O inicio


JVSantos

Recommended Posts

Ora bons dias, venho aqui apresentar o meu primeiro aquario, prenda de natal para a minha mae, apesar de a minha experiencia ser 0, tenho lido e espero que com ajuda consiga evoluir, visto já estar a pensar num para mim, que irei abrir outro topico a pedir ajuda

1 - Nome do Aquário
Fluval Chi model 1, 19L

2 - Data da montagem
12/2017

3 - Dimensões do aquário 
3.1 - Volumes bruto e útil

o aquario tem 19L, tem cerca de 4.5kg de substrato e as plantas em imagem, nao sei bem calcular

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro - incluido no aquario
4.2 - Termostato - eheim 50w
4.3 - Iluminação/Foto-período - incluido no aquario
4.4 - Sistema de CO2 - nao tem

4.5 - Outro equipamentos adicionais

controlo de amonia da seachem - http://www.seachem.com/ammonia-alert.php

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil - nao sei que substrato tenho, na loja disseram que era algo bio, mas eu estava meio doente e nao percebi metade do que me explicaram, na altura parecia tudo fazer sentido mas quando cheguei a casa ja nem sabia a diferença entre o seachem prime e stability.
5.2 - Substrato inerte -
5.3 - Decorações - tenho 1 mini tronco, nao sei de que, deixo em foto, umas pedras que vinham incluidas no aquario

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) - nenhum

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie - por enquanto nada, apenas tenho um "caracol" ou algo que veio agarrado a uma planta


8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie - tenho 2, como mostra a foto, tal como o substrato, nao me recordo o nome, escolhi essas porque a minha mae achou bonitas e na loja disseram que ficava bem no aquario, ainda virá uma igual á da esquerda para o fundo do aquario, em principio

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) - o termostato está no 25ºC, meti ontem o teste da amonia, mas diz que um seco pode demorar varios dias a dizer o nivel certo, para os restantes testes tenho umas tiras da jbl ( https://www.jbl.de/pt/produtos/detail/6774/jbl-proscan) 9.2 - Frequência das TPA's - nao sei o que sao TPA ...   10 - Fotos

de momento so tenho esta, foi quando meti tudo, ha 3 dias, depois ponho mais, especialmente do "caracol" ou algo que tenho lá para tentar identificar, assim como as plantas se fosse possivel.


cfb7acc8abe66cfd74efdd8a43f40c08.jpg


e pronto, é isto, ja mandei vir a tampa para o aquario, fiz confusao ao comprar, pensei que era o model 2, que ja vem com tampa, nao sendo, ja mandei vir a tampa. na loja disseram que 6 neons ou 4 neons e 3/4 guppies cabiam bem, mas pelo que li acho demasiado. 

Como disse a minha experiencia é 0, tive um aquario de agua fria com um peixinho amarelo que durou anos, e foi so isso, agora como prenda de natal ofereci este á minha mae, e á medida que ia lendo(errado porque li no fim de comprar, mas o objetivo era ser no natal e a ideia apareceu já muito em cima) ia ficando com o gosto para mim, ja tou a pensar arranjar um para mim, maior, para me iniciar, irei abrir um topico de ajuda quando perceber a zona certa para tal

EDIT: tirei agora mais umas fotos, e de ontem a noite para hoje aconteceram coisas, primeiro, espuma, nao havia, é normal?

segundo, ao pe do teste da amonia está lá algo, isso é para limpar ou o que é?

3º- tentei focar o "caracol" que está num tronco, nao dá para ver muito bem mas foi o que consegui, no vidro vi outro mais pequeno, ontem nao estava, parece que so faz cocó o dia todo, o que está no tronco.

4º o tronco, na ponta, tem algo branco, isso sao as tais bacterias boas ou é algo mau? ontem a noite tinha pouco, agora tem bastante

f498df4fde5ec2903e4fefbd6f105b7f.jpg

a01fdc0032bcacda2be3383f5d348bba.jpg

09c0e7e304d8ed5534e437688ae77c87.jpg

9597c96d8061b70ede58780612d88144.jpg

f8579431ccb1f109ca2220aeb246493e.jpg

40460ee9eb4eb8e08cae1ce85201d71f.jpg

sem tampa ele está a evaporar cerca de 400/500ml por dia, espero que a tampa venha rapido, qual é a melhor forma de adicionar agua? como é pouca, direta da torneira sem qualquer produto, ou por exemplo ter um garrafao com ela e adicionar produto para os 5L, e dps ir adicionando quando é preciso?

