Yiruma's Mounten


vitess

Recommended Posts

Também estou a pensar em fazer dry start, mas eu é por outra razão, é para começar um aqua no sótão e não ter de transportar água lá para cima e por o filtro estar actualmente ocupado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

É bem lento o crescimento da HC, mesmo bem húmido e regado com fartura! 4 semanas pra começar a andar bem. Vou ter de encher daqui a 2 semanas porque vou uma semana de férias. Depois posto fotos.

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas vitess, 

 

Grandes declives que aí tens, mas com esses suportes que meteste creio que não vás ter problemas. 

 

Quanto à flora, adequa-se perfeitamente ao layout que está com bastante potencial. 

 

E que tal a experiência com o dry-start? Isso já levou água ou ainda está à espera?

 

Dá uma vista de olhos no Crystal Mountain do Nuno Matos que ele fez umas receitas DIY com base nos ferts da ADA.  

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tenho andado numa correria nos últimos tempos. Enchi o aquário sábado. Vou comentar a minha experiência embreve, mas apesar de ter conseguido manter a humidade muito alta e mesmo regando bem, penso que com os declives há alguns peoblemas. A parte baixa fica muito encharcada e tive de tirar água sempre que regava( e mesmo assim apareceram algas verdes que começaram a cobrir o substrato, por outro lado na parte superior notava-se claramente carência de nutrientes na Cuba. Entre molhar a terra para facilitar a absorção de nutrientes e tirar a água com seringa durante 9 semanas... não foi negativo mas pensei que as plantas se adaptassem melhor. O ranculos foi sempre a desenvolver e a párvula também. A Cuba alguns molhos desenvolveram mesmo muito bem outros não andaram e outros desapareceram. Hoje isto está bem verde logo já posto uma foto. Na primeira semana estou apenas a fertilizar com potássio e um pouco de Excel( estava com medo destas algas verdes, mas já  estão a desaparecer todas). E importante que a água não passe acima do substrato.

Abaço

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente ao chegar a casa deparei me que tenho bastantes algas filamentosas a atacar sobretudo as plantas novas que coloquei sábado pra compor. Ao 3 dia. Fiz uma tpa 80% no sábado e uma de 30 domingo, vou fazer de novo uma hoje de 30. Não estou a gostar nada disto.

 

 

uymLU0.jpg

  • Gosto 2

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma vitess, das plantas que aí tens a cuba será a mais chata... dá-lhe tempo que ela vai ao sitio.

Qual é o foto-período?  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No drystart tinha 10 horas, quando enchi o aquário regulei para 8.  A hc que já estava no aquário explodiu a crescer desde que enchi mas as hc novas descoloraram e diria mesmo que estão a morrer. Ainda no dia anterior estavam muito bem. Achei estranho. 

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, vitess disse:

No drystart tinha 10 horas, quando enchi o aquário regulei para 8.  A hc que já estava no aquário explodiu a crescer desde que enchi mas as hc novas descoloraram e diria mesmo que estão a morrer. Ainda no dia anterior estavam muito bem. Achei estranho. 

Diria para reduzires para umas 7h e depois vais aumentando gradualmente até atingires o equilíbrio, apesar do dry start as plantas precisam de se adaptar à nova forma a que estão sujeitas e com isto podes notar algum tipo de "melt" o que é perfeitamente normal.  Um aquário em inicio de vida é um ecossistema instável, por norma as plantas sofrem um pouco e deixam espaço para que as algas proliferem, é uma questão de tempo até as plantas ganharem força e conseguir ganhar na luta por nutrientes. 

 

Abraço 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na terça feira passei a escova para pentear as plantas :) as filamentosas não voltaram a aparecer até hoje. Também instalei no mesmo dia o chihiros doctor. As plantas que estavam presentes do dry start estão a crescer que nem loucas. As outras derreteram, nunca me aconteceu o tal. Não sei em que parâmetros estavam mas não gostaram nada dos meus... sábado se não rebitarem meto novas. 

O que me incomoda neste momento são as BGA que andavam aqui no substrato do dry start e que renasceram dos mortos. Desaparece num sítio e cresce noutro. Tenho 3 pés que estão a ser encomodados, limpar isto do substrato se fosse fácil já tinha feito. Alguma sujestao sem ser black-out? Não queria fazer já isto no início. Elas não me parecem estar a propagar-se mas...

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, trago uma pequena actualização. Estive mesmo mesmo para usar água oxigenada com seringa na proporção 1ml por cada 4L do aquário antes da tpa, mas encontrei um artigo que desaconselha usar isso perto da HC porque é sensível. Se alguém já usou gostava de saber o que aconteceu.  Optei por ir tirando manualmente com escova de dentes e um pincel de guache que me surpreendeu porque não estraga as plantas. Outra coisa. Se não tivesse as barreiras o declive ia destruir se facilmente caso quisesse replantar algo. 

Onde arranjam vocês o background para meter na traseira do aquário? Já estou a aborrecer me com os reflexos. 

Abraço 

vFi8NC.jpg

Editado por vitess
  • Gosto 3

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do toque que essa planta verdejante dá aí no meio do relvado! Ao longe já só se vê uns spots mais amarelos, mas já parecemuito viçoso.

O vinyl deve vir de alguma gráfica talvez, já ouvi por aqui falar no tozé the vinyl master... mas podes sempre pôr uma cartolina ou usar uma backlight :-p

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

O background  podes arranjar numa loja tipo aky ou leroy merlin e vendido ao metro, na instalação so tens que usar um pouco de agua com sabão aplicar o vinil e depois passas com um cartao.

 

Abraço Ângelo

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as barreiras usei pvc canelado/alveolar.Usam isso para imprimir painéis das obras ou da venda de imobiliário. 

Vou agora a Portugal e vou procurar vinil preto e branco para ver qual fica melhor. 

No entanto as BGA andam ali entre o vidro e o substrato :/ isto  ainda está a fazer o ciclo, não está a ser fácil, apesar de não estarem a trepar para cima das plantas.

Abraço

Editado por vitess

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vitess

Isso de que tu chamas de PVC canelado,o nome disso e,PPA tem uns alvéolos por dentro,também há quem chame de Polipropileno Alveolar, e mais

leve que o PVC rigido, é e utilizado em sinalética  Promocional para venda ou Aluguer de Andares,e também em placas tipo Standup,desculpa não te

estou a corrigir mas e só para ficares a saber,sabes como eu trabalhei 45 anos em Serigrafia,e os meus ultimos anos trabalhei muito com este material,

e também já usei algumas vezes neste hobby,e já agora os meus parabéns pelo teu aquário que esta muito bom,e bonito.

Cump: Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas vitess

Isso de que tu chamas de PVC canelado,o nome disso e,PPA tem uns alvéolos por dentro,também há quem chame de Polipropileno Alveolar, e mais

leve que o PVC rigido, é e utilizado em sinalética  Promocional para venda ou Aluguer de Andares,e também em placas tipo Standup,desculpa não te

estou a corrigir mas e só para ficares a saber,sabes como eu trabalhei 45 anos em Serigrafia,e os meus ultimos anos trabalhei muito com este material,

e também já usei algumas vezes neste hobby,e já agora os meus parabéns pelo teu aquário que esta muito bom,e bonito.

Cump: Álvaro Silva

 

 Obrigado Álvaro. Na verdade eu não sabia bem o nome desse material, ainda bem que corrigistes, encontrei em fóruns e depois procurei isso cá em França. É muito porreiro para quem quer fazer declives sem usar Rocha etc. Maneável, fácil de cortar e segura bem o substrato. 

Abraço

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em aquários dedicados ao aquascaping aconselho colagem com vinil fosco em alternativa ao vinil preto, tem um tom cinzento e permite brincar com a luz para fazer backlight. Podes procurar isso nas empresas de publicidade/decoração de montras/viaturas. 

Eu no meu trabalho uso esta referência mas há mais marcas no mercado ;)

 

 

 

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/03/2018 at 21:55, Tozé Nunes disse:

Em aquários dedicados ao aquascaping aconselho colagem com vinil fosco em alternativa ao vinil preto, tem um tom cinzento e permite brincar com a luz para fazer backlight. Podes procurar isso nas empresas de publicidade/decoração de montras/viaturas. 

Eu no meu trabalho uso esta referência mas há mais marcas no mercado ;)

 

 

 

 

Obrigado pela sugestão, estive para comprar o aquário já com a traseira fosca, mas desisti da ideia porque me podia limitar um dia as opções do preto etc. 

Vou comprar os 2 e ver como fica melhor. Como o aquário está num canto os reflexos parecem artificiais ehe. 

Vou 10 dias de férias, vem cá alguém meter a dose de potássio e repor a água. Espero não ter surpresas quando chegar. 14 dias já tenho o nitrito a 0.

Abraço

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cBEKlJ.jpgAs BGA continuam presentes entre o vidro e substrato. Ontem fiz uma boa sinfonagem com tubo de co2. Ficou impec. 

Segundo a minha experiência o Dry Start é muito bom para o aparecimento desta bactéria :) além de ver as plantas crescerem bem bem bem devagar.

bom fim de semana 

  • Gosto 2

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está quase todo fechado, muito bom! Pela foto estava ver aí outra plantita contrastante nessas linhas horizontais de substrato ainda vazios, principalmente na zona do meio...

Simples mas atraente, parabéns pelo belo trabalho! Essa planta do meio está magnífica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Terça feira passada após regressar de férias...... o aquário estava com a agua turva, e com bastantes algas diatomáceas sobretudo nas pedras devia a presença de Sio2. As boa andavam coladas ao vidro junto do substrato, as plantas cresceram sobretudo o ranculos que me tinha invadido o aquário em 10 dias ehe. Mangueiras castanhas etc etc, fiquei com um pouco desanimado. 

Passei á limpeza dos vidros, aspirei o fundo todo e pedras  com tubo de co2..  e no fim uma poda geral. Tpa 30%

Sábado fez um mês que enchi o aquário, limpei as tubagens e dei uma limpadela no filtro que apenas tinha a lã de vidro suja. Tpa 25%

Estou a dosear 3,4 ppm potássio como recomenda a Ada

 

Domingo comecei a fazer os testes pois esta na hora de adicionar os fertilizantes:

PH - 7,1

KH - 7

NO3 - Entre 5 e 10

PO4 - <0,02 

K - >15

Fe - Entre 0,1 e 0,2

MG - 6

Sio2 - 2    Dai o problema com as diatomaceas, embora esteja bem melhor.

 

A ada recomenda apenas a adição de ferro 3x semanas durante o 2 e 3 mês. 0,01ppm 3x semana.. 

As plantas estão a crescer bem eu não tenciono adicionar muita coisa ali para dentro senão isto fica um matagal em 2 dias. Não sei bem que quantidade de ferro adicionar visto que tenho lá dentro os micros na mistura. Esta quantidade de ferro parece-me baixa estava tentado a adicionar 0,05ppm diariamente para começar, mas nem com fosfato a zero tenho receio. Por outro lado penso que os micronutrientes fazem falta. 

Aceito dicas!

Como ainda não tenho fauna o fosfato está a zeros.. e nitrato também em níveis baixos.

 

pnuQANzjj

 

 

  • Gosto 1

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/03/2018 at 11:10 PM, vitess said:

Boa noite, trago uma pequena actualização. Estive mesmo mesmo para usar água oxigenada com seringa na proporção 1ml por cada 4L do aquário antes da tpa, mas encontrei um artigo que desaconselha usar isso perto da HC porque é sensível. Se alguém já usou gostava de saber o que aconteceu. 

A cuba e praticamente todas as plantas de tapete sao sensiveis a agua oxigenada. Pode-se usar se usares uma seringa e doseares pequenas quantidades directamente na alga. Mas se abusares o tapete fica danificado. 

On 21/03/2018 at 1:33 PM, vitess said:

No entanto as BGA andam ali entre o vidro e o substrato :/ isto  ainda está a fazer o ciclo, não está a ser fácil, apesar de não estarem a trepar para cima das plantas.

Nao sei se ainda tens este problema mas para  as BGA que apanhas-te durante o dry start podes fazer um blackout.

Deixa-me adivinhar estas a usar ADA aquasoil nao estas? 

E um substrato muito rico em nutrientes e carga organica, dai nao me surpreender que tenhas apanhado ciano durante o dry start. Eu tinha optado por outro substrato se a ideia era fazer um dry start.

Mas voltando as BGA, isso morre tudo se fizeres um blackout bem feito, ha quem recomende 3 dias, a minha experiencia pessoal com BGA diz-me que tres dias nao chegam. Eu fazia pelo menos quatro dias. 

Removes o maximo de BGA possivel manualmente e depois cobres o aquario completamente de maneira a nao passar luz nenhuma. Ao fim de 4 dias destapas o aquario e faz uma TPA e aspira os restos de ciano mortas. Nao precisas de te preocupar com as plantas que elas aguentam bem o tempo sem luz. 

Em relacao ao aquario isso esta lindo. Espero mesmo que resolvas o problemas. 

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bruno, relativamente as BGA, antes de partir de ferias arranjei o antibiótico pois estava a contar com uma catástrofe quando chegasse... mas fiquei surpreendido, pois apenas tinha junto ao vidro e nada de mais. Passei o cartão de credito e aspirei com tubo. O aquário não lhes está a dar condições de se propagarem. Não usei água oxigenada. Baixei ao máximo  a entrada de água no aquário que me criou mais corrente no fundo. Continuam algumas amostras delas, penso que com o tempo vai desaparecer, o importante é não me subirem para cima das plantas, e a medida que me cobrem o substrato as BGA abafam... Agora tenho de começar a fertilizar mas quero começar com uma dose baixa e equilibrada, não quero surpresas.

Vitor Vilar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está quase no ponto.

À medida que o aqua vai amadurecendo as algas vão ficando controladas e a coisa começa a encaminhar-se.

Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.