Inicio do Vicio21


Miguel Prata

Recommended Posts

Boas Miguel Prata

Peço desculpa,mas acho que e ainda prematuro  estares já a

pensar nos peixes que vais colocar no teu aquário,se nem ainda

sabes qual e o PH que vais ficar no aquário,acho que só a partir

dai poderás fazer uma ideia de qual os peixes a colocares no teu

aquário,isto para não andares a mexer nos parâmetros do aquário

sempre que vais fazer umaTPa,para colocares o ph que sirva os

peixes, fazes muito bem em comprares esse filtro,que e de longe 

muito melhor que essa MiniBox2.

Cump:Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta ontem pus uma planta, e hoje demanha o aquário estava com a cor esverdeada e com um pouco de 'verdete' no cimo.. 

Ja li algumas coisas aqui no Forum, sera por ter adicionado bactérias e limpeza de agua para acelerar o processo e melhorar o ciclo?

Editado por Miguel Prata
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

Tal como tu, inicei-me este ano no mundo da aquariofilia com um aqua de 75lts. Não tenho uma ínfima parte da experiência que muitos membros do forum têm, e que muito me ajudaram com questões iguais às que tens, mas deixo uma ideias com base naquilo que passei.

Coisas importantes para já:

Calma. Muita calma!

Testes PH, NH3/4 NO3 - para ires acompanhando o ciclo do azoto. Existe o teste de nitritos NO2 mas eu não usei.

Coisas a considerar:

Filtro externo de boa capacidade. O meu aqua vinha com um filtro de mochila. Fazia TPAs e tinha que limpar o filtro todas as semanas. Adquiri um Eheim 2213 em segunda mão por 35euros. Posso te dizer que faço TPAs de 25% de 15 em 15 dias e limpo o filtro de mês a mêS (ou devia ser...) e nunca tive mortes no aquário. Claro que cada caso é um caso, mas é apenas para verificares que compensa adquirir material de qualidade e com capacidade acima do necessário.

 

Essas colorações na água é normal. É uma questão de deixares acentar. Passei pelo mesmo...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa nuvem branca desaparece e não tem problema nenhum não te preocupes basta meteres o filtro a funcionar tudo como deve ser e isso em 2, 3 dias fica cristalino

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Miguel Prata disse:

....

Digam me só por favor qual a melhor forma de limpar o filtro? 

....

Boas @Miguel Prata,

O filtro deve ser limpo com a própria água do aquário, o que eu costumo fazer é colocar água (que retiro da tpa) dentro de um alguidar ou balde limpos, coloco lá a materia filtrante e com a mão mexer bem para soltar a sujidade maior, depois volto a colocar no filtro.

Normalmente não costumo fazer tudo no mesmo dia, ou seja, um dia limpo os vidros, lily pipes, difusor (tudo o que está dentro do aqua) e noutro dia limpo o filtro, isto para não correr o risco de afectar a coluna de bactérias.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 minutes ago, Miguel Prata said:

Limpei o filtro, 'limpei' a areia, mas a agua continua com um tom esverdeado muito feio.... :my_sad::default_bs_quesexclaim::my_huh:

Nao tens uma foto do aquario para se ver essa agua verde? pode ser algas, ou pode ser o teu substrato da Sera ( se nao estou em erro) que se esta a passar para a coluna de agua. Passei por semelhante nos meus tempos de iniciante, tive agua castanho esverdeada durante semanas. E mais tarde tambem noutro aquario passei pela celebre agua verde. 

Agora se a agua simplesmente estiver so turva. entao isso porque tens que dar tempo ao aquario para fazer o ciclo como ja te sugeriram. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres a foto em algum site, ou num site de guardar fotos tipo photobucket podes simplesmente adicionar o URL da foto. Ou podes simplesmente fazer upload da foto para a galeria de membros do forum e depois colocar aqui, La podes criar um album de fotos so tuas. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o erro for do substrato, que é muito provável, visto que tenho uma camada muito fina de areia preta por cima, e algumas zonas entraram em contacto com a água a meu ver, tentei corrigir isso, mas quando adicionei as plantas, as limpezas de cloro e metais e as bactérias, no dia a seguir estava assim, até hoje. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E possivel que seja o substrato que esteja a tornar a agua castanha, no meu caso era. No entanto nao me parece que o substrato esteja em contacto com a coluna de agua. Tal como no meu caso para mim e mais o caso de que colocaste uma boa quantidade de substrato mas nao colocaste areao suficiente para tapar isso. E so esperares e fazeres umas boas TPA's que isso com o tempo passa. No meu caso durou se me lembra, ja foi a uns bons 11 anos durou ai uns  7 ou 8 dias, depois disso o aquario estabilizou e a agua ficou clara com cristal. 

Uma coisa e certa isso nao sao algas, nao tens agua verde. E so mesmo dares tempo ao tempo e tenta nao perturbar o substrato. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar adicionar mais um pouco de areia preta, e tentar nao perturbar muito a camada do subs fértil, mas queria ainda adicionar mais algumas plantas, e eu plantei com as mãos, nao tenho aquela pinsa propria, isso tambem libertou muito subs para a agua!! 

Espero resolver isto brevemente 

Obrigado a todos por me estarem a acompanhar 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Miguel Prata said:

Vou tentar adicionar mais um pouco de areia preta, e tentar nao perturbar muito a camada do subs fértil, mas queria ainda adicionar mais algumas plantas, e eu plantei com as mãos, nao tenho aquela pinsa propria, isso tambem libertou muito subs para a agua!! 

Espero resolver isto brevemente 

Obrigado a todos por me estarem a acompanhar 

Ora ai esta algo que pode pertubar o substrato bastante. Plantar a moda antiga com a mao. Em relacao a adicionares mais areao, certifica-te que esta bem lavado e fa-lo com bastante cuidado, sem perturbares ainda mais o substrato e bem possivel que ai sim tenhas problemas com algas. Eu pessoalmente nao adicionava mais substrato ate ver se o problema se vai embora por si proprio. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, Miguel Prata said:

Vou dar mais uns dias para ver se isto se resolve... pois ja estou em ciclo e nao queria perturbar as bacterias...

Nao ha nada que nao se resolva com tempo. bem vindo a aquariofilia, o hobby onde o ingrediente mais necessario para ser sucedido e uma boa dose de paciencia. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta, andei a ver uns videos de montagem de aquas, de montagem de decorações, reparei que em muitos videos utilizavam uma cola própria, alguém tem alguma informação sobre isso?

O que é?

Onde comprar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

37 minutes ago, Miguel Prata said:

Malta, andei a ver uns videos de montagem de aquas, de montagem de decorações, reparei que em muitos videos utilizavam uma cola própria, alguém tem alguma informação sobre isso?

O que é?

Onde comprar ?

Depende do tipo de montagem. 

A maioria usa super cola. Desde que seja composta apenas por cyano acrilato nao causa problemas na agua. E bastante boa para colar plantas tipo anubias e musgo a rochas e madeira. Tambem em certos casos da para usar para colar madeira e rochas. 

Tens e que usar a versao gel, porque liquido escorre por todo o lado e depois debaixo de agua torna-se horrivel, marcas brancas por todo o lado. 

Outros usam silicone, resulta bem mas e mais visivel, por isso usa-se mais em areas escondidas para colar rochas ou madeira e tem a desvantagem que leva tempo a secar ao passo que a supercola seca em segundos. 

Ou para hardscapes mais elaborados pode -se usar resina de epoxy em liguido ou em pasta. Epoxy e basicamente dois componentes que separados nao fazem nada, mas quando misturados nas quantidades correctas causam uma reacao que depois de secar fica duro com pedra. E bastante bom para colar pedras umas as outras, tambem serve para madeira. 

Mas se vires os hardscapes feitos pelo indonesios, e eles sao os campeoes disso, e tudo feito com supercola. Recentemente vi um video onde eles dizem que usam 200 tubos de cola num so aquario. 

Esse video do Dennis wong e bastante explicativo em como criar hardscapes e explica os varios tipos de colas que podes usar. 

Espero que isto ajude. 

P.S teclado ingles, desculpa a falta de pontucao. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.