Iniciando na aquariofilia!!=)


Ivo Leandro

Recommended Posts

De quantos litros é o SUMP?

Além disso você precisará:

termômetro, termostato, substrato para o fundo do aquário (aconselho filtro de areia de piscina)

plantas, rochas, troncos conforme aquilo que você pretende.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Ivo Leandro disse:

a sump tem 1 metro, mas sabe me dizer os equipamentos adequados ou seja só a parte da filtragem  e aquecimento!

O seu aquário tem 300 L por isso precisa de um termostato de 300w. Pode colocar o termostato dentro do sump.

Para o sump vai precisar de esponja para a filtragem mecânica, carvão ativado para a química e por último e mais importante cerâmicas de qualidade para a filtragem biológica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais @SJorge, os conselhos que estás a dar referes-te a água doce ou salgada?

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas miguel, em breve vou ter em principio dois aquarios com sump de 300 litros como referi no tópico de agua doce e  agua salgada, ou seja o que tem mais comprimento vou fazer de agua salgada que é 1.50x40x50 com sump de 90-120 litros o de agua doce que é de 1.20x50x50 mas as medidas do sump nao sei bem tem mais ou menos 1m de comprimento e para ter ideia do custo dos equipamentos como de marcas para estes litros tanto de um como de outro para fazer a montagem em termos de equipamento bombas de retorno, escumadores, termostado, nas luminarias e no caso do de agua salgada as bombas de circulaçao vejo mais tarde depois de adquirir os equipamentos de filtargem ou seja a maquinaria pesada principal do sistema, agradecia que me ajuda se e se possivel com preço acessiveis visto que é para dois aguarios com orçamento de 270 euros deve ser pouco visto que nem luminarias ainda tenho mas pronto estou disponivel para ouvir sugestões e para que me ajudem.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Miguel Simões disse:

Boas,

Antes de mais @SJorge, os conselhos que estás a dar referes-te a água doce ou salgada?

Cumps,

Peço desculpa, não reparei que o tópico era de água salgada. Retiro o que disse...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/15/2017 at 22:14, Ivo Leandro disse:

Boas miguel, em breve vou ter em principio dois aquarios com sump de 300 litros como referi no tópico de agua doce e  agua salgada, ou seja o que tem mais comprimento vou fazer de agua salgada que é 1.50x40x50 com sump de 90-120 litros o de agua doce que é de 1.20x50x50 mas as medidas do sump nao sei bem tem mais ou menos 1m de comprimento e para ter ideia do custo dos equipamentos como de marcas para estes litros tanto de um como de outro para fazer a montagem em termos de equipamento bombas de retorno, escumadores, termostado, nas luminarias e no caso do de agua salgada as bombas de circulaçao vejo mais tarde depois de adquirir os equipamentos de filtargem ou seja a maquinaria pesada principal do sistema, agradecia que me ajuda se e se possivel com preço acessiveis visto que é para dois aguarios com orçamento de 270 euros deve ser pouco visto que nem luminarias ainda tenho mas pronto estou disponivel para ouvir sugestões e para que me ajudem.

Obrigado

Olá Ivo.

 

Antes de mais, para te podermos ajudar e sugerir equipamento, convém que nos digas que tipo de corais e peixes é que desejas manter no aquário. É que pensar em equipamento para um aquário, seja ele de água doce ou salgada, baseando-nos somente nas dimensões do mesmo, não adianta de nada... é que dependendo do que queiras manter, para um aquário desses tanto podes gastar uns 750€, como podes pagar à volta de 2500€.

Por isso, quando dizes que tens um orçamento de 270€... isso é para quê? Para algum equipamento em específico? Ou para a totalidade do equipamento? É que se for para o equipamento todo, então vais ter que poupar mais algum... porque 270€, compras o escumador (e não vai ser nada de jeito) e eventualmente o termostato. E ainda te ficam a faltar:

- Bomba de retorno (à volta de 70~80€)

- Bombas de circulação (desde uns 50€ até uns 400€, dependendo do que queiras)

- Iluminação (aqui é um mundo... podes gastar uns 200€, mas é basicamente só para veres os peixes, ou então até uns 2000€ se quiseres algo já à séria)

E depois ainda tens aquele tipo de equipamento que podes pensar que é facultativo, mas que na realidade fazem toda a diferença a nível de estabilidade do aquário, tipo o osmorregulador/controlador de nível (mais uns 50€, pelo menos).

 

Por isso, como podes ver... água salgada não é a vertente mais barata do hobby da aquariofilia. Também não precisas de vender um rim para teres um aquário de água salgada em casa... mas se estavas a pensar em valores de 270€, então tens de te informar melhor :/

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já percebi que sem investimento é complicado.

Mas como é um sonho de puto vai ter que ser desta vez ser concretizado,para me fazer entender como ja referi tenho um aquario que comprei ja pronto para arrancar mas que me falta a parte tecnica escumador bomba de retorno como de circulação bomba de reposição e luminarias falando só da parte de maquinas e é essa a parte que me esta a fazer confusão ou seja ja ouvi dizer que um escumador não é preciso ter o dobro do volume do aquario mas ok quanto mais melhor mas partindo que é do inicio o essencial.E falando em orçamento posso ir ate aos 500 euros agora a minha dificuldade e o tipo dos escumadores bombas e afins! Quem me quiser aconselhar e dizer me algum equipamentos agradecia.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já me esquecia os corais não sei bem mas se puder inicialmente aos poucos por um de cada tipo e depois decido agora os peixes no inicio vai ser palhaços outra especie ainda não sei!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Com um orçamento de 500 euros podes montar e bem um aquario de agua salgada,  incluindo leds para corais!

 

Espero que mantenhas a tua ideia de montar, pois isto não é tao caro ou difícil.  270 euros de orçamento para equipamentos é apertado, mas não impossível, e em vez de comprares uma bomba prefere pelo menos duas... e bombas hoje em dia encontras com preços que nem passam os 40 euros de boas marcas. LEDs tens no ebay à venda por a volta de 100 euros e dao até para SPS.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais