Keep it shrimple


Recommended Posts

Desta vez é uma montagem mais pequena, que ainda não sei o que fazer nela. Manter alguma espécie de Neocaridinas, ou utilizar para os descartes do "Honey, I shrimped the kids". Só com o tempo é que se vai ver, até porque depende também do sucesso da outra montagem. Mesmo assim tenho outros 2 aquários em fim de ciclo, um deles vai receber os azuis da montagem que já referi e o outro está como este, há espera de desenvolvimentos. A principio até poderá ser para fazer uns cruzamentos ou apuramentos de Taiwans. Como diria o outro "não sabemos"....

Então o que interessa, o setup:

 

- Aquário com as medidas 50x25x25;

- Filtro Elite Hush 35

- Filtro esponja duplo pequeno

- Iluminação pretendo fazer uma calha DIY, mas de momento vai ter de servir um candeeiro com uma lâmpada LED

- Aqua Gro Soil Plants and Shrimp

 

Este aquário já o tenho há cerca de 15 anos e serviu na altura para a criação de guppies e desde então já teve, entre outras coisas, Red Sakura. 

O filtro, além das esponjas que já vinham com ele, coloquei mais um pouco de uma lã, parecida com o prelon, mas mais fina e enchi a parte de trás com massas filtrantes da Eheim. Tenho estas massas dos filtros Eheim que comprei ao longo dos tempos, como Eheim Professional 2 (não me perguntem qual deles) e do Ecco Pro.

O filtro esponja não vou colocar massas dentro, vai ficar a trabalhar só para fazer filtragem mecânica e ao mesmo tempo serve de fixação de biofilme nas esponjas que os camarões adoram beliscar.

A iluminação não sei o que dizer... espeo conseguir fazer um DIY com uns LED´s que me deram e que me parecem ser porreiros.

O solo vai ser o Aqua Gro porque ainda tinha um saco de 8L quase cheio (sobrou dos outros 2 que estão a terminar o ciclo) para poder passar os camarões de um lado para o outro sem grandes adaptações. Vou manter os regimes de alimentação e de TPA´s igual em todos os aquários, para tentar manter os parâmetros o mais iguais possível. Este substrato não acidifica tanto como o HELP.

Esta montagem surgiu do nada, ou seja, estava com umas plantas, anubias, fetos, musgos que estavam agarrados aos troncos e pedras que estavam por sua vez nos aquários em que estive a renovar os solos. Agora que as plantas seguiram o seu caminho e quando ia a tirar o aquário do móvel, fiquei pensativo... tenho substrato, tenho este espaço, tenho tudo o que preciso em termos de material... porque não ficar activo? Não é todos os dias que se faz uma montagem sem gastar um euro. Olhei para a minha mulher que estava sentada no sofá e disse-lhe "este espaço vai ficar muito vazio" e ela responda "está bem"...

A montagem foi feita no Domingo à tarde. Aquário pequeno, montagem rápida, pouco material e já todo pronto a utilizar. Ainda falta colocar o filtro esponja e mais uma pedra com musgo, e talvez uma planta de caule.

Assim que possível coloco fotos.

Espero que gostem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Boa sorte com a nova montagem e venham lá dai as fotos que o pessoal quer ver ;)

Cumps 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, joker disse:

Boas!

Boa sorte com a nova montagem e venham lá dai as fotos que o pessoal quer ver ;)

Cumps 

Obrigado.

Ainda não tenho o layout completo. Apenas um tronco com um pouco de musgo e 2 fetos de java, que veio de um outro aquário. Tenho de colocar pelo menos uma pedra com musgo para fornecer mais esconderijos para os futuros habitantes. Mas claro que sim, mesmo incompleto ponho fotos assim que chegar a casa.

Entretanto ontem já coloquei o filtro esponja, mas a bomba de ar que tenho faz um barulhão. À noite com tudo silencioso ainda se nota mais. Hoje de manhã liguei-a antes de sair de casa, mas a ideia não é estar ligado apenas umas 14 horas por dia.

Alguém recomenda alguma bomba que seja bastante silenciosa? Preferência com saída dupla, já que vou utilizar os filtros em vários aquários e provavelmente até vou ter de comprar 2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nos aquários de Camarões sempre utilizei os filtros de cascata ou mochila e tenho me dado bem com eles, mas sempre aquários de poucos litros

Cumps 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui vão algumas fotos.

Está bastante simplista, mas a iedia é ter apenas algum musgo a percorrer o solo para haver esconderijos para eles. Especialmente as crias gostam muito de estar no musgo por se sentirem protegidas. É apenas o começo e o musgo de Java não costuma demorar muito a ocupar um bom espaço.

large.DSC_1977.JPGlarge.DSC_1973.JPGlarge.DSC_1972.JPGlarge.DSC_1967.JPGlarge.DSC_1966.JPG

On 10/20/2017 at 17:14, joker disse:

Eu nos aquários de Camarões sempre utilizei os filtros de cascata ou mochila e tenho me dado bem com eles, mas sempre aquários de poucos litros

Cumps 

Fotos do meu já em funcionamento. Está cheio de masas filtrantes e tem apenas um pouco de esponja e prelon. Está no minimo senão leva tudo à frente.

large.DSC_1969.JPG

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pouca coisa a dizer... entrada de 2 camarões Wild, com padrão de quase Red Rili, que estavam no "Honey, I shrimped the kids", mais um Red Sakura que andava pelo plantado e que foi o único sobrevivente de uma colónia de Reds. Isto na última TPA dia 5 de Novembro. 

Além disso os parâmetros estão estáveis e aceitáveis para o que vem a seguir. Não se nota muito crescimento e caso não evolua brevemente tenho de colocar mais musgo na pedra e no tronco para ajudar a criar melhores esconderijos. Estou satisfeito com este solo que tem um período de ciclagem bem menor que o da HELP. também tem um efeito diferente na água, mas como este aquário será para fazer algumas experiências, está bem assim.

Umas fotos pouco diferentes. Entretanto comprei uma bomba da Eheim, porque já não aguentava estar sempre a desligar a outra à noite e ter de me lembrar de a ligar sempre de manhã. No Sábado passou-me e só me lembrei depois de almoço. Ligar e desligar e estar quase metade do dia desligada e perder o efeito que o filtro esponja tem no aquário, preferi gastar mais um pouco e comprar essa. Bastante mais silenciosa e que quase nãos e dá por ela. Esta da Eheim faz 400 L/h, enquanto a outra fazia apenas 200 L/h metade da litragem e o dobro do barulho. Ouve-se claro, mas nada comparado com a anterior. E ainda dá para regular melhor de acordo com a litragem de cada aquário, dado cada saída ter 5 velocidades.

 

large.DSC_1987.JPGlarge.DSC_1989.JPGlarge.DSC_1995.JPGlarge.DSC_1988.JPG

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Esta montagem estava a andar bem, até que no fim de semana passado, após a TPA, notei que verteu um pouco de água. Nestes aquários da Aquapor se enchermos demais acaba por passar a água por entre as protecções, aliás já me tinha acontecido umas poucas vezes. Mas deita um pouco e não deitas mais que isso. Ora no fim de semana passado verteu durante 2 dias, e ao 2º dia como achei estranho, andei a passar com o dedo em todas as arestas. No canto esquerdo de trás tinha uma pequena fuga que corrigi com um pouco de silicone, mesmo por fora. Problema resolvido, não verteu mais por ai Este fim de semana após a TPA verteu novamente, e desta vez continuou a verter. Como tive atenção e não o deixei encher até às protecções, fiquei apreensivo. Voltei a verificar todas as arestas e nada. Não estava nada molhado logo não tem fuga. Para mim só pode ser na parte de baixo do aquário, que esteja a verter um pouco e vá abrindo com as mudanças de água. Verteu durante 2 dias e parou. Depois ontem voltei a ver água a sair debaixo do aquário.

Conclusão, uma pequena fuga e vou ter de desmontar o aquário. Este aquário já tem pelo menos 12 anos, por isso percebo que já esteja com algum problema no silicone. large.DSC_0100.JPGlarge.DSC_0098.JPGlarge.DSC_0083.JPGlarge.DSC_0084.JPGlarge.DSC_0097.JPGlarge.DSC_0079.JPGlarge.DSC_0082.JPG

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Uma actualização ao fim deste tempo todo. Desculpem a qualidade das fotos, mas como já referi várias vezes, o telemóvel não é dos melhores. Podem sempre ver mais fotos no álbum com o mesmo nome, através do meu perfil.

Consegui tapar a fuga por fora, era apenas lateralmente e com um pouco de silicone, mesmo sem desmontar o aquário, deu para remediar o problema. Nunca mais deitou uma pinga. Entretanto surgiu um novo problema... nova fuga, agora noutro local que não consigo identificar correctamente, mas presumo que por baixo porque apenas aparece água a sair debaixo do aquário. Apenas acontece quando encho demais, por isso ainda está activo e recomenda-se.

Agora com outras espécies.

Camarões Wild que já deram entretanto algumas cores... vermelho, pretos, azuis e até um esverdeado... tudo cores ainda muito pouco sólidas.

DSC_0793.JPGDSC_0810.JPGDSC_0772.JPGDSC_0823.JPG

 

Ancistrus ainda pequenos, mas que têm de sair o mais rápido possível.DSC_0802.JPGDSC_0819.JPG

 

Ampulárias azuis. Já cresceram e bem.

DSC_0838.JPGDSC_0791.JPG

DSC_0817.JPG

 

Uns planorbis vermelhos e leopardo, os mais coloridos, entre outros que por aqui andam. Uns são enormes.DSC_0831.JPG

DSC_0658.JPGDSC_0836.JPG

 

E umas fotos gerais e de algumas das plantas.DSC_0841.JPGDSC_0851.JPGDSC_0844.JPGDSC_0846.JPGDSC_0843.JPG

DSC_0829.JPG

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto vão acontecendo mais umas coisas.... entrada de mais umas ampulárias azuis e umas amarelas. Ontem estava tanto calor à tarde que pensei que não sobrevivessem. Um amigo trouxe e deu-me a garrafa onde elas estavam, mas já com elas a tentar subir a ver se conseguiam sair. Muito tempo à espera dos transportes, muito calor e quando cheguei a casa e abri a garrafa, a água cheirava muito mal. Tudo para dentro do balde e despejei logo 1 litro de água do aquário, a ver se pelo menos oxigenava um pouco a água. Estavam no fim e a maior parte delas nem se mexia. Passados uns 15 minutos comecei a correr água do aquário para dentro do balde, quase a fio, através de um tubo de ar. Deixei durante mais 15 minutos e fui retirando as que já se mexiam bem para dentro do aquário. Pelo menos estavam todas vivas e quando as luzes se desligaram lá andavam. Penso que sobreviveram.

Os ancistrus estão para sair já à algum tempo, porque existe sempre algum risco de poderem comer alguma cria de camarão. Ontem ainda tirei umas fotos e partilhei. Alguém me disse que o ancistrus estava a comer a ampulária. Que ia partir a carapaça etc... sinceramente não me parece. Comer crias de camarão sim, comer os camarões já não acho fácil, comer ampulárias, ainda por cima partindo a carapaça acho muito complicado para um ancistrus. Apenas sugadores, não me parece que façam sequer um risco....

Agradecia se pudessem dar a vossa opinião. Aqui vão umas fotos do "monstro" que leva o mundo às suas costas.DSC_0872.JPGDSC_0862.JPGDSC_0865.JPG

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Eu não sei,mas acho um disparate o Ancistrus comer a Ampulária, ainda a sim a Ampulária ainda e grande,mas não sei mesmo,

que elas são muito bonitas são,o que para o Ancistru se de facto as comem não interessa nada para ele que seijam bonitas ou feias.

Cump: Álvaro Silva

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que sejam saborosas.... não me parece que comam. Apenas pousou na carapaça. Tal como o camarão o fez. Os ancistrus ainda são pequenos por isso parece mesmo um monstro essa ampulária. Mesmo assim para ampulária é enorme. Espero que se aguentem bem com este calor.

Abraço amigo Álvaro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Já nem me lembrava deste tópico. Alguém veio ver e por isso vou tentar actualizar logo à noite. O musgo já ocupa uma boa parte do aquário....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Actualiza, actualiza tem-me passado despercebido este. 

Também gosto das ampularias azuis, por acaso nunca tive, se calhar o ancistru foi lá papar algum resíduo, alguma "alguita" e foi de boleia, é normal. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Nada demais. Continua a andar. Como fiz uma nova montagem, retirei o cascata desta montagem que passou para o aquário dos apistogramma. Aqui apenas coloquei mais um filtro esponja, mas acho que é pouco por causa das ampulárias. Sujam muito e o aquário é bem pequeno. Todas as semanas lavo 1 ou 2 esponjas das 4 que lá estão, e qualquer uma delas está bem suja. De tal modo que a água fica logo toda castanha.

De resto, continua tudo na mesma. Umas buces, uns fetos, camarões e muito musgo, tanto que nem sei dizer quantos camarões possa ter neste momento. Não a sério, é mesmo muito musgo. Mesmo assim não estou a deixar que invada o outro lado do aquário, para poder pelo menos ver alguma parte do solo.

Entretanto como o Pai Natal cá de casa ofereceu um telemóvel novo, decidi testar... com um pouco mais de prática consigo tirar melhores fotos, mesmo assim foi só uma de cada. Com o outro até conseguir alguma coisa de jeito tinha de tirar umas 50 fotos. Esta última está mesmo porreira. Visto num formato mais pequeno ainda fica melhor.

 

large.IMG_20181225_165835.jpglarge.IMG_20181225_165821.jpglarge.IMG_20181225_165602.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bom que o pai natal ter-se lembrado de ti, assim sendo 2019 vai ser recheado de fotos por aqui! 😁

Que melhorou muito melhorou, falta ver se também tira umas gerais boas, foi preguiça de tirar mais uma, já vi! 

Bom ano 😎

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Vera Santos disse:

Que bom que o pai natal ter-se lembrado de ti, assim sendo 2019 vai ser recheado de fotos por aqui! 😁

Que melhorou muito melhorou, falta ver se também tira umas gerais boas, foi preguiça de tirar mais uma, já vi! 

Bom ano 😎

Este Pai Natal promete mais fotos e das outras montagens também... Oh oh oh...

Tinha aqui umas fotos gerais mas estavam um pouco desfocadas. Mas no geral é musgo... mas prometido é devido e lá se tiram mais umas antes do fim do ano.

Bom ano para ti e para todos aqui no fórum. Que 2019 seja um ano recheado de muita saúde e novas montagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.