

Vou fazendo updates sempre que haja alguma evolução relevante :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Mas que bela casa de máquinas. Está ao nível do @Pedro Bernardo e do @Miguel! E olha que isto é um grande elogio.

É bom ver malta do oeste. Aqui para os nossos lados está muito nu de aquariofilistas.

Bom tópico, vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Pedro, 

 

Antes de mais bem vindo aqui à comunidade, se já acompanhas o fórum à algum tempo sabes bem da ajuda que podes encontrar aqui e é bom ver que o conhecimento que adquiriste foi bem aplicado. 

Tens aí uma bela casa das máquinas, com muito equipamento e muito bem organizada. 

Quanto ao aquário, muitos parabéns! Tomara muitos que um primeiro plantado ficasse assim com esse aspecto saudável e imaculado. Quanto às regras do aquascaping, mais dia menos dia dominas isso, o importante é que esteja ao teu gosto e te de gozo manter esse aquário! 

 

Força nisso e vai actualizando 

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde :)

Antes de mais muito obrigado pela força e elogios ao meu trabalho.
Fico contente por saber que o aquario está com uma apresentação decente :D

 

Vamos la actualizar, e trago boas noticias, mais foto e videos.

1º Coloquei 6 camarões red cherry e ontem descobri que já andam para la uma carrada de camarões pequenos e já a ganhar cor, entretanto é uma epidemia.

2º O segundo casal de ramirezis fez esta tarde uma postura GIGANTESCA, nunca tinha visto uma postura destas.

3º Os alevinos do outro casal de ramirezis estão impecáveis, e já la vão 5 dias de vida.

Tenho muitos numa maternidade completamente fechada onde faço alimentação 3 vezes ao dia com JBL, troco grande parte da agua da maternidade também 3 vezes ao dia para retirar restos de comida e para colocar agua nova.
Operação é feita com uma seringa, já estão na maternidade à dois dias e até agora não há baixas a registar.

Mantenho alguns com os pais para eles desenvolverem os instinto.

os alevinos mais aventureiros e que já nadam para mais longe são "papados" pelos neons. 

Postura enorme (parte dela tapada pelas folhas)

34932mo.jpg

 

Alevinos em nado livre com os pais

4h896f.jpg

 

Video dos alevinos Ramirez no aquário e na maternidade

 

 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nova actualização. 

Os alevinos que ficaram com os pais viraram petisco, não sobrou nenhum. 

Os que separei na maternidade estão a crescer muito bem, estão com uma semana de vida, são cerca de 50. 

 

A postura do segundo casal também está a ser bem sucedida, os ovos acabaram de eclodir :D não sei o que é que vou fazer a tanto peixe, vou salvat mais alguns  e comprar um aquario pequeno para os alevinos. 

 

Vídeo dos pais a transportarem os ovos eclodidos para o novo abrigo 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Deixo a mais recente aquisição 

4 discus 
Comprei-os no sábado e felizmente nesse mesmo dia já andavam a comer e a explorar o aquário todos juntos.
Ontem ja vieram comer a mão o que achei fantástico para discus recém chegados.

 

Quanto aos alevinos ramirez não consegui aguenta-los mais de duas semanas, são muito frágeis.

Mas continuam a fazer posturas umas atrás das outras :D

 

Espero que gostem.

 

2rnwwlz.jpg2nls35w.jpg345ncwk.jpg
 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simples e bonito. Atenção à qualidade da água com os discus. Podem ser so 4 (deviam ser 5 no mínimo) e ainda pequenos mas sujam muito e não tens tanta água como devias para os manter. Nesse espaço formando um casal vai ser difícil haver paz.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço tpas com alguma regularidade, mais do que uma vez por semana em pequenas quantidades e também faço limpeza do fundo pelo uma vez por semana ( já fazia antes de ter os discus) 

a ideia é ter mais um mas acho que o espaço já vai ser curto para 5 discus. 

Apesar da filtragem ser boa para a litragem é melhor não abusar. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Pedro, adorei ver a evolução do teu aquário. Que pena que as últimas notícias não sejam as melhores. Certamente, alguém do fórum irá ajudar-te a ultrapassar essa situação. Eu vou seguir atentamente para saber o que fazer quando tiver um ataque de algas. Já conseguiste perceber qual é a causa desse ataque?
Boa sorte,


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado. 

Quanto ao problema ainda não está resolvido. 

Comecei a fazer fertilização com produtos da ADA mas está na mesma. 

Para ser sincero estou a perder a paciência com o aquario, nunca tive um assim, cheio de algas nos vidros, rochas, troncos e com a água turva. 

Já pedi ajuda num tópico específico aqui no forum a mais de duas semanas mas infelizmente nem uma resposta. 

Estou prestes a arrancar tudo e a

meter no lixo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bonito o teu aqua, gosto, pequeno para os discos se calhar...

Acho que essas algas verdes vêm do po4 a zero. E o ferro a zero também não deve ajudar muito no resto...

Não desistas que isso passa, merece bem a paciência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. 

Cometi o grande erro de não começar a fertilizar desde o primeiro dia, são coisas que se vão aprendendo. 

Para além do po4 = 0 e o ferro = 0 também tinha o potássio baixo. 

Misto das algas ia ser inevitável. 

Quanto aos discus e ao aquario, talvez seja pequeno se eles crescerem muito mas para já não há problema nenhum, o maior tem apenas 10cm e os outros mais ou menos 7/8cm, ainda há espaço para todos :D 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.