Mountain Path


Luís Cardoso

Recommended Posts

07-02-2018

Um pequeno update depois da poda da semana passada.

39233441675_321e2cbae5_b.jpg07022018-_MG_3389-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

39233440225_3ec260875e_b.jpg07022018-_MG_3390-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

25260723277_de14cb1d17_b.jpg07022018-_MG_3391-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

 

Cumprimentos,

Luís Cardoso

  • Gosto 7
  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta fantástico luís, parece um quadro do louvre! Se calhar aquela moita vermelha atrás e à esquerda podia ter mais destaque, pessoalmente acho essa planta linda, e uma ondulação pequena não destoava... :-p

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta fantástico luís, parece um quadro do louvre! Se calhar aquela moita vermelha atrás e à esquerda podia ter mais destaque, pessoalmente acho essa planta linda, e uma ondulação pequena não destoava... :-p
 

Ela vai ter mais destaque sim, mas quando crescer.
O aquário foi podado à uma semana

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje deixo-vos duas fotos para apreciarem o crescimento maluco deste aquario

28-01-2018

39521307224_edc666378a_b.jpg28012018-28012018-_MG_3371 by Luís Cardoso, no Flickr

 

12-02-2018

26359620648_753033c93d_b.jpg12022018-_MG_3393-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

 

Cumprimentos

Luís Cardoso

  • Gosto 7

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com três aquários tão bons, difícil deve ser teres tempo para eles. Como é que consegues???  Podes falar um pouco mais sobre o regime de manutenção diário/semanal? 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Tozé Nunes disse:

Com três aquários tão bons, difícil deve ser teres tempo para eles. Como é que consegues???  Podes falar um pouco mais sobre o regime de manutenção diário/semanal? 

Tozé como sabes, por motivos profissionais, não tenho o tempo que queria para dispender com os aquários., mas para os manter é preciso muita disciplina e não pode haver desleixo.

O meu plano é simples, 1 ou 2 tpas por semana (1 é obrigatoria, a segunda é quando tenho mais tempo livre faço uma tpa mais pequena a meio da semana), fertilização diária e paciência.

Como não tenho sempre o mesmo horário de trabalho , e por vezes nem consigo olhar diariamente os aquários, tenho a fertilização automatizada com bomba peristaltica, para garantir que não falta comida às plantas.

Depois é podar as plantas nas alturas certas e não complicar a vida...

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Este aquario e uma obra prima.

Quem me dera conseguir manter os  meus a este nivel. 

Obrigado Bruno.

Não é difícil manter os aquários, claro que é preciso experiência, que pelos teus layouts penso já teres.

Muitas das vezes torna-se a tarefa mais complexa do que realmente é.

A palavra chave é disciplina e estabilidade, quanto mais mudanças fazemos mais complicamos a nossa vida neste hobby.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23 hours ago, Luís Cardoso said:

Obrigado Bruno.

Não é difícil manter os aquários, claro que é preciso experiência, que pelos teus layouts penso já teres.

Muitas das vezes torna-se a tarefa mais complexa do que realmente é.

A palavra chave é disciplina e estabilidade, quanto mais mudanças fazemos mais complicamos a nossa vida neste hobby.

Monta-los sei como faze-lo, manutencao tambem, mas e a fertelizacao que ainda me da um pouco a volta a cabeca. Ainda tenho dificuldades em encontrar aquele balanco perfeito entre crescer as plantas e crescer algas,especialmente a longo prazo, mas ainda nao deisti de ultrapassar essa barreira. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Crescimentos absurdos e 0 algas, o sonho de qualquer scaper!

 

O facto de teres tudo automatizado ajuda bastante, mas a manutenção religiosa é a meu ver a chave do sucesso. 

 

Abraço 

  • Gosto 1
  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia de poda...

40299085601_8ab267771a_b.jpg16022018-_MG_3434-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

26426715558_04980b7bed_b.jpg16022018-IMG_3407 by Luís Cardoso, no Flickr

26426713908_9d91994a26_b.jpg16022018-IMG_3416 by Luís Cardoso, no Flickr

40254111242_7014fa67b3_b.jpg16022018-IMG_3418 by Luís Cardoso, no Flickr

25427890587_b0d145f84f_b.jpg16022018-IMG_3419 by Luís Cardoso, no Flickr

39587474864_c386899b5f_b.jpg16022018-IMG_3422 by Luís Cardoso, no Flickr

 

Aproveitei que tinha as calhas maswas ca fora e resolvi por um lado a lado (mesmo settings e apenas foi feito crop da imagem)

39587479104_eacbe33242_b.jpg16022018-_MG_3435 by Luís Cardoso, no Flickr

39401759465_0cb15d9fcf_b.jpg16022018-_MG_3433 by Luís Cardoso, no Flickr

 

Depois da poda...

40299255141_7766faece5_b.jpg16022018-_MG_3438 by Luís Cardoso, no Flickr

Cumprimentos

Luís Cardoso

  • Gosto 4

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís,

Parabéns por mais um belo aquário, os contrastes de tonalidades de cores está  muito bem conseguido, tenho acompanhado o teu percurso e tens evoluído de dia para dia!! Espero é que como muitos outros aquariofilistas que por aqui cresceram e que acabam por passado algum tempo deixar de ter tempo para partilhar os seus trabalhos e experiência, que não aconteça contigo, hehe!! 

Aproveito para continuar o assunto que se tem falado, eu também para a questão da fertilização tenho tido bastante dificuldades, e seria interessante partilhares essa experiência, como manter um aquário tão bonito e sem algas. Como se referiu sei que a chave e não mudar muito e que muitas vezes por ver as coisas a descamba custa não mexer, mas aborrece não se perceber o sentido das coisas. Neste momento a um pouco de 3 semanas que não mexo nem na luz nem fertilização mas a GDA é muita no meu aquário e não consigo por mais que leia perceber o porquê, ou seja, causa e efeito para os problemas. 

De resto continua a partilhar.

Cumprimentos,

Samuel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Luis, 

 

Mesmo sem muito tempo a paixão e dedicação que empregas nos teus aquário é qualquer coisa de meritório, e aqui continua mais uma vez o exemplo disso.

Continua a presentear-nos, sempre que possas, com esta qualidade. 

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu esquema de fertilização é baseado no esquema antigo da ada.
Foi aquele que até agora me tem permitido optimizar melhor o crescimento das plantas vs algas.
Quando inicio os aquários começo por fertilizar apenas com K e Fe, uma vez que tenho usado substrato fértil como primeira camada.
Depois ao fim 2/3 meses começo a introduzir o N e o P, com metade das doses recomendadas pela ada. Depois vou subindo até a dose recomendada, não tendo até a data necessidade de ultrapassar essas doses.
Neste caminho a observação do crescimento das plantas é importante para perceber se é preciso antecipar a entrada do N e P.
No tópico do Nuno Matos e no seu Flickr têm tudo o que precisam caso queiram fazer os vossos fertilizantes.
Neste aquário é possível perceber como tendo a fertilização adequada é possível domar uma luz fortíssima com fotoperiodo de 10h.
Neste momento no meu 120 introduzi 4 twinstar 600sp e seguindo o mesmo esquema de fertilizacao tenho o aquário estabilizado com 10h de fotoperiodo, sem dimmar as calhas.
Cumprimentos
Luís Cardoso

  • Votar + 2

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Luís Cardoso disse:

O meu esquema de fertilização é baseado no esquema antigo da ada.
Foi aquele que até agora me tem permitido optimizar melhor o crescimento das plantas vs algas.
Quando inicio os aquários começo por fertilizar apenas com K e Fe, uma vez que tenho usado substrato fértil como primeira camada.
Depois ao fim 2/3 meses começo a introduzir o N e o P, com metade das doses recomendadas pela ada. Depois vou subindo até a dose recomendada, não tendo até a data necessidade de ultrapassar essas doses.
Neste caminho a observação do crescimento das plantas é importante para perceber se é preciso antecipar a entrada do N e P.
No tópico do Nuno Matos e no seu Flickr têm tudo o que precisam caso queiram fazer os vossos fertilizantes.
Neste aquário é possível perceber como tendo a fertilização adequada é possível domar uma luz fortíssima com fotoperiodo de 10h.
Neste momento no meu 120 introduzi 4 twinstar 600sp e seguindo o mesmo esquema de fertilizacao tenho o aquário estabilizado com 10h de fotoperiodo, sem dimmar as calhas.
Cumprimentos
Luís Cardoso

Boas Luís,

Antes de mais obrigado, sempre foste uma inspiração e uma  ajuda  neste  fórum, espero que não leves a mal o meu anterior comentário, apenas achei que com a experiência que tens seria importante partilhar um pouco e ajudar nesse sentido, pois esta relação entre algas e plantas ainda me faz um pouco de confusão e como ter o olho ou percepção que falas e como se deve atuar.

Aproveito para algumas questões:

A observação que falas e em relação ao crescimento?

Em relação ao magnésio existe alguma relação com as algas? Noto que no esquema da ada diy do Nuno não tem magnésio. 

A Ada na nova gama retirou o fosfato, porque induz a algas, mas a falta dele não induz tb?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís,
Antes de mais obrigado, sempre foste uma inspiração e uma  ajuda  neste  fórum, espero que não leves a mal o meu anterior comentário, apenas achei que com a experiência que tens seria importante partilhar um pouco e ajudar nesse sentido, pois esta relação entre algas e plantas ainda me faz um pouco de confusão e como ter o olho ou percepção que falas e como se deve atuar.
Aproveito para algumas questões:
A observação que falas e em relação ao crescimento?
Em relação ao magnésio existe alguma relação com as algas? Noto que no esquema da ada diy do Nuno não tem magnésio. 
A Ada na nova gama retirou o fosfato, porque induz a algas, mas a falta dele não induz tb?

Claro que não.
Se levasse a mal não te respondia.
Observação que falo refere-se a velocidade de crescimento e carências que as plantas apresentem.
Que eu saiba não tem grande influencia, duvido que tenhas assim tanta carência de magnésio, eu só uso osmose nos aquários e não dou nem vejo necessidade em dar.
Sinceramente acho que o fosfato faz falta, a ada defende que o que é criado no aquário é suficiente, eu acho que se dermos mais um pouco não faz grande mal, relativamente as algas, aquilo que eu penso que a ada defende é que o no3 produzido no aquário pelos peixes e pela decomposição de matéria orgânica não é suficiente em determinadas alturas, para suprir todas as necessidades das plantas, daí criarem um suplemento de N.
Os fosfatos, na linha deles, é criado em quantidade suficiente.
Há que ter em conta que nos aquários com sistema ada se fizeres testes anda tudo muito perto de 0.
Na minha perspectiva dar N e P tem vantagens, crescimentos mais rápidos, recuperações de poda mais rápida, é preciso é mantê-los controlados. Eu apesar de estar a dar as doses completas, acredito que se fizer testes tenho tudo muito perto de 0.
Mas lá está ainda não experimentei a gama nova, quando houver alguém que analise os novos ferts logo testo, mas para já, a receita antiga funciona na perfeição .
Agora aproveito para dizer que este sistema de fertilização pode não funcionar em todos os aquários, ter um bom sistema de substrato é fulcral.
Cumprimentos
  • Gosto 1
  • Votar + 2

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Este está ao jeito para a foto! 

Que regalo!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais