80L Nature aquarium (60x40x35h cm)


FAAO

Recommended Posts

Olá malta,

Faz imenso tempo que não ando por estes lados, mas como me ameaçaram (por mais do que uma vez ) que se cá não viesse criar um tópico não me deixavam entrar em Lisboa... Mais vale prevenir que remediar. Nunca se sabe, se não precisarei de fazer um desvio por aqueles lados e não me deixarem entrar...

 

Bem, este aquário tem mais de 12 meses, não sei precisar bem a data porque sinceramente já nem faço ideia onde andam as fotos do início da montagem. Por esse motivo e ao contrário do que costumava fazer, vou começar o tópico ao contrário e consoante for encontrando as fotos antigas vou postando.

 

Este áqua ainda não está terminado, já ando há mais de 4 meses a tentar apanhar o ponto certo para tirar umas boas fotos, mas o trimming sai sempre ao lado... É o que dá usar plantas de caule e estar ausente a maior parte do tempo.

Mas um dia chego lá, não tenho qualquer pressa em acabar e quando chegar o momento, lá terá de ser.

 

Setup do aquário:

Aquarium by Ecoarium, custom made with 60x40x35h cm

 

Lighting system: Twinstar 600SP

 

CO2: JBL external reactor with 2bps, pressurized CO2 injection.

Plants powered by Aquaflora: Eleocharis parvula, Riccardia chamedryfolia, Cryptocoryne beckettii, Cryptocoryne petchii 'Pink', Rotala species Green, Rotala rotundifolia, Ludwigia arcuata, Ludwigia sp. 'Mini Super Red', Hygrophila pinnatifida, Eriocaulon sp. 'Dong Ha', Anubias nana 'Mini Mini', Bolbitis heudelotii and Microsorum pteropus 'Trident'.

 

Filtration System: Lily pipes nano by VIV, Chihiros Powerjet MP-10NR-X01 and DICI surface skimmer.

 

Fertilization by Seachem Aquavitro

 

Ps. Desculpem o setup em inglês mas já o tinha escrito e sempre que publico algo nas minhas redes sociais sobre o aquário, 90% das vezes tenho de repetir a mesma coisa.

 

Espero que gostem!

 

Filipe Oliveira aka FAAOf1ba506fe2e9251b5c85a4018ac375c5.jpg

 

Enviado do meu VKY-L09 através de Tapatalk

 

 

  • Gosto 6
  • Votar + 1

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente!!!! O bom filho á casa torna! :)

Pena não podermos tido a oportunidade de acompanhar o nascimento e  crescimento desta magnífica obra que nos mostras! 

Mas espero sinceramente que vás actualizando e agora que sabes o caminho venhas cá nos visitar mais vezes.

Já agora se não for pedir muito séria possível um plano frontal ?

Ah, e um nome mais pomposo para isto, não se arranja?  P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe, já sigo este aqua há algum tempo no Youtube. Está top.

Tenho 2 perguntas:

Feedback do filtro da Chihiros e onde arranjaste esse skimmer? Ando ao tempo à procura!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindo Filipe. Os teus aquários aqui no fórum inspiram tanto hoje, como o fizeram quando quando aqui andava nos meus tempos de iniciante.  E engraçado que enquanto os hobbyists tem o problema de nunca terem aquários que cheguem para brincar, os profissionais sofrem o problema ao contrário. Tem aquários demais, o que resulta em os aquários pessoais sofrerem com isso. Também aprendi essa experiência nas minhas conversas com o George Farmer e o jurijs mit Js. 

Mas se o teu aquario tem estado abandonado, não o da a entender, as plantas estão super saudáveis e não há algas a vista. Mais um testemunho ao talento de um dos melhores aquacapers do mundo. 

P.s estava a espera que tivesses aparecido no EAPLC party sábado passado. Mas depois lembrei-me que vocês ainda estavam a descansar da viagem a china. 

p.s 2 - o teu tópico ficou postado duas vezes. Por engano eu respondi no outro post antes. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente!!!! O bom filho á casa torna! :)
Pena não podermos tido a oportunidade de acompanhar o nascimento e  crescimento desta magnífica obra que nos mostras! 
Mas espero sinceramente que vás actualizando e agora que sabes o caminho venhas cá nos visitar mais vezes.
Já agora se não for pedir muito séria possível um plano frontal ?
Ah, e um nome mais pomposo para isto, não se arranja?  P
Arranja-se foto frontal, já nome é coisa que ainda não me passou pela cabeça... Embora com um ano de idade já merecia ser baptizado.
Não sou pessoa de nomes, a inspiração foi baseada no 'old school' um pouco ao contrário do que actualmente vemos, mais plantas e menos hardscape.

Enviado do meu VKY-L09 através de Tapatalk

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe, já sigo este aqua há algum tempo no Youtube. Está top.
Tenho 2 perguntas:
Feedback do filtro da Chihiros e onde arranjaste esse skimmer? Ando ao tempo à procura!
Abraço
Olá Gonçalo,
Este skimmer arranjei na Espanha quando estive em Madrid para uma feira. É da DICI e funciona muito bem. No início estranhei porque como funciona apenas a 5v e comparado com o da Eheim 220v, o da Eheim tem mais força e nota-se ao fim de poucas horas que a superfície fica logo limpa, este demora mais um pouco mas faz o trabalho. Para mim tem uma grande vantagem, não entope tanto como a Eheim e tenho-o a funcionar 24h dia; limpo-o uma vez por mês.
Não sei se a Ecoarium tem, acho que vi algo do género quando visitei a loja, mas não tenho a certeza...

Em relação ao filtro da Chihiros funciona muito bem! Não tenho razão de queixa e desde que instalei tem correspondido ao esperado. Fácil de limpar, ao fim de um não não tenho uma ponta de ferrugem... Impecável. Este filtro veio da Casa dos Discus.

Cumprimentos,
Filipe Oliveira aka FAAO

Redes sociais:
www.facebook.com/FAAOAquascaping
www.Instagram.com/FAAOAquascaping

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindo Filipe. Os teus aquários aqui no fórum inspiram tanto hoje, como o fizeram quando quando aqui andava nos meus tempos de iniciante.  E engraçado que enquanto os hobbyists tem o problema de nunca terem aquários que cheguem para brincar, os profissionais sofrem o problema ao contrário. Tem aquários demais, o que resulta em os aquários pessoais sofrerem com isso. Também aprendi essa experiência nas minhas conversas com o George Farmer e o jurijs mit Js. 

Mas se o teu aquario tem estado abandonado, não o da a entender, as plantas estão super saudáveis e não há algas a vista. Mais um testemunho ao talento de um dos melhores aquacapers do mundo. 

P.s estava a espera que tivesses aparecido no EAPLC party sábado passado. Mas depois lembrei-me que vocês ainda estavam a descansar da viagem a china. 

p.s 2 - o teu tópico ficou postado duas vezes. Por engano eu respondi no outro post antes. 
Olá Bruno,

Só encontro um tópico com este áqua, se o fiz deve de ter sido o tapatalk que se baralhou... Ou então alguém já o apagou.

Este áqua não está abandonado, muito pelo contrário. Tenho sim é problema em conseguir tirar a foto final porque cada vez que podo o áqua e está quase no ponto, tenho de viajar... As plantas de caule têm este problema. Algumas viagens são marcadas em cima do joelho e acabamos sempre por perder aquele ponto em que o áqua está melhor para ser fotografado.

Apesar de ter muitos aquários para tratar lá fora e passar a maior parte do tempo em montagens, workshops e viagens, ainda faço disto hobby.
Obviamente que se andamos em testes às coisas podem correr um pouco mal, mas isto é como andar de bicicleta... Mesmo tendo mudado de gama de fertilizantes, substrato e iluminação, podes ter um ligeiro desequilíbrio, mas acabas por rectificar mais tarde sem stress.

Não fui ao EAPLC porque precisava de descansar um pouco após ter chegado da China e seguir viagem amanhã para a Indonésia, não dá para estar em todo o lado.
Qualquer dia a patroa faz-me as malas de vez!

Cumprimentos,
Filipe Oliveira aka FAAO

Redes sociais:
www.facebook.com/FAAOAquascaping
www.Instagram.com/FAAOAquascaping

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foto frontal do áqua a pedido do Tozé!
Podia ter mais qualidade, mas hoje em dia só pego na máquina fotográfica quando preciso de fazer algo mais profissional... Todas as restantes são tiradas com o telemóvel, que no meu entender servem perfeitamente para a web.

 

7dd0219871188ecba498065196ffadc9.jpg

Cumprimentos,
Filipe Oliveira aka FAAO

Redes sociais:
www.facebook.com/FAAOAquascaping
www.Instagram.com/FAAOAquascaping
 

Editado por FAAO
  • Gosto 4
  • Obrigado(a) 1

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, aquariomaniaco disse:

p.s 2 - o teu tópico ficou postado duas vezes. Por engano eu respondi no outro post antes. 

há 49 minutos, FAAO disse:

Só encontro um tópico com este áqua, se o fiz deve de ter sido o tapatalk que se baralhou... Ou então alguém já o apagou.

 

De vez em quando aparecem tópicos duplicados, nada que a equipa não esteja habituada e rapidamente corrija. 

Obrigado pela foto frontal, quando encontrares as mais antigas não te faças rogado ;) 

Não querendo ensinar a missa ao padre :p mas já davas uso à tesoura não? :) e um tapete tipo montecarlo ou cuba ficava mais engraçado, penso eu de que! :p

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe, ainda fazes destas coisas. O vicio é grande.. 
Desde 2011/2012, que de certa forma conheço o teu trabalho. Lembro-me de um video, onde modificavas um ramo para usares numa montagem.
Tenho saudades desses tempos! Onde o pessoal modificava materiais a seu belo prazer, em vez de adquirir tudo e chapar dentro do cubo/paralelepípedo.
Consumismo chegou para ficar, mas gostava de ver umas dicas sobre modificações, se tiveres 5mins disponíveis. 
Acho que seria um tema delicioso.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Filipe, ainda fazes destas coisas. O vicio é grande.. 
Desde 2011/2012, que de certa forma conheço o teu trabalho. Lembro-me de um video, onde modificavas um ramo para usares numa montagem.
Tenho saudades desses tempos! Onde o pessoal modificava materiais a seu belo prazer, em vez de adquirir tudo e chapar dentro do cubo/paralelepípedo.
Consumismo chegou para ficar, mas gostava de ver umas dicas sobre modificações, se tiveres 5mins disponíveis. 
Acho que seria um tema delicioso.
 
 
Ainda continuo a fazer dessas coisas. A profissão assim o obriga, embora hoje em dia as coisas estão bem mais facilitadas.

Cumprimentos,
Filipe Oliveira aka FAAO

Redes sociais:
www.facebook.com/FAAOAquascaping
www.Instagram.com/FAAOAquascaping

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica uma actualização do aquário agora com 14 meses.

Video em 4k para verem ao pormenor

5f536e6f01e015e66fd9d07bf2759d53.jpg

Cumprimentos,
Filipe Oliveira aka FAAO

Redes sociais:
www.facebook.com/FAAOAquascaping
www.Instagram.com/FAAOAquascaping

  • Gosto 4
  • Votar + 1

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu tempo anda mais anda mais escasso e só agora tive tempo de ler o teu tópico. 

É com alegria que te vejo por aqui, finalmente dispensas-te alguns minutos, para mostrar aqui o que vais mantendo em casa, e ficamos agradecidos. 

Tenho acompanhado este teu trabalho nas redes sociais e youtube, acho interessante, e apesar de às vezes não teres tempo suficiente com ele, está muito bom! 

Beijinhos e um bom dia Natal! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia Filipe, 

 

O aquário está espectacular, tal como muitos vou acompanhando as actualizações nas redes sociais e acho muito bem que tenhas criado um tópico aqui! 

Acredito que muitas vezes as redes sociais estão de certa forma vulgarizadas consequentemente belas obras acabam por ficar perdidas no tempo, e aqui a obra permanece para que nós possamos apreciar.

 

Força e vai actualizando sempre que poderes, a malta agradece!

 

Abraço  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/01/2018 at 10:05, ismael_figueira disse:

Bom dia Filipe, 

 

O aquário está espectacular, tal como muitos vou acompanhando as actualizações nas redes sociais e acho muito bem que tenhas criado um tópico aqui! 

Acredito que muitas vezes as redes sociais estão de certa forma vulgarizadas consequentemente belas obras acabam por ficar perdidas no tempo, e aqui a obra permanece para que nós possamos apreciar.

 

Força e vai actualizando sempre que poderes, a malta agradece!

 

Abraço  

Muita pena que poucos pensem assim Ismael. De facto um post no FB "desaparece" passado umas horas, aqui fica sempre disponível e é fácil de fazer um acompanhamento. Quando os fóruns deixarem de existir vai haver uma regressão neste hobby e em muitos outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Gonçalo84 disse:

Muita pena que poucos pensem assim Ismael. De facto um post no FB "desaparece" passado umas horas, aqui fica sempre disponível e é fácil de fazer um acompanhamento. Quando os fóruns deixarem de existir vai haver uma regressão neste hobby e em muitos outros.

 

OFF-TOPIC

@Gonçalo84, era interessante abrir aqui um debate sobre o assunto Redes Socias VS Fórum mas o assunto já foi mais que falado... Ambos os lados têm um lado bastante positivo tal como também têm aspectos negativos. Continuo a acreditar que se devia juntar o melhor dos dois mundos... 
 

Foi aqui no fórum que encontrei muito do que sei hoje, foi aqui que absorvi informação horas a fio, foi aqui que encontrei uma equipa que tudo faz para que o fórum não morra e tenho a convicta certeza de que assim se vai manter de pedra e cal! 

Apesar de estar ligado a um grupo nas redes sociais que é hoje uma referência nacional, no qual tenho todo o gosto em participar e partilhar o pouco que sei, não esqueço de forma alguma de onde vim e onde aprendi o que sei hoje. 

 

 



Fora estas coisas o @FAAO já actualizava aqui o tópico,  bem sabemos que o teu tempo é curto, portanto quando conseguires vai metendo aqui umas fotos que a malta agradece! Boas Viagens! 


Grande abraço 
 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais