Tropica Plant Growth System 60


bravo 6

Recommended Posts

Boas pessoal,

adquiri o Tropica Plant Growth System 60 para o meu aquario de 33 Litros e queria perceber qual a rapidez do CO2 a dissolver na água.

Coloco a questão porque ontem dia 08/12/2017 introduzi 100 ml como recomendam nas instruções e hoje dia 09/12/2017, de manhã 9:30, já só estão 20 ml de CO2 no reservatório, é suposto ser assim tão rápido?
Nota: não estou a perder CO2 por cima pois nao vejo bolhas a sair por cima.

Quando devo novamente introduzir mais CO2 no resrvatório e se deverá ser novamente os 100ml?

Se fizer isto todos os dias ou dia sim dia não  duvido que o CO2 dure os 50 dias como indicam na caixa.

Podem ajudar a esclarecer se estou a fazer algo mal?
 

Obrigado!

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como são as instruções na caixa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Instruções: pelos vistos são doses diárias.
Sendo que para 30 Litros são 100ml de CO2 e supostamente dá para 50 dias.

Estou a ter dificuldades em subir o KH e manter o PH nos 6.9. Idealmente queria ter o PH nos 6.9 e KH nos 5 ou 6
Neste momento, depois de adicionar 3 gramas de Bicarbonato de Sódio para os 30 litros, fiquei com o PH nos 7.7 e o KH nos 5. Devo preocupar-me com os estado de saude dos Embar Tetra (x12) , Tetra Cardinal (x6) e Caridina Japonica (x8) ?

Estou a injetar 100ml de CO2 diariamente como diz as instruções para alimentar as plantas , sendo:

Musgo Java
Rotala Rotundifolia Red
Ludwigia - sp. 'Mini Super Red'
Eleocharis - sp. 'Minima'
Pogostemon erectus
Hygrophila polysperma 'reosanervig'
Glossostigma elatinoides


25074858_2104396163121767_37042352726638

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já usei e com resultados bastante razoáveis num aquário de 60 litros. O que deves fazer é encher a campanula todos os dias, não é preciso mesmo até ao limite, mas de modo a que notes que está perto de estar cheio. Digo isto para não haver desperdício. Apenas esvazia se for consumido.

Tive num aquário de 60 litros, bastante bem plantado, com camarões Crystal Red e até reproduziram bem. As plantas gostaram, mas tens de forçar um pouco o sistema para poderes ter bons resultados. 

Sinceramente acho que não é mau, mas peca por ficar caro. Ao fim de 10 meses gastei cerca de 70 euros com o sistema e recargas (quase uma lata por mês). O sistema de CO2 profissional que tenho agora custou-me 70 euros, carregado com 2 kg. Apenas comprei outro difusor por mais 10 euros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bruno, obrigado pelo esclarecimento.

Acho estranho todos os dias encher o depósito com CO2 e quando vou ver os valores da tabela PH VS KH tenho sempre os valores em 4 ou 6 e não passa disso.
O PH do meu aquario está nos 7.2 e o KH nos 2 e segundo a tabela tenho carência de CO2, no entanto tenho algum pearling nas plantas.

Alguem me pode esclarecer porque o KH não aumenta uma vez que estou a injetar CO2 com o sistema Tropica Plant Growth System 60 no aquario de 33 litros?

tabela.jpg?v=2n023kkpddzx0e

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caro Bravo 6 uma forma facil de baixar o PH é adicionar umas gotas se vinagre (acido acético) na TPA até ao valor desejado, convem medir a agua antes de entrar no aqua esses valores são uma boa base de trabalho mas não se aplicam a todas as aguas pois estas variam imenso quimicanente. Posto isto pela tabela está a por pouco CO2 para a litragem e para a flora que o consome todo isto pela leitura da tabela, tenta repor a agua das tpa o mais procimo do optimo e aumenta gradualmente o CO2.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A dificuldade que estou a encontrar é que com o sistema Tropica Plant Growth System 60 não consigo injetar mais CO2 do que o que aquele que se coloca no reservatório. 
Estou sériamente a considerar trocar por um sistema de garrafa CO2 e valvulas com respetivo conta gotas e difusor para poder controlar a entrada de mais CO2 na coluna de água.

Obrigado a todos.

 

Neste momento o aquario está assim:

 

 

Editado por bravo 6
  • Gosto 1
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A não muito longo prazo conpensa devido ao preço dos celindros de CO2 e estes terem um tempo de vida util muito superior.

EU acabava esse CO2 mas ia já comprando outro aos compunentes para ser mais suave tipo prestações lol.

O Gonçalo está a vender material de montagens antigas a belos preços passa pelos classificados, fica a dica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro pela sugestão.

A minha mente está inclinada para este Kit CO2 que existe na Ecoarium.
Opiniões qualidade/preço? Recomenda-se? 

 

eco-kit-co2-2101210.jpg

 

Eco Kit Co2

Inclui 1 redutor com manómetro duplo
válvula de ajuste fino
válvula solenóide
válvula anti retorno
Conta bolhas
Tubagem completa para as ligações de Co2;
difusor de Co2;
Botija nova de Co2 de 2L (recarregável) c/ prova hidráulica em dia.

Redutor de CO2
Excelente qualidade da construção,fiabilidade e precisão.
Redutor profissional de CO2 com manómetros duplos manómetro, válvula solenóide magnética e válvula de ajuste fino de grande precisão.
Compatível com todos os difusores e atomizadores de Co2.
Compatível com vários tamanhos de Botijas de CO2 com rosca Din 477.
Produto certificado na Europa com a norma BS341 / DIN477 / W21.8.

Fonte: http://ecoarium.com.pt/kits-co2-co2/1099-eco-kit-co2-2101210.html

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era um sistema destes que eu estava a falar, que futuramente ajustaras a litragens superiores se mudares de aqua.

Sai mais barato porque uma recarga é barata e dá para meses e a validade do cilindro novo axo que é 10 anos? de qualquer maneira vaem marcados para não haver duvidas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Pedro M Costa disse:

Boas caro Bravo 6 uma forma facil de baixar o PH é adicionar umas gotas se vinagre (acido acético) na TPA até ao valor desejado, convem medir a agua antes de entrar no aqua esses valores são uma boa base de trabalho mas não se aplicam a todas as aguas pois estas variam imenso quimicanente.

Quando adicionei os 3 gramas de Bicarbonato de Sódio, para os 30 litros e fiquei com o PH nos 7.7 e o KH nos 5, adicionei umas quantas gotas de vinagre cidra para baixar o PH. Contudo no dia seguinte o PH voltou ao mesmo e não me pareceu correto estar sempre a adicionar vinagre no aquario.
Creio que a injeção de CO2, com o sistema de garrafa, seja mais credivel para baixar o PH e manter o KH. Corrijam-me se estiver errado.

Obrigado!

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Pedro M Costa disse:

quais são os parametros da tua agua da torneira (julgo ser esta a que usas depois de tratada)?

Sim, por norma uso a água da torneira da rede do concelho de Oeiras que chega às nossas casas.
O PH da torneira aqui varia entre os 7.5 e os 7.7.

Hoje de manhã medi o PH e KH da água da torneira tinha PH 7.7 e KH 3.

Encomendei ontem online o Kit CO2 da Ecoarium para ver se resolvo este assunto de uma vez por todas.
Com a injeção de CO2, usando o sistema do tópico Tropica Plant Growth System 60, concluo que não é suficiente para manter os níveis desejados e indicados a verde na tabela, apesar das plantas estarem a responder bem e haver crescimento em comparação quando não usava o Tropica Plant Growth System 60.

tabela.jpg?v=2n023kkpddzx0e

Com este sistema de CO2, tenho sempre 4, 5 ou 8 Mg/litro de CO2 dissolvido na coluna de água do aquario. Se coloco Bicarbonato Sódio (NaHCO3) (3g no meu caso 33 Litros) subo o KH para o desejado mas o PH sobe para os 7.6.
Espero que quando usar o Kit CO2 de garrafa consiga controlar melhor a injeção de CO2, introduzindo mais quantidade de CO2 para manter o PH e subir o KH para os valores desejados.

Obrigado pelo apoio.

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, mais uma vez obrigado pela sugestão.

Suspeitei há uns dias que a calha LED que estava a usar, para os 50 cm de aquario, não eram suficientes para o crescimento rápido da Glossostigma Elatinoides que existe à frente do aquario.
A planta no geral estava a começar a ficar amarelada e a crescer para cima o que me alertou para a falta de intensidade da luz e possivelmente falta de nutrientes, que já estou a adicionar com a dosagem respetiva.


A calha aluminio 15 watts é esta, tem brancos e azuis:
image removed (damn photobucket)

 

Por não ver os resultados desejados decidi repor o Foco Projector LED SMD 30W 120lm/W - Temperatura de Color : Branco Frio 6000k-6500K:
Observação: a caixa branca onde está o foco era suposto ser para um aquario que ia montar de 290 L, com cerca de 120 cm, e por isso este encaixe ser temporário pois está preparado para levar no total 3 focos de 30 Watts.

image removed (damn photobucket)

 

Reparo que depois de ter reposto o foco as plantas começaram a fazer Perling enquanto que com a calha simplesmente não é visivel as bolhas de O2.


Questão: Será este foco de 30Watts demais para este aquario de 33 Litros? Estou a controlar com 7horas por dia para eviar desenvolvimento de algas.

Obrigado

Editado por bravo 6
images removed (damn photobucket)
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está optimo quando as plantas apresentam o perling estão saudáveis e estáveis (do pouco que sei sobre plantas) esse areão preto é fertil? tilpo amazonia soil.

Essas fotos estão 5*

Boa continuação tas no bom caminho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato que estou a usar é o Aqua Gro.
O aquario das imagens (33 Litros) levou um saco de 8Litros.

Sinceramente nao sei até que ponto este substrato é fertil, alguém pode esclarecer? E quando/se terei de colocar fertilizantes no solo?

removed image. (damn photobucket)

Editado por bravo 6
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela embalgem é subestrato fertil plantas e apto para camarões, logo as plantas que plantaste vão-se expandir e muito. Vai ficar um tapete 5* é só ir podando lentamente para não alterar muito o sistema e desfrutar do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/12/2017 at 21:18, Pedro M Costa disse:

Pela embalgem é subestrato fertil plantas e apto para camarões, logo as plantas que plantaste vão-se expandir e muito. Vai ficar um tapete 5* é só ir podando lentamente para não alterar muito o sistema e desfrutar do aqua.

Obrigado pelas palavras de incentivo, mas certo é a vontade de montar um aquario com maior capacidade, os tais 290/300 Litros [120x50x45 cm (CxLxA)] que tinha planeado montar antes deste.

Apenas não sei quando será necessário adicionar cápsulas fertilizantes no solo para alimentar bem as raizes a médio/longo termo.
Este aquario apenas tem 1 mês e tenho usado fertilizantes liquidos da Aquaforest Freshwater sendo apenas os AF Micro, AF Macro intervaladamente e muito pouco AF Iron Boost com as respetivas doses para 33 litros e os 6 litros de TPA que tenho feito até agora.

removed image. (damn photobucket)



Partilho mais um pequeno video com apenas um pouco de Perling que consegui com o sistema Tropica Plant Growth System 60.
Noto algum crescimento com o foco 30watts na Glossostigma elatinoides, creio que dá para ver o pequeno crescimento, comparando as duas imagens acima com calha aluminio e caixa madeira que tem o foco.

Editado por bravo 6
removed image. (damn photobucket)
  • Gosto 1
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O PH não vai descer enquanto não desceres também o KH. Neste caso o KH está a fazer efeito tampão ao PH.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois já tenho reparado nessa realidade.

Para baixar o PH adicionei 10 gotas de PH/KH Minus Tetra pois já tinha o PH a 7.9.
Idealmente queria ter o PH a 6.9 mas o KH acompanha sempre a descida e é proporcional, falta sempre CO2, mesmo com a adição do sistema Tropica Plant Growth System 60.

Espero conseguir combater esta situação com a injeção a garrafa (encomenda já a caminho).

 

Obrigado!

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encomenda chegou, após conversa o Miguel Simões informou-me que devo colocar água no cilindro para contar a gotas de CO2.
Como ingénuo não sabia do conta gotas.. e fiz este vídeo para tentar explicar o que tinha e melhor perceber o que estaria mal.
Obrigado pelo apoio do pessoal que tem sido 5 estrelas!

 

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais