Sera pH Minus


Pedras

Recommended Posts

O pH da água quando sai das minhas torneiras é de 7.4, para o baixar tenho utilizado turfa e também tenho troncos no aquário, mas o pH mínimo que consigo é 7.0. Pretendo 6.6.

Ouvi falar de alguns produtos, entre os quais o Sera pH Minus.

É aconselhado utilizar este produto? Que desvantagens tem? É necessário utilizar mais algum produto em conjunto com este (tamponador ou outro)?

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Moldar a água e fazer TPAS frequentes leva a oscilações a não ser que andes com osmose e isso dá um certo trabalho. Para mim mais vale a estabilidade que quer um valor ideal com base em certos requisitos das espécies quando na verdade é tudo criado em cativeiro (excepto selvagens) e em condições bem diferentes da natureza.

"Tapatalking"

 

 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, S.S. disse:

Porque queres baixar o ph? 7.4 é bom para quase todas as espécies.

"Tapatalking"
 

Por causa das espécies que tenho: Rasboras Harlequim, Rasboras Galaxy, Tetras Limão, Tetras Cardinal, Neons, Neons Negro, Nariz de Bêbado, Ramirezis, Otocinclus e Corydoras Sterbai. Acho que devia ter o pH um pouco ácido.

Com que frequência aconselhas a fazer TPAs? Tenho feito semanalmente.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se poderás por agua de garrafão devido á composição, mas se não estou em erro a agua do minipreço tem Ph 5.9 talvez te ajude a baixar com os tpas. Mas tal como já te disseram talvez não precises de o fazer e estás muito bem com esses 7.4 da rede.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo fauna que tolera esse ph. As TPAS servem para manter os nitratos controlados. Eu mantenho no máximo 20ppm e como não gosto de fazer mais que uma semanal o que vou ajustando é a quantidade de água que mudo.

Podes fazer semanal como até aqui mas controlando os nitratos ou aumentas a % de água a mudar ou diminuem se a água estiver boa.

A água do garrafão custa dinheiro e não há necessidade.

"Tapatalking"

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No início fazia TPA de 3 em 3 dias 20%, este último mês fiz uma vez por semana 25%. Faço sempre os testes antes da TPA, nitratos tem dado sempre 20ppm, só nesta última TPA é que os nitratos do aquário pequeno deram 40ppm.

Enquanto fiz TPA de 3 em 3 dias, não tive algas, mas desde que faço uma vez por semana, tenho os aquários cheios de algas verdes... 6 horas de iluminação, tenho 2 Echinodoras, 3 Anúbias e 3 tipos de musgo nas raízes. Tenho 9 Otocinclus, mas não têm dado conta do recado. Os vidros laterais e o da frente, tenho limpado quando faço TPA, o vidro de trás deixo para eles limparem, mas agora até no substrato está a aparecer... Visualmente não me incomoda, até gosto de ver, mas as algas consomem os nutrientes das plantas, não é? Que devo fazer em relação a isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
No início fazia TPA de 3 em 3 dias 20%, este último mês fiz uma vez por semana 25%. Faço sempre os testes antes da TPA, nitratos tem dado sempre 20ppm, só nesta última TPA é que os nitratos do aquário pequeno deram 40ppm.
Enquanto fiz TPA de 3 em 3 dias, não tive algas, mas desde que faço uma vez por semana, tenho os aquários cheios de algas verdes... 6 horas de iluminação, tenho 2 Echinodoras, 3 Anúbias e 3 tipos de musgo nas raízes. Tenho 9 Otocinclus, mas não têm dado conta do recado. Os vidros laterais e o da frente, tenho limpado quando faço TPA, o vidro de trás deixo para eles limparem, mas agora até no substrato está a aparecer... Visualmente não me incomoda, até gosto de ver, mas as algas consomem os nutrientes das plantas, não é? Que devo fazer em relação a isso?
As algas podem ter várias razões mas não sou grande entendido nisso nem há informação qb para ser emitida qualquer opinião muito fundamentada. Falas em que as TPAS mudaram de 3 em 3 dias para semanais e isso se aumentadte o volume nessa tpa semanal para compensar pode ser uma causa por provocar mais oscilações nos parâmetros da água. O tempo de maturação do aquário é outra questão se a montagem é recente pode não ter algas durante um tempo e depois aparecerem.
Tenta descrever melhor o problema com o setup detalhado o que fertilizas, tempo da montagem etc mas se calhar na área de plantados terás mais ajudas.

"Tapatalking"

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.