Editado por JVSantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado =)

entretanto editei o topico com fotos e duvidas. tenho andado a ler varios topicos mas é quase tudo tao experiente que ate me sinto mal em vir aqui sem saber nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Jvsantos o 1º passo é ciclar o aqua normalmente demora de 4 a 6 semanas se estas a usar  a sacen pode durar menos, só depois podes introduzir os peixes gradualmente, eu aconselho começar com os gupppys um casal um macho e três fêmeas e só intruduzir mais passado uma semana para o filtro estabilizar, tens razão 19 ltr é pouco para guppys e um cardume de neons 6 a 12.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na loja disseram que com as 2 plantas e o stability passado uma semana podia por peixes.

Eu li o tópico do ciclo, mas não percebi na totalidade, já tinha lido na net que havia várias maneiras de ciclar, com peixes, sem peixes, adicionando comida ou amónia pura, e quando perguntei na loja ele disse que para este aquário era só preciso as plantas e o stability da seachem que era muito bom.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que aprendi aqui com a malta, é que o melhor é mesmo não confiar nas ditas "lojas"... 

Eu cá tenho um de 80L e disseram me 2/3 dias e podia por peixes  :default_chair:

Editado por Miguel Prata
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O stability da sacen é optimo mas como leste no topico do ciclo do azoto tens de controlar a ciclagem com teste de PH Amonia e nitrato e nitrito quando estes tiverem neutralizados é que a ciclagem acaba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O stability da sacen é optimo mas como leste no topico do ciclo do azoto tens de controlar a ciclagem com teste de PH Amonia e nitrato e nitrito quando estes tiverem neutralizados é que a ciclagem acaba.
Sim, o teste de amónia tenho aquele permanente, não é o suficiente? Eu tenho as tais tiras da jbl pro scan, o que na loja me disseram foi, daqui a 7 dias fazes um teste, se tiver bom, metes peixes.


Vale a pena controlar mais cedo? Tipo agora?

Aquilo branco nos troncos e a espuma são preocupantes?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, JVSantos disse:

Supostamente a loja é boa, tem bom feedback na net e é só dedicada a aquafilia.

Em leiria ou arredores há alguma recomendada?

Em Leiria aconselho a Fishroom.

Também usei o stability da Seachem e duvido que tenhas a água em condições numa semana. No meu foram 3 semanas e tal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Leiria aconselho a Fishroom.
Também usei o stability da Seachem e duvido que tenhas a água em condições numa semana. No meu foram 3 semanas e tal...
Foi mesmo aí que fui, e foi o que me disseram la
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não estou com pressa, como disse, experiência tenho 0, estou só a fazer o que me disseram na fish room

 

Já agora, onde posso colocar uma dúvida sobre que aquário comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu é que adquiri um aquario antes de ver isto. 

Mas aconselho-te a dar uma olhada nos setups aqui do forum!!! 

http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255547-kit-aquário-recomendado-pelo-forum/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, JVSantos said:

Esses são só de 60l, eu estava a pensar num fluval Roma 240

Eu tenho um fluval roma 240. Que queres saber em relação ao aquário?

Em relação ao chi, também tenho um, mas o meu  só tenho mesmo o aquário o resto do equipamento comprei separado. Como te disseram acima antes de colocares algo no aquário tens que certificar que o ciclo esta feito, e devido ao stability pode demorar menos que as 4 ou 6 semanas, mas a única maneira de saberes e dares tempo ao tempo e ires testando a agua. 

Em relação a peixes para este aquário, só há mesmo uma espécie de peixes que eu recomendo para aqui, os chilli rasboras tambem conhecidos como boraras brigittae, sao muito pequeninos por isso nesse aquário da para colocares alguns sem problemas. Tirando isso eu so metia mesmo camaroes. 

Se podes meter guppys e neons, podes, mas o espaço nao e muito grande para esses peixes quando eles crescerem. Sem contar que os guppys vao-se multiplicar muito rápido. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Bruno R. Carvalho disse:
Eu tenho um fluval roma 240. Que queres saber em relação ao aquário?

Em relação ao chi, também tenho um, mas o meu  só tenho mesmo o aquário o resto do equipamento comprei separado. Como te disseram acima antes de colocares algo no aquário tens que certificar que o ciclo esta feito, e devido ao stability pode demorar menos que as 4 ou 6 semanas, mas a única maneira de saberes e dares tempo ao tempo e ires testando a agua. 

Em relação a peixes para este aquário, só há mesmo uma espécie de peixes que eu recomendo para aqui, os chilli rasboras tambem conhecidos como boraras brigittae, sao muito pequeninos por isso nesse aquário da para colocares alguns sem problemas. Tirando isso eu so metia mesmo camaroes. 

Se podes meter guppys e neons, podes, mas o espaço nao e muito grande para esses peixes quando eles crescerem. Sem contar que os guppys vao-se multiplicar muito rápido. 

tenho de falar com a minha mae sobre esses peixes, quantos achas que enfiava no chi?

26610485_1762615590435456_1413023557_o.p

ja agora fiz agora a minha primeira mediçao(em cima), e reparei que tenho peqenas coisas castanhas na minha planta, deixo foto abaixo.
 

cb0485508b417402c70b11c0d2203b45.jpg

d324051eef8780a226dabf219fbd10fe.jpg

quando tirei as fotos em do primeiro post, ao almoço, nao estava assim, ou pelo menos nao que tenha reparado, agora salta mesmo á vista. 

já agora, quantas horas devo ter as luzes ligadas por dia?


Sobre o roma 240, a bomba que tras é suficiente? ja li na net que sim e que nao. seria o meu primeiro/segundo aquario, primeiro maiorzito, pelo que toda a ajuda que possas dar é bem vinda, a começar por onde o compras-te se puderes dizer, nao o vejo a venda em portugal. se puderes meter uma foto de como está tambem agradecia =)

por enquanto as duvidas sao o tamanho que tenho para colocar onde o quero colocar, o 200 seria melhor, devido a ter so 1m e nao 1.2m, mas eu qeria o filtro externo por ler que é melhor ter um filtro externo, e ja vem furado para o movel e tudo.

Editado por JVSantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, JVSantos said:

tenho de falar com a minha mae sobre esses peixes, quantos achas que enfiava no chi?

26610485_1762615590435456_1413023557_o.p

ja agora fiz agora a minha primeira mediçao(em cima), e reparei que tenho peqenas coisas castanhas na minha planta, deixo foto abaixo.
 

cb0485508b417402c70b11c0d2203b45.jpg

d324051eef8780a226dabf219fbd10fe.jpg

quando tirei as fotos em do primeiro post, ao almoço, nao estava assim, ou pelo menos nao que tenha reparado, agora salta mesmo á vista. 

já agora, quantas horas devo ter as luzes ligadas por dia?


Sobre o roma 240, a bomba que tras é suficiente? ja li na net que sim e que nao. seria o meu primeiro/segundo aquario, primeiro maiorzito, pelo que toda a ajuda que possas dar é bem vinda, a começar por onde o compras-te se puderes dizer, nao o vejo a venda em portugal. se puderes meter uma foto de como está tambem agradecia =)

por enquanto as duvidas sao o tamanho que tenho para colocar onde o quero colocar, o 200 seria melhor, devido a ter so 1m e nao 1.2m, mas eu qeria o filtro externo por ler que é melhor ter um filtro externo, e ja vem furado para o movel e tudo.

Comecemos pelos peixes, os chilli rasboras sao muito pequenos , por isso facilmente podes colocar uns 10 nesse aquario. 

As manchas castanhas parecem-me algas, diatomaceas na forma filamentosa. Mas as fotos nao sao muito claras por isso nao te posso dar 100% certeza. De qualquer maneira se forem algas podes remover manualmente, de qualquer se for diatomaceas o problema passa a medida que o aquario estabiliza. 

As luzes nao deviam estar ligadas mais que 8 horas, e se tiveres problemas com algas podes reduzir para 6 ate conseguires resolver o problema. 

O meu Fluval roma  ja tem 7 anos e foi comprado em inglaterra porque eu vivia la ate muito recentemente. Mas ja vi membros exibirem aqui no passado romas comprados em portugal por isso em algum lado se deve vender.  O meu agora esta vazio, mas espero montar um projecto nele nos proximos meses. 

Em relacao ao filtro, o meu vinha com um fluval 305, os mais recentes vem com o 306. Se serve ou nao depende do que queres fazer com o aquario, se queres so um aquario com uns peixinhos e umas plantas e mais que suficiente, agora se queres um verdadeiro plantado entao este filtro deixa um pouco a desejar. Mas tens sempre alternativas para aumentares a circulacao eu no meu adicionei um eheim 2215 e powerheads com o tempo e depois ate tinha circulacao a mais visto que as plantas nao paravam no sitio. 

Outra caracteristica do roma 240 e que o aquario e furado embaixo e o filtro conecta-se ao aquario pelo fundo, o sistema funciona bem mas se es daqueles que nao gosta de ver os tubos entao fica a saber que quando desenhas os teus layouts tens que os planear de forma a esconder os tubos. 

Aqui fica alguns videos velhos do meu canal em que eu usava esse aquario. Os videos sao velhos visto que eu desactivei este aquario em 2013 por razoes pessoais e mais tarde enviei-o para portugal. Agora que voltei e que ele vai ficar o display da minha sala. 

 

 

 

 

Alem deste fluval roma 240 eu tenho outro fluval roma 200, esse tambem ja tem uns 6 anos e comprei para a maria que na altura adorava ter uns guppy's e umas anubias. Nao sao maus aquarios, mas com o focus em aquarios com vidro extra claro e sem tampa e plasticos e obvio que estes Romas nao parecem tao impressionantes. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, Bruno R. Carvalho disse:
Comecemos pelos peixes, os chilli rasboras sao muito pequenos , por isso facilmente podes colocar uns 10 nesse aquario. 
As manchas castanhas parecem-me algas, diatomaceas na forma filamentosa. Mas as fotos nao sao muito claras por isso nao te posso dar 100% certeza. De qualquer maneira se forem algas podes remover manualmente, de qualquer se for diatomaceas o problema passa a medida que o aquario estabiliza. 
As luzes nao deviam estar ligadas mais que 8 horas, e se tiveres problemas com algas podes reduzir para 6 ate conseguires resolver o problema. 
O meu Fluval roma  ja tem 7 anos e foi comprado em inglaterra porque eu vivia la ate muito recentemente. Mas ja vi membros exibirem aqui no passado romas comprados em portugal por isso em algum lado se deve vender.  O meu agora esta vazio, mas espero montar um projecto nele nos proximos meses. 
Em relacao ao filtro, o meu vinha com um fluval 305, os mais recentes vem com o 306. Se serve ou nao depende do que queres fazer com o aquario, se queres so um aquario com uns peixinhos e umas plantas e mais que suficiente, agora se queres um verdadeiro plantado entao este filtro deixa um pouco a desejar. Mas tens sempre alternativas para aumentares a circulacao eu no meu adicionei um eheim 2215 e powerheads com o tempo e depois ate tinha circulacao a mais visto que as plantas nao paravam no sitio. 
Outra caracteristica do roma 240 e que o aquario e furado embaixo e o filtro conecta-se ao aquario pelo fundo, o sistema funciona bem mas se es daqueles que nao gosta de ver os tubos entao fica a saber que quando desenhas os teus layouts tens que os planear de forma a esconder os tubos. 
Aqui fica alguns videos velhos do meu canal em que eu usava esse aquario. Os videos sao velhos visto que eu desactivei este aquario em 2013 por razoes pessoais e mais tarde enviei-o para portugal. Agora que voltei e que ele vai ficar o display da minha sala. 
[/url]  
 
 

 
Alem deste fluval roma 240 eu tenho outro fluval roma 200, esse tambem ja tem uns 6 anos e comprei para a maria que na altura adorava ter uns guppy's e umas anubias. Nao sao maus aquarios, mas com o focus em aquarios com vidro extra claro e sem tampa e plasticos e obvio que estes Romas nao parecem tao impressionantes. 

Vou ver os vídeos mais logo, então se baixar as luzes para 6 horas e esperar uns dias as manchas castanhas devem desaparecer certo?

Vou esperar uns dias, senão tiro a planta fora e limpo a.

Eu gosto do Roma 240 precisamente para ter aqueles 2 tubos ao alto e nada por cima. Mas até 600/700€ há algo melhor? Já com móvel, filtro e assim. Pessoalmente não gosto de aquarios sem parte de cima, tenho sempre a ideia que os peixes saltam todos fora.

Editado por JVSantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

31 minutes ago, JVSantos said:


Eu gosto do Roma 240 precisamente para ter aqueles 2 tubos ao alto e nada por cima. Mas até 600/700€ há algo melhor? Já com móvel, filtro e assim. Pessoalmente não gosto de aquarios sem parte de cima, tenho sempre a ideia que os peixes saltam todos fora.

Nao estou ao corrente dos precos praticados em Portugal, so voltei ha umas semanas por isso ainda nao tive tempo de me inteirar como andam os precos por aqui no que se refere a aquarios. Mas 600/700 euros para um roma? isso esta correcto? o meu no UK custou-me pouco mais de metade disso novo a estrear. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Bruno R. Carvalho disse:

Nao estou ao corrente dos precos praticados em Portugal, so voltei ha umas semanas por isso ainda nao tive tempo de me inteirar como andam os precos por aqui no que se refere a aquarios. Mas 600/700 euros para um roma? isso esta correcto? o meu no UK custou-me pouco mais de metade disso novo a estrear. 


com o movel, sim. a versao com luzes led. a versao antiga so aquario anda a volta dos 480/500. 

curiosamente so consigo o com led em espanha. encontrei uma loja no UK que tudo eram 480£, mas nao enviam para PT coisas tao grandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, JVSantos said:


com o movel, sim. a versao com luzes led. a versao antiga so aquario anda a volta dos 480/500. 

curiosamente so consigo o com led em espanha. encontrei uma loja no UK que tudo eram 480£, mas nao enviam para PT coisas tao grandes

LEDs??nao havia ca disso quando comprei o meu. O meu vinha com T8's e eu comprei uma luminaria T5 para substituir mais tarde. Mas o meu era tudo completo com movel e tudo. Se bem que era uma versao muito mais antiga do movel que tem hoje. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.