Início de montagem


Josh Santos

Recommended Posts

Boa tarde, a quem me puder ajudar...
1- Num aquario de 200x60x60 qual o tamanho ideal de furacões a fazer para a sump e para o retorno?
2- uma sump de 100x50x50 chega? 
3-Onde posso comprar depois os passa muros,as tubagens,os tubos pvc,e a coluna seca com os pentes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

1) Eu recomendaria fazeres duas furações de pelo menos 40mm. O retorno, qualquer coisa acima dos 22mm é suficiente.

Obviamente, que tudo isto vai sempre depender da bomba de retorno que uses. Se usares pura e simplesmente, uma bomba que te faça 2000 l/h, e isto na horizontal... na realidade vais ter um caudal real muito mais baixo, tipo 500 l/h. E para isso, se calhar um furo de 32mm para escoamento, seria suficiente. Mas dadas as dimensões do aquário, eu recomendaria sempre o que já disse: 2x40mm e apenas 1x22 ou maior para o retorno.

 

2) Vai depender sempre do que queiras ter na sump. Se for o essencial: filterbags, escumador, termostatos e bomba de retorno, até é demais... não precisas dessa altura toda. A maior parte dos escumadores funciona com alturas de água entre os 20 e os 25 cm. Daí que uma sump com 35~40 cm de altura de vidro seja mais do que suficiente. Obviamente que podes sempre trabalhar com mais altura de água, e elevares o escumador. Vais ganhar volume no sistema. Mas dado o tamanho do display (aquário de cima), teres mais 50 ou 100 litros de sistema, se calhar não vale a pena. E não te esqueças de duas coisas importantes... quanto maior a altura de um aquário, por norma, mais espesso deve ser o vidro; e quanto mais alto for a sump, mais dificuldade terás para fazer a sua manutenção, e eventualmente retirar equipamento lá de dentro (já vi umas, que precisavas de ser um ás do tetris para tirar o escumador de lá de dentro :) )

 

3) Em relação ao resto do material para as tubagens, o que posso recomendar é uma casa de pvc's. Na Amadora tens a Eurotubo. Se não tiverem, podes sempre encomendar... convém é que saibas bem o que queres. Não te esqueças que grande parte dessas casas não chama às peças os mesmos nomes que nós lhes chamamos. Mais longe, mas que se eles não tiverem, dificilmente mais alguém terá, é a asc (http://www.asc.pt/asc/poliresine.html).

Em relação à coluna seca, deves pedir a quem te construir o aquário, que te a cole logo. Depois podes tu fazer o pente para a coluna seca com um pedaço de PVC onde farás a furação facilmente. Mas por norma, quem te fizer o aquário, também te faz/vende toda a tubagem para pores o sistema a funcionar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais