Rocha / Pedra ideal e Tronco


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estou a começar a reunir material para montar o meu cubo de 30 litros.

 

Gostaria de usar alguns elementos recolhidos localmente . Exceto o substrato e as plantas que serão comprados.

 

Pedras

 

As pedras pensei recolher perto de casa. Encontrei um local recheado de pedra basalto (ver foto) mas receio que alterem o pH.

 

6d25d7976ae5e2e9300122609064d1ab.jpg

 

Penso que se forem boas não faltem variedade de tamanho.

 

a9299024aa302d7e7afe836c1f486a98.jpg

 

 

Tronco

 

Para o tronco tinha pensado em colocar um pedaço de tronco de Oliveira. Trata-se de uma Oliveira centenária de um terreno do meu avô. A Oliveira ainda está de pé mas é tão antiga que consegui separar uma parte do tronco principal. Acontece que o tronco me parece ainda com partes “vivas” ou seja não está completamente seco. Poderei usar? O que devo fazer para o tratar ? A parte do tronco é grande para o cubo por isso terá que ser partido.

 

14423a241a4b572956016014c5333cae.jpg

 

73691d9cc1adcd49f4a40fcac2a64edb.jpg

 

Obrigado

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas miguel,
As pedras podes usar à vontade lavas bem e ferves antes de irem para o aquário. Pelo que me recordo das aulas de geologia o basaldo quanto muito poderá acidificar a água (podes sempre confirmar com o teste do vinagre).
O tronco penso que não poderás usar pois tem que estar bem seco (faz uns cortes se libertar seiva ainda não está seco)
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas miguel,
As pedras podes usar à vontade lavas bem e ferves antes de irem para o aquário. Pelo que me recordo das aulas de geologia o basaldo quanto muito poderá acidificar a água (podes sempre confirmar com o teste do vinagre).
O tronco penso que não poderás usar pois tem que estar bem seco (faz uns cortes se libertar seiva ainda não está seco)
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk




Boas Marco

Antes de mais obrigado pela resposta.

Efectivamente o tronco parece-me muito verde vai ter que esperar pelo menos um ou dois anos. O que não é necessariamente mau. Esse é o prazo que tenho estipulado para montar outro aquário.

Quanto à pedra as minhas dúvidas prendem-se com a alteração do pH. Fiz o teste do vinagre e não reagiu, mas vi vídeos no YouTube em que o basalto reage a ácidos.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Depois da tua resposta fui procurar um pouco mais de informação (também tenho umas pedras basálticas) e parece que em alguns casos poderá tornar mais alcalina a água (vai depender da composição do mesmo).

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Depois da tua resposta fui procurar um pouco mais de informação (também tenho umas pedras basálticas) e parece que em alguns casos poderá tornar mais alcalina a água (vai depender da composição do mesmo).

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk




Pois. Terei que fazer mais testes. Gosto da pedra e está disponível à porta de casa. se for uma solução tinha uma grande oferta disponível de tamanhos e formas.

Obrigado pela ajuda.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou exatamente nesse ponto de recolha de materiais. Digam me se troncos de Salgueiro são prejudiciais para o meu aqua que pretende ser bem plantado.. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou exatamente nesse ponto de recolha de materiais. Digam me se troncos de Salgueiro são prejudiciais para o meu aqua que pretende ser bem plantado.. Obrigado
Os troncos desde que estejam bem secos quase todos dão. Dos únicos que vi que podem ter problemas será pinho (apesar de sabar que há quem tenha no aquário) e eucalipto.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os troncos desde que estejam bem secos quase todos dão. Dos únicos que vi que podem ter problemas será pinho (apesar de sabar que há quem tenha no aquário) e eucalipto.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk


Deixo a última opinião para os mais entendidos, mas sempre ouvi e li que os troncos de árvores resinosas não são recomendáveis.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Deixo a última opinião para os mais entendidos, mas sempre ouvi e li que os troncos de árvores resinosas não são recomendáveis.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Li o mesmo que tu ;) por isso referi esses aí acima que serão os mais comuns. Mas já vi vários aquas com troncos e raizes de pinho.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cortei os troncos e coloquei em água com sal, como penso ter lido. Mas se calhar devia ter deixado secar primeiro!
Quando cortastes libertavam seiva? Se libertar não podes usar e não é num ano que secam (depende muito da dimensão/diâmetro do tronco)

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ricardo jorge

Qualquer madeira que queiras colocar no aquário,mesmo o Salgueiro,

terá que estar bem,mas mesmo bem seca,ao ponto de a casca sair com

facilidade,não é aconselhável colocar madeiras resinosas,como qualquer

pinheiro,ou Eucalipto.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer forma tem que fazer o tratamento, para deixar de boiar demora sempre 1 mês. Se tiver como fazer ferver numa panela para matar todas as bactérias ótimo, depois é manter num balde com água até ele ficar pesado e não boiar mais. Outra opção é fazer um suporte em metal, prender no tronco com um parafuso e esconder por baixo do substrato, sempre demorará menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva. Penso que o mais dificil,  para nós iniciantes, será fazer a leitura do que se está a passar dentro dos nossos aquários e agir em conformidade. Atendendo a que há tanta informação, torna se difícil crivar o que no inicio mais importa. Nos plantados penso que as diculdades duplicam. Os gastos são garantidos, a manutenção adequada é que, ... vamos aguardar. Faltam 30 dias para iniciar a montagem.

 

Cumprimentos

Ricardo Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho troncos de salgueiro, videira e oliveira a boiar, dentro de um balde de 120 lts com agua e sal. Os de salgueiro tirei porque os meti  na agua verdes ainda. As pedras mergulhei em água com lexivia e após umas horas passei por água . Espero ter feito bem. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ricardo jorge

O tronco de Salgueiro terá que secar,e só depois de seco e que

vai para dentro de um recipiente para afundar,e sair a maior parte

dos taninos,as pedras tens que lavar bem,ate deixar de ter o cheiro

da lexivia ,deixas secar as pedras,e vê se são calcarias,ou não,deitas

sobre a pedra um pouco de vinagre,ou limão,ou outro acido qualquer,

se borbulhar são calcarias,e não dão,se não tiver qualquer reacção

então são boas.

Cump: Álvaro Silva

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal
Mais um passeio mais uma alternativa de pedras a considerar.

Pedras das falésias da Praia do Guincho

ac0edf6c8d7ef2324b1c721db175c669.jpg

271d1aeae3c1d7bfe833222af422857a.jpg93d4d890c9dd14d4e8d2a4f3f85221be.jpg

Já fiz o teste do vinagre e nada. Alguém sabe que tipo de pedra é? Será vulcânica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, por vezes o vinagre não é certo. Tenta com uma ácido mais forte e tentas nessas pedras e em outras que tenhas a certeza que não são calcarias para comparação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, por vezes o vinagre não é certo. Tenta com uma ácido mais forte e tentas nessas pedras e em outras que tenhas a certeza que não são calcarias para comparação.


Boas obrigado pela resposta pensei em colocar ácido muriatico mas tenho algum receio de não saber manusear aquilo mas talvez arrisque.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Miguel Valadas disse:

 


Boas obrigado pela resposta pensei em colocar ácido muriatico mas tenho algum receio de não saber manusear aquilo emoji12.png mas talvez arrisque.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Bem mas não te esqueças de ter uma pedra de controle. Marmore ou granito ou qq coisa assim, porque o ácido pode comer tudo seja calcaria ou não.

Estou a dizer isto porque já fiz teste de vinagre a uma pedra e não aconteceu nada, depois meti um acidozinho fraco e borbulhou bastante, depois fiz o controlo numa pedra de granito e não se passou nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem mas não te esqueças de ter uma pedra de controle. Marmore ou granito ou qq coisa assim, porque o ácido pode comer tudo seja calcaria ou não.
Estou a dizer isto porque já fiz teste de vinagre a uma pedra e não aconteceu nada, depois meti um acidozinho fraco e borbulhou bastante, depois fiz o controlo numa pedra de granito e não se passou nada.


Ok. Obrigado pela dica. E além do ácido muriatico que outro ácido acessível posso usar ?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro. Já conhecia o vídeo. Na verdade a sugestão dele é usar o Acid da Labcon que segundo apurei é ácido clorídrico que na prática não é mais do que ácido muriatico. Já procurei este acid da labcon mas não encontrei Vou arriscar com ácido muriatico mas diluído. Obrigado pela ajuda.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais