Folhas das plantas sujas


NeroBaco

Recommended Posts

Boas pessoal, 

Tenho um problema com o meu plantado que provavelmente será resolvido de maneira simples, no entanto gostaria de ter a vossa opinião.

Tenho um aquario de 300 L (250 reais +-)com 4 Discus,  25-30 tetras, 1 cory e 2 ancistrus.

Faço 2 TPAs por semana, quarta e domingo, de 30  e 60 L, respectivamente.

O meu problema prende-se com a camada de lixo que se acumula sobre as folhas das plantas. Sempre que faço as TPA's removo o excesso, mas ele facilmente ele se acumula novamente.

Deixo aqui o link com fotos

https://photos.app.goo.gl/jTQeSs60Ymj4l7vq2

Muito provavelmente deve-se à falta de fluxo no aquário (filtro externo Aqua one 1250 que ainda passa pelo Sera reactor de CO2...acaba por não ser muito nem mesmo para a superficie da agua) mas será que deveria adquirir mais ancistrus para limparem as plantas? Ou caracóis ? Já li que os Otocinclus não são a melhor companhia para os Discus e portanto tenho algum receio...

Mandei vir uma bomba de fluxo pelo Ebay mas tenho algum receio que a potência seja demasiado alta e que levante particulas e dejectos em exacesso, acabando por contaminar e baixar a qualidade da água.....

 

Cumprimentos e obrigado desde já!

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pelas fotos não consigo perceber o que se deposita nas folhas, mas se está nas folhas e é lixo, deveria estar também espalhado pelo restante aqua.

Se é lixo e está espalhado, aumentar a corrente não fará mal ao aqua, pelo contrário, só fará bem. Aumentar a corrente concentra o lixo num só sitio, tornando a sua remoção mais fácil.

Na minha opinião deverias aumentar a circulação, pelo menos 10x a litragem do aqua. O filtro (que não conheço) deve ser limpo regularmente, como certamente sabes, mas uma powerhead ou duas só trariam vantagens.

 

Introduzir ancistrus fará provavelmente mais mal que bem, pois a menos que lhes dês alimentação rica em vegetais e fibras eles vão começar a procurar por substitutos, caracóis são na minha experiência melhores a limpar.

Eu aconselhava-te 1 ou 2 ampulárias, e como tens essa areia não te posso aconselhar Melanoides tuberculata, senão aconselhava.

 

Não consigo estar muito tempo a olhar para as tuas fotos porque a cor é incómoda para mim, no entanto tens um aqua com plantas em muito bom estado, não encontro sinais de algas, e a peixeirada parece de boa saúde, para quê introduzir peixes maioritária mente vegetarianos? Caracóis ou uma mão cheia de red cherries ou uma pequena mão cheia de amanos afinavam isso num instante, com um bónus, as crias da camaroada servia de snack aos discus.

 

Só mais um aparte, tens de arranjar maneira de refundir esses aquecedores, parecem aquecedores a óleo, e o ppl hoje em dia só quer ar condicionado (aquecedores inline tipo estes).

 

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

 

Obrigado pelo comentário!

Exacto, o filtro é limpo a cada 2 meses mas mesmo assim o lixo acaba por estar espalhado pelo aqua. Fezes e restos de comida acabam por se depositar muito rapidamente entre as TPAs. Dez vezes a litragem do aqua não será demais ?

Comprei há tempos esta bomba (201A)  mas acabou por se revelar demasiado potente na minha opinião, de formas que agora mandei vir a versão menos potente, a 110. A ver se melhora e resolve o problema. 

Relativamente aos camarões, não será deitar dinheiro fora? Sempre pensei que não teriam hipóteses com os Discus....a ideia dos ancistrus era para se entreterem com as folhas e acabar por limpá-las.....

Não conhecia os aquecedores! Obrigado pela dica.

A luz vem de 2 barras LEDs e apenas a de noite estava ligada, daí o aspecto azulado :)

 

Cumps

Editado por NeroBaco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A acumulação deve-se a isso mesmo, falta de circulação. Não conseguiremos nunca, por mais que tentemos, replicar a corrente de um rio, nem mesmo a miserável quantidade que passa na maioria dos rios de onde essa espécie é original.

O que podemos é tentar. Ao promover a circulação vais impedir que o 'lixo' se mantenha espalhado e o filtro possa captar a maioria, mesmo tendo o tubo de pesca a 'meio pau', parece aquelas gravatas que acabam a meio do peito, se fosse até abaixo seria mais eficaz.

10 vezes não é assim tanto se pensares nisso, o teu filtro faz x (menos de metade do anunciado, calhando apenas um terço) portanto só aí estão uns 400 litros, uma powerhead fraquita faz sempre mais de 1000, portanto essa que encomendaste é mais que suficiente para os tais 3000 que te estou a tentar convencer a instalar.

 

Dinheiro estragado com a compra de camaroada, não negues à partida uma ciência que desconheces... Não creio que vás desperdiçar nada, gastas mais em comida seca e não faz nem de perto nem de longe, o mesmo pelas cores dos teus discus como uns camarões, podem e vão fazer.

Tens plantas que cheguem para eles se esconderem, mas as crias deles não sabem, só os adultos. Se os arranjares já grandes os discus não vão conseguir comê-los a todos, e após umas horas perdem o interesse, mas quando virem os pequenitos a passear o instinto predador vai voltar. Se arranjares Amanos, ainda melhor, são grandes demais para fazerem parte do menu e a quantidade de crias é muito maior, além de que são mais úteis que os reds.

Os ancistrus vão-te dar cabo das plantas, não têm algas para comer e não são de passar fome, nesses sim ias deitar dinheiro fora, dinheiro que te vai fazer falta para os aquecedores todos pi-pis, que valem o preço mas que são caros que se fartam (eu só os compro usados).

Por outro lado, se tiveres criação dos ancistrus os discus vão adorar as crias deles, tão queridas a abanar as caudas, a tentar manter-se coladas aos vidros, meia dúzia de dias após o nascimento, sempre guardadas pelo pai sem fazerem ideia dos perigos que as rodeiam... Tive um casal de discus que guardava fielmente a saída de uma das tocas onde alguns dos meus ancistrus se reproduzia, que massacre, até custava ver, já camarões nem tanto, se calhar se fossem mais moles...

 

Agora a sério, vai começando a pensar em furar o fundo do aqua, ligar o tubo de pesca a esse furo, colocar o aquecedor em linha com esse tubo, e trocar essa areia por uma coisa mais em modos, tens um setup muito bonito e toda essa quinquilharia podia sair.

Duas palavras, areão de basalto, não só relaxa mais os peixes tornando as suas cores mais vivas, como realça mais as plantas, ou então não, aproveita que já tens essa areia e arranja um casal ou trio de apistos, é só a minha opinião, espero que não leves a mal a sinceridade.

 

 

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais