Aquario desnivelado


lulam

Recommended Posts

Bom dia,

Estou a planear comprar um aquário de 120L... Estou simplesmente com um pouco de receio que este se parta ou que as ligas não estejam bem soldadas com silicone.. já vi imensos videos de aquários a quebrarem etc...O aquário que estou a planear em comprar é rimless, nao tendo assim aquelas juntas tipicamente pretas nas arestas do aquário para suporte extra. É um aquário lindo pois apenas parece um cubo de vidro soldado com silicone preto, mas tenho medo que este se parta! Paranoias... Alguém me sabe dizer se tenho de me preocupar com este tipo de coisas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenhas receio, se o trabalho for bem feito e usado a espessura certa de vidro para o tamanho pretendido não terás problemas. Quanto ao silicone, hoje em dia usasse um silicone próprio para aquários transparente que é tão forte como o preto e sendo incolor não se dá por ele. 

https://boonedocks.net/fishtank/ftweb.php

Editado por Tozé Nunes
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Tozé Nunes disse:

Não tenhas receio, se o trabalho for bem feito e usado a espessura certa de vidro para o tamanho pretendido não terás problemas. Quanto ao silicone, hoje em dia usasse um silicone próprio para aquários transparente que é tão forte como o preto e sendo incolor não se dá por ele. 

https://boonedocks.net/fishtank/ftweb.php

O aquário em questão tem silicone preto nas juntas. Muito obrigado! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Lulam os aquas de marca ou seija comprados já feitos a partir de uma certa largura ou litragem levam um reforço ao meio a chamada travessa francesa esses calculos a marca sabe pelo que podes estar descansada, quanto ao acabamento inferior e superior em plastico é meramente estético em 90% dos casos como o suporte das luzes.

Normalmente os aquas que rebentam são casseiros em que se econumisou na espessura do vidro e nos reforços

Espero ter ajudado

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 15 horas, Pedro M Costa disse:

Cara Lulam os aquas de marca ou seija comprados já feitos a partir de uma certa largura ou litragem levam um reforço ao meio a chamada travessa francesa esses calculos a marca sabe pelo que podes estar descansada, quanto ao acabamento inferior e superior em plastico é meramente estético em 90% dos casos como o suporte das luzes.

Normalmente os aquas que rebentam são casseiros em que se econumisou na espessura do vidro e nos reforços

Espero ter ajudado

Muito obrigado! Tenho pesadelos com chegar a casa e ver que está tudo inundado e o meu anfíbio morto... mas já estou mais descansada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde. Enchi hoje o meu aquario de 120L (80x40x40). Este encontra-se no chão, até arranjar um suporte para onde o pôr. Verifiquei que o aquário tem quase cerca de 1cm a mais de água no lado esquerdo. Isto é causa de preocupação?  Ele irá rebentar ou ter uma fuga? PFF RESPONDER URGENTE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será o chão que tem desnível? Experimenta esvaziar um bocado para poderes rodar  180° e depois enche novamente. Se o desnível se mantiver do lado esquerdo é do chão, se ficar do lado direito tens aí um problema mas que pode ser corrigido se o móvel onde o colocares tiver pés reguláveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua esteve em cima da secretaria 2 anos com um desnivel de 3cm em cima do esferovite (a secretaria cedeu no meio) mas tive zero problemas noaqua actualmente a qualidade dos silicones é muito boa, pelo que não te precisas preocupar.

Espero ter ajudado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Pedro M Costa disse:

Cara Lulam o aqua está em cima de esferovite? isso alevia um pouco os desniveis e os aquas devem estar SEMPRE em cima de esferovite plano ou placas de aburrachado proprio para aqua. 

Ele de momento está só mesmo no chão sem nada por baixo, pois so o comprei ontem. Tinha um tapete mas tirei pois pensei que era isso que estava a causar o desnível. Posso então por um tapete por baixo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Tozé Nunes disse:

Não será o chão que tem desnível? Experimenta esvaziar um bocado para poderes rodar  180° e depois enche novamente. Se o desnível se mantiver do lado esquerdo é do chão, se ficar do lado direito tens aí um problema mas que pode ser corrigido se o móvel onde o colocares tiver pés reguláveis.

Irei então fazer isso. Já dou um update

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas lojas de ferragens vendem placas de esferovite com varias espessuras eu recomemendo 1.5 a 2cm o aqua tar no chão directo não é nada aconselhado basta uma pedrinha maior com o peso da agua e lá-se vai o vidro do fundo por isso pelo menos em cima dum pano grosso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Pedro M Costa disse:

Nas lojas de ferragens vendem placas de esferovite com varias espessuras eu recomemendo 1.5 a 2cm o aqua tar no chão directo não é nada aconselhado basta uma pedrinha maior com o peso da agua e lá-se vai o vidro do fundo por isso pelo menos em cima dum pano grosso

Comprei hoje uma placa de esferovite de 6cm de espessura. Agora o aqua só tem um desnivel de 3mm ou 4mm, porque também pus pedaços de cartao entre a esferovite e o chão. Havera algum perigo deste desnivel de 3mm/4mm ou é necessário reduzir ainda mais? (O aqua so esta enchido ate metade neste momento).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/12/2017 at 20:01, Tozé Nunes disse:

Não será o chão que tem desnível? Experimenta esvaziar um bocado para poderes rodar  180° e depois enche novamente. Se o desnível se mantiver do lado esquerdo é do chão, se ficar do lado direito tens aí um problema mas que pode ser corrigido se o móvel onde o colocares tiver pés reguláveis.

O chão tem mesmo desnivel, o meu quarto tá nivelado porque o chão foi substituído e feito à medida mas nao tenho tanta sorte com o hall de entrada (onde o aquário está). Este tem chão de pedra desnivelado. Comprei hoje uma placa de esferovite de 6cm e pus pedaços de cartao do tamanho de uma folha A4 ou menores debaixo das zonas com maior desnivel entre o chao e a esferovite, então agora tenho um desnível de 3mm/4mm. É aceitavel ou ainda tenho de reduzir mais? O aquario esta enchido a metade (ele tem uma capacidade de 120L) entao tenho medo que o desnivel aumente..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Pedro M Costa disse:

Está perfeito e dá gosto ver que os nossos consenhos (de todo o forum) foram por ti excucados com carinho.

Eu gosto sempre de ouvir as opiniões de outras pessoas que estão no hobbie há mais tempo, as vezes nao sei se o que estou a fazer esta certo ou nao :) mas muito obrigado pelos concelhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal o chão não estar totalmente nivelado nas nossas casas sobretudo se o pavimento for em madeira que com o desgaste normal acaba por criar diferenças. Mas tal como te disse antes aposta num móvel com pés reguláveis e assim compensas os desníveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Pedro M Costa disse:

Sempre ao dispor e depois queremos fotos desse axelote

Hahaha mas e claro! So o devo ter la para meio de janeiro para permitir o tanque fazer o ciclo, mas depois ponho fotos aqui para ver :)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Tozé Nunes disse:

É normal o chão não estar totalmente nivelado nas nossas casas sobretudo se o pavimento for em madeira que com o desgaste normal acaba por criar diferenças. Mas tal como te disse antes aposta num móvel com pés reguláveis e assim compensas os desníveis.

Sim é verdade. Tenho de investir num. De momento é me impossivel ate porque só comprei o aquario ontem então ainda estou a fazer ajustes. Neste momento com este setup os 3/4mm de desnivel fazem algum mal a um aquário enchido ate metade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, lulam disse:

Sim é verdade. Tenho de investir num. De momento é me impossivel ate porque só comprei o aquario ontem então ainda estou a fazer ajustes. Neste momento com este setup os 3/4mm de desnivel fazem algum mal a um aquário enchido ate metade?

Podes estar descansada e podes enche-lo todo á vontade e á confiansa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais