Biótopo para Apistos


DiGoM

Recommended Posts

Boas tardes pessoal!

E depois de 2 meses com um pequeno projeto, o 1ª, um aquário com 60 litros, eis que me apaixonei por este hobby e resolvi iniciar um novo projeto. 

Ora bem o setup do aquário é o seguinte: 

-Aquário aquatlantis 100x40x40

-Filtro Fluval 300

-Termoestato EHEIM 250W

-JBL AQUABASIS PLUS

-Areia da marca "Flamingo"

-3 Troncos 

Iniciei este projeto para poder ter Apistogramas. Estou apaixonado pelo peixe, e quero pôr 1 Macho e duas Fêmeas. De preferência os Cacatuoides. Portanto se algum membro do Grupo os tiver estaria interessado neles!! Para já o aquário ainda está na fase de ciclagem ou nem isso, acabei de o montar terça-feira ás 03h:30min da manhã tal não era o bichinho de o pôr a funcionar. Em termos do Layout, queria recriar ao máximo o habitat dos apistos, queria-lhes criar as melhores condições, e então se puder contar com a vossa ajuda nesse capitulo era excelente. Bem, não me ocorre mais nada. Sai do trabalho, lembrei-me de vir criar o tópico e agora sigo para as aulas, por isso se me esqueci de referir alguma coisa importante relembrem-me!

Assim que possa irei colocar imagens do aquário. Não estou a conseguir fazê-lo.

Obrigado pelo feeback

Até Já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, aqui vai a foto do aquário.

[gallery640x480]
[album]4906[/album]
[/gallery]

Fico á espera do feedback

 

Cumprimentos

 

Editado por DiGoM
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apistos é sempre uma coisa espectacular para criar um biótopo. Deves pesquisar bem as necessidades de cada espécie embora haja muitos pontos em comum entre os mais conhecidos que é aguas ácidas e escuras carregadas de taninos, pouca iluminação e o uso de muita madeira e folhas secas. Tocas também são bem vindas pois estes peixes são tão conhecidos pela sua beleza como também da sua personalidade forte e territorial!

Por isso convém primeiro questionares qual é a agua que tens na tua zona, se forem aguas neutras ou alcalinas deves ponderar o uso de substratos próprios que amaciam e acidificam e o uso de madeiras maciças que transformam o aquário num blackwater. Aqui as plantas normalmente são de espécies resistentes e que suportam estas condições de pouca luz, o uso de plantas flutuantes é muito bem vinda para criar aquela atmosfera especial. 

Por isso o meu conselho é teres calma, eu sei o quanto difícil é não fazer as coisas quando queremos tanto mas pensa que ao estares melhor informado melhores condições vais proporcionar aos seres fantásticos que vais adquirir. Para trabalho de casa deixo aqui a área dos ciclideos anões para consultares e ires tirando umas ideias e um tópico que eu considero uma referencia da beleza que um aquário blackwater pode ser:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tó Zé,obrigado mais uma vez por me ajudares :) Já comecei a leitura...

Conseguiste ver o Layout que coloquei? No "Rain Forest" está centrado no meio. A minha ideia foi fazer em forma de "U", mas assim acabo por não ter tanta ramificação e esconderijos, talvez... 

Podia optar por por uma coisa daquele género no meio, mas talvez o aquário ja iria ficar demasiado cheio, achas? 

Um abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal, 

 

Fiz umas alterações no layout com base naquilo que tenho lido e visto. 

[gallery640x480]
[album]4907[/album]
[/gallery]

As pedras são apenas para não fazer os troncos flutuar nesta fase inicial. 

Ainda devo fazer algumas alterações, por mais 1 ou outro esconderijo mas em termos de layout já nao deve fugir muito disto! 

Opiniões serão bem-vindas!!

Cumprimentos

 

Editado por DiGoM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Diogo. Eu não gosto de ver dois tipos de madeira no mesmo espaço. O ideal seria arranjares mais madeira de um dos tipos de madeira que aí tens. A minha preferência seria mais uns troncos de  red moor wood. 

Já testaste os valores da tua agua? Como te disse antes os apistos preferem aguas macias e ácidas, para saberes se tens isso convém medir o pH, kH e o gH. Se não forem os melhores parametros provavelmente terás que adicionar um substrato que faça o tamponamento da agua. Sem esses valores não vale a pena estares preocupado com o arranjo do hardscape.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite pessoal,

 

Venho trazer algumas novidades!

O Layout foi alterado, segui o conselho do Tó Zé e coloquei apenas madeira de um tipo. 

Depois de todos os parâmetros estarem corretos, coloquei cerca de 10 tetras cardinais. 

Passado algum tempo juntei mais 10, e coloquei 5 corydoras pigmeu.

Até ontem... 

Ontem chegou o meu casal Apistograma Viejita e mais 5 corydoras pigmeus para se juntarem ás restantes. 

Adicionei também lentilha aquática na falta de ter outra planta disponível para colocar. 

Deixo imagem do macho e do aquário, a qualidade é a possível, também tenho que dar uma limpeza no vidro do aquário!!:my_rolleyes:

[gallery640x480]
[album]4906[/album]
[/gallery]

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito melhor, Diogo. Agora é limpar esses vidros como deve ser e tirar muitas fotos que a malta gosta! Esses viejita são lindíssimos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 20/12/2017 at 12:33 AM, Tozé Nunes said:

Muito melhor, Diogo. Agora é limpar esses vidros como deve ser e tirar muitas fotos que a malta gosta! Esses viejita são lindíssimos.

Obrigado Tó Zé, estou sempre a tentar melhorar :my_rolleyes:

Aproveito para atualizar....

Hoje fiz uma TPA de cerca de 20% a 30%, aproveitei para limpar o fundo, e adicionei muitas folhas (carvalho e castanheiro) de forma a que o fundo fique coberto de folhas. 

Ao fazer a TPA descobri um cardinal morto. A minha única baixa.

A perseguição do macho á fêmea continua...  a constante dança que ele faz para a fêmea é lindo de se ver :my_rolleyes: 

A semana passada também adicionei turfa ao filtro. 

Vamos ver como se portam os meninos daqui para a frente...

Deixo algumas imagens, que tirei quando ainda não tinha posto a segunda camada de folhas. 

 

cumprimentos

 

Diogo Gomes

[gallery640x480]
[album]4920[/album]
[/gallery]

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, 

 

tive um revés. O NO2 e o NO3 dispararam desde a TPA de ontem. O único motivo para isto ter ocorrido só pode ser das folhas que introduzi no aquário. Fiz novamente TPA, acondicionei a água e introduzi bactérias. Espero que amanhã os valores já estejam mais baixos e que futuramente desaparecam. Para já só tive 1 baixa, mais um cardinal. Espero que seja a única. 

 

cumps

 

Diogo Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diogo!!

Fico feliz que ainda exista pessoal a entrar no mundo dos apistos, para mim não ha melhor

Esses Viejita parecem excelentes 

Tencionas meter mais alguma coisa?

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 hours ago, Guilherme Martins said:

Ola Diogo!!

Fico feliz que ainda exista pessoal a entrar no mundo dos apistos, para mim não ha melhor

Esses Viejita parecem excelentes 

Tencionas meter mais alguma coisa?

Boas Guilherme, 

 

Para não vou pôr mais peixes. Ainda para mais com este stress que tive por causa das folhas de castanheiro....

Mas a agua ja está a estabilizar, acho que vai ficar tudo bem.

Entretanto tenho quase a certeza que a fêmea de apisto se prepara para fazer a primeira postura. Passa o tempo todo na toca, quando sai nunca se afasta muito, o macho já nem se aproxima dela. e as cores, sim, está amarelada. 

Depois ponho umas imagens

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que tenham sido as folhas a causar o pico de nitritos mas sim a limpeza do fundo, se calhar estava muita comida acumulada no fundo e foi isso que provocou o pico, ve como é que está a circulação no fundo, se andas a meter muita comida etc

 

  • Gosto 1

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, acho que não pode ser por aí... Não ponho muita, a que poderá ficar é em pouca quantidade e as corydoras acabam por dar caminho dela.

Só me parece ter sido disso. Devo ter posto uma quantidade de folhas grande para aquilo que era suposto ter metido e causou um desiquilibrio. Mas realmente gostaria de ter a certeza disso. o NO2 ainda não está completamente a ZERO, mas já se encontra perto disso, com as sucessivas TPA's que tenho feito. 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto a fêmea apisto deixou de ir para as tocas e a côr amarela no seu padrão está a desaparecer. Parece que a postura não chegou a acontecer.

Agora anda a fugir do macho, e de vez em quando também ela faz aquela dança de acasalamento, em que vão de marcha atrás e espetam a cauda na cara no outro :my_rolleyes:

A ver se mais tarde consigo pôr um video e umas fotos.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com a posição em que tens o termostato! Com a evaporação da água arriscas que fique meio emerso. Além de que tendo em conta que a água mais quente fica no topo ele não esteja a aquecer a água toda do aquário por igual! 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 hours ago, Guilherme Martins said:

As folhas não causam nitritos quando entram no aquario isso é certo
Talvez tenha sido algo com a agua, o problema está a ser remediado isso é que importa

Boas!! 

Já ouvi dizer que á uma percentagem delas em relação aos outros de água que o aquário tem. Isto provavelmente, para não criar desiquilíbrios nos parâmetros. Poderá ter desencadeado um desiquilíbrio que no final fez aumentar os nitritos. Mas como não domino essa parte da matéria fico sem saber. 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é por isso, é porque as folhas provocam a acidificação da água e para ter algum efeito eles aconcelham um numero de folhas por litro mas isso não produz nitritos

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonitos esses apistos. E já estão a arrumar a casa para criação ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.