Sins of the Past


Samuel Ferreira

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...

Boas Pessoal,

Venho então deixo-vos uma actualização do estado do aquário.

Nesta fase agora com 2 meses, comecei a ter os primeiros precalçes com as algas nesta montagem. 

Aproveito para focar como disse anteriormente, que aumentei tambémas luzes para 8 horas.

Começou então a aparecer como disse as primeiras algas, mais concretamente, GSA e as plantas começaram também a regredir um pouco no seu crescimento.

Bem, primeiro que tudo foi momento de rever a limpeza e manutenção do filtro, já era altura de renovar a lã filtrante pois poderia também ser esta a causa. Para o meu espanto estava imundo, nunca tive o filtro tão sujo!!!!

Tudo lavadinho e trocado (atenção que as matérias filtrantes têm de ser lavadas com a água do aquário, passei um dos cestos com água corrente porque não tinha mais da outra e notei logo a diferença, por isso aconselho a colocar num alguidar a água e chocalhar o material lá dentro).

Segundo ponto comecei a rever o esquema de fertilização como estava apenas a dar o Brighty Mineral e o Brighty K estava na altura de rever o esquema.

Partilhando pensamentos, a verdade é que realmente o preço por garrafa da ADA está bem mais barata nesta nova gama, mas para o esquema que precisaria, teria de começar a fertilizar com toda a gama completa do brighty ou seja, o Mineral, neutral K, Iron e o Nitrogen. Fazendo contas a isto, estamos a falar de sensivelmente 80 euros por mês de fertilizantes, acho que para a minha carteira esta fora de questão.

Decidi então voltar ao esquema de fertilização DiY que costumava fazer. Pesquisando um pouco e com a ajuda de alguns membros deste forum, agradeço ao Luis e ao Gonçalo encontrei no UKAPS a montagem do Nuno do Crystal Mountain (aconselho a todos a ler) que está um tópico excelente e deparei-me com a fertilização ADA DIY que ele testou e então comecei a fertilizar no aquário a uma semana. Posso dizer que apesar de ainda ter de acertar a fertilização para o meu aquário já noto diferenças quer no crescimento, quer nas algas que parecem estar a estagnar um  pouco.

Deixo uma foto rápida tirada com o telemóvel:

IMG_20171219_143600[1]

Quando acertar os parâmetros irei então dar uma limpeza nas pedras.

Alguma questão e opiniões e só apitarem.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está excelente Samuel! Continua que vais bem, segue é sempre a mesma linha.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Samuel! 

Já no passado sofreste por causa das trocas de fertilização (eu também), é natural que surjam surtos de algas, as plantas estão a readaptar-se e isso diminui-lhes o metabolismo. 

Logo com o decréscimo de consumo por parte da flora acabas por dar espaço ás algas, vai estando sempre bem atento aos mais pequenos sinais que o aquário te transmita quer no comportamento das plantas como da frequência do aparecimento das algas. 

 

Não sei qual o esquema de TPA que estás a seguir, mas o Luis aconselhou-me a fazer 2 TPA semanais para tentar estabilizar o aquário. Quem sabe isso não te poderá ajudar a equilibrar o ecossistema. 

 

Com 8h de luz tens de manter aí o kit de unhas sempre activo, estas calhas são uma brutidade!

 

Força nisso  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde,

Deixo-vos uma actualização após manutenção. Levou uma poda considerável e umas escovadelas.

IMG_20171222_155722[1]

Aproveito para partilhar convosco umas escovas que comprei ideais para limpar as pedras, na altura andava a procura de umas escovas como as dos dentes mas que fosse de arame e comprei estas:

512VMeoUUfL._SL1024_

Muito porreiras, apenas dei umas escovadelas e saiu o verdete todo num instante, sem muito esforço, saiu mais do que queria pois estava a pensar em deixar um pouco o look natural.

Estão a venda na amazon caso estejam interessados.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

Venho deixar-vos uma última actualização antes de nos despedirmos deste ano e aproveitar para desejar a todos um grande Ano 2018.

O aquário está a recuperar bem, a GDA parece a pouco e pouco estar a desaparecer e as plantas estão a começar a arrancar como deve ser.

Aproveitei para subir as calhas com uns novos suportes DIY que fiz em acrílico, esta neste momento a 15 cm da coluna de água.

IMG_3733

Fiz uma limpeza as pedras e aos troncos com excel, fiz uma mudança de água de quase 80%.

Deixo-vos as fotos:

IMG_3727

 

IMG_3728

 

IMG_3730

 

Bom Ano a todos.

 

 

  • Gosto 4
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens bomba de ar à noite?

Continua Samuel, com muita paciencia :my_rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

Sim coloquei a bomba de ar a funcionar durante a noite novamente, isto para arejar um pouco a água uma vez que aumentei também um pouco o co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e um Bom Ano 2018,

Como este fórum serve o propósito de aprendermos e consequentemente, partilharmos as nossas experiências, gostava de partilhar convosco algumas ideias e tentativas que tenho vindo a realizar ao longo destas últimas três semanas.

Com isto não quero gerar qualquer tipo de discussão, apenas são relatos do que tenho experienciado, mas ajudas e criticas construtivas são sempre bem vindas, assim como é sempre bom para quem está a começar este hobbie poder partilhar com eles.

Como alguns de vós sabem, isto quem têm-me acompanhado e também ajudado, tenho vindo a debater-me um pouco nas minhas últimas duas montagens com dois aspectos para mim importantes na aquariofilia: fertilização e algas.

Nos meus aquários tenho sempre sofrido com a mesma alga que também é muito comum a muitos outros aquariofilistas, a Green Dust Algae (GDA).

Este tipo de alga têm sido bastante persistente e muitas vezes aborrecida, levando-me a limpar os vidros três vezes durante a semana e a chegar a fazer outras três vezes o reset ao aquário, além do “verdete” que fica no hardscape que por vezes o torna um pouco feio quando passa aquela barreira do "natural".

Primeiro que tudo, um pouco de pesquisa e alguns sites para tentar perceber mais sobre esta alga, pois não confundir com a Green Spot Algae ou mesmo a Green Water.

Resumidamente são algas originadas por zoo-esporos que formam uma espécie de película de poeira verde e que movem-se activamente na coluna de água, "agarra-se" na sua maioria aos vidros do aquário e hardscape. 

Deixo alguns exemplos da situação no meu aquário.

received_1722996671077994

 

received_1722995441078117

A causa comum e tratamento para este tipo de alga e segundo os vários sites que por noma frequento e aproveito para partilhar em baixo, podem ser:

Causa:

  • Baixa concentração de CO2
  •  Poucos macronutrientes (NPK). 
  • Valores favoráveis (target semanal):
    • CO2 20-30 mg/l
    • 10 to 25 mg/l de nitrato (NO3)
    • 5 to 10 mg/l de potássio (K)
    • 1 mg/l de fosfato (PO4)
    • >10 mg/l  de magnésio (Mg)

Tratamento:

Primeiro que tudo os raspadores de algas não são uma solução (para mim são porque não consigo ver os vidros sujos), pois os esporos removidos do vidro ficam em suspensão, ou seja, a flutuar na água e assentarão novamente nas superfícies depois de algum tempo, novamente para mim em caso extremo ao final de dois dias já começo a notar os vidros um pouco sujos.

Segundo estas fontes e pelo próprio Tom Barr, é necessário deixar esta alga crescer sem perturbações por 10-20 dias, altura em que começara a forma-se uma camada verde/castanha grossa que pode ser removida (sugada) em grandes pedaços. Mas muito importante a causa ou origem deve ser tratada primeiro, se tudo correr bem ela nunca mais voltará.

Fontes:

https://www.aquasabi.com/aquascaping-wiki/algae/gda-green-dust-algae

https://www.greenaqua.hu/en/alga-tajekoztato

http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm

Primeiro que tudo, comecei por tentar combater a causa. Recordo, que já referi anteriormente a situação da sujidade do filtro. Portanto restava-me atacar na parte do CO2 e nutrientes, para o último também recordo que estava a dar o Brighty mineral e o K apenas, e assim perceber para o meu aquário qual a causa desta desgraça.

Realizando testes a água:

TºC: 24ºC

ph: 7.5 após fim do ciclo desce para 6.5

NO3: 1

PO4: 0

Fe: 0.2

Pelos valores não tirei grandes conclusões logo ao início.

Investigando mais um pouco, deparei-me com algumas experiências e supostas soluções para esta alga, que passo a constatar: "Em águas em que  o valor de pH têm tendência para ser baixo é propensa a GDA quando se utiliza o método EI, por quê? Porque ao usar o KNO3, as bactérias precisam converter NO3 de volta ao NH4 para as plantas, e as plantas são normalmente cobertas com Bactérias que fazem esta convertsão, mas em água onde o pH é baixo as bactérias não são muito ativas. Isso pode explicar por que algumas pessoas têm problemas ao administrar EI e usar PH muito baixo. Agora, do outro lado, a EI trabalhou muito bem em água com pH, alto ter em mente que a água com alto pH é benéfico para bactérias e elas são mais ativas nestas condições".

Bem decidi então apostar no seguinte, para já aumentar um pouco o CO2 e quanto a fertilização tentar manter os níveis de NO3 e PO4 baixos. Pesquisando, encontrei a fertilização do Nuno Matos para ADA DIY (isto porque estou a utilizar solo amazonia), que partilhou no seu tópico "Crystal Valley" no UKAPS em que fez testes exaustivos nas fertilizações (espero que ele não se importe estar a partilhar no meu tópico), poderão sempre ler quem estiver interessado, deixo o link: https://www.ukaps.org/forum/threads/crystal-mountain.42683/page- 

ADA 3

Ao experimentar esta fertilização e juntamente com duas mudanças de água por semana, além de que subi um pouco as calhas para tentar estabilizar o aquário, comecei a notar da noite para o dia uma redução das algas e um crescimento das plantas, estas começaram a tornar-se mais verdinhas, bonitas, saudáveis e a crescer bastante, reparei mais na rotala e na montecarlo.

Bem, mas será que para o meu caso poderia estar relacionado com os niveis de NO3 e PO4? Decidi fazer uma maldade a mim mesmo, vou experimentar a receita EI que o Nuno usou inicialmente também nesse mesmo tópico durante uma semana, uma vez que têm o valor de KNO3 um pouco mais alto, ou seja, esta receita:

EI 2

Atenção, que estou a falar para o meu caso, pois esta receita é a que o Nuno utiliza nos seus aquários e quem conhece o seu trabalho não será preciso dizer mais nada!!!

Bem então o que aconteceu? Boom!!! Algas novamente e as plantas a regredirem, na monte carlo comecei a notar nas suas folhas o que era outrora verdinhas, grandes e bonitas a começarem a ficar acastanhadas. Se conseguirem perceber deixo foto:

IMG_20180104_151410

Sei que não é bom andar a inventar, mas tinha de o fazer para tentar perceber. Bem, decidi fazer um reset e voltar a receita ADA DIY e vamos ver o que acontece novamente.

Portanto, resumidamente para o meu caso em que tenho água dura, pH baixo baixos niveis de NO3 têm resultado. Quanto ao fosfato penso que nada têm interferido.

Espero que de certa forma tenha contribuído e caso queiram dar alguma opinião será bem-vinda.

 

 

 
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei essa receita no Red Canyon e gostei!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Samuel, 

 

Exelente DIY para levantar as calhas, também tive esse dilema com o meu e aquário! Estas calhas da FTB são um abuso, tem de se encontrar alternativas para alcançarmos o equilíbrio ou então mais dia menos dia a coisa acaba por descambar. 

Ainda não actualizei o o tópico mas acabei por tirar uma calha e aumentar o fotoperiodo, e fiz umas mexidas na fertilização e cheguei à mesma conclusão do que tu. As GDA também eram uma constante a acompanhar as filamentosas e com estas alterações acabei por conseguir dominar um pouco a coisa. 

Eu neste momento não posso dizer que esteja a utilizar o método EI, pois adaptei a fertilização aos consumos do aquário. Para teres uma ideia só estou a dar K e Fe alternados, as plantas tem um crescimento mais controlado e não estou a dar grande espaço a excessos para as algas.

A EI é um método generalista que funciona por excesso, mas em certos tipos de água como tu referes e bem acaba por nos trazer problemas... E pelo que que já pude perceber é preciso algum tempo até que nos consigamos adaptar e ver resultados, como em tudo isto dos aquários plantados exige muita paciência mas também muita hora "perdida" a absorver informação especifica para esta vertente do hobby.

 

As experiências fazem parte da vida do aquariofilista, são elas que nos ensinam e dão bagagem para as futuras montagens.

 

 

Força nisso 

Grande abraço 



 

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal, gostaria de pedir uma opinião, o que acham se retirar o tronco frontal da esquerda? Irei perder alguma coisa ou conseguirei um aspecto melhor do layout?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quanto ao tronco parece me um pouco uma zona muito com sombra, estou na dúvida se ao retirar conseguia mais luz e um aspecto mais "clean". 

As escovas são estas:

https://www.amazon.es/gp/aw/d/B00YC1W2EK/ref=mp_s_a_1_2?__mk_es_ES=ÅMÅZÕÑ&qid=1515958645&sr=8-2&pi=AC_SX236_SY340_FMwebp_QL65&keywords=Cepillo+De+Alambre+De+Acero+De+Mini+Set+De+Limpieza+De+Nylon+De+Laton&dpPl=1&dpID=41VZi08qd9L&ref=plSrch

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tirava.
Na minha opinião até acrescentava mais dois pequenos semelhantes de dimensões diferentes na traseira centro intercalados, no lado esquerdo mais a frete e no lado direito mais atrás, a acompanhar o caminho de Montecarlo

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luís, estou a perceber o que dizes!! Vou tentar no futuro ver a melhor forma de adicionar.

Gostava também de pedir algum conhecimento ao pessoal do fórum.

1ª Neste momento estou ainda a combater as algas e estar a tentar estabilizar o aquário, com tanta mudança acabei por  ter algumas algas filamentosas e algumas "Rhizoclonium". Apenas estou a deixar a fertilização que antes referi e a manter as mudanças de água de 40% semanal. Acham que devia reduzir para uma calha e aumentar as horas de luz? Existe algo que possam aconselhar, ou para já devo manter o plano que estou?

2ª Outra questão prende-se com o facto de acentuar o vermelho das plantas, tenho pesquisado e sei que por agora devo estabilizar o aquário, mas existe um grande debate sobre este tema e não consigo chegar a um consenso qual o facto chave, será algum nutriente na fertilização, luz, co2? Vejo aquários com plantas bonitas e não consigo com as minhas. No primeiro mês a rotala estava com uns tons avermelhados que foi perdendo com o tempo neste momento fica com um alaranjado/ acastanhado, o que variou desde o inicio apenas aponto para os nutrientes na coluna de água libertados pelo substracto!!

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luís, estou a perceber o que dizes!! Vou tentar no futuro ver a melhor forma de adicionar.
Gostava também de pedir algum conhecimento ao pessoal do fórum.
1ª Neste momento estou ainda a combater as algas e estar a tentar estabilizar o aquário, com tanta mudança acabei por  ter algumas algas filamentosas e algumas "Rhizoclonium". Apenas estou a deixar a fertilização que antes referi e a manter as mudanças de água de 40% semanal. Acham que devia reduzir para uma calha e aumentar as horas de luz? Existe algo que possam aconselhar, ou para já devo manter o plano que estou?
2ª Outra questão prende-se com o facto de acentuar o vermelho das plantas, tenho pesquisado e sei que por agora devo estabilizar o aquário, mas existe um grande debate sobre este tema e não consigo chegar a um consenso qual o facto chave, será algum nutriente na fertilização, luz, co2? Vejo aquários com plantas bonitas e não consigo com as minhas. No primeiro mês a rotala estava com uns tons avermelhados que foi perdendo com o tempo neste momento fica com um alaranjado/ acastanhado, o que variou desde o inicio apenas aponto para os nutrientes na coluna de água libertados pelo substracto!!
Cumprimentos,
Esse tipo de alga é tramada de eliminar. Podes escovar bem e eventualmente fazer uma overdose com Excel/easy carbo.
O factor chave para ganhar cor nas plantas é a luz. Luz intensa com fotoperíodos de 10h fazem milagres.
É difícil é balancear os componentes todos.
Mas num aquário estabilizado, com boa carga vegetal consegues, subindo gradualmente.
  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou com o luis, mas quem sou eu, acrescentava mais do lado esquerdo para fazer um grupo mais ligado e natural como tens do lado direito, maiś fluído por assim dizer. Como está o tronco, nem profundidade nem nascimento dos ramos aéreos, mas são pormenores, porque este aqua é um daqueles de cortar a respiração de tão bonitos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Samuel, 

 

Compreendo a tua questão, no entanto estou de acordo que não deves retirar esse conjunto do lado esquerdo, vais acabar por perder a ligação das duas extremidades do aquário e consequentemente a equilibro do layout. Deixa a flora preencher os espaços de sombra e deixas de ter essa visão mais vazia nesse canto. 

Creio que a adição de uns troncos mais pequenos na parte traseira, como o Luis refere e muito bem, vão enriquecer mais o conjunto!  

 

Quanto ás cores das plantas o Luis tem toda a razão, assim que aumentei o fotoperiodo mesmo só com uma FTB notei logo a rotundifolia as ganhar cores mais intensas. 

 

Abraço 
 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Samuel... a minha receita é diminuíres a intensidade da luz.

Podes perder os crescimentos espetaculares (ficam mais lentos) e mesmo uma ou outra planta pode ficar com um verde mais banal. Mas ganhas o "pé" outra vez e a partir daí tentas a voltar a subir gradualmente.

Honestamente depois de tantos anos cada vez menos acredito em cálculos complexos de fertilização. Cada aqua é um aqua e para mim o denominador comum é a iluminação juntamente com a carga de biomassa vegetal existente. Muitas plantas (muita biomassa vegetal) capacidade do sistema aguentar com maiores cargas de iluminação sem dar grandes hipóteses às algas.

É discutível...é, mas é aquilo que tenho registado. Neste momento no meu agua principal tenho duas Zet (ok n são as calhas mais fortes do mundo) a 100%, sem CO2, com anubias ao nível da tona de água e 0 de algas. O aquário tem é plantas que nunca mais acaba! isso e uma boa equipa de limpeza.

Já agora, sem CO2 (não, não estou a advogar que n se deva usar CO2) toda a fauna é bem mais feliz!!!!!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Samuel, com calma isso vai lá! 

 

Optaste por deixar só uma calha, mantiveste o mesmo fotoperiodo?

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.