Camarao CR sem cor


joker

Recommended Posts

Boas 

Esta tarde cheguei a casa e reparei que uma das minhas femeas CR estava sem cor e parecia que nao se aguentava em pé,  decidi logo fazer uma tpa de 20 % para ver se melhorava e melhorou pois neste momento ganhou a cor novamente e ja a vejo a andar no aquario.

O que tera originado essa perda de cor no camarao ?

No domingo adicionei mais um feto de java no aquario sera que pode haver excesso de plantas no aquario e originar essa alteracao na cor do camarão?

 

Setup

Aquario : Panorâmico de 45l

Filtragem: Filtro kaskada 300,filtra até 250l/h com esponjas e ceramicas

Oxigenação: Bomba de ar da EHEIM 100

Iluminação: 1 x 45watts

Aqueçimento : termostato de 50 watts da TRIXIE

Temperatura: 26ºc

Substrato: Areão preto

Decoração: Pedras da ribeira cinzento escuro e dois troncos de videira .

 

FERTILIZÃO : não utilizo

 

FAUNA: •Neocaridina Heteropoda var. Red Sakura

               •Caridina Cantonensis var. Cristal Red

 

FLORA: •Anubia Barteri var Nana

              •Anubia Gilletii

              • Musgo de Java

              • Lemna Minor

              • Crypton Green

              • Lemna sp. Lentilha d'agua

             • Feto de java

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não me parece que excesso de plantas possa ser um problema para qualquer habitante de um aquário.

Eu iria mais para qualquer parâmetro da água. Com um aquário novo, sem substrato próprio para camarões (que ajuda a estabilizar os parâmetros) e sem testes, é difícil de dizer o que se poderá ter passado.

Um pico de amónia ou um problema com a muda da casca são causas comuns de problemas com os camarões.

Também me parece que 26º é um bocadinho alto demais para CRS, mas não deve ser só essa a causa do problema.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, José Prada disse:

Boas,

Não me parece que excesso de plantas possa ser um problema para qualquer habitante de um aquário.

Eu iria mais para qualquer parâmetro da água. Com um aquário novo, sem substrato próprio para camarões (que ajuda a estabilizar os parâmetros) e sem testes, é difícil de dizer o que se poderá ter passado.

Um pico de amónia ou um problema com a muda da casca são causas comuns de problemas com os camarões.

Também me parece que 26º é um bocadinho alto demais para CRS, mas não deve ser só essa a causa do problema.

Boas e obrigado pela ajuda.

Também tinha um troco de videira no aquario com alguns anos e ja se estava a desfazer se, mas ja o tirei de lá e penso que sera um dos problemas, vamos ver o que acontece.

Pensava que 26° graus estaria bem para eles entao qual sera a temperatura ideal?

Reparo que os camarões andam todos muito quietos de baixo de pedras e escondidos, antigamente andavam mais mexidos !

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, joker disse:

Também tinha um troco de videira no aquario com alguns anos e ja se estava a desfazer se, mas ja o tirei de lá e penso que sera um dos problemas, vamos ver o que acontece.

Pensava que 26° graus estaria bem para eles entao qual sera a temperatura ideal?

Boas,

26º é capaz de ser a temperatura máxima para eles... eu diria que uns 22º, 23º é o ideal.

Qual é a rotina de TPA's no aquário? Como é uma montagem recente e o filtro parece-me bastante pequeno (apesar de não conhecer o modelo em concreto), se calhar precisas aumentar a frequência de TPA's.

Já ponderaste tirar a bomba de ar e trocar o filtro por um melhorzito?

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok vou alterar a temperatura para os 22° ou 23°.

Tambem nao sei quantas vezes devo fazer tpa por semana,ultimamete tenho feito mais vezes agora pk tive alguns problemas como expliquei, mas agora ja tirei o tronco de videira que se estava a desfazer e parece me que ja esta tudo a voltar ao normal.

Tenho esta bomba e este filtro porque decidi montar o aquario com tudo o que tinha aqui por casa para ficar um pouco mais economico , mas achas que este filtro é pouco para 45l de agua?

Aconselharam me a utilizar um produto para purificar a agua que baixa a anonia.nitritos e fosfatos e tem muito mais propriedades como aumentar a população de bactérias beneficas que ajudam a limpar a agua.que se chama Pure Liquid da marca Ocean Free.

Sera fiavel?

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em relação a TPA's o considerado "normal" é retirar 30% do volume de água 1x por semana... mas isso é só um indicador, depende de muitos factores. No teu caso, como o aquário ainda é novo, eu faria 2x por semana esse volume.

Sim, o filtro parece-me pequeno, especialmente na quantidade de matérias filtrantes que leva. E isso vai-se notar mais enquanto o aquário não está maturado. Não é que não dê para essa litragem, mas quanto maior o filtro e mais matérias filtrantes, maior a capacidade para superar eventuais problemas que possam surgir... como o teu problema com a videira a desfazer-se.

Quanto ao Pure Liquid... eu não acredito em produtos maravilhosos. Principalmente com um aquário de camarões não vale a pena inventar muito: uma boa filtração biológica, TPA's regulares e parâmetros estáveis (mesmo que não sejam 100% ideais mas estáveis) e tens a vida facilitada.

  • Gosto 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, José Prada disse:

Boas,

Em relação a TPA's o considerado "normal" é retirar 30% do volume de água 1x por semana... mas isso é só um indicador, depende de muitos factores. No teu caso, como o aquário ainda é novo, eu faria 2x por semana esse volume.

Sim, o filtro parece-me pequeno, especialmente na quantidade de matérias filtrantes que leva. E isso vai-se notar mais enquanto o aquário não está maturado. Não é que não dê para essa litragem, mas quanto maior o filtro e mais matérias filtrantes, maior a capacidade para superar eventuais problemas que possam surgir... como o teu problema com a videira a desfazer-se.

Quanto ao Pure Liquid... eu não acredito em produtos maravilhosos. Principalmente com um aquário de camarões não vale a pena inventar muito: uma boa filtração biológica, TPA's regulares e parâmetros estáveis (mesmo que não sejam 100% ideais mas estáveis) e tens a vida facilitada.

Vou começar a fazer duas tpa por semana e limpesa do filtro com mais regularidade.nao sei é o que faça aos restos de comida que ficam no fundo, pois se vou aspirar ha sempre o problema de os bebes red serem aspirados tambem e eles mal se vem.

Sobre o filtro tens toda a razão vou tentar arranjar um externo com maior capacidade, assim ja fico com mais espaço para colocar as materias filtrantes e assim melhoro a qualidade da agua.entretanto posso colocar outro filtro igual a este pois tenho dois em casa e assim ficam os dois a funcinar ao mesmo tempo

E tenho que comprar também alguns testes para ter aqui em casa, obrigado pela ajuda. Abraço :)

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, joker disse:

Vou começar a fazer duas tpa por semana e limpesa do filtro com mais regularidade.nao sei é o que faça aos restos de comida que ficam no fundo, pois se vou aspirar ha sempre o problema de os bebes red serem aspirados tambem e eles mal se vem.

Boas,

Se estás a sentir este problema... meu amigo, estás a dar comida a mais! :my_tongue:

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, José Prada disse:

Boas,

Se estás a sentir este problema... meu amigo, estás a dar comida a mais! :my_tongue:

Nao nem por isso, eles é que sao um pouco esquesitos pois dou um sortido de comida e eles pegam numas mais que outras.imagina por exemplo se sao 10 camarões eu dou 4 ou 5 bocados do frasco 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, José Prada disse:

Ok... mas continuo a achar que estás a dar comida a mais! :my_biggrin:

Ok vou tentar controlar mais a quantidade.embora o maoir problema fosse o tronco a desfazer se

Link to comment
Partilhar nas redes sociais