96L - Rough2start


buedamau

Recommended Posts

Bom natal a todos!

Não há muitas novidades, entraram dois tigres na segunda que fizeram a alegria da nova matilha a semana toda :-)

Dada a quadra a manutenção foi feita hoje, com tpa de 50% e limpeza geral. Fica a foto antes:

large.LRM_EXPORT_20171224_015003.jpg

O verdete parece um pouco menos intenso na frente, pelo menos na metade que limpei para a foto hehe

No fim ficou assim :-)

large.LRM_EXPORT_20171224_015653.jpg

Logo após a tpa já havia algum pearling, gosto de ver é claro, mesmo que pouco...

FERTILIZAÇÃO, esta semana foi assim:

Domingo-1push specialized - pouco pearling

Segunda -nada- pouco pearling

Terça -nada- pouco pearling

Quarta -1push spec- pearling residual, algum verde nos vidros laterais 

Quinta -1push premium- menos pearling residual, verde mais intenso, vidro frontal mais baço

Sexta -nada- pearling residual, vidros mais verdes

Hoje- algum pearling pós tpa -1push spec+1push prem - bastante pearling mais tarde

Acho que já estou próximo da receita, a ver como resulta esta semana,depois conto :-p

large.LRM_EXPORT_20171224_015922.jpg

Já nos habituamos ao novo layout aqui em casa, a minha senhora gosta bastante, pudera, foi ideia dela! Nada como manter as donas felizes...

large.LRM_EXPORT_20171224_020200.jpg

As plantas estão mais bonitas, rotalas todas com coroas novas, hygrophilas com pearling, cabombas mesmo que esmarmiladas com novos rebentos a nascer e algum pearling na mais alta. Só chateia mais o verde dos vidros que está a dar mais trabalho a limpar. Quando acertar com os ferts esperoque esta parte melhore também, já tive queixas do tempo que demora a limpeza...

Fiquem bem!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Um pequeno e atrasado update semanal...

Uma das minhas calhas t5 entregou a alma ao criador a meio da manutenção mensal do filtro, na quarta, e estou com dificuldades em arranjar outra. Acho que vai acelerar a mudança para leds, assim que o co2 chegar vou estar pronto para fazer asneiras outra vez :-)

Com as festas também não foi fácil lembrar-me de ter mais cuidados nas fotos, a culpa foi da pacheca que estava boa e não é que sabe sempre a pouco? Mesmo quando é só uma garrafa...

large.LRM_EXPORT_20180103_172610.jpg

Na passada semana a fertilização foi assim:

Domingo-não sei

Segunda-pouco pearling, vidros laterais a ficar verdes

Terça-pearling residual, aspecto mais baço; 1prem+1spec, algum pearling mais tarde

Quarta-mais verde e mais baço; tpa 20%+limpeza de filtro; calha t5 morreu no fim do trabalho

Quinta-pearling residual

Sexta-pearling muito residual

Sábado-pearling muito residual

Domingo-manutenção e tpa 50%; 1prem+1spec; festividades

No dia seguinte primeiro do ano estava assim:

large.LRM_EXPORT_20180103_172236.jpg

A limpeza não foi grande espiga, mas a água está a ficar mais cristalina e com melhor cheiro também. Está quase na hora de tirar aquele mono dali, para não me estar sempre a esquecer dele na hora da fotografia.

À espera de novidades brevemente, vamos a ver :-)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um update semanal, neste lowtech mesmo low tudo anda muito devagar, ainda para mais com menos uma das 4 t5 que tinha em funcionamento :-(

large.LRM_EXPORT_20180109_142007.jpg

Tive que reduzir a fert, so 4 push semanais por agora, e se por um lado tenho muito menos verde nos vidros, por outro tudo está ainda mais lento, o que não ajuda nada  neste meu combate infrutífero ao alguedo, como se pode ver nas próximas tentativas de macros...

large.LRM_EXPORT_20180109_143149.jpg

Na passada semana a fertilização foi assim:

Domingo-manutenção+tpa 40% - 1prem+1spec - pearling residual

Segunda-pearling residual

Terça- vidros só um bocadinho verdes-pearling muito residual

Quarta- 1spec+1prem -pearling residual

Quinta-pearlingmuito residual

Sexta- quase nada de pearling

large.LRM_EXPORT_20180109_142924.jpg

Está bom de ver que o pearling recuou a olhos vistos, já não tenho correntes desde que a t5 se foi e reduzi a fertilização. Como diria o outro, é a vida...

large.LRM_EXPORT_20180109_142623.jpg

Entretanto já escolhi o equipamento de co2, a ver se amanhã consigo efectuar a compra. Conto q este seja o CLIC que falta no imediato, se o conseguir pôr a funcionar como deve ser no meio da minha azelhice!

Devia estar a fazer actualizações mensais, assim as fotos parecem todas iguais, ainda para mais não consigo tirar macros decentes com este tablet. Mas é o que há por hora...

large.LRM_EXPORT_20180109_141408.jpg

Mais uma vez esqueci-me de tirar a bomba, sempre a ajudar-me nas boas fotografias lol

Fiquem bem e até à próxima!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma semana e uma manutenção, upgrades adiados mais 15 dias. Sem problemas, posso esperar, mais semana menos semana tudo irá ao sítio!

A lã da bomba de circulação fica incrivelmente suja e mal-cheirosa ao fim de 3 ou 4 dias e a quantidade de detritos retirados nas tpa são impressionantes, sinal de que houve muito desleixo ao longo de demasiado tempo. Felizmente a minha senhora arranjou novo emprego numa empresa de etars para me ajudar lol! Não admira que mal me consiga livrar do lodo nas folhas,por mais que me esforce... mesmo assim as coisas estão a ficar melhor acho eu.

Esta semana lá arranjei uma nova nova calha t5 velha e usada, de 13w. Infelizmente só consegui arranjar lâmpada com 4000k, mas já desenrasca até comprar a led chihiros. E o aqua voltou ao pearling, depois da morte da outra calha t5, o que me deixou feliz :-)

large.LRM_EXPORT_20180113_224709.jpg

A fertilização também teve efeito, muito mais raízes em geral e as rotalas estão a gostar bastante,como se pode ver nas fotos. Menos ferts menos película verde nos vidros e menos filamentosas,o que apesar de tudo é bom também! Esta semana foi assim:

Sábado- manutenção+tpa 50%- 1prem+1spec -sem pearling

Domingo- pearling residual

Segunda- pearling muito residual

Terça- 1prem+1spec - sem pearling

Quarta- sempearling

Quinta- sem pearling

Sexta- sem pearling

(Nunca disse como eram estes códigos, mas são assim: sem pearling-pearling muito residual -residual - pouco pearling quando há pelo menos uma corrente visível de bolhinhas - algum pearling - muito pearling, quando há 5 ou mais correntes de bolhinhas)

Agora um antes e depois,comparando com o dia em que mudei o layout:

Antes

large.IMG_20171218_110743.jpg

Depois

large.LRM_EXPORT_20180113_224500.jpg

Fiquem bem, as mudanças estão a modos que suspensas até aos upgrades mas não tenham medo de mandar bitáites... Até à próxima pessoal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, bravo 6 said:

Quando esse tanque vir CO2 com botija vai ser pearling a fio sem parar. ;)

Mal posso esperar por esse momento :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje aconteceu um pequeno( mas para o bêbedo foi grande infelizmente) acidente. A minha gatinha tem a mania de fazer ataques à sucapa aos peixes, particularmente mostra grande apreço pelo SAE. Os peixes, rápidos como são fogem pelas laterais là para trás, procurando abrigo nasturalmente nas plantas e a gata não tem espaço para lá chegar. Assim, para me enervar enfia-se pelos tubos da esquerda e instalação eléctrica mais que duvidosa. Ora as ventosas do eheim já são velhas e descolam-se com facilidade e um dos bêbedos, habilidoso, meteu-se lá do exacto momento em que a gata empurrou o tubo do in! Dei com ele hoje já sem côr e ainda no mesmo sítio, crucificado :-(

As ventosas velhas já saíram e, francamente, está bem melhor sem elas.

A gata, esperta, tem medo dos bêbedos fora do aqua e foge a quatro pés...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, hoje tenho aqui uma dúvida na quantidade de ferts, talvez alguma alma caridosa me saiba ajudar a escolher o melhor:

O meu aqua em princípio gera algum nitrato, mas muito pouco fosfato. Quando dou só premium(potássio+micros) aparecem umas filamentosas aqui ou ali, mas nada de especial. Já cheguei à conclusão que é melhor dar prem+specialized em conjunto. Sempre que faço isso tenho mais pearling, mas os vidros ficam rápida e intensamente verdes se é diário. Se alterno, dia sim dia não, o pearling reduz 2ou3 níveis pela minha low-tech escala, mas os vidros aguentam-se mais tempo limpos.

As algas castanhas têm vindo a reduzir em qualquer dos casos, mas com mais ferts também aparecem mais alguns spots verdes nas folhas mais altas, e se o abuso for muito aparece uma relvinha verde pequenina (gsa?)mas intensa em algumas dessas folhas, mas não duram muito se reduzir um pouco.

Agora a dúvida, devo guiar-me pelo pearling e esquecer o resto, só reduzir a fert quando aparece a relvinha, ou ter em atenção também o filme verde nos vidros(neste caso só com uma fert mais contida mas o pearling só volta se der com o prem+specialized outra vez)?

Como já se viu antes as plantas estam a gostar do adubo :-)

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tenho uma tentativa frustrada de mostrar um pouco do meu lowtech pearling de meio da semana. Tanque sem qualquer limpeza por isso está com este look verde... 

Queria mostrar também o meu perdador felino, que faz a vida negra ao SAE, vítima preferencial das suas manhas de caça, mas esqueci-me de tirar a foto com ela no poiso habitual a dormir no quentinho das lâmpadas :-) neste caso pode-se literalmente dizer:gato escondido-com-rabo-de-fora!

Já começa a pedir uma podazinha acho...

Aqui vão as fotos, enjoy!

large.LRM_EXPORT_20180119_145633.jpglarge.LRM_EXPORT_20180119_145836.jpglarge.LRM_EXPORT_20180119_150142.jpg

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesta semana, com a manutenção do filtro, distraí-me com a fertilização e, só agora contei, acabei por dar 5push de premium+5 de specialized tropica. O dobro do habitual e o resultado foi este:

large.LRM_EXPORT_20180122_093405.jpg

Vidros sem nenhuma limpeza semanal ficaram verdinhos como se vê(mal)...

large.LRM_EXPORT_20180122_094305.jpg

As plantas estão a gostar, menos a cabomba que está numa zona sem substrato; tenho que replantar algumas coisas entretanto e cortar algumas das folhas mais infestadas.

Apareceram mais alguns spots verdes como excesso de ferts, mas tive um pearling pequeno mas equilibrado ao longo da semana, mais no dia da manutenção do filtro com a pequena tpa 20%. Vou tentar ajustar o adubo para os mesmos 6push semanais que resultam bem aqui, mas 4spec+2prem desta vez, 1 por dia. Vamos ver o que acontece, mas não deve ser muito diferente para se notar.

large.LRM_EXPORT_20180122_094740.jpg

Nas rotalas vê-se nitidamente a linha da altura em que comecei com a fertilização; nas hygrophylas começam finalmente a aparecer folhinhas que se mantêm verdes :-)

Tudo muito devagarinho hehe..

large.LRM_EXPORT_20180122_093915.jpg

Ao fim de um par de horas e, antes de estar cheio de pegadas de gata, ficou assim!

Sempre dá mais gosto do que no início deste jornal e a experiência no forum tem sido óptima com os vossos belos aquas, que mais se pode pedir?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/01/2018 at 15:15, buedamau disse:

Hoje tenho uma tentativa frustrada de mostrar um pouco do meu lowtech pearling de meio da semana. Tanque sem qualquer limpeza por isso está com este look verde... 

Queria mostrar também o meu perdador felino, que faz a vida negra ao SAE, vítima preferencial das suas manhas de caça, mas esqueci-me de tirar a foto com ela no poiso habitual a dormir no quentinho das lâmpadas :-) neste caso pode-se literalmente dizer:gato escondido-com-rabo-de-fora!

Já começa a pedir uma podazinha acho...

Aqui vão as fotos, enjoy!

Parabéns por essa montagem de longa data. Tive um plantado como o teu e a montagem durou uns 5 anos. Depois dessa nunca mais tive nenhuma tão longa.

Acho que o pearling, apesar de ser visualmente apelativo, não será o importante. Importante é mesmo ires podando alguns caules mais afectados pelas algas. Tens aí a Hygrophila que podes podar e replantar a parte cima dos caules que me parecem já bem melhor e cortar mesmo os de baixo que estão bastante cheios de algas. As outras plantas de caule é podar a parte de cima e esperar que rebentem de novo. As Cryptos têm algumas folhas afectadas e podes também cortá-las. Uma pequena poda nos musgos... Tudo isto vai ajudar a que as plantas ganhem força e rebentem de novo. Além disso vão aproveitar melhor os nutrientes na coluna de água. Uma limpeza geral nos vidros e mesmo nos equipamentos vai ajudar bastante no aspecto visual, mas também a reduzir e muito as algas presentes no aquário e que estão a consumir os nutrientes que as plantas vão precisar.

Eu passava a fertilizar apenas com o Specialised. Usei em grande parte das minhas montagens e sempre sem o Premium. O Specialised é mais completo e no teu caso apenas usava 4 ou 5 bombadas por semana até ver que as algas reduziam e que as plantas começavam a crescer. Está porreiro e quando conseguires equilibrar vai ficar muito bom.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @brunofasoares. Tenho mesmo que mementalizar para fazer essa poda radical. Eu sei que faz bem mas custa..

Já comecei a treinar com as rotalas e algumas folhas nas cryptos, um musgo aqui e ali. Se vou a tudo o que tem algas fico sem plantas no aqua, mas nas hygrophilas vai ter que ser mesmo radical. Estava à espera do co2 para me meter nesse projecto :-p

Achas que é melhor por esses push todos no mesmo dia ou repartir pela semana? Ainda não experimentei dar a fert toda no mesmo dia. Vou experimentar fazer só com o specialized na próxima semana, logo vejo como resulta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que for micros é preferível repartires pela semana, sempre. Macros é que podes dar de uma vez só. Neste momento, e pelas fotos que puseste, a mim dá-me a sensação que estás essencialmente a alimentar as algas.

Quanto à poda nem precisa de ser radical. No musgo basta umas pontas e as Cryptocorynes e Anubias, como têm folhas rijas consegues limpá-las. Só o que não sair mesmo é que vais ter de cortar. Entretanto também vais equilibrando as coisas e as algas vão deixando de aparecer, ou vão aparecer em menor quantidade.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

54 minutes ago, brunofasoares said:

O que for micros é preferível repartires pela semana, sempre. Macros é que podes dar de uma vez só. Neste momento, e pelas fotos que puseste, a mim dá-me a sensação que estás essencialmente a alimentar as algas.

Quanto à poda nem precisa de ser radical. No musgo basta umas pontas e as Cryptocorynes e Anubias, como têm folhas rijas consegues limpá-las. Só o que não sair mesmo é que vais ter de cortar. Entretanto também vais equilibrando as coisas e as algas vão deixando de aparecer, ou vão aparecer em menor quantidade.

Lol, já penseinisso de estar a alimentar as algas! Mas como está a ficar mais bonito tenho vindo a dar desconto..

Vou fazer os push de uma vez só para experimentar então, e reduzir para só 4 também.

Pronto lá vou eu molhar os braços, parece que está na hora de cortar, obrigado pelo necessário incentivo bruno :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que não disse para fazeres os push todos de uma vez só. Disse que tudo o que contiver micros é melhor repartires pela semana, que é o teu caso. O Specialised tem micros e macros (N e P). Só alguma vez utilizares algum fertilizante só de macros, ou algum macro, aí sim podes colocares a dose da semana, porque é indiferente.

Incentivo... a melhor maneira de olharmos a vida é pensarmos sempre que conseguimos chegar lá.

Força com isso.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um update semanal:

Desta vez e uma vez mais distraí-me com os ferts e o resultado à polvo paul foi este verde...

large.LRM_EXPORT_20180128_183044.jpg

Estava mais forte e mais colado nos vidros, mas não há núvem que não dissipe, mesmo que seja devagarinho. Depois de limpar tudo mais ou menos e meia tpa estava assim

large.LRM_EXPORT_20180128_183715.jpg

Finda a limpeza vez da poda, mas a medo, lá cortei meia dúzia de ramos e uma mão cheia de folhas estragadas, replantar o que deu... no fim ficou assim

large.LRM_EXPORT_20180128_184115.jpg

Acho que aos pouquinhos está a ir lá, pelo menos olhando ao cadastro assim parece!

Mesmo com o abuso nos ferts, 4spec+2prem esta semana, além dos vidros não houve aumento de outras algas. De qualquer modo esta semana vou reduzir sem dúvida. 

large.LRM_EXPORT_20180128_184458.jpg

Entretanto encomendei o nitro acelerador de plantados, co2, com sorte ainda chega esta semana. Nem sei muito bem como aquilo se monta, mas não deve ser rocket science, pelo menos até começar a fazer as asneiras habituais :-) e depois ainda mais asneiras :-):-) tempos emocionantes no meu horizonte se aguardam,em breve, nos próximos capítulos desta aventura aquática...

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tenho aqui umas dúvidas quanto à instalação do co2, que deve estar quase a chegar, se alguém me puderajudar agradecia:

-primeiro onde ponho a válvula anti-retorno? O regulador vem com a solenóide e com o conta-bolhas, pela lógica devia ser entre este e o difusor ou não é necessária?

-depois de montado como é o procedimento para abrir a botija? Regulador fechado+válvula de agulha fechada+solenóide desligada e abrir o co2+solenóide aberto e abrir as válvulas uma de cada vez? Ou todas as válvulas abertas+solenóide ligada e abrir o co2? Ou outra hipótese?

Estou mesmo na dúvida, mas deve ser indiferente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns conta-bolhas já têm válvula anti-retorno, por isso tens de ver se precisas mesmo ou não. Seja como for colocasse entre o difusor e o conta-bolhas.

Só abres a torneira da botija quando estiver tudo montado e com tudo fechado. Abres a torneira um pouco e vês se sobe(m) o ponteiro, ou os ponteiros do regulador. Convêm verificares se tens alguma fuga, com um pouco de água com sabão vais passando nas juntas. Se não fizer bolhas é porque é seguro. Se estiver tudo bem, ligas a solenóide, abres a torneira, e regulas a injecção de CO2 com a válvula de ajuste fino.

É fácil, mas quando nunca fizeste ficaste sempre na dúvida se está tudo bem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

56 minutes ago, brunofasoares said:

Alguns conta-bolhas já têm válvula anti-retorno, por isso tens de ver se precisas mesmo ou não. Seja como for colocasse entre o difusor e o conta-bolhas.

Só abres a torneira da botija quando estiver tudo montado e com tudo fechado. Abres a torneira um pouco e vês se sobe(m) o ponteiro, ou os ponteiros do regulador. Convêm verificares se tens alguma fuga, com um pouco de água com sabão vais passando nas juntas. Se não fizer bolhas é porque é seguro. Se estiver tudo bem, ligas a solenóide, abres a torneira, e regulas a injecção de CO2 com a válvula de ajuste fino.

É fácil, mas quando nunca fizeste ficaste sempre na dúvida se está tudo bem.

Obrigado bruno, vou fazer como disseste, parece sensato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Questão: ainda se mantem o fotoperiodo de 8horas como indicado no 1º post?

Se sim, diria que é uma das razões para as algas no aquario. Parece-se se estão aí muitos lumens/intensidade, watt desnecessário e demasiadas horas no fotoperioso.
Sugiro reduzir o fotoperiodo para as 6h diarias, servindo como base,  e se necessário (o que duvido pela intensidade) aumentar para 6h30 após 1 semana.

Aos poucos, se necessário, subir o fotoperiodo para mais 30mins como fiz com o meu aquario até estabelecer um equilibrio sem algas. Sei o meu aquario tem menos água mas parece-me teres muita luz durante muito tempo.

  • Gosto 1
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, bravo 6 said:

Questão: ainda se mantem o fotoperiodo de 8horas como indicado no 1º post?

Se sim, diria que é uma das razões para as algas no aquario. Parece-se se estão aí muitos lumens/intensidade, watt desnecessário e demasiadas horas no fotoperioso.
Sugiro reduzir o fotoperiodo para as 6h diarias, servindo como base,  e se necessário (o que duvido pela intensidade) aumentar para 6h30 após 1 semana.

Aos poucos, se necessário, subir o fotoperiodo para mais 30mins como fiz com o meu aquario até estabelecer um equilibrio sem algas. Sei o meu aquario tem menos água mas parece-me teres muita luz durante muito tempo.

É uma longa história,mas se calhar tens razão!

Sempre esteve com 10 horas de luz, quando comecei o meu jornal mudei para 9h+1h low.depois morreu a t5 mudei para 9h. Ontem mudei para oito com o co2. Hoje vou afinar a máquina melhor e vou baixar para 7h, a ver como corre, mas 6 parece demasiado drástico com estas mudanças todas a ocorrerem... para já :-p

O pearling só vinha nas últimas 2 horas do fotoperiodo, mas agora começa mais cedo espero!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oficialmente esta aqua passou a um low-high-tech!

Como já se viu, ontem chegou o co2, bastante mais rápido do que estava à espera:-)

É um kit de 2kg, com difusorNeo médio. Depois da montagem faltou a luz durante 2 horas(!), o que aqui na cidade é raro... por isso não deu para tirar grandes conclusões, mas aqui vão umas fotos:

large.LRM_EXPORT_20180131_200712.jpg

Tudo instalado, só faltava ligar. Operação que correu suavemente e sem problemas :-)

large.LRM_EXPORT_20180201_105842.jpg

Andei às voltas com o in e out, e com o difusor... assim foi como me pareceu melhor para levar o co2 lá para trás, dentro do possível.

O difusor Neo parece mandar uma boa núvem, aqui com +-1bolha por segundo. Com mais ritmo parece grande de mais mas não tenho termo de comparação. Acho que vou aumentando aos poucos, conforme a cor do drop...

large.LRM_EXPORT_20180201_095030.jpg

Aqui está o problema, tive que fazer eu a solução 4dkh. Acho que deve ter ficado mais ou menos afinada, o drop é que parece muito cheio.

Como ontem tive as luzes dezligadas, enquanto montava o co2 e depois faltou logo a luz, mais o sítio em que está o drop não me parece o mais adequado para uma boa leitura,vou ter que ter atenção hoje à cor, e experimentar leituras noutros spots do aqua.

O azul clareou só um bocadinho já quando o co2 já se tinha desligado. Mas mesmo assim muito escuro hummm...

Vou mudar o fotoperiodo para 7 horas, co2 a ligar 1,30h antes e desligar também o mesmo tempo antes das luzes.

Quando o co2 se desligou estava assim (limpei o vidro da frente para se ver melhor):

large.LRM_EXPORT_20180201_100802.jpg

Peixes e flora acho que responderam bem, pelo menos nada que me chamasse a atenção. Aumentou o pearling para melhor que o máximo que já vi aqui em casa :-)

 

Para acabar uma das historietas caseiras aqui do forum:

Senhora- puseste ali uma bomba?

Eu- é o co2

Senhora- não gosto, não podes pôr noutro lado?

Eu- é temporário, enquanto afino o sistema, dá-me mais jeito aí...

Senhora- e aquilo ali no canto?

Eu- é o difusor do co2?

Senhora- mas tu não disseste que íamos ficar com menos tralha, fios, tubos? Que estavas farto de tralha?!

Eu- isso é quando pusermos os led...

Senhora- não gosto! Assim ainda ficou pior com a gata, está masé mais perigoso!

Eu- mas vais poder pôr daquelas plantas vermelhas que tu gostas...

Senhora- arranja isso!

Eu bati em retirada, não se discute com uma senhora nestas delicadezas. Se lhe mato os peixes com o co2 é que vão ser elas cá em casa :-p

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirmo que esse conta-bolhas faz de válvula anti-retorno. Eu nem uso drop-checker, apenas me guio pelas plantas e pelo comportamento dos peixes (claro que posso ter um azar), pela razão que referiste, pode estar colocado num sitio errado, mas também porque pode não estar bem calibrado, ou, por exemplo, o filtro perder um pouco de caudal e a cor mudar por essa razão, entretanto vais injectar mais CO2 para ficar verde, e tens problemas. Prefiro ter atenção aos sinais do próprio aquário, em especial em aquários mais pequenos, onde as coisas podem mudar rapidamente. Mas atenção porque aconselho que seja utilizado.

A iluminação não mexia neste momento. Se já tens o CO2 a funcionar deixa estar nas 8 horas e vês a reacção das plantas e até mesmo das algas. Isso que tens são essencialmente algas verdes, na maior parte das vezes causadas por excesso de iluminação. Mudares um dos factores já pode ser bastante desequilibrador, mudares 2 vai ser de certeza.

PS: As senhoras são todas iguais...

Editado por brunofasoares
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

59 minutes ago, bravo 6 said:

É possivel termos um vídeo para ver esse pearling? 

Ser é, mas nem imagino a qualidade com este tablet. Com as fotos já é difícil de ver... vou tentar logo à noite se me lembrar :-)

15 minutes ago, brunofasoares said:

Confirmo que esse conta-bolhas faz de válvula anti-retorno. Eu nem uso drop-checker, apenas me guio pelas plantas e pelo comportamento dos peixes (claro que posso ter um azar), pela razão que referiste, pode estar colocado num sitio errado, mas também porque pode não estar bem calibrado, ou, por exemplo, o filtro perder um pouco de caudal e a cor mudar por essa razão, entretanto vais injectar mais CO2 para ficar verde, e tens problemas. Prefiro ter atenção aos sinais do próprio aquário, em especial em aquários mais pequenos, onde as coisas podem mudar rapidamente. Mas atenção porque aconselho que seja utilizado.

A iluminação não mexia neste momento. Se já tens o CO2 a funcionar deixa estar nas 8 horas e vês a reacção das plantas e até mesmo das algas. Isso que tens são essencialmente algas verdes, na maior parte das vezes causadas por excesso de iluminação. Mudares um dos factores já pode ser bastante desequilibrador, mudares 2 vai ser de certeza.

PS: As senhoras são todas iguais...

Nem de propósito, a válvula que usei deixou passar água, e fiquei com o tubo cheio quase até ao conta-bolhas! Vou tirá-la, e a água no tubo, há problema ou é normal?

Ok, mexer só no co2 primeiro até acertar e depois a luz se for necessário. 

O drop mudei para perto do tronco do canto, no vidro traseiro.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.