Pequenito 25L


Telmus

Recommended Posts

Pois, SAE não são os melhores comedores de algas e para além disso devem ser uns bons comedores de marisco, e crescem mesmo muito e muito depressa. Deixa-os estar lá quietinhos e investe em japónicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

Uma decisão dificil... 

Pois é... Tenho de pensar bem na minha vida. Estava todo esperançoso e olha, foi tudo por terra. Vamos lá ver. Esperar pelo final do mês e fazer contas à vida. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Telmus, tem calma... não está tudo perdido! Podes sempre usar metade da dose que o Bruno referiu e depois logos vês os efeitos, se for necessário repetes o processo mais tarde. 

O Vasco e o Gonçalo referiram e bem, se fores fazer um reset ao aquário terás o problema de poder estar a transportar esporos que depois se irão propagar... 

Os SAE não são de todo a melhor opção, eles comem BBA mas também comem marisco, já para não falar o quanto eles vão crescer.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Eu já tive uma vez no meu aquário algas bba,e eram tantas que tive que

desmontar todo o aquário,as pedras deixei dentro dum balde cheio de

água oxigenada durante a noite toda,a água que tirei do aquário foi passada

por um pano branco para garrafões,e foi guardada,depois do aquário todo 

limpo,plantas sem a alga,muitas fora para o lixo,não deu para salvar,lavei as 

pedras com uma escova e água bem quente ate fica sem residios da alga,

voltei a montar tudo,não foi preciso fazer o ciclo,porque filtro esteve  sempre 

a trabalhar,e a água era a mesma,nunca mais apareceu,comigo deu,agora

cada aquário e um aquário.

cump. Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Telmus disse:

Pois é... Tenho de pensar bem na minha vida. Estava todo esperançoso e olha, foi tudo por terra. Vamos lá ver. Esperar pelo final do mês e fazer contas à vida. 

Também não é preciso desesperar. Isso já aconteceu a todos nós. É frustrante sim, mas também é uma lição de como lidares com estas situações. Além disso e como já referi antes, o melhor remédio é a prevenção, atacares logo os primeiros sintomas é a melhor das hipóteses para que nunca mais chegues a esse ponto.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @ismael_figueira e @Alvaro Silva e @brunofasoares! :)

Ontem quando cheguei tinha dois sakura mortos, de patas para o ar. Não sei mesmo o que se está a passar. Vou avaliar o comportamento do aquário durante estas duas semanas. Se não houver melhoria, Faço um reset. 

Plantas e substrato para o lixo. Como é que faço a limpeza do filtro? Tudo passado com Água oxigenada? Esponja, tubos, stilla, tudo? Nunca fiz um reset :/ 

Mantenho os peixinhos e os camarões numa caixa à parte durante um mês inteiro? 

Agradeço toda a ajuda que me possam dar neste processo. Obrigado :) 

Editado por Telmus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Telmus, chegaste a fazer algum tratamento? 

Vê se não tens o sistema de co2 a debitar demasiado... Qual a cor do drop checker? 

 

Há espécies de camarões mais sensíveis a oscilações de ph, poderá estar aí a causa dessas mortes...

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ismael_figueira, o único tratamento foi o C7 aplicado, e enquanto o fiz, não  morreu nada. 

O Dropchecker estava verde escuro no final do fotoperíodo, até aumentei um bocado o fluxo, a ver se chego ao verde claro, hoje quando chegar, já vejo como está. 

Mas sim, notei mudança de comportamento dos bichos com a adição do co2 pressurizado, mais parados... Pensei que fosse só processo de adaptação. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Telmus disse:

Obrigado @ismael_figueira e @Alvaro Silva e @brunofasoares! :)

Ontem quando cheguei tinha dois sakura mortos, de patas para o ar. Não sei mesmo o que se está a passar. Vou avaliar o comportamento do aquário durante estas duas semanas. Se não houver melhoria, Faço um reset. 

Plantas e substrato para o lixo. Como é que faço a limpeza do filtro? Tudo passado com Água oxigenada? Esponja, tubos, stilla, tudo? Nunca fiz um reset :/ 

Mantenho os peixinhos e os camarões numa caixa à parte durante um mês inteiro? 

Agradeço toda a ajuda que me possam dar neste processo. Obrigado :) 

Para não gastar dinheiro em substrato, também o posso lavar com Água oxigenada? Obrigado! :) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário dessas dimensões é muito mais difícil de equilibrar, não podes fazer alterações muito bruscas.

Por mais pequena que seja a alteração terá sempre um efeito em grande escala e a margem de erro é mínima.  

O aumento do débito de co2 tem de ser feito gradualmente para que tenha o mínimo de impacto na fauna do aquário, eles precisam de se adaptar aos novos parâmetros. 

Até mesmo as plantas precisam de tempo para se adaptarem ás novas condições. 

 

há 2 minutos, Telmus disse:

Para não gastar dinheiro em substrato, também o posso lavar com Água oxigenada?

O único problema que vejo será mesmo a possibilidade de desintegração do substrato...

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, ismael_figueira disse:

O aumento do débito de co2 tem de ser feito gradualmente para que tenha o mínimo de impacto na fauna do aquário, eles precisam de se adaptar aos novos parâmetros. 

Aprendi da pior forma... Mas pronto, agora é contornar. 

O que é que aconselhas para a limpeza dos restantes componentes? Step By Step xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, ismael_figueira disse:
há 20 minutos, Telmus disse:

Para não gastar dinheiro em substrato, também o posso lavar com Água oxigenada?

O único problema que vejo será mesmo a possibilidade de desintegração do substrato...

@Telmus ainda acerca de lavar o substrato, lembrei-me que ao fazeres isso estás de certa forma a remover alguma carga orgânica e assim torna-se mais pobre... Mas mais vale um substrato um pouco menos rico em nutrientes, que mais tarde pode ser compensado com fertilização, do que um substrato infestado de algas.

 

há 18 minutos, Telmus disse:

O que é que aconselhas para a limpeza dos restantes componentes?

 Para lavares os restantes equipamentos, desde que fora do aquário, tanto seja lixívia ou água oxigenada funcionam lindamente. 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois @ismael_figueira, sendo assim o melhor é desmontar tudo e comprar substrato novo.

Sendo assim, lavar tudo com lixívia, depois agua corrente, montar layout e fazer o ciclo novamente, é isto?   Lavo a stilla com lixívia também? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Telmus, vamos lá ver uma coisa, qual é a tua vontade? o que achas mais sensato? Manter ou desmontar?

 

Como já te disse mais acima, não está tudo perdido! Ok morreram 2 camarões, muito possivelmente causado pela adição de co2 que veio provocar uma oscilação no ph, mas não é o fim do mundo. 

Não sou apologista de desmontar tudo e recomeçar de novo, gosto de perceber porquê e o que fiz de errado, só depois então tentar solucionar o problema.

 

Aqui no teu caso as coisas são ligeiramente diferentes, estamos a falar de um aquário pequeno e com um layout simples que facilmente desmontas e metes tudo tal e qual como estava... Já tentaste dar cabo dessas danadas com o C7 mas só nas rochas é que resultou, o resto está tudo intacto...  Já sabes onde estavam as falhas e já corrigiste portanto o caminho mais fácil será desmontar tudo e recomeçar do zero. Ficas sem saber como resolver o problema das BBA em pleno funcionamento do aquário, mas livras-te de vez das ditas...

 

Sei que estou a ser contraditório, mas face à tua indecisão creio ser a melhor escolha. 

Tens bom material e tens aqui a malta para te apoiar no que for preciso por isso força.

 

há 34 minutos, Telmus disse:

Lavo a stilla com lixívia também? 

Quanto à Stilla eu não o faria, optava por dar uma ligeira fervura para esterilizar e libertar de esporos que possam ficar alojados.

 

  

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ismael_figueira, sendo o mais sincero possível. Não queria desmontar pelo simples facto de mostrar que estou a desistir. E não é isso que quero. Já vi situações piores, e o pessoal deu a volta. Quero aprender esta arte e ficar em pleno no que toca às algas, para quando aparecerem, saber o que está em falta. 

Adquiri o material 'necessário' para as mandar abaixo. Já parei o C7, e não vi acréscimo das mesmas. Também vejo que, no relvado, muita da BBA está castanha e a ficar curtinha, penso que isso seja a alga a morrer. 

Por outro lado, também quero seguir os concelhos da malta aqui, e muitos de vocês aconselham ao reset. Fico sem saber. 

O Rui Alves da Aquaeden também me tem estado a ajudar, e disse-me para dar duas semanas e ver os resultados do CO2. 

Se tiver de o desmontar, lavar tudo e voltar a montar, também o faço, sei que vou aprender com o processo. Aprender é aquilo que mais quero :) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[mention=77420]ismael_figueira[/mention], sendo o mais sincero possível. Não queria desmontar pelo simples facto de mostrar que estou a desistir. E não é isso que quero. Já vi situações piores, e o pessoal deu a volta. Quero aprender esta arte e ficar em pleno no que toca às algas, para quando aparecerem, saber o que está em falta. 
Adquiri o material 'necessário' para as mandar abaixo. Já parei o C7, e não vi acréscimo das mesmas. Também vejo que, no relvado, muita da BBA está castanha e a ficar curtinha, penso que isso seja a alga a morrer. 
Por outro lado, também quero seguir os concelhos da malta aqui, e muitos de vocês aconselham ao reset. Fico sem saber. 
O Rui Alves da Aquaeden também me tem estado a ajudar, e disse-me para dar duas semanas e ver os resultados do CO2. 
Se tiver de o desmontar, lavar tudo e voltar a montar, também o faço, sei que vou aprender com o processo. Aprender é aquilo que mais quero :) 
A atitude é essa, o aquario é mais que recuperavel !!!

Eu faria trocas de agua de 20/30% dia sim dia não dose dupla recomendada de C7, acertar bem o CO2, reduzir a luz a 6h dia maximo, fertilizar com um bom fertilizante compreensivo de micros e potassio, manutençao do filtro trocar lã religuosamente 15 em 15 dias, escovar as pedras e mete um casal de mollys, alimenta pouco a fauna e daqui a 1 mês vens nos contar como esta a correr !!!

Não desistas vais aprender muito mais assim !!!

Força

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Nuno M., muito obrigado pelas tuas palavras!

É o que vou fazer, amanhã já volto ao ataque com o C7 nas rochas e logo que possível vou proceder à troca da lã branca.
Quanto à luz já estou nas 6h (17h - 23h).
Fertilizantes, estou com o tropica specialized, sei que tem ferro, mas julgo não ter potássio. O que sugeres? 

Gostava de adicionar um cardume de Cardinalis, uns 10 ou 15 (Estes guppy vão embora). Sei que a mollys ajudam nas algas, mas não é dos meus peixinhos favoritos. 

Este é o meu dropchecker no final do fotoperiodo de hoje. Está calibrado a 3KH (é a primeira vez que utilizo este medidor de CO2). Julgo que devo aumentar mais um bocado a quantidade de CO2, que me dizem? :)

 large.IMG_20180123_231130.jpg

 

Uma vez mais, muito obrigado a todos os que perdem o seu tempo para me ajudar. Obrigado por toda a partilha! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Fertilizantes, estou com o tropica specialized, sei que tem ferro, mas julgo não ter potássio. O que sugeres? 

 

 

Eu cortava nas macros até ganhar vantagem sobre as algas !! Podes usar o tropica premium que é igual ao specialized mas sem N e P !!! Ambos contém potássio !!

 

 

 

 

 

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

 

 

 

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com calma isso vai ao sitio !!! As mollys vão te ajudar bastante a rapinar a BBA, pensa nisso, tambem não inseria outro tipo de fauna até isso estar ultrapassado !!! É da maneira que tens de alimentar menos !!!

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Nuno M. disse:

Eu cortava nas macros até ganhar vantagem sobre as algas !! Podes usar o tropica premium que é igual ao specialized mas sem N e P !!! Ambos contém potássio !!

A nível de fertilização sou muito fraco. Eu bem vou lendo, as acho que só vou aprender quando comprar testes para ver os resultados. 

há 10 minutos, Nuno M. disse:

As mollys vão te ajudar bastante a rapinar a BBA

Visto dessa forma, nesta fase iam dar um jeitão! Os amanos andam lá de volta, mas só comem a que já está branca... São finos! 

Quanto ao co2, qual é a tua opinião? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto dessa forma, nesta fase iam dar um jeitão! Os amanos andam lá de volta, mas só comem a que já está branca... São finos! 

Quanto ao co2, qual é a tua opinião? 

 

Essa cor esta boa se estivesse calibrado a 4dkh com 3dkh podes chegar quase ao amarelo no dropcheker !!!

 

Mas como ja te disseram tens muito pouco volume de agua por isso aumenta mesmo muito pouco e amanha ao fim do dia verifica a cor !!!

 

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

 

 

 

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tełmus, potassio+micros é o premium como o nuno disse.

4dkh solução não encontraste à venda não é? Vou ver se encomendo hoje o kit co2 e também vejo que está esgotada em todas as lojas.. porque fizeste a 3dkh? Vejo em diversos sítio receitas para a 4dkh, como não consigo medir 0,6g vou fazer 5 doses duma vez para poder medir 3g de bicarbonato (fico com água salgada para 50 anos mas enfim). Acham que vai ficar bem calibrada? Não sei bem se ainda se usa esta receita hoje em dia... Estava com esperança queviesse um frasquinho no kit :-p

Acho que também devias dar tempo ao tempo, se não vai ser difícil aprenderes com os erros!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já tens muitas opiniões diversas e no fim vais ter de ser tu a decidir o caminho. Qualquer que seja vai, como já disse antes, ser mais uma lição neste hobby. Sinceramente gostava que não desistisses.

Se precisares da solução a 4dkh tenho todo o gosto em oferecer-te um pouco do liquído. Só tens de ir ter comigo ao Casal de São Brás e dou-te cerca de meio frasco que tenho lá em casa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que se fosse um aqua grande em que o reiniciar fosse uma grande despesa eu não aconselhava, mas visto que é um aqua de 25L... é fácil demais para não reiniciar e para disfrutares, depois mais tarde de certeza que já vais ter mais calo para lidares com estas coisas. Mais uma vez, e como todos disseram, está nas tuas mãos :D 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Nuno M. disse:

Mas como ja te disseram tens muito pouco volume de agua por isso aumenta mesmo muito pouco e amanha ao fim do dia verifica a cor !!!

Pois é Nuno, qualquer toque faz um aumento doido no aquário! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.