Meu 1º aquário panorâmico do Lago Tanganyika


Pedro Faria

Recommended Posts

Este é o meu 1º aquario que estou a tentar montar e está neste momento a ciclar! para de seguida introduzir a fauna.
 
 
1 - Nome do Aquário
Tanga 1

2 - Data da montagem
Novembro 2017

3 - Dimensões do aquário 
100x26/40x45 cm

3.1 - Volumes bruto e útil
=> 100l  util

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro
Fluval 306 (1150l/h)

4.2 - Termostato
Eheim Termopreset 150w ou JBLProTempS150w

4.3 - Iluminação/Foto-período
Calha Led 108leds de 80cm c/ moonligth

4.4 - Sistema de CO2
Não tem
 
4.5 - Outro equipamentos adicionais
Bomba de ar SCHEGO -Optimal WS2 c/ difusor Eheim

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil
Não tem

5.2 - Substrato inerte
Areia da praia Costa Alentejana

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)
Rocha calcaria da região, Conchas várias

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)
Não tem

7 - Fauna
Tenho reganis, transcriptus e similis

7.1 - Quantidade e espécie
Por introduzir
7.2 - Quantidade e espécie

8 - Plantas

8.1 - Quantidade e espécie
Plantas artificiais variadas
 
9 – Observações
 
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)
Por fazer
 
9.2 - Frequência das TPA's
Quando necessário
 
10 - Fotos
1ª forma
9Skvbwwt_o.jpg
 
2ª forma
QdlIrBP9_o.jpg
 
3ª forma
Actual
NT4Jnj3m_o.jpg
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero não fazer já muitas mexidas mas ontem fiz a mudança como me aconselharam com rochas dum lado e conchas doutro e ficou assim. Será que já está quase bom?

37vC-WmU84k.jpg

 

https://openload.co/embed/r6dZWVp66G0/V71202-211432[1].mp4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, está giro!

Dois reparos, não sei se as rochas estão demasiado perto das conchas. Eu tiraria as 5 pedras mais perto das conchas e metia no lado direito(onde está mais vazio).

A outra é trocar as plantas artificiais por verdadeiras.

A finalidade das plantas não é só estético, é importante para consumir nitratos, oxigenar a agua etc .

Vai continuando a actualizar;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sammy,

Referente ás pedras achavas que mudava para aquele espaço aqui á frente onde pus uma planta ou mesmo do lado direito do aqua? Para já vou deixar estas plantas pois a minha ideia de começar nos ciclideos é a ausência ou quase de plantas é evitar trabalho e manutenção. Por acaso tive hoje a fazer uns testes e parece-me estar tudo porreiro com ph normal e nitritos e nitratos a zeros o que da ultima vez não estavam (isto no de 60 onde os tenho agora). Este está a ciclar e ainda não fiz testes, pois o ph,gh,kh deve estar tudo bem pela agua que tenho cá em casa, vou esperar e logo faço os outros testes para ver como estão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que quero dizer é que deixes um espaço sem rocha entre as conchas e a maioria das rochas de forma a separar os dois territórios.  Pode ter plantas, mas é para haver a separação. Creio que se retirares essas 5 rochas que estão mais à esquerda que esse espaço sem nada seja suficiente.

Há plantas que não exigem manutenção, procura por plantas pouco exigentes. Tipo Anubias, vallisnerias ( as que tenho e que a maioria das pessoas tem em africanos sendo que por curiosidade plantas de origem Asiatica), fetos java.

Estas não necessitam de fertelizações nem CO2.

Basta por e vão crescendo, e vão consumindo nutrientes.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, obrigada pela abertura do tópico, só agora vi que o tinhas aberto, portanto quanto a esta parte, não ligues ao meu post no outro tópico. ;-)

 

Ps: Concordo com o que disse o Sammy, faz como ele disse.

 

Enviado do meu VKY-L09 através de Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já mudei os regani e os similis para o aquário da sala. Os similis estão nas sete quintas no novo aquário e parecem não ter acusado mais uma mudança. Os regani tb estão bem mas andam a brigar entre eles e tenho dois com os similis.

0dTYh8aZ_o.jpg

5zNZtAe1_o.jpg

BVYqJWFH_o.jpg

olAegnM6_o.jpg4WpjTJU7_o.jpg

C5J6N214_o.jpg

E0K94Dxo_o.jpg

Xj2rIdSX_o.jpg

oL9HTgx6_o.jpg

UJQ1erYA_o.jpg

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ninguém comenta nada vai mais umas fotos

i8sD0Ro1_o.jpg

yA1H1uiY_o.jpg

ajD6ZPux_o.jpg

 

Os Regani são uns bacanos com os Similis, em troca das conchas :my_smile: Isto é normal ou estes estão domesticados. :my_sad:

oqNbuXhe_o.jpg

GUuGkwxw_o.jpg

 

Por enquanto parecem-me todos de boa saúde inclusive os Transcriptus que ficaram sozinhos no aquário de 60

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso de andarem a brigar é normal estão a defender territórios, já se sabe que os mais fortes ficam com os melhores apartamentos, lol. Quantos reganis são no total?
Se houver dois que foram expulsos para a área das conchas, coloca lá 2 ou 3 pedras para eles, perto do sítio onde estão neste momento, afastas um bocadinho as conchas, não precisam de ser muito grandes, é só fazer a alteração, sem estar a retirar água ou coisa parecida.
É a colónia de similis é constituída por quantos?
São muitos giros, e têm um comportamento brutal, mesmo fixe de se observar.
Manda aí uma foto geral, gostei à brava de ver as fotos. ;-)

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquario da sala coloquei 4 Reganis e 6 Similis. Os Regani são dois de tamanho maior (que não se dão) e dois mais pequenos. O Regani maior ficou a controlar as rochas todas mas não se dá mal com os reganis mais pequenos. Será um macho ou uma femea. Quem costuma controlar?

a11tPFTK_o.jpg

Este ragani  tb vai a zona das rochas mas cá fora e o regani grande é pacifico com ele

TEmzqNvD_o.jpg

aNLP4aBY_o.jpg

hJ4933js_o.jpg

3zbqOAWT_o.jpg

 

Este agora está ao pe do caco de barro e o grande lá dentro que é quem controla o território 

FwtRYaw0_o.jpg

NLYFciur_o.jpg

Aqui estão os 3

GhmtpJO7_o.jpg

EUbvkpIK_o.jpg

Kgmxclfy_o.jpg

c2h4Qrsk_o.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, está giro o problema está se tens o azar de dar uma cacetada no aquário, ou se eles começam a escavar que nem doidos como é costume, essas pedras desabam. Já não me lembro se as colas-te?

Essa planta artificial espiga da mais pequena que tens aí à frente, pode magoá-los numa perseguição por exemplo, acho que devias retirar...

Sexar reganis não é fácil, no entanto, as fêmeas costumam ser maiores que os machos, mas há uma foto na net que é esclarecedora, depois público-a até no meu tópico para não se perder, não pode ser hoje mas amanhã se conseguir faço isso.

 

Em princípio, quando tiveres um casal formado, deverás desfazer-te dos restantes, nem que seja doa-los, se for possível, claro.

 

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Boas a todos. Sempre fui dando uma vista de olhos mas...apareci. Vejo que está tudo na mesma e muita falta de empatia. Os aquários estão bem de saúde pois ainda não morreu nenhum e espero assim continuar. Tratamento VIP??? Fora de brincadeiras está tudo impecável e a correr bem mas descurei consciente que não me ia calhar foi as algas castanhas que me atacaram um pouco mas espero vir a resolver. Fiz um pequeno teste de não acender os leds e quase que desapareceram isto uma série de dias sem luz mas depois voltei a ligar a luz e voltou a aumentar e eu deixei andar, um aquario não é para estar ás escuras. Vou tentar colocar umas fotos para se ver como estão. Quanto ás pedras estou a ver que lhes tenho de tirar uma camada mas estou surpreendido com os similis pois fazem um trabalho herculiano, já os transcriptus são tb muito calmos nas escavações e estão fartos de criar. os similis tb criam bastante mas depois deixo de ver tantos e não sei o que acontece. poderá algum similis comerem os pequenos, agora tenho um similis que se afastou do grupo e veio para o lado dos reganis e levou valentes acelarações mas não desistiu e ficou lá num canto duma rocha, eu peguei numa concha e coloquei lá, ele começou a escavar já deve estar no vidro e até estou receoso que faça cair algumas pedras. vou tratar das imagens. Cumprimentos

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que deu neste similis para ir para o lado dos reganis e agora levou esta concha até ao canto e escavou bastante ao ponto de me fazer cair as pedras e acho que vou tirar algumas pois vejo que tb não fazem lá falta

 

XiotFWK7_o.jpg

gz9BPbap_o.jpg3tOvGu0D_o.jpg

 

e a concha lá vai rolando

PSV8juAy_o.jpg

bBFdMoNO_o.jpg

foi até a encostar ao vidro

1O6ZmbSj_o.jpg

o buraco que ele fez para meter a concha

MFHs09cF_o.jpg

3W5Q3u2S_o.jpg

 

Estes ciclideos são um espectáculo e não dão trabalho nenhum, é só dar comida e fazer uma manutenção básica.

A pouca experiência que tenho do hobby diz-me que a grande aposta deve ser na filtragem é meio caminho andado o resto está a vista é desfrutar.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui em casa, é dos aquários que praticamente não me dá chatice nenhuma, é é como dizes, um bom filtro faz a diferença, menos tpas, menos trabalho.

Os similis são uma espécie que é muito atrevida, não tem medo de nada... O tamanho dos companheiros não os aflige. No outro dia vi um vídeo na net, gravado no lago, e digo-te, um macho correu com dois troféus, com uma preserverança que só te digo, desistiram e foram corridos, mesmo giro de se ver.
Portanto, é normalíssimo, às vezes também tem a ver com os companheiros da mesma espécie, aí por causa da marcação de territórios, para defenderem as suas donzelas, são determinados, e os que se mostram menos fortes são expulsos e vão alugar apartamento para as redondezas, lol.

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera, espero que esteja tudo bem contigo!

São todos um espectáculo e não dão trabalho nenhum. Estou mesmo muito satisfeito com a escolha e os peixes estão muito "fixes". Muito recomendável para quem gostar destas espécies. Vou ver se tenho tempo para postar uns vídeos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas, então e os similis?? Não os vi? Neste Aqua agora que fauna é que tens, que tu às vezes muda-los de sitio e baralhas-me toda! 🤔 😋

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera, espero que tenhas entrado bem no novo ano.

Vamos lá então resumir este meu 1º ano de aquariofilia. No aquário da sala tenho os similis(6) e os regani(4) tendo estes ultimos formado um casal e só muito á posterior tirei os outros 2 reganis e para isso mandei cortar um tampo duma mesa em 5 bocados, colei e ficou o aquário que viste no video atrás e mudei-os para lá sendo que por sorte minha era outro casal e não demorou nada e tenho o aquário cheio de alevins. No aquário de 60 com um casal de transcriptus está a ficar full  e tenho de pensar em retirar de lá alguns já maiorzitos. Voltando ao aquario da sala o casal de reganis tem criado e andam por lá, quanto aso similis tem criado bastante mas vão desaparecendo e só sobreviveu uns 3 alevins juntando aos 6 iniciais. quanto a mortes zero, tenho todos com que comecei. Pela pouca experiência que adquiri penso que o ideal é ter um aquário minimo de 1m e só só um casal pois ao fim de meses tens o aquário cheio de peixes. Nos similis o facto de ter 6 sem saber o sexo não tem corrido tão bem nas criações pois como tinha dito um dos similis tinha-se afastado do grupo e continua no lado oposto  e junto a 1 bomba que pus lá para a agua circular mais mas só ligo pontualmente. Calculo que se tenho deixado só 1 casal de similis em vez de ter deixado lá todos tinha melhores resultados nas criações mas isso não me importa pois eles estão bem e isso ia complicar porque já são de mais.

Aqui vai para verem o da sala

https://www.youtube.com/watch?v=8UArB7uyirU 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais