Algas tipo cabelo


Myguelpt

Recommended Posts

Boa noite,

 

Tenho o meu aquário montado aproximadamente há 4 meses, inicialmente usava uma lâmpada flurescente de 8W e 6500K. 

Na altura fiquei com a ideia de que as plantas não se estavam a dar muito bem pois as folhas começaram a ficar transparentes e a rotala estava a ficar completamente desfeita.

Decidi comprar uma armadura nova a led e comprei a Beamswork power led 300, embora não se possa comprar directamente tem 33 led de 0,5W e temperatura de cor é de 10000K. 

Pode ter sido coincidência mas a partir desse momento nunca mais consegui controlar as algas e o meu aquário agora está horrível. O meu maior problema são as algas que parecem fios de cabelo que estão a colonizar as plantas e o musgo que tenho e acho que eventualmente vão acabar por matar as plantas pois tapam-lhes a luz.

Eu faço duas mudanças de água por semana +/- 40% e o único teste que costumo fazer é com as fitas para controlar os nitratos que mantenho abaixo de 20ppm.

O substracto que comprei é inerte não traz qualquer tipo de fertilizante e não faço adição de qualquer substracto liquido.

O meu aquário é de 50l mas devido ao substracto e decoração efectivamente só tem 30l.

Eu utilizo um filtro de "mochila" poderá ser este problema causado por ter fraca agitação da superfície da água? Inicialmente tinha a luz ligada 12 horas mas já reduzi para 8 horas. 

Se forem necessárias fotos posso publicar.

Obrigado.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas como disse o telmus umas fotos poderão ajudar. 

Mas 12h de iluminação diária é muito tempo , dependendo das plantas no máximo 8h ? 

Que equipa de limpeza tens ? Se for mesmo a famosa alga tipo cabelo 

apartida resolve se com uma boa equipa de limpeza digo eu 

Editado por Ricardo Alexandre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disseram: foto primeiro.

Mas aposto que é muita luz para pouca massa vegetal. Reduzes para metade (6h) e adicionas mais umas plantas e pelo menos um bocadinho de fertilizante que isso deve de ir ao sítio. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

Como tinha dito já reduzi o número de horas de luz para 8 há praticamente 2 semanas sem obter grandes resultados.

As minhas plantas têm vindo a morrer, na próxima semana vou entrar de férias e queria dar uma volta ao aquário o meu medo em meter mais plantas é que as algas as voltem a matar, estava a pensar comprar uns molies para ver se ajudam na limpeza.

No aquário para limpar as algas só tenho alguns camarões e otocinclus e acho que nenhum deles comem este tipo de algas pelo que li.

j4HStQ.jpgn5oYSI.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro passo é retirares as filamentosas com um escova de dentes. Enrolas com a escovas e puxas, depois tens esse grave caso de gsa. Limpas as rochas com as escova e os vidros com uma esponja mágica ou com uma lâmina, cortas as folhas mais afetadas e a seguir tpa valente nisso. Também devias de meter uma planta de crescimento rápido para equilibrar isso. A limnophila sessiflora é boa para esse efeito.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

Faço as minhas palavras as do Gonçalo, reduzes a luz para as 6h e segue as indicações que ele referiu, apenas acrescento que deverias optar por uma boa equipa de caridinas japonicas e se possível uma colónia de red cherys estes últimos reproduzem-se que nem coelhos e vão ajudar bastante na limpeza.

As tpa's regulares (2x semana) são imprescindíveis para o sucesso na eliminação de quase todas as algas, se vires que persistem passa ao plano B, blackout nisso durante 5 dias seguidos, 90% desaparece... ;)

A BBA terá de ser com mais paciência, creio que o excel da seachem te poderá dar uma ajuda pelo menos comigo resultou, mas só tive resultados em 30 dias, claro está que cada caso é um caso.

Cumps,
Miguel Simões

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado vou tentar , como disse faço duas mudanças de águas semanais à quarta e ao sabado e já tenho cherry shrimps.

Vou experimentar mudar as plantas para ver se ajuda.

Valerá apenas comprar molies? Eles comem este tipo de algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Myguelpt, antes de mais tens de compreender que planta sem fertilização é muito difícil de resultar. Segue os conselhos do Golçalo84 e do Miguel Simões. Em vez de veres sucumbir lentamente essa planta que tens aí no fundo ao meio, retira-a e esquece-a, (suponho que seja a rotala) e compra uma(s) qualquer de crescimento rápido par5a encheres a parte detrás do aquário. A limnophila sessiflora que o Gonçalo refere é ótima, mas há outras que também servem muito bem e não são muito difíceis de encontrar: Cabomba aquática / Ceratophyllum demersum / Egeria densa (Elodea) / Heteranthera zosterifolia / Hygrophila difformis.

Antes de começar muda os peixes para um local temporário. Nas outras plantas retira as algas filamentosas com uma escova, mas não desistas delas ainda. Desliga o filtro, remove essa planta do meio, limpa os vidros, escova as pedras e depois faz uma TPA valente (>80%). Depois planta as novas plantas de crscimento rápido (quantas mais melhor), volta a ligar o filtro e introduzes os peixes lentamente para não morram com o choque de alteração dos parâmetros da água (como se os tivesses a colocar lá pela primeira vez). Afinal de contas a mudança de água é tão grande que os parâmetros irão ser quase certamente muito diferentes dos anteriores.

Após essa revolução, e como se vê na foto que já tens muito mais peixes do que deverias ter num aquário dessas dimensões, nunca colocaria molys, até porque as mollys precisam de parâmetros de agua bastante diferentes dos néon… os camarões que o Miguel refere são bons a comer algas e para além disso são bonitos e interessantes de observar, mas talvez devas pensar em antes de os colocar, em reduzir o número total de peixes que aí tens (julgo ver neons e corys, ambos peixes de cardume).

Por último e falo pela minha experiencia recente, precisas de adicionar um fertilizante rico em potássio (K), para permitir que as plantas consumam os outros nutrientes que seguramente abundam nesse aquário. Os peixes produzem excrementos e xixi, que te dá muito nitrato (N), ao alimentá-los estás certamente a introduzir fósforo (P), se adicionares potássio (K) tens os três nutrientes que são consumidos em maior quantidade. Se um deles falhar, a assimilação dos outros fica comprometida, mesmo que abundem nessa água. Mais tarde terás de te preocupar com os micro nutrientes, mas por agora acho que já tens com o que te entreter.

Reduz o tempo de iluminação como te disse o Gonçalo (6h) e depois de veres que as algas já não estão a avançar então vais aumentando lentamente (1/2h por semana) até ao momento em que vejas que já chega ou até veres que as algas voltam a atacar… (nesse caso reduzes um pouco).

Depois TPA’s regulares, 2 ou 3 semanais de cerca de 30%. Eu começaria com 3, e depois iria espaçando conforme observasse que as coisas estavam a voltar a ficar controladas.

Com calma, com muita paciência, isso pode ir ao sítio e ficar muito bonito. Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado pela ajuda de todos  fiz tudo o que me recomendaram, também já comprei o fertilizante para experimentar estou com alguma dificuldade em arranjar mais plantas de crescimento rápido.

Além do que recomendaram fiz uma extensão à minha luminária para reduzir um pouco a intensidade de luz que chega ao aquário

 

DkbJt9.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer uma visita à Ecoarium em Gaia! Devem lá ter de certeza.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais