Aqua 2017


josemacedo

Recommended Posts

Olá pessoal,

Venho aqui partilhar convosco a minha última montagem.

Um abraço,

SETUP

Data da Montagem:
22/09/2017

Aquário:
ADA Cube Garden Mist 60P (60x30x36)

Iluminação:
Aurora Lights Aquaeden (30w - TC Leds: 8000k) - 7h

Filtragem:
EHEIM Experience 250T
ADA Bio Rio 2L
EHEIM Carbon Aktiv 2L
DoAqua! Violet Glass VP-1 Outflow 13mm
ADA Lily Pipe Inflow V-3 13mm


CO2:
ADA CO2 Advanced System
Polen Glass CO2 Diffuser
Solenóide El Valve
Garrafa CO2 2Kg


Hardscape:
Frodo Stone (Julgo)
La Plata Sand
ADA Congo Sand


Substrato:
ADA Aqua Soil Amazonia Light (Normal e Powder)
ADA Power Sand Special S
ADA Tourmaline BC


Fertilização:
ADA Brighty K (3ml/dia)
ADA Green Green Brighty Mineral (3ml/dia)
ADA Green Brighty Iron (3ml/dia)


Flora:
Hemianthus callitrichoides 'Cuba'
Marsilea hirsuta
Eleocharis acicularis 'Mini'
Rotala 'Vietnam H'ra'
Gratiola viscidula
Myriophyllum 'Guyana'
Taxiphyllum 'Flame'
Vesicularia dubyana 'Christmas'

Eleocharis parvula - Adicionada dia 23/12/2017

Fauna:
20 Paracheirodon simulans
2 Otocinclus affinis
9 Caridina japonica
8 Neocaridina denticulata var. "Red Cherry"


Seguem as fotos sem edição tiradas com o telemóvel.

Tentativas de hardscape

4-pTK0Qrt2E3DtPn__8V-LhJKZgLdDJ6dLZtOuVg

TQOcJiQqriQSuoKgYYwAWBVC4Mrwv9Iq3hStbncJ

Hardscape Final

MLnFGL0GDyHYTQj2_8UrfmUvTX8CzJofxw5W6RNx

gUTdXnnKE71tftMnN84CsIf2yQngkFY_G-rGW8xb

lUwb4Oo6hjHzyvXo-ajybX2huqQmveKnDhR56hA3

22/09/2017 - Acabado de plantar

xeln7Z_oM0a131jYsJ-SlhZ2Vh1UfMMi0UvxwrSj

23/09/2017

OV_EUhaKHa95cv30jfSQYIzeHQmL-z7hAWQ_SiKC

HbOSA9vQ88CpGS2IlVoVwr2lgm6Boh4xHSkPUb8K

ktM-cXoCGWtE4NL9xzZqwhyKWmzFqf4Bruo1QnIs

09/10/2017

0xq5bZ_AXucL3sMNIaODY9OIQbw537st2xpK79vQ

SKNy2zjD44A7VQhScwPJ4tmJFi11UYsfSzjR7W0R

15/10/2017

Aw51AH_sqi5nFbNOhJowc52qF9-17SM_gBkJPlKZ

16/10/2017

-0rSyXI2yX6Q9aV41awpTLXK5fvfvaILWVY_eSdm

9zNpOyk8BB3OVIxBzCRf2WdhsVWnwyesj-RD0JyL

wXMpkaURnBzE90M2JnC6vRcbdvogcysG9I0el3ne

2oY4917-WIlewV_I7-7SWowJP1EbkHy6bqR50XVz

H00P_JscZxAXae08q9BxAi8VNFv1Mixv1LovAzHI

CgajGkvftUjNjDMZj-Qzo_Zyj2bd6oTq0KVvhHz5

KE-ENH6XdQKMrkomnBmVHqWtcuXCGIfmpNS1d-Qx

u6b6zW-ZQhmDmSQJQSVCKaLluQn5xZMfQojbWPFX

20/10/2017

gJMFuVm_4w_MyH3ABQ25hHBB0mcYoIPa_lHr1tnq

sO71Bq_2SeLDghG0HA2f6F5yD9IS-X5HeSjBr0Lw

23/10/2017

uWhAyh-CpOG8SMM-2aEsIt5feYv2h1dxz423h4ZV

07/11/2017

yOWMGOTE0JJKdKQmAaJ_Ta_2FJ_M6sdQCBZwchas

-U-UzNeENJUG_HIyXVa3L03fC6htpizGoCixwBdl

09/11/2017

8bOBOF87fwU-Ofscopm_aODJ6APF108ujv1RVpr2

dcJ6YYPQJgU6WrdWp0TII2-XQmdjdc2-GAUcYTl1

13/11/2017

y_Ebel3SG9QCJ7vlMc1k3G1ztAdv_I8qTtMGtxl8

19/11/2017

2Jyn7OEHsfOJJ1dlFFbQn_VgbhXPNLXKCyNbXniB

24/11/2017

u6fflYhiMo3zPP7-WqkQPjBhXVviRXVfuowtQKyE

28/11/2017

NspaTNEu5XcapxN8uwiNtuT6mZLL7g9XSpHvRG6T

30/11/2017

mVP3rYuDMAINujiHc02atsGHhDhLEVYeBLI9Mfcw

GyHl5zajTHy9Uf9lG4GPsf9jfEf3K9s-OE2aMP6x

mTkccBApFFpTzrQISakGOxChowDia6A8Bi8ynbVX

QuXEh-84vBj0xn3mMYU98Tlxw4aJelOWbQV5LelW

5y6Rha4GCfEvvP7IrKNwk-N-ELrjz8GXSb10JeAo

15/12/2017

H0A3Gj48LU4UySmMe1Spsm-pvLdoxMSLIuXgq1IM

mNNJIIQSbENcfFQG2GPJAJVlk475r-JOgiIuEbfL

18/12/2017

mvwLxAYKRvW_ozxFEgf00rbop_amPWNU6NUin5Ei

ULuQqtTJJ4xGU0NlZF9tX8p4ttbozNePf_fz_pZO

zNFS7IGDwi90OZsk9hDzxX7IiAqZKwLCw5ystERQ

Bvd7fjTOHe05NiDoP0B5ToIomqfUDcQTitSpDY5T

FLMq0LPsu8zDxdYr36ICcv1Z4T4VpivuL3rfGw8e

pJGpndLP7usXqORc8ppR472ka1tEUWSPJYOILwJo

Editado por josemacedo
Actualização da lista de plantas e do número de peixes
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia José, 

 

Material de topo, flora bem escolhida e essas pedras são espectaculares. 

A meu ver o layout podia estar mais elaborado, essas duas pedras do meio que estão numa posição mais recta não estão a seguir a linha das restantes. talvez se tivessem ficado mais inclinadas dessem um pouco mais de harmonia à composição. 

Essas duas pedras chamam muito a atenção por causa da sombra, a que está por trás fica disfarçada com a flora mas a da frente destaca-se muito. 

 

Atenção que é somente o meu ponto de vista, não passa de uma critica de possíveis melhorias. 

 

Força nisso 

Grande abraço 

  • Gosto 2
  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José.
Hardscape interessante mas na minha opinião é se percebi bem tens Cuba na parte de cima.
Acho que mal se vai ver...
Um mix de caules bem moldados daria mais volume ao aquário...

  • Gosto 2
  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente montagem José! Adoro os pormenores da marsileia, elocharis e da gratiola entre as pedras e a areia. Acho o hardscape muito bem conseguido e ao contrário do Luís Cardoso que defende moitas no topo gosto de ver o tapete de Cuba no topo tal e qual as falésias. Para não serem todos iguais...

A única coisa que posso apontar é o hardscape não ter preenchido mais em altura o aquário. Tal e qual a minha última montagem. Por isso se mais tarde quiseres concorrer com uma foto num concurso de aquascaping retira água até ficar poucos cms acima do nível da pedra mais alta. Podes ver o efeito quando fazes TPA ;)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, agora eu. Acho que levava era mais umas pedras na zona da cuba para dar mais altura e à volta delas era sim cuba e uns apontamentos de outra qualquer. Parvula por exemplo. De resto está muito fixe!

  • Gosto 2
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/12/2017 at 1:32 PM, ismael_figueira said:

Bom dia José, 

 

Material de topo, flora bem escolhida e essas pedras são espectaculares. 

A meu ver o layout podia estar mais elaborado, essas duas pedras do meio que estão numa posição mais recta não estão a seguir a linha das restantes. talvez se tivessem ficado mais inclinadas dessem um pouco mais de harmonia à composição. 

Essas duas pedras chamam muito a atenção por causa da sombra, a que está por trás fica disfarçada com a flora mas a da frente destaca-se muito. 

 

Atenção que é somente o meu ponto de vista, não passa de uma critica de possíveis melhorias. 

 

Força nisso 

Grande abraço 

 

On 20/12/2017 at 3:52 PM, Luís Cardoso said:

Boas José.
Hardscape interessante mas na minha opinião é se percebi bem tens Cuba na parte de cima.
Acho que mal se vai ver...
Um mix de caules bem moldados daria mais volume ao aquário...

 

On 20/12/2017 at 5:48 PM, Tozé Nunes said:

Excelente montagem José! Adoro os pormenores da marsileia, elocharis e da gratiola entre as pedras e a areia. Acho o hardscape muito bem conseguido e ao contrário do Luís Cardoso que defende moitas no topo gosto de ver o tapete de Cuba no topo tal e qual as falésias. Para não serem todos iguais...

A única coisa que posso apontar é o hardscape não ter preenchido mais em altura o aquário. Tal e qual a minha última montagem. Por isso se mais tarde quiseres concorrer com uma foto num concurso de aquascaping retira água até ficar poucos cms acima do nível da pedra mais alta. Podes ver o efeito quando fazes TPA ;)

 

On 20/12/2017 at 5:56 PM, Gonçalo84 said:

Boas, agora eu. Acho que levava era mais umas pedras na zona da cuba para dar mais altura e à volta delas era sim cuba e uns apontamentos de outra qualquer. Parvula por exemplo. De resto está muito fixe!

Bom dia pessoal, e muito obrigado a todos pelos comentários!

Também acho que layout poderia estar melhor e o Luís tem 100% razão em relação à Cuba, ela mal se vê quando olhamos de frente para o aquário.

Estando a viver no Congo tenho sempre algumas limitações, trago as pedras e a maior parte do material de Portugal, costuma ser uma mala só para o aquário (só um maluco para viajar com pedras).  Quando montei o hardscape faziam-me falta mais algumas pedras, mas infelizmente não tenho uma loja por perto. O substrato também estava bem mais alto atrás, quando coloquei a água foi a baixo e não tinha mais aquasoil. Resultado, a Cuba ficou praticamente invisível.

Não estou a pensar meter caules atrás, mas apesar de não ter muita vontade, já pensei arrancar o tapete, colocar mais aquasoil na parte de trás e voltar a plantar. O que acham? De qualquer forma, e como sugerido pelo Gonçalo, hoje chegam 3 potes de Eleocharis parvula para meter no canto posterior esquerdo. Espero que se veja qualquer coisa mais na parte de cima da falésia.

Tozé, também acho que o hardscape não preenche suficientemente o aquário  para concursos, hoje em dia mal se vêem os vidros. Vou tentar tirar umas fotos como sugeres. Isso não é batota?

O que mais me satisfaz nesta montagem é que pela primeira vez não tenho algas no aquário, adoptei a táctica de fazer 3 TPAs semanais perpetuamente para manter tudo nos mínimos. Espero ainda conseguir fazer uma moita compacta com a Vietnam a envolver as pedras, leva com a tesoura quase todas as semanas, e as podas são replantadas.

Um abraço,
José

Editado por josemacedo
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única alteração que fazia era retirar o musgo que está no cimo da pedra maior. Está a tapar o tapete que como já disseram não vai crescer muito em altura, e o musgo vai cada vez mais esconder o tapete nesta vista mais frontal.

Belo layout, belas pedras e belos apontamentos com as plantas. Muito bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não arranjas mais um calhau para meter em cima? Transformavas isso de falésia para montanha num instante e já ocupavas mais o espaço vazio. 

E quanto ao baixar a água para a foto não há nenhuma regra nos regulamentos que impeça isso :D

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é que é amor à causa, essa importação para o congo não é para qualquer um. Ainda para mais com um tanque tão bemconseguido!

7 hours ago, Gonçalo84 said:

Não arranjas mais um calhau para meter em cima? Transformavas isso de falésia para montanha num instante e já ocupavas mais o espaço vazio. 

E quanto ao baixar a água para a foto não há nenhuma regra nos regulamentos que impeça isso :D

 

Ou isso ou levantavas esse lindo tapete até à altura das pedras e deixavas pender falésia abaixo. A meu ver essa transição horizontal/vertical nunca acontece assim na natureza, mas antes acontece um esbroamento condicionado pela erosão e gravidade. Baixar as pedras também resultava da mesma maneira, mas se o tozé o aqua mais cheio é melhor, lá deve ter a sua lógica...

Se já está assim, imagino daqui a uns meses :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, josemacedo disse:

. Vou tentar tirar umas fotos como sugeres. Isso não é batota?

há 13 horas, Gonçalo84 disse:

E quanto ao baixar a água para a foto não há nenhuma regra nos regulamentos que impeça isso :D

Pergunta e resposta acertada! Se olhares com atenção nos concursos de aquascaping há umas medidas meio estranhas  de gajos que fizeram aquilo que te sugeri e foram honestos ao mencionar a altura da coluna de água e outros que fizeram o mesmo mas mencionaram o tamanho dos vidros que se topam bem pela falta de proporcionalidade entre a largura e altura! 

há 5 horas, buedamau disse:

A meu ver essa transição horizontal/vertical nunca acontece assim na natureza, mas antes acontece um esbroamento condicionado pela erosão e gravidade.

Exactamente! E a erosão e gravidade não são fenómenos naturais?

800px-Beach_playa_de_silencio.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela montagem... Está com um áspero muito saudável com material de grande qualidade

Partilhando um pouco o que já foram dizendo, a montegem tem vindo a ganhar à medida que as plantas vão ganhando o seu espaço.

Para mim uma das pedras principais devia ter tido um maior destaque, mais alta,ficou tudo ligeiramente uniforme demais.

Fora isso 5 estrelas... 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/12/2017 at 10:37 AM, brunofasoares said:

A única alteração que fazia era retirar o musgo que está no cimo da pedra maior. Está a tapar o tapete que como já disseram não vai crescer muito em altura, e o musgo vai cada vez mais esconder o tapete nesta vista mais frontal.

Belo layout, belas pedras e belos apontamentos com as plantas. Muito bom.

Obrigado Bruno. Coloquei musgo nessa pedra porque ela é "quadradona", a parte de cima é completamente plana, e na minha opinião ficava com um aspecto muito "bruto".

On 21/12/2017 at 11:09 AM, Gonçalo84 said:

Não arranjas mais um calhau para meter em cima? Transformavas isso de falésia para montanha num instante e já ocupavas mais o espaço vazio. 

E quanto ao baixar a água para a foto não há nenhuma regra nos regulamentos que impeça isso :D

 

Gonçalo, infelizmente só sobraram calhaus minúsculos. Ainda tentei colocar quando iniciei a montagem, mas mal se viam. :(

On 21/12/2017 at 6:33 PM, buedamau said:

Isso é que é amor à causa, essa importação para o congo não é para qualquer um. Ainda para mais com um tanque tão bemconseguido!

Ou isso ou levantavas esse lindo tapete até à altura das pedras e deixavas pender falésia abaixo. A meu ver essa transição horizontal/vertical nunca acontece assim na natureza, mas antes acontece um esbroamento condicionado pela erosão e gravidade. Baixar as pedras também resultava da mesma maneira, mas se o tozé o aqua mais cheio é melhor, lá deve ter a sua lógica...

Se já está assim, imagino daqui a uns meses :-)

Obrigado Bruno! É mesmo amor à causa. :)

Deixo-te aqui a imagem que me serviu de inspiração. (Eu sei, ficou longe do que pretendia)

RcfTh4L6uuTGDA__w0sE0PP78-tiv6ulok0tcAOy

Como podes ver a transição é praticamente horizontal/vertical.

Quanto a levantar o tapete, não percas o próximo episódio! :)

On 22/12/2017 at 9:49 AM, Vasco Ferreira said:

Parabéns pela montagem... Está com um áspero muito saudável com material de grande qualidade

Partilhando um pouco o que já foram dizendo, a montegem tem vindo a ganhar à medida que as plantas vão ganhando o seu espaço.

Para mim uma das pedras principais devia ter tido um maior destaque, mais alta,ficou tudo ligeiramente uniforme demais.

Fora isso 5 estrelas... 

Abraço

Vasco, obrigado! Como o objectivo inicial era de criar uma falésia, as pedras tiveram de ser colocadas mais ou menos à mesma altura, senão o substrato não se aguentava. O que me resta agora é tentar moldar as plantas de forma a dar maior destaque a certa pedras.

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois das várias sugestões relativamente à parte de cima do layout, com as quais estava completamente de acordo, e com a ajuda do Tozé, a quem agradeço desde já, resolvi arregaçar as mangas e meter as mãos à obra/água.

O primeiro passo foi remover todos os vivos do aquário (excepto 2 simulans que não se deixaram apanhar, sacanas!), uma vez que ia colocar mais substrato e certamente alterar os parâmetros da água.

Aqui ficam as fotos.

22/12/2017
1. Diminuir o nível da água até a cuba estar de fora.

iqk9XKmmr04-GitXCTRCZ3LGiuVLy5y6ojPnoW1S

Znw-LJsxZVtpcOs0-Hq1YXdRGby3Ha4dr3ocsnGx

2. Cortar a cuba em pequenas porções de forma a retirar juntamente com o substrato.

ka4pXIQ1Tt05eQs1tviTR5VIG2bPfIPGCFoFXLKB

Hd6gVn46vGRm_VPxr4zGa11dSQWb1dkV_3U5jgJi

8NnNVSVmK7kB1MaK7FjSd_hloqFg_xdpk96risfS

6qmwt3ophB_DYcPaLx1AhX3rZj-D_InQ4l8vcpqL

xglLRWQmvhYSiKu4RAcJuCrg2Xp8gFEV4GaZVoNG

E3wjzWNUO1-626g2mn5edcwCcNnI_-p9fcTOF8tX

3. Adicionar substrato e voltar a colocar a cuba. Foram adicionados cerca de 2L de Amazonia Light.

XfFLepStbNxE2dv-etD6DFjdhS1anpDDNxlIKKw0

YF88Ec7pqTZYwqnOfmWbZy831Tq7MzVA8HJyMAjD

1j69upW36dLbLOCcW_yJKKg-XuhgG46Ozb5gz1m9

BFKVB0R5LO4gfrPcTYU93Vks3CibYAAYSIryH7J_

Wj31GvyztVg8szBanztl4BwDh7hWbiihZeB4YAvo

6ANkCzic2AkXcDH51LdAM30-M4TbJLvqfQbtGQtk

ORQYNjs-eFy-qr-RfLyOlIko3WJm8FYwdYk_FxkM

ZZvSGVgq0_VP-yTQKKKN1udwu5Sa_0JAkIi3O-dq

4. Voltar a encher e cruzar os dedos para que não caísse tudo ravina a baixo.

bjcq46924QhF7HHi4mc3yZmXUS5wJBFa8Jp1w21Z

3FZBM5GghEb3P7dbcINNGAZkd_c0fxdWU0LmxYLu

Medo...

rfgiKtzERoqw3_AqsYJQqXWQWpYw7t2BSbQ0b2YP

Com o aumento do ângulo, aumentou também a superfície, daí ter ficado com um bocado despido, sem plantas. Era suposto a Eleocharis parvula ter chegado nesse dia, mas só chegou ao final da tarde do dia seguinte. Como andou uma semana a viajar não a podei antes de plantar, para que não sofresse mais.

23/12/2017

9YHtr3HrLeVx3NW_ChXUlSh2ikRjZK2lBab1lNaI

Dia 24, e depois de duas TPAs valentes, os vivos voltaram ao aquário. Não iam passar o Natal num tupperware! :)

25/12/2017

to9NRe3981aIUTv3wKjLZJMOs15wix5IrGD39Udk

26/12/2017

TyMH_BpYLNjk3bXjeM1EwdN5bSgTNcsApKcmpCe6

H1S1F1ekFOFFBGL8DVqiQtVO2klz1TFaVq78Zxx_

Agora é esperar que a cuba e a parvula cubram aquele bocado de cima, e se misturem. Não estou muito satifeito com o 'Flame' que está nas ranhuras da pedra grande que tem o musgo em cima, alguma sugestão?

Espero que tenham gostado da foto-reportagem e que o layout esteja melhor.

Um abraço!

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maravilhoso. Foi um belo ato de coragem e audácia, mas valeu bem  pena. Está carregadinho de carisma!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou bem melhor José! O que fizeste foi aquilo que eu precisava de fazer no meu mas nunca tive coragem! 

On 28/12/2017 at 10:53, josemacedo disse:

Não estou muito satifeito com o 'Flame' que está nas ranhuras da pedra grande que tem o musgo em cima, alguma sugestão?

Pois, também não estava a gostar desse efeito do musgo. Parece uma cabeleira postiça :p  talvez um pouco de MonteCarlo a descer da pedra? 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/12/2017 at 9:12 AM, josemacedo said:

 

Estando a viver no Congo tenho sempre algumas limitações, trago as pedras e a maior parte do material de Portugal, costuma ser uma mala só para o aquário (só um maluco para viajar com pedras).  

Nao es o unico maluco eu enviei para portugal para cima de 100 kilos de pedras quando estava em londres. O meu pai disse-me que o homem das entregas ate se passou quando percebeu que as caixas pesadas que tinha carregado eram pedras. 

Sem contar com o facto que conduzi desde Londres ate setubal um aquario montado na traseira da minha carrinha. 

Cada um faz aquilo que tem que fazer pelo hobby. 

Em relacao ao aquario, esta excelente. Depois do aumento da altura do substrato posso dizer que o acho quase perfeito. 

Como disse o toze tiveste bastante coragem em faze-lo e o fruto disso esta a vista. Obrigado por postares fotos tao detalhadas, podem servir de ajuda a outros membros que precisem fazer o mesmo no futuro e nao se sintam a vontade. 

Acho o pormenor da marsilea e a eleacharis entre as rochas excelente, bastante natural e quebra um pouco com o que vejo ultimamente onde toda a gente coloca ou anubias petite, musgos ou bucephalandras nessas areas. 

Tambem gostei de usares cuba, nos dias de hoje grande parte do pessoal vai para a monte carlo devido a ser mais facil de cuidar, mas em termo de beleza estetica para mim a cuba ainda ganha. 

O teu aquario vai-me dar umas boas ideias em relacao a plantas para o meu novo projecto. Ainda tenho que decidir como plantar este menino. 

DSC_06911.JPG

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José,  

 

Antes de mais parabéns pela foto-reportagem, a forma detalhada como mostras cada passo pode ser muito útil para quem queira fazer algo do género. 

 

Penso que concretizaste bem o teu objetivo, agora é esperar que a cuba agarre bem e consiga manter esse declive!

 

Força

Abraço 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/12/2017 at 2:22 PM, buedamau said:

Acho que valeu a pena o trabalho, gosto mais ainda deste novo look :-) 

A foto-reportagem também está excelente!

 

 

 

On 28/12/2017 at 3:47 PM, C Mocho said:

Maravilhoso. Foi um belo ato de coragem e audácia, mas valeu bem  pena. Está carregadinho de carisma!

Obrigado! Também gosto mais agora, sempre se vê algum verde em cima. :)

On 30/12/2017 at 2:18 AM, Tozé Nunes said:

Ficou bem melhor José! O que fizeste foi aquilo que eu precisava de fazer no meu mas nunca tive coragem! 

Pois, também não estava a gostar desse efeito do musgo. Parece uma cabeleira postiça :p  talvez um pouco de MonteCarlo a descer da pedra? 

Obrigado Tozé. Ainda vais a tempo de fazer no teu, só custa ganhar coragem, e os concursos são só a meio de 2018. ;) O musgo desse lado já saiu. A MonteCarlo é uma boa sugestão, não sei é se a vou conseguir prender ali. :(

On 30/12/2017 at 10:13 AM, Bruno R. Carvalho said:

Nao es o unico maluco eu enviei para portugal para cima de 100 kilos de pedras quando estava em londres. O meu pai disse-me que o homem das entregas ate se passou quando percebeu que as caixas pesadas que tinha carregado eram pedras. 

Sem contar com o facto que conduzi desde Londres ate setubal um aquario montado na traseira da minha carrinha. 

Cada um faz aquilo que tem que fazer pelo hobby. 

Em relacao ao aquario, esta excelente. Depois do aumento da altura do substrato posso dizer que o acho quase perfeito. 

Como disse o toze tiveste bastante coragem em faze-lo e o fruto disso esta a vista. Obrigado por postares fotos tao detalhadas, podem servir de ajuda a outros membros que precisem fazer o mesmo no futuro e nao se sintam a vontade. 

Acho o pormenor da marsilea e a eleacharis entre as rochas excelente, bastante natural e quebra um pouco com o que vejo ultimamente onde toda a gente coloca ou anubias petite, musgos ou bucephalandras nessas areas. 

Tambem gostei de usares cuba, nos dias de hoje grande parte do pessoal vai para a monte carlo devido a ser mais facil de cuidar, mas em termo de beleza estetica para mim a cuba ainda ganha. 

O teu aquario vai-me dar umas boas ideias em relacao a plantas para o meu novo projecto. Ainda tenho que decidir como plantar este menino. 

DSC_06911.JPG

Obrigado Bruno. Como chegou o aquário montado a Portugal? Não vi o update no Youtube.
Tive bucephalandras no último layout, mas não sou o maior fã. Também estou contente com os pormenores, mas espero melhorar, sobretudo o lado esquerdo.
Belo menino que aí tens! Quero ver isso plantado. O que estás a pensar colocar na parte de trás?

18 hours ago, ismael_figueira said:

José,  

 

Antes de mais parabéns pela foto-reportagem, a forma detalhada como mostras cada passo pode ser muito útil para quem queira fazer algo do género. 

 

Penso que concretizaste bem o teu objetivo, agora é esperar que a cuba agarre bem e consiga manter esse declive!

 

Força

Abraço 

Obrigado Ismael. A cuba parece estar a sofrer um bocado onde mexi, talvez seja de ter cortado as raízes. Como dizes, só resta esperar que volte a ambientar-se e ficar bonita.

Votos de um feliz 2018 a todos!

31/12/2017
ZY4pA2OtydWb4H1OoTpKca7obOeqQt2p5rM3DvLj

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, josemacedo said:

Obrigado Bruno. Como chegou o aquário montado a Portugal? Não vi o update no Youtube.
Tive bucephalandras no último layout, mas não sou o maior fã. Também estou contente com os pormenores, mas espero melhorar, sobretudo o lado esquerdo.
Belo menino que aí tens! Quero ver isso plantado. O que estás a pensar colocar na parte de trás?

O aquario chegou a portugal intacto, mas a monte carlo sentiu a mudanca de agua e sofreu um melt como nunca vi. esta a recuperar aos poucos. 

Tirando isso as diatomaceas tambem vieram em forca nos musgos das arvores. Mas os amanos andam a dar cabo delas e aos poucos o musco vai ficando limpo. 

Ainda tou a pensar que plantas colocar no layout novo. 

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal,

Aqui ficam umas fotos muito mal tiradas antes e depois da poda da Vietman. As podas foram quase todas replantadas.

A Cuba que foi "replantada" contínua a sofrer. Talvez leve uma poda este fim de semana a ver se melhora. A parvula já começa a invadir tudo, tenho de ver como controlar a bicha!

Estou a pensar  substituir o musgo que está em cima da pedra por riccia, o que acham?

Abraço.

06/01/2018 - Antes da Poda

fpYPcqoPgYHBPLwWBrjPYWNF5wI74zw8nec7PaxwXxtyTGZEH3wDy1JGrJz9TGBDIlUbLFGGRaaQG59W9MDaVc9olWSspEzcC_XndionvI_2Q7Thge5o6U1B-FyjtmnkwJ7zkslIVG9xjsbqJ9fGcU8wpnIx-AZxhD-JCjdSM0C1Ei2QYQVM34W29Lrula1uNieGYCBD8AXJDvHyNQPPtaXp1BwE0K1nPYL4J720MQfJX7jquoOwUchrjLzkmML3lhb1jQL5-k1FM59mF6Bx-x2FlJ1T7yLlfqb2MuFXFzN8nLYQoq5JPezOeuJ-wndX8oaRi2hdF2EtI3-LrEqbwLAtg_Fkfgdyho3RJwcuj4F1FfS5aCD81AHd2WoHHTatztZWyPOuRs-TMTx7ubJwGSA7KaNCa_VnG9-DsL64s2keXJa5rXKrqzV9CDrMRG30OXu-PaU0ZXWIaRfe9Ye5i5ufbQpdaErGGwjF9XFOmITO6HkgAEN3RA5vaoILUZ_eOR-sLDD1yhJDPBpBJl-nSw78hesrhFFQyyKgs_q3-u_wOvp348Agure_7KjL8EdHuwbqbmTnimmjJ6WUiSOUnxiQcwqMeuuVUolh7zI=w1156-h703-no

07/01/2018 - Depois da Poda

iTQYLbm-MrM-tIwaw3Vo7_rU_uy7KEYmj5WZw39Yv2axRmXjBB90IdclyiDxFjADN6fdT6oDKiziSTjHsGP8VbMvLeCnHwdvPOLbpxCBkLA8gmSBpZuLSlCtKBszfHSVVJsopcYLznxGLw1-YMTSv7MLMAX1Gauaqrg4h318uNhMbk24bDN4f96UcLcHh06unTsktNZXLUHv8Ip2oVAUigsehMGHiF-YFQb638eogicFkfi36wUzys59PpmZdyuGhn3a2uNwbPp3xM6lcqLdsb541LboF3UFgY29RV3VACc8ro-_p4sI9MMgOqN7S74oQgNFJCOH6B-gl1Kablq_vxLLwLowgFwfhmKaKIR8sxp9FDx0fKXvuaKuMR_sLt0ipZ4ex-xOZLN1cv_pogQnqPufWsIP6Yx1lUkQ0ta1gqIL4u8Uz6fagDWF-YFCgToUjJVnTTRo9PnbN22JgfBtd-GqfGYWnb0ypiwM1sCwvO1kRZLJEprw5ZI9QVxoKDmICxTgNyZI2MCoUqHX5nWRtkBMeMVSxhRXAaKCq8Z2OUFsWrRTMlP4ZzXAAKkYBU8nzIV7JI8dprpVA43S3Lk-wqStMSP0dFPKavT3FXg=w1197-h704-no

06/01/2018 - Aqui podem comparar a cuba do lado "replantado" (esquerdo) a sofrer, em comparação com a que não foi tocada (lado direito).

cbcIXhdLjlzAGHfFrXaflMLi4ebyBrYja25NSsQIky4uOJPA_VwPcRqlTfXtSPNwpTCTb_OFTfs1vNq_N45haxCK7CsbFYHxdBWMrUG3737ue8TWS8wMDf-agddvIiA_j-l1YcEdo_H0AJiQSVX-vNafCHmnJhcUEiP7sYiEPzA3W_w1_sONRNXX_7O-2GgMbYgJy0ssMobrbz9tfSOZWCGQwc3tEdINeueZwUc1K0OE_lrNB6FyVmo_esUxxEeqnO4XA4AA1KVN6mnWanZsfiCe-LCdSePkqZtg3icvh-K20vS-GxiFsqjoJjJC7ukk2LYP2B45-qQxlS88hPzGS2ptakvPIsGjOYwdJclcDpXGRAYNzfGPVXlWjPR6ODxHw3AFHYAF1-2XlGbEErhsk1wdWR44OT2DFrzaczV8UV3fMn34zsNxthbuEeDTkwviJLNDt_GGT-pNQTM88TZ2BfmzJdvwZ0jDdarjs9lgwt7qzaaQj8PAjYo17LNapeW5sY3owRPbjWCYye7OnPJHOA2nr05BxY-eq6RDLxau1ydav73ZhqroFMGYqawKZwa74G721A_7KSat-Y03KEzuVr9WVWlClCEARd6Q-G0=w938-h703-no

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo realmente está a destoar, será da cor? Parece um monte de algas lol 

Também parece um bocado plano/horizontal demais na monte carlo, o que fica um bocadinho artificial para o que buscas, mas quem sou eu para comentar :-p

E essas pedrinhas ao fundo do lado direito já gosto menos, talvez haja alguma plantinha para pores lá e assim valorizar essa encosta...

Continua com este excelente work in progress!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo parece ter algas. Umas caridinas limpam isso num instante. As pedras ao fundo do lado direito de facto chamam um pouco a atencao, ou sugeria uma planta ai, ou entao um pouco menos de pedras, tenta fazer um blend com a areia. Nota-se uma grande diferenca de qualidade entre a cuba do lado direito e no lado esquerdo mas sabes as causas, a replantacao. Tenho a certeza que com o tempo a planta recupera. 

O layout esta muito bom por isso vai colocando mais updates que a gente gosta. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José,

 

É perfeitamente normal o que está a acontecer à cuba, com certeza ela irá recuperar e mostrar toda a sua beleza.

Se me permites vou sugerir que troques esse musgo por monte carlo, como tem a folha ligeiramente maior que cuba vai dar-te mais noção de profundidade e se ela ficar a cair pela rocha faz um efeito espectacular. 

Aquele cantinho lá mais atrás até podias plantar algo mas teria de ser algo com folha muito pequena/fina, talvez a eleocharis accicularis mini..., como alternativa gosto da sugestão do @Bruno R. Carvalho, um blend com areia é simples e dava um toque mais natural.  

 

De resto é deixar as plantas evoluírem e ocupar os devidos espaços. 

 

Abraço  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.