The Old forest


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

Boas

Hora de partilhar mais uma montagem made in inglaterra. A minha ultima por acaso, depois disso sera tudo made in Portugal. 

Antes demais peco desculpa pelos erros de ortografia, o teclado do portatil e ingles e eles nao sabem para que servem os acentos, cedilhas e outros afins. 

Aquario : Clearseal 40x30x30 Aprox. 36 litros

Filtro : Dennerle scapers flow

Iluminacao : Chihiros aquasky 451(6 horas no inicio, actualmente 7)

Termostato : Fluval mirrored M 

Co2 - Pressurisado com redutor CO2 supermarket, extintor de 2kg e difusor neo mini (liga duas horas antes da luz ligar, e desliga uma hora antes)

Substrato: JBL proscape brown 

Hardscape : Rocha vulcanica + Tres bonsais + redmoor 

Plantas 

Eleocharis acicularis mini

Michrantemum monte carlo

Bucephalandra wavy leaf green 

Anubias petite

Riccardia chamedryfolia

Flame moss

Christmas moss

 

Este ano tem estado fraco de montagens por aqui, ate agora so tinha montado um pequeno nano, e como vou regressar a portugal no final do ano nao tinha planos para montar mais nada. Mas ironia do destino um primo meu decidiu que ja nao queria o aquario dele e deu-me.

O aquario nao e nada de especial, e um clearseal que eu comprei por 25 libras em 2012, foi meu durante dois anos e fiz duas montagens com ele. Em 2014 como comprei um TMC dei-o ao meu primo. Quiz o destino que volta-se para as minhas maos, e como nao tenho ca mais nenhum, a cabeca comecou logo a pensar em possibilidades. 

O problema e que de volta so recebi o vidro, por isso tive que ir a procura de uma calha e filtro. A escolha para filtro recaiu sobre um Dennerle scapers flow, este e um canister filter estilo hang on back da dennerle que e especialmente desenhado para nanos. Alem disso e relativamente barato. A calha fui para uma chihiros aquasky 451, na verdade pelo que sei estas calhas sao so rip offs das calhas da ADA.Mas para um aquario de 25 libras tambem nao tinha interesse em comprar algo muito caro. O aquecimento ficou ao cargo de um fluval mirrored M de 200 watts que tinha ca por casa, sim eu sei que e grande demais para um aquario tao pequeno, mas ja ca tinha um e nao valia a pena ir comprar outro. 

Eu ja despachei todo o hardscape que tinha por aqui para portugal, so fiquei com um monte de rocha vulcanica que me esqueci, por isso optei por reusar estas na nova montagem. Ate porque tenho bastante. Inicialmente comecei por planear uma especie de mountain scape e ate cheguei a publicar umas fotos no face a pedir opinioes. 

20729119_1664791023545735_40724563723781

As rochas nao eram as mais indicadas e eu tambem nao estava muito contente com o resultado final. A inspiracao acabou por vir de outro lado, eu ainda tenho por aqui alguns bonsais que me restaram de quando eu vendia  no Ebay. E comecei a pensar em montar um aquascape com arvores semelhante aos do Filipe Oliveira. 

w7ondk.jpg

Eu era um novato no forum quando o Filipe saiu com isto, e ainda hoje eu acho que o original e o melhor de todos. Isto apesar de todo o mundo e mais alguem ja ter criado aquascapes com arvores, incluindo o filipe ter criado novas versoes, eu acho que este ainda e o melhor que anda por ai. 

Mas porque falar deste aquascape, um destes fim de semanas ao dar uma olhada pela tralha que ainda por aqui tenho achei as arvores e pensei porque nao tentar criar o meu primeiro aquascape com arvore. Mas eu nao quero de forma alguma copiar o desenho do Filipe, provavelmente nao sairia tao bem, nem faria justica ao original. Por isso decidi criar uma reimaginacao livre do design original, ou seja tudo isto para dizer que decidir criar mais um aquascape com arvore. Como se o mundo ja nao tivesse clones que chegasse. 

O harscape sao rochas vulcanicas e as arvores. Arvores???

Sim isto tem um pouco a ver com a evolucao do layout, eu comecei a trabalhar com ideia de fazer algo mesmo muito semelhante ao original, com uma arvore apenas, mas a medida que ia brincando com as rochas acabou por se tornar algo um pouco diferente. 

Aqui vai algumas fotos:

20746403_1664791026879068_16310345563373

Aqui podem ver a ideia original com apenas uma arvore. Um pedacos pequenos de redmoor foram adicionados a arvore para a tornar um pouco mais interessante. 

20863260_1665423890149115_45362350038442

A dada altura deu-me uma ideia maluca de adicionar uma segunda arvore, foi mesmo so pelo gozo, mas ao olhar o resultado final pensei que podia ter aqui algo de interessante. Originalmene as arvores estavam as duas em frente uma a outra e nao parecia la muito natural, a solucao foi puxar a arvore maior para a frente criando uma perspectiva de profundidade. Mas isto criou um problema no lado esquerdo as traseira estava muito vazia e eu nao gostei por isso uma terceira arvore foi adicionada. 

20901617_1298360326939065_62711877075618

Aqui ja com a terceira arvore adicionada na traseira do lado esquerdo, e pouco visivel mas esta la, no entanto a arvore do lado direito ainda nao parecia estar bem.

20861875_1298360860272345_25666688421140

Desenho final, adicionou-se umas rochas para ajudar a fixar a madeira e trocou-se a arvore na traseira esquerda por outra. Algo que em retrospectiva nao sei se foi uma boa decisao. A vivo a nova arvore e mais impressionande e da outro look ao aquario, mas em fotografias fica invisivel por detras da maior, ao passo que a anterior saltava um pouco mais a vista. 

Bom com o harscape acabado era altura de tentar fazer com as arvores nao flutuassem quando enchesse o aquario, para isso usei uma massa de epoxy, foi colocado estrategicamente entre madeira e as rochas. Usei para tanto para colar as arvores como para colar as rochas umas as outras. Para finalizar adicionou-se uma areia cosmetica para a zona central.

Finalizado o hardscape era hora de comecar a plantacao. As plantas escolhidas foram as seguintes: 

Eleocharis acicularis mini

Micranthemum monte carlo

anubias petit

bucephalandra wavy leaf green

flame moss

christmas moss

riccardia chamedryfolia

Para as arvores usei Christmas moss, em vez de colar simplesmente entalei o musgo nos espacos entre os ramos, para carpete usei monte carlo misturada com eleocharis acicularis mini. Na frente usei muito mais monte carlo, a ideia e a medida que o tapete fecha as duas plantas misturam-se dando um ar mais selvagem, espero que resulte. Para a traseira usei apenas eleocharis, o aspecto de relva mais fininho faz parecer que esta mais longe. Na frente usei anubias petite e bucephalandra wavy leaf green coladas as arvores para acrescentar detalhes e porque como sao plantas maiores ajuda a criar um efeito de profundidade quando combinadas com a eleocharis a tras. Os detalhes final foi flame moss e riccardia coladas nas rochas e madeira. 

O resultado final esta aqui: 

22426645_1356890924419338_75132047522948

Aquario apos a montagem. 

22384261_1356890921086005_13060703570406

Aquario apos uma semana

22729154_1732390856785751_82093204411839

Aquario apos duas semanas

22713374_1732391280119042_69964630633739

Agora esta na fase dos diatoms, as algas castanhas comecaram a aparecer no vidro na sexta feira, por isso adicionei  uns otocinclus para ajudar a manter sobre controlo, a media que esta no filtro esteve a ciclar no outro aquario por isso nao houve problema em adicionar ao fim de duas semanas. 

O regime de TPA's deste aquario foi diario na primeira semana e agora estou a faze-las a cada dois dias. Nesta terceira semana ja devia passar para a cada tres, mas enquanto as algas castanhas estiverem a aparecer vou manter assim. Como fertilizante estou a usar o Evolution aqua the aquascaper fertilizer, isto e um fertilizante da marca do George Farmer.Falei com ele recentemente num evento e a dosagem e semelhante ao EI. Por agora estou contente, e como aquario e pequeno os gastos nao sao muito grandes. 

Por agora as plantas estao a crescer bem, estou a usar demasiada luz, por isso estou um pouco preocupado com as algas, mas como as arvores fazem uma sombra consideravel foi necessario porque a monte carlo estava a crescer para cima em vez de para os lados. Ja comeca e a ser altura de dar uma boa poda. 

Espero que gostem do aquario e fico a espera de feedback. 

De acrescentar que nao chega aos calcanhares da obra prima do Filipe, mas valeu a pena tentar. 

Editado por aquariomaniaco
  • Gosto 3
  • Votar + 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno, obrigado pela partilha e parabéns pela montagem, simples mas eficaz. Sobre o resultado final não gosto muito quer da cor das pedras vulcânicas quer da areia demasiado branca a meu ver. Eu sugeria acrescentar uns pormenores com pedra vulcânica mais pequenina em cima da areia. 

 

E  fundo de vinil por trás? Seja fosco ou preto a teu gosto. E porque não optas por colocar o termo dentro do filtro, sempre era menos uma coisa á vista sobretudo na horizontal, torna se demasiado visível e estraga um pouco a visualização.

A calha tem redutor de potência? Talvez reduzindo consigas um maior equilíbrio e menos chatices com as algas. 

E que aquário é esse do lado esquerdo? Queremos saber tudo! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Tozé Nunes said:

Olá Bruno, obrigado pela partilha e parabéns pela montagem, simples mas eficaz. Sobre o resultado final não gosto muito quer da cor das pedras vulcânicas quer da areia demasiado branca a meu ver. Eu sugeria acrescentar uns pormenores com pedra vulcânica mais pequenina em cima da areia. 

 

E  fundo de vinil por trás? Seja fosco ou preto a teu gosto. E porque não optas por colocar o termo dentro do filtro, sempre era menos uma coisa á vista sobretudo na horizontal, torna se demasiado visível e estraga um pouco a visualização.

A calha tem redutor de potência? Talvez reduzindo consigas um maior equilíbrio e menos chatices com as algas. 

E que aquário é esse do lado esquerdo? Queremos saber tudo! :)

Boas tozé obrigado pelo feedback. As rochas castanhas realmente não ficam lá muito bem, eu usei-as porque é a única coisa que ainda tenho cá e não queria comprar hardscape novo só por mais uns meses. A areia realmente é superbranca, vou partir umas rochas e adicionar detalhes como sugeriste. O filtro não é de mochila, aberto como filtros de mochila normais. E um canister como todos os outros, só que fica preso no lado do aquario. Por isso não tou a ver como enfiar o termostato lá dentro, para ser sincero nem cabe, e mais comprido que o filtro tem altura. 

O fundo quero usar opaco, e só arranjar um pouco de tempo para ir comprar. As algas apareceram so no vidro, mas limpei os vidros na TPA e adicionei os outros desde então,não voltaram. As plantas e hardscape não tem sinais delas. A calha tem como regular, se for necessário eu baixo. Inicialmente eu tinha a calha só a metade da potência mas as árvores fazem uma sombra danada e a Monte Carlo só crescia para cima. 

E quanto ao aquario do lado já está no fórum há uns 6 meses. Só tenho que postar nova actualização. E só um aquaone que eu uso para o meu betta. Não está grande coisa porque quando fui a Portugal de férias duas semanas em setembro a minha petsitter jogou meia embalagem de comida lá dentro. Quando voltei, era algas por todo o lado incluindo as malditas cianobacterias. Parece ok porque vou fazendo manutenção mas não tá nada do outro mundo. 

Editado por aquariomaniaco

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, PAFS said:

Ora boas, 

Não vejo qualquer imagem (?) Os links a mim não me dão nada. 

Cumprimentos

Boas PAFS

Estranho eu consigo ver. Já dou uma olhada quando chegar a casa. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu consigo ver bem as fotos, nada de links. Paulo, estás a aceder ao fórum como?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Tozé Nunes disse:
Eu consigo ver bem as fotos, nada de links. Paulo, estás a aceder ao fórum como?

Olha aqui no telemóvel ja as vejo. Mas no pc nao.. estanho. Amanha ja faco um print screen e ja te envio. No pc so vejo números em vez das fotos.. ai.. Amanha ja te envio.
Abração

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

 

EDITADO:

O que vejo é isto: Provavelmente será o  meu servidor que está a bloquear a página onde foram inseridas.. não sei. Mas já vi o projecto porque no telemovel as imagens aparecem. 

"O resultado final esta aqui: 

22426645_1356890924419338_75132047522948

Aquario apos a montagem. 

22384261_1356890921086005_13060703570406

Aquario apos uma semana

22729154_1732390856785751_82093204411839

Aquario apos duas semanas

22713374_1732391280119042_69964630633739"

Editado por PAFS
  • Gosto 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tozé Nunes disse:

Eu consigo ver bem as fotos, nada de links. Paulo, estás a aceder ao fórum como?

Tudo ok com as fotos também aqui... bem bonitas diga-se de passagem :)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Aqui vai um vídeo que fiz hoje. 

 

Editado por aquariomaniaco
  • Gosto 1
  • Votar + 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia “Aquariomaniaco”. – Já agora qual o teu verdadeiro nome? :my_wink:

Antes de mais dizer que é um regalo ler os teus posts. Identifico-me muito com a tua forma de estar neste seio, pois tens o cuidado de ser meticuloso nas descrições e atenção ao detalhe. De valorizar porque este hobby é feito nos detalhes. Às vezes um pequeno pormenor faz toda a diferença.

E para os que andam nisto à pouco e nos vêm ler, é fundamental essa postura para perceberem o trabalho e estudo que devem empreender e realizarem que aquariofilia é mais que cinco vidros e meia dúzia de equipamentos.

Os meus sinceros parabéns bom companheiro de hobby.

Citação

“Eu era um novato no forum quando o Filipe saiu com isto, e ainda hoje eu acho que o original e o melhor de todos”

 

Esse aquário fica para a história pela sua originalidade como exemplar único. Dificilmente conseguiremos ver mais aquários do género sem de imediato ir buscar/associar essa memória do “Pinheiro Manso”. E também te digo já vi muitos aquas do género mas continuo a gostar do “Pinheiro” não só pela originalidade mas pela singularidade. Como todos sabemos com a dinâmica/metamorfose que sofrem os nossos aquários eu desejo que este teu triplo “Pinheiro” se venha a tornar também ele um marco. E se vens para PT continua cá esse projeto. Pegas no material e remontar tudo por cá. Por favor não desistas. 

 

Citação

 

“A dada altura deu-me uma ideia maluca de adicionar uma segunda arvore, foi mesmo so pelo gozo, mas ao olhar o resultado final pensei que podia ter aqui algo de interessante.”

 

 

 

E quem sabe até mais que três mais pequenas..conforme o desenrolar do tempo. Eu já imaginei isso nas fotos que vi. Idealizo aí muita coisa mesmo.
 

Citação

 

“A vivo a nova arvore e mais impressionande e da outro look ao aquario, mas em fotografias fica invisivel por detras da maior, ao passo que a anterior saltava um pouco mais a vista. “

 

 

 

Sofro do mesmo problema.. Já no “Sussoa” nunca consegui sacar umas fotos que fizessem justiça ao aquário. Vamos ter que trabalhar mais essa área.

Citação

 

“Bom com o harscape acabado era altura de tentar fazer com as arvores nao flutuassem quando enchesse o aquario, para isso usei uma massa de epoxy, foi colocado estrategicamente entre madeira e as rochas. Usei para tanto para colar as arvores como para colar as rochas umas as outras. Para finalizar adicionou-se uma areia cosmetica para a zona centra”

 

 

 

 

Acho que já me safas-te! Isso agarra ao fundo do vidro? É que tenho andado a ver como fixar as árvores para poder encher o meu aquário. Explica-me lá melhor essa massa. Estava a pensar na cola quente mas em função da dimensão dos troncos estou com receio que a cola quente não aguente com os dois troncos laterais do meu. E se esses saltam fora salta tudo! Porque todos os restantes ramos estão colados a esses dois troncos laterais. Já tinha ideia de fixar com umas travessas de madeira em pressão entre o vidro de trás e o da frente.


 

Citação

 

“Na frente usei anubias petite e bucephalandra wavy leaf green coladas as arvores para acrescentar detalhes e porque como sao plantas maiores ajuda a criar um efeito de profundidade quando combinadas com a eleocharis a tras. “

 

 

 

Também já tinha pensado neste tipo de flora para o meu. E pelo que vi do teu aquário só vem reforçar a minha ideia. As tuas Anubias estão lindas!


 

Citação

 

“Por agora as plantas estao a crescer bem, estou a usar demasiada luz, por isso estou um pouco preocupado com as algas, mas como as arvores fazem uma sombra consideravel foi necessario porque a monte carlo estava a crescer para cima em vez de para os lados. Ja comeca e a ser altura de dar uma boa poda. “

 

 

 

Esse problema também o tive no ”Sussoa”. E lá resolvi com a adição de focos direcionais de 20 a 30 graus. Apliquei uns focos na parede de casa ao lado do aquário que apontavam especificamente para determinadas zonas. E consegui resolver o problema da luz não chegar a determinados locais. Neste "ETESUS" eventualmente vou fazer o mesmo se as coisas não resultarem só com a Twinstar e900. Fica a ideia.

 

Citação

“De acrescentar que nao chega aos calcanhares da obra prima do Filipe, mas valeu a pena tentar. “

 

Eu não penso assim… o teu também é único e nasceu agora. E lembra-te.. nós não temos os equipamentos fotográficos que eles têm e meios para complementar e fazer realçar o teu trabalho. 

Adorei este projeto. Muito lindo, bem pensado, e sobretudo enaltecer o poder criativo de agarrar no que se tem e conseguir fazer essa obra. Força com isso amigo. Grande criatividade.

 

Abração!

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, PAFS said:

Bom dia “Aquariomaniaco”. – Já agora qual o teu verdadeiro nome? :my_wink:

Antes de mais dizer que é um regalo ler os teus posts. Identifico-me muito com a tua forma de estar neste seio, pois tens o cuidado de ser meticuloso nas descrições e atenção ao detalhe. De valorizar porque este hobby é feito nos detalhes. Às vezes um pequeno pormenor faz toda a diferença.

E para os que andam nisto à pouco e nos vêm ler, é fundamental essa postura para perceberem o trabalho e estudo que devem empreender e realizarem que aquariofilia é mais que cinco vidros e meia dúzia de equipamentos.

Os meus sinceros parabéns bom companheiro de hobby.

 

Esse aquário fica para a história pela sua originalidade como exemplar único. Dificilmente conseguiremos ver mais aquários do género sem de imediato ir buscar/associar essa memória do “Pinheiro Manso”. E também te digo já vi muitos aquas do género mas continuo a gostar do “Pinheiro” não só pela originalidade mas pela singularidade. Como todos sabemos com a dinâmica/metamorfose que sofrem os nossos aquários eu desejo que este teu triplo “Pinheiro” se venha a tornar também ele um marco. E se vens para PT continua cá esse projeto. Pegas no material e remontar tudo por cá. Por favor não desistas. 

 

E quem sabe até mais que três mais pequenas..conforme o desenrolar do tempo. Eu já imaginei isso nas fotos que vi. Idealizo aí muita coisa mesmo.
 

Sofro do mesmo problema.. Já no “Sussoa” nunca consegui sacar umas fotos que fizessem justiça ao aquário. Vamos ter que trabalhar mais essa área.

 

Acho que já me safas-te! Isso agarra ao fundo do vidro? É que tenho andado a ver como fixar as árvores para poder encher o meu aquário. Explica-me lá melhor essa massa. Estava a pensar na cola quente mas em função da dimensão dos troncos estou com receio que a cola quente não aguente com os dois troncos laterais do meu. E se esses saltam fora salta tudo! Porque todos os restantes ramos estão colados a esses dois troncos laterais. Já tinha ideia de fixar com umas travessas de madeira em pressão entre o vidro de trás e o da frente.


 

Também já tinha pensado neste tipo de flora para o meu. E pelo que vi do teu aquário só vem reforçar a minha ideia. As tuas Anubias estão lindas!


 

Esse problema também o tive no ”Sussoa”. E lá resolvi com a adição de focos direcionais de 20 a 30 graus. Apliquei uns focos na parede de casa ao lado do aquário que apontavam especificamente para determinadas zonas. E consegui resolver o problema da luz não chegar a determinados locais. Neste "ETESUS" eventualmente vou fazer o mesmo se as coisas não resultarem só com a Twinstar e900. Fica a ideia.

 

 

Eu não penso assim… o teu também é único e nasceu agora. E lembra-te.. nós não temos os equipamentos fotográficos que eles têm e meios para complementar e fazer realçar o teu trabalho. 

Adorei este projeto. Muito lindo, bem pensado, e sobretudo enaltecer o poder criativo de agarrar no que se tem e conseguir fazer essa obra. Força com isso amigo. Grande criatividade.

 

Abração!

Muito obrigado Paulo. 

 Vindo de ti essas palavras são mais que um elogio. Os teus posts são sempre super detalhados. 

Quanto ao meu nome, chamo-me Bruno Carvalho, como é óbvio sou português, de Setúbal para ser mais específico. Comecei no hobby em 2004 e descobri aqui o fórum em 2005. Nos meus primeiros anos fui presença regular aqui no fórum, o meu primeiro aquario plantado sucedido foi montado em 2006, após quase um ano ler posts atras de post por aqui a aprender tudo o que podia. 

Aprendi sobre o balanço entre a luz, nutrientes e co2 aqui, e também foi com ajuda do fórum que construí a calha que usei no meu aquario na altura. 

Em 2008 parti para Londres e estive fora do hobby até 2011. Ainda por aqui ando por terras de sua majestade, mas já tenho viagem de regresso marcada. 

Em relação a aquários, fruto da vida atribulada de Londres e falta de espaço, aqui cada metro quadrado e precioso e é pago a peso de ouro. Por essas razões só tenho montado nanos desde 2014. O maior que montei foi um TMC de 120 litros, o resto anda tudo pelos 40. 

Este é mais um nano que montei, o ultimo e Londres, em Portugal planeio ter nanos, mas como é óbvio mal posso esperar para montar algo maior. 

Nos meus tempos livres, eu faço vídeos no YouTube tenho um blog que escrevo, especialmente sobre eventos de aquariofilia e aquascaping que vou assistir ou participo. 

A exemplo fiz um blog sobre a Aquaeden e a solucoes aquáticas quando as visitei recentemente, e também tenho um blog de alguns eventos do George Farmer que assisti ou ajudei na montagem. 

Em relação a remontar este aquascape em Portugal, eu vou um pouco além disso, fruto de viver em Londres, do meu trabalho e de  ter mudado de casa umas 10 vezes em 10 anos, este aquario com layouts anteriores já fez várias mudanças completamente montado, vazo a água, coloco bubble wrap, aquele plástico com bolhas dentro para ajudar a manter tudo no sítio, e depois tapo o aquario com película aderente como se fosse fazer um dry start. 

No final coloco o aquario numa caixa do IKEA encho o espaço vazio com mais bubble wrap para o manter no sítio e faço o transporte. 

Ate hoje não perdi uma scape. E como vou levar a minha carrinha para Portugal, vou tentar levar o aquario assim. Não sei se vai resultar porque ainda sao umas 25 a 30 horas de viagem, mas não perco nada. As rochas e madeira estão coladas, essa foi parte da razão para o fazer e em conjunto com as plantas devem manter o substrato no sítio. Bem fechado e selado manter a humidade durante 24 horas não deve ser problema

E uma questão de ver se resulta. 

Mas no futuro gostava de tentar isto num aquario maior, com mais árvores e numa grande escala, talvez criar uma floresta mesmo. E caso para se ver. 

Em relação ao epoxy aconselho a veres este vídeo do Dennis Wong. 

Epoxy e basicamente dois compostos que quando misturados curam e endurecem com pedra. 

A primeira vez que vi este produto foi o King of DIY que usou para tornar um aquario de madeira impermeável.

Pode achar-se em líquido e funciona com uma cola, ou em putty, desculpa lá falta-me o português. Mas é como uma plásticina que se colocares entre as rochas e madeira seca e ficam coladas. 

Eu usei uma versão para madeira  de uma loja de DIY. Mas há para todos os materiais e a grande maioria funciona com tudo. 

Tambem há marcas que vendem versões próprias para aquario. A fluval sei que vende mas é mais caro. 

Outra maneira de arranjar e falar com reefers porque epoxy e o que eles usam para colar os corais e as rochas vivas umas às outras. 

Aqui no Reino Unido existe uma marca chamada miliput que o pessoal dos reefs usam e tive a chance recentemente de ver como fica num reef montado na aquadepot. 

Existe de várias cores, a minha e branca mas já vi cinzento e castanho por isso bem usado não fica Visível. 

Se cola no vidro, sem querer dar-te 100% certeza, posso dizer que a árvore do lado direito está colada ao vidro e ainda não mexeu. 

O segredo é que tens que misturar os dois componentes bem e nas quantidades recomendadas, se não pode não endurecer correctamente. 

Obrigado pela sugestão em relação a luz, se tiver problemas com algas baixo a intensidade e coloco um foco as zonas mais a sombra. 

Por acaso vi Dan Harris fazer isso no UKAPS aquatic experience e nem me lembrei. 

Em relação ao aquario, vou tentar que esteja já bem crescido antes de ir para Portugal, vou tirar uma foto final só para o caso de não resultar a viagem. 

Mas espero que resulte porque gostava de aprender um pouco mais com ele. 

Editado por aquariomaniaco
  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Aqui vai mais um pequeno update. 

Apos a poda o aquario continua a andar bem, as algas castanhas sao menos visiveis, com a ajuda dos ottos e manutencao regular tem sido facil manter o aquario limpo.

Ao mesmo tempo decidi seguir o conselho to Toze Nunes em relacao a areia branca. Eu nao desgostava totalmente dela, mas compreendo que salta demais a vista e pode dar um ar menos natural. Por isso arranjei uma areia com uma cor mais natural. Outra razao foi que apos adicionar os ottos tornou-se bem mais dificil manter a areia branca e salta logo a vista qualquer sujidade, com esta nao deve ser tao obvio, ou pelo menos espero. 

Para mudar a areia simplesmente aspirei o maximo de areia branca durante a TPA, baixei o nivel o maximo possivel sem afectar os peixes e depois adicionei a areia nova usando uma daquelas colheres de medida que se usa para os fertilizantes. 

Isto e uma tarefa simples mas neste caso um pouco complicada porque as arvores tornam o acesso dificil, fui adicionando pequenas quantidades de cada vez para evitar causar a agua ficar muito envoada, algo que consegui minimizar mas nas fotos que tirei ainda se nota agua um pouco esbranquicada. 

Apos adicionar a areia, parti umas rochas vulcanicas e tentei adicionar pequenos bocados para dar um pouco mais de detalhe ha area, isto normalmente e uma tecnica ajuda a melhorar bastante o aquascape, eu normalmente nao coloco os bocados de pedra manualmente, eu simplesmento largo-as na area que quero coloca-las e deixo a gravidade fazer o resto, isto tende a criar um ar mais natural. Mas neste caso e devido a area ser de acesso limitado o resultado final nao ficou grande coisa. A o caminho ficou muito bloqueado e perdeu-se grande parte da visao para o fundo do aquario. 

Para resolver isto tive que manualmente reposicionar as pedras com a ajuda de uma espatula. No final acho que ficou um resultado decente, o aquascape perdeu algum do seu impacto visual, mas ficou mais balanceada no seu todo, a areia branca chamava muito a atencao desviando os olhos do resto do layout. 

Durante esta semana tambem adicionei um fundo ao aquario, pensei usar preto inicialmente, mas achei que fundo preto iria reduzir demasiado a sensacao de profundidade do aquario, por um lado talvez ajudasse a escurecer a floresta e adicionar um ar misterioso ao cojunto das arvores, mas iria perder-se a profundidade e o bom efeito que tenho notado que as reflexoes entre os vidros laterais e traseiros que dao um ar que a scape continua para alem do aquario. 

Em relacao ao termostato grande infelizmente ainda por la anda, tenho que comprar um mais pequeno que seja mais facil esconder, mas para as fotos tenho mesmo que tira-lo. 

 

Gostava de agradecer ao toze nunes os conselhos que me deu. 

Aqui vao umas fotos, 

Antes 

22770688_1369129016528862_83591742845864

Depois antes de ajeitar as pedras manualmente e ja com o fundo transparente

22499058_1369129159862181_41153506841008

 

Final depois de ajeitar as pedras de formar a manter a visibilidade ate ao vidro traseiro22861845_1370832733025157_70944835345518

Estas fotos foram tiradas ha 3 dias. Nao estou em casa este fim-de-semana por isso depois coloco fotos mais actualizadas, deduzo que quando voltar devo encontrar o tapete mais crescido e algumas algas. 

Que acham? fica melhor com a areia branca ou com a nova?

Editado por aquariomaniaco
  • Gosto 1
  • Votar + 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom!!!!
Gosto bastante, grande noção de profundidade.
Eu teria ido "all the way" e colocado mais arvores tanto do lado esquerdo como do direito na zona dianteira do aqua.
Conseguiste uma naturalidade na disposição tanto das pedras com dos troncos, imagino como ficaria com mais umas três ou 4 arvores.
Continua o bom trabalho.
Abraço

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @aquariomaniaco,

Gostei bastante do layout, foi muito bem elaborado, em relação à areia a única diferença entre ambas é que a reia branca destaca mais o "caminho", mas fica bem tanto com uma como com a outra.

A única coisa que me salta à vista que não gosto muito é o corte recto da pedra no fundo, pode ser só mania minha mas não consigo olhar para o layout sem isso me fazer diferença, de resto está  estrelas! ;)

Excelente montagem!

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

27 minutes ago, Vasco Ferreira said:

Está muito bom!!!!
Gosto bastante, grande noção de profundidade.
Eu teria ido "all the way" e colocado mais arvores tanto do lado esquerdo como do direito na zona dianteira do aqua.
Conseguiste uma naturalidade na disposição tanto das pedras com dos troncos, imagino como ficaria com mais umas três ou 4 arvores.
Continua o bom trabalho.
Abraço

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk
 

Obrigado. 

O PAFS também sugeriu adicionar mais árvores. Algo que não me passou pela cabeça antes mas que estou a considerar, nem que seja num layout futuro.  

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, Miguel Simões said:

Boas @aquariomaniaco,

Gostei bastante do layout, foi muito bem elaborado, em relação à areia a única diferença entre ambas é que a reia branca destaca mais o "caminho", mas fica bem tanto com uma como com a outra.

A única coisa que me salta à vista que não gosto muito é o corte recto da pedra no fundo, pode ser só mania minha mas não consigo olhar para o layout sem isso me fazer diferença, de resto está  estrelas! ;)

Excelente montagem!

Cumps,

Obrigado Miguel 

Em relação a pedra que falas na traseira, deduzo que te referes a pedra que está no lado esquerdo na traseira do caminho. Não é uma pedra, é madeira, eu vou tentar disfarçar um pouco a área para dar um ar mais natural. 

Originalmente eu era para ter colado naquela área vários ramos mais pequenos para dar a ilusão de árvores mais ao longe, mas acabei por não o fazer quando adicionei a terceira árvore a trás porque perdia-se o efeito. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas @aquariomaniaco

Hoje tirei um bocadinho para dar uma volta aqui pelo fórum, e estou surpreendido com o que vou encontrando por aqui. 

Acho que a composição está muito boa, contudo há alguns detalhes que já foram apontados e que me chamam a atenção. Aquilo que dizes ser madeira no fim do caminho tem um corte muito recto, e acaba por se destacar, talvez mais uns pedaços pequenos de rocha vulcânica ajudem a disfarçar.

Na minha modesta opinião, teria também tentado subir um pouco a árvore de trás (lado direito) para não ter a sensação de que esta está ligada à da frente e com isto conseguias mais a noção de distanciamento. 

Quanto à troca de areia foi uma mais valia, torna o layout mais harmonioso e suave (contra mim falo que teimo em manter areia branca no aquário, será uma das coisas a alterar na próxima montagem).

 

Força nisso! 

 

Um abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno, vou dar os meus quinhentos.

Agora é tarde mas faria o seguinte para tirar o máximo da profundidade desse aqua:

Baixar o substrato à frente de modo a ser sempre a subir para a traseira.

Árvore da frente esquerda o máximo para a frente e para a esquerda possivel a pender para a direita, com isso abrias muito espaço para mostrar o resto do aqua.

Com esta manobra provavelmente já se via a árvore de trás, se fosse preciso tambem se pendia mais para o caminho, criando camadas, e também assim poderias deslocar o caminho para a esquerda, começando mais ao centro e acabando onde está ficando na diagonal e em curva.

Isto é o que posso dizer pelas fotos, claro que ao vivo há sempre outras questões, ou esta raiz não cabe ali, não tenho nenhuma pedra pra acolá etc.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja um obrigado a todos pelo feedback. 

 

On ‎09‎/‎11‎/‎2017 at 3:22 PM, ismael_figueira said:

 

Acho que a composição está muito boa, contudo há alguns detalhes que já foram apontados e que me chamam a atenção. Aquilo que dizes ser madeira no fim do caminho tem um corte muito recto, e acaba por se destacar, talvez mais uns pedaços pequenos de rocha vulcânica ajudem a disfarçar.

Na minha modesta opinião, teria também tentado subir um pouco a árvore de trás (lado direito) para não ter a sensação de que esta está ligada à da frente e com isto conseguias mais a noção de distanciamento. 

 

Obrigado Ismael 

Em relacao a pedaco de madeira, adicionei algumas rochas que acho que ajudaram a disfarcar e tornar aquela area um pouco mais natural. Em relacao a arvore do lado direito quando andei a  brincar com o hardscape cheguei a ter essa arvore levantada, mas foi numa altura em que ainda andava a brincar com duas arvores, o resultado ficava muito simetrico e para ser sincero nem me lembrei de tentar de novo quando decidi usar tres arvores. Algo a tentar num futuro layout. 

On ‎10‎/‎11‎/‎2017 at 11:29 PM, Gonçalo84 said:

 

Baixar o substrato à frente de modo a ser sempre a subir para a traseira.

Árvore da frente esquerda o máximo para a frente e para a esquerda possivel a pender para a direita, com isso abrias muito espaço para mostrar o resto do aqua.

Com esta manobra provavelmente já se via a árvore de trás, se fosse preciso tambem se pendia mais para o caminho, criando camadas, e também assim poderias deslocar o caminho para a esquerda, começando mais ao centro e acabando onde está ficando na diagonal e em curva.

 

Obrigado Goncalo. 

Consigo imaginar o layout com as sugestoes que apontaste e ver que podia dar um resultado muito interessante, como disse acima ao Ismael, algo para tentar num futuro projecto. O PAFS sugeriu num comentario acima usar este layout como ideia para no futuro criar uma verdadeira floresta com muitas mais arvores. Tenho um 60x45x45 da TMC ai em Portugal que estou a pensar usar para tal efeito quando voltar. As tuas sugestoes vao de certeza ser levadas em conta. 

Em relacao ao aquarium e hora de mais update. 

Apos sugestao do Filipe Oliveira cortei o tapete bem rente ao substrato a frente para ajudar a manter as proporcoes entre este e as arvores. Por volta dessa altura as diatomaceas comecaram a tomar conta do aquario  por isso cortei a luz para o minimo que a calha me permitiu. Isso parou as algas, mas ao mesmo tempo reduziu o crescimento das plantas drasticamente, tanto que depois disso nao voltei a fazer uma poda. Ao mesmo tempo reduzi a minha dose diaria de Fertilizante para 1ml, estou a usar o fertilizante da evolution aqua the aquascaper complete plant food. 

Com o tempo as algas foram desparecendo e hoje o aquario esta bastante melhor, a semana passada aumentei a calha para o nivel 2, e ontem para o nivel 3. Tem 7 niveis de potencia. Creio que vou deixar ficar por aqui. 

Com a reducao da luz o aquario tornou-se muito simples de manter, faco a fertilizacao diaria e uma TPA por semana e ja esta, e embora queira um pouco mais de crescimento, dai ter aumentado um pouco a luz, prefiro a manutencao facil e o controlo das algas dai nao estar a planear mais aumentos. 

A copa das arvores ja esta bastante desenvolvida, embora nas fotos nao o pareca, mas com a reducao da luz este crescimento e agora muito mais lento, mas o musgo era uma das plantas mais afectadas pelas diatomaceas e ficava horrivel todo castanho e sempre coberto de bolhas de oxigenio. 

Em compensacao a flame moss que nao estava grande coisa no inicio esta a desenvolver-se bastante e ja tive que lhe dar um desbaste, como a coloquei especialmente em areas de menos visibilidade aos poucos vai contribuindo nao so para adicionar um pouco de mais detalhe aos varios niveis do aquario como fazendo com essas areas saltem mais a vista. 

A monte carlo nao gostou muito da reducao da luz e  praticamente nao cresce, o que nao e de todo mau. menos trabalho com podas mas ao mesmo tempo continua saudavel. A eleocharis acicularis mini pelo outro lado mesmo com menos luz vai-se espalhando, e ja comeca a ser visivel nos espacos entre as arvores no midground do aquario onde a coloquei. 

Por outro lado a riccardia nao cresce, nao esta com grande aspecto e em alguns locais descolou-se e acabou aspirada pelo filtro. Nunca usei esta planta antes e ate agora a experiencia nao e muito boa. 

Para finalizar ainda nao estava contente com o caminho, na traseira parecia muito largo e pouco natural, sem contar com o infame pedaco de madeira ja muitas vezes apontado com pouco natural, por isso durante uma das ultimas TPA's parti mais umas rochas vulcanicas e adicionei uns pedacos na zona central, ao mesmo tempo elevei a altura da areia na traseira. 

Sem mais demoras aqui vai a foto do aquario tirada ontem. Espero que gostem e como sempre agradeco mais feedback. 

Antes22861845_1370832733025157_70944835345518

Image may contain: plant, outdoor and natureAgoralarge.5a0df50634f69_Oldforestsmaller.jpg

Image may contain: plant, outdoor and nature

 

Editado por aquariomaniaco
  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Bruno, 

 

Assim sim, as melhorias são evidentes!

Agora é deixar a flora fazer o resto.

 

Abraço 

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O lado direito está meio despido...falta ali qualquer coisa na minha opinião! aí sim ficava no ponto.

Vai divertindo-te e experimentado.

Mas estou a gostar muito.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora boas 

Um Feliz Natal a todos. Hora de mais um update deste aquario. 

Para comecar ja me encontro a viver em Portugal em definitivo e como tinha anunciado anteriormente trouxe este aquario montado para casa. Este aquario fez o caminho entre londres e Setubal na traseira da minha carrinha dentro de uma caixa do IKEA.  

Eu nao estava muito certo que esta aventura ia ter um final feliz, mas posso anunciar que tanto o aquario como o layout chegaram ca intactos. O maximo que aconteceu foi um pouco de areia do caminho que se deslocou para a frente e isso foi resolvido facilmente. 

O unico problema e que devido a diferenca entre a agua portuguesa e inglesa as plantas de carpete nao estao com uma aparencia muito saudavel. Os musgos em si aguentaram a transicao bem, com algumas diatomaceas a mistura mas nada de maior. Mas no tapete verifica-se algum melt, mas ja ha novos pes a nascer e espero que com o passar do tempo as coisas estabilizem. 

Estou a adicionar fluval cycle diariamente para ajudar a repor a colonia de bacterias. No sabado passado fiz uma visita a Solucoes aquaticas, ia so para comprar substrato para um novo projecto, mas levei o meu filho, e ele que nao via um aquario do pai ha 4 anos pediu-me por tudo para levar peixes. 

Ele estava em Portugal, enquanto eu vivia em inglaterra, contra todo o meu bom senso nao consegui resistir e comprei: 

10 ember tetras

6 caridina japonicas 

3 ottocinclus affinis

Estava com um pouco de receio de adicionar peixes tao cedo depois de transportar o aquario por milhares de quilometros, mas por agora parece estar tudo bem. 

Fiz  adaptacao dos peixes a agua do aquario lentamente,  e nao lhes dei comida nesse dia, tambem tive o cuidado de nao ligar nem a luz, nem o co2 durante 24 horas para facilitar o processo. 

Eles adaptaram-se bem, os camaroes e os ottos tem tido um impacto significante na limpeza dos musgos e hardscape, ao passo que os ember tetras la vao nadando pelo aquario em cardume. Tenho prestado atencao na hora de alimenta-los se ha algum menos activo ou sem vontade de comer, mas ate ao momento tal nao se verificou. 

Em relacao as plantas que nao estao no seu melhor, se nao recuperarem vou substitui-las. 

Assim que puder eu coloco umas fotos. 

 

 

  • Gosto 1
  • Votar + 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Este aquario fez o caminho entre londres e Setubal na traseira da minha carrinha dentro de uma caixa do IKEA.  

Eu nao estava muito certo que esta aventura ia ter um final feliz, mas posso anunciar que tanto o aquario como o layout chegaram ca intactos. O maximo que aconteceu foi um pouco de areia do caminho que se deslocou para a frente e isso foi resolvido facilmente. 

Que isto sirva de encorajamento aquela malta que tem medo de transportar um aquário desde sua casa até, por exemplo, uma petfestival ;)

Enquanto as fotos não aparecem quero dar as boas vindas à nossa mais recente contratação directamente de Londres para a equipa que gere este forum -  Bruno Carvalho -  o nosso Youtuber favorito!!! :)

Tratem bem do menino que ainda anda a conhecer os cantos à casa :)

Abraço

  • Obrigado(a) 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